Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Cidades Próximas a Curitiba: 17 Lugares Que Vale a Pena Conhecer
Quatro Barras

Cidades Próximas a Curitiba: 17 Lugares Que Vale a Pena Conhecer

Há muitas cidades próximas a Curitiba que valem a pena serem visitadas.

Acima de tudo, você poderá estender o seu roteiro turístico à capital paranaense, conhecendo alguns municípios vizinhos que possuem tradições, colônias e muita natureza.

Todas essas atrações ficam a poucos quilômetros, seja no estado do Paraná ou até em Santa Catarina.

Boa parte das alternativas nas proximidades de Curitiba não excedem 200 km de distância.

Desse modo, é altamente recomendável fazer uma viagem de bate e volta entre elas, mediante passeios contratados junto a agências de turismo ou por conta própria.

Ainda mais importante: fique atento aos roteiros tradicionais.

Porém, mesmo que opte por passeios espontâneos, certamente ficará encantado com todas as alternativas de lazer e relaxamento para as suas férias.

Boa leitura!

CARACTERÍSTICA PRODUTO

Agudos do Sul
  • Cidade com muitas belezas naturais e mata de araucárias
  • Localizada a cerca de 70 km de Curitiba
Ver Cidade→

Balsa Nova
  • Muitas atividades ao ar livre, lazer e comida de qualidade
  • Lugar para ficar acampado e programação de cicloturismo
Ver Cidade→

Ponta Grossa
  • A visita ao Parque Vila Velha, com formações rochosas em arenito, é indispensável
  • De passagem pela cidade, vale dar um pulo na Cachoeira da Mariquinha
Ver Cidade→

São Bento do Sul
  • A cerca de 2h de carro de Curitiba, a cidade encanta pelas belas paisagens
  • Centro de compras de artigos de porcelanato, casa, decoração e muito mais
Ver Cidade→

Pinhais
  • É o menor município em extensão territorial do Paraná
  • Possui muitas empresas, gastronomia, arte, cultura, esportes e diversão
Ver Cidade→

Morretes
  • Passeio de trem saindo de Curitiba e indo até Morretes pela Serra do Mar
  • A Estrada da Graciosa é uma opção de passeio que permite ver paisagens incríveis nos mirantes espalhados pela via
Ver Cidade→

Campina Grande do Sul
  • Destaque para as altas montanhas como o Pico Caratuva e o Pico Paraná
  • Cenário perfeito para fazer trilhas pela região
Ver Cidade→

17 cidades próximas a Curitiba que merecem sua visita

1. Agudos do Sul

Agudos do Sul
Fonte: Elemer Kroeger (Flickr)

Agudos do Sul, uma das cidades próximas a Curitiba, é predominantemente rural.

Com menos de 10 mil habitantes, este município pertencente à região metropolitana da capital paranaense tem a sua economia movimentada pelas atividades de agricultura familiar.

Porém, as paisagens do campo são, de fato, a grande atração turística do local.

Araucárias, cachoeiras e riachos propiciam aventura, lazer, descanso e contemplação.

Para complementar, Agudos do Sul conta com todos os sabores e cores da gastronomia tradicional do estado do Paraná.

Desse modo, a prática de esportes realizados diretamente em meio natural representa um dos maiores atrativos de Agudos do Sul.

Tanto que a cidade integra a “Caminhada Internacional pela Natureza”, mediante a etapa “Circuito das Cachoeiras”, situado na comunidade do Taboão.

Esse evento é realizado a cada mês de abril. No entanto, os turistas podem percorrer as trilhas ao longo de todo o ano.

O ciclismo rural também deve ser lembrado, uma vez que as rotas, de 7 a 15 km, passam por diferentes comunidades – todas com paisagens exuberantes.

2. Balsa Nova

Balsa Nova oferece atividades interessantes ao ar livre, lazer e comida de boa qualidade aos visitantes.

Para os turistas que buscam contato íntimo com a natureza e descanso, a cidade proporciona um amplo leque de opções.

Em contrapartida, você disporá de campings e pousadas que asseguram atividades, excelente culinária e tranquilidade para pessoas de todas as idades.

Desde uma perspectiva econômica, Balsa Nova tem cerca de 13 mil habitantes, sendo pautada pela agricultura.

Dentre as atividades econômicas, destacam-se o plantio de batata, de soja, de milho, assim como a instalação de instalação de indústrias internacionais e nacionais.

Um dos personagens mais ilustres da história da região, Galdino Chaves, cruzou o Rio Iguaçu no ano de 1891.

Para tanto, construiu, perto de Curitiba uma balsa capaz de superar, em termos de qualidade, as embarcações que o precederam.

Esse fato obteve renome em todo o território nacional, tornando-se referência da localidade e dando origem ao nome da cidade.

O cicloturismo figura entre as principais atividades turísticas de Balsa Nova que, durante os finais de semana, promove passeios (geralmente, organizados por grupos de amigos ou por empresas).

3. Ponta Grossa

Ponta Grossa
Fonte: Miguel Cordeiro (Flickr)

Ponta Grossa é uma das cidades próximas a Curitiba com a maior quantidade de atrativos interessantes.

Por isso, é intensamente visitada, devido a existência de muitas áreas de contato direto com a natureza e belas cachoeiras.

Trata-se de um município de grande porte e um dos mais relevantes no estado do Paraná, contando com vários negócios e indústrias. Certamente, o Parque Vila Velha (de administração estadual) é um dos destaques – situado pouco antes da via de acesso à cidade.

Neste parque, você poderá conhecer, perto de Curitiba, a chamada “área dos arenitos” (isto é, formações rochosas que, ao longo do tempo, sofreram a ação dos ventos), a lagoa dourada e as furnas.

Além dessa possibilidade, é altamente recomendável investir nas cachoeiras dessa região, como as existentes no Capão da Onça, no Cânion pertencente ao Rio São Jorge e, ainda, a famosa Cachoeira da Mariquinha.

A cachoeira Buraco do Padre fica nas proximidades, consolidando-se como uma queda d’água que surge em meio a uma furna, criando um cenário singular.

Esse passeio é bem fácil de realizar e totalmente acessível.

4. São Bento do Sul

Localizada no estado de Santa Catarina, São Bento do Sul é bastante simpática, podendo ser acessada mediante a travessia da BR 116 (no sentido sul).

O município proporciona a oportunidade de fazer boas compras em meio a um ambiente repleto de charme e muita natureza.

Em outras palavras, você terá, perto de Curitiba e à sua disposição, lojas de porcelanas, estabelecimentos que vendem artigos de cama, banho e mesa, além das populares lojas das fábricas de móveis – com preços de atacado.

Ademais, a natureza repleta de araucárias é uma espécie de “marca registrada” de São Bento do Sul, contando com bosque que oferece atividades de aventura (como o arvorismo) para os turistas.

Analogamente, esses atrativos podem ser usufruídos após um merecido descanso em alguns dos hotéis familiares disponibilizados pela infraestrutura local.

Os moradores, aliás, gozam de um excelente nível em termos de qualidade de vida.

De fato, existem grandes empresas na região.

Assim, São Bento do Sul, uma das cidades próximas a Curitiba que escolhemos apresentar a você, é amplamente conhecida pelos setores de cerâmica e de móveis.

Outro fator que contribui para o sucesso do município pode ser encontrado em sua localização geográfica: nas proximidades dos grandes certos urbanos de Curitiba e de Joinville.

5. Pinhais

Pinhais
Fonte: Erikson William (Flickr)

Embora a cidade de Pinhais seja a menor no estado do Paraná (em termos de extensão territorial), ela atrai muitos visitantes a cada ano.

O município é conhecido por apresentar contrastes interessantes: a despeito de suas pequenas dimensões, possui alta densidade populacional, figurando entre os 14 mais populosos do Paraná – com cerca de 130 mil habitantes.

Pinhais, além de uma das cidades próximas a Curitiba, é também bastante jovem, com menos de trinta anos de emancipação, porém, com um relevante polo industrial, tendo uma das maiores arrecadações entre os municípios paranaenses.

Por vezes, um dos contrastes que mais atraem visitantes a Pinhais pode ser encontrado, justamente, nas atividades de turismo.

Em uma perfeita mistura de aspectos rurais e urbanos, a cidade tem lazer, gastronomia, negócios, esportes, cultura, arte, natureza e história!

Sobretudo, o turismo de negócios e eventos apresenta alguns empreendimentos significativos, consolidando-se como o foco do setor, tais como o Kartódromo Internacional Raceland, o Convention Center Expotrade e o Autódromo Internacional.

Periodicamente, a cidade atrai milhares de turistas, sediando eventos nacionais de grande monta.

O ecoturismo, por exemplo, é beneficiado pela proximidade com a linda Iraí (uma Área de Proteção Ambiental), com seus formidáveis destinos turísticos e ecológicos.

6. Carambeí

Visitar Carambeí é uma dica excelente para quem passa pela região que engloba o município de Ponta Grossa.

Apenas vinte quilômetros separam ambas as localidades.

De antemão, vale destacar que Carambeí foi colonizada, sobretudo, por imigrantes holandeses e, por isso, muitas tradições daquele país são mantidas até os dias atuais.

Carambeí possui um dos maiores polos produtores de leite no Brasil, abrigando grandes marcas que atuam neste setor.

Dentre os destaques turísticos, há o Parque Histórico Municipal – o maior museu a céu aberto de nosso país.

No parque, os imigrantes holandeses que vivem na região construíram, com o apoio de algumas empresas, uma réplica da histórica Vila de Carambeí – colônia que deu origem ao município.

Ao lado da pequenina cidade colonial, você encontrará outros atrativos muito interessantes, como museus e o chamado “Parque das Águas”, que foi inspirado no bairro holandês de Zaanse Schans.

Assim como a cidade de Palmeira – que veremos adiante – é fortemente marcada pela cultura alemã, Carambeí exala a arte e a arquitetura holandesa.

Contudo, a colônia de Carambeí é mais distante de Curitiba (cerca de 2 horas).

7. Morretes

Morretes
Fonte: Daniel das Neves (Flickr)

Morretes, uma das cidades próximas a Curitiba, oferece um dos mais tradicionais passeios nas proximidades de Curitiba.

Histórica e pequena, você poderá conhecê-la a partir de um passeio de trem até Morretes, mediante a Serra do Mar, chegando diretamente ao Centro.

Trata-se de um lindo trajeto pela mata atlântica. Entretanto, o percurso é bastante longo, durante cerca de três horas.

Uma boa alternativa é viajar pela célebre Estrada da Graciosa, composto por paralelepípedos e tendo várias paradas e mirantes para as águas cristalinas tanto dos Rios de Pedras quanto Serra do Mar.

Na prática, muitos grupos de turistas combinam essas 2 opções para os caminhos de ida e volta.

Outros, incluem almoços com o tradicional preparo da região litorânea do estado do Paraná: o barreado (carne cozida desfiada, servida com farinha, arroz, frutos do mar e banana da terra para acompanhar).

Frequentemente, os visitantes realizam esse bate e volta, contudo, a cidade de Morretes oferece mais do que isso, de modo que vale a pena explorá-la com maior cautela.

8. Campina Grande do Sul

Campina Grande do Sul está situada a meros quarenta minutos da capital paranaense.

Esta pequena cidade se destaca por contar com as mais altas montanhas da região Sul do Brasil, quais sejam, o Pico Caratuva e o Pico Paraná.

Atualmente, um dos maiores atrativos de Campina Grande do Sul é a realização de trilhas nesses locais.

Desnecessário mencionar que a vista propiciada nessas alturas é, de fato, única.

Além das aventuras, a própria Campina Grande do Sul é bastante simples, de tal forma que uma viagem de bate e volta deverá ser o suficiente.

Antecipadamente, tenha em mente que a cidade conta com uma das maiores arenas cobertas da América Latina.

Essa arena serve de palco, por exemplo, para as celebrações da “Kakifest”, uma tradicional festa dos produtores de caqui.

O nome da cidade foi dado pelos primeiros povoadores, ao se depararem, na localidade, uma grande campina.

Desde então, a designação “do Sul” foi atribuída em decorrência da sua emancipação política, visando diferenciar o município da conhecida cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba.

9. Quatro Barras

Quatro Barras
Fonte: MOF.BR (Flickr)

A cidade de Quatro Barras é uma das cidades próximas a Curitiba que escolhemos apresentar a você.

Ela proporciona, aos turistas, um perfeito encontro entre as riquezas humanas e naturais.

No município, a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico caminham lado a lado.

Com pouco mais de vinte mil habitantes, Quatro Barras apresenta a terceira maior renda per capita do Paraná e a maior entre as cidades que integram a Região Metropolitana da capital do estado.

Toda essa riqueza, evidentemente, estende-se aos elementos naturais.

Quatro Barras possui quase 70% de seu território coberto por vegetações naturais, produzindo 5% da água responsável pelo abastecimento paranaense, mediante as atividades desencadeadas pela Represa do Iraí.

Ao mesmo tempo, a harmonia entre natureza e economia é viabilizada devido às condições ímpares para o seu desenvolvimento sustentável, sobretudo, com indústrias limpas e alta disponibilidade em termos de recursos naturais (da mais elevada qualidade).

Consequentemente, a cidade dispõe de um dos mais elevados índices de qualidade de vida – considerando os municípios brasileiros que integram as regiões metropolitanas de suas respectivas capitais de estado.

10. Lapa

Não dá para falar sobre as cidades próximas a Curitiba sem mencionar a Lapa.

Lapa está situada a menos de setenta quilômetros de Curitiba, sendo considerada uma das cidades mais importantes do Paraná.

Desde uma perspectiva histórica, porém, é possível afirmar que a sua relevância é, de fato, nacional.

Sendo assim, é uma ótima opção para visitar rapidamente quando você estiver em Curitiba e desejar enriquecer o seu passeio com valiosos atrativos históricos e gastronômicos.

À primeira vista, Lapa oferece como prato típico uma preparação chamada de “lapeana”, gostosa e feita à moda tropeira, incluindo costelinha, quirera e acompanhamentos quentes saborosíssimos.

Simultaneamente, existe um belo Centro Histórico com diversos casarões, assim como acervos memorialistas de ações militares.

O histórico Cerco da Lapa, por exemplo, é um de seus principais contextos.

Contudo, visitar Lapa é crucial para o completo entendimento do período de implementação da república em nosso país, bem como os conflitos deflagrados entre tropas republicanas e agrupamentos armados contrários ao estabelecimento do novo governo.

O citado “Cerco do Lapa” representa, desse modo, um decisivo capítulo na consolidação do governo republicano, estendendo os seus efeitos a toda a região sul do Brasil.

11. Rio Branco do Sul

Rio Branco do Sul
Fonte: @ntonio Zw@resz (Flickr)

Nacionalmente reconhecida por ser uma cidade montanhosa, Rio Branco do Sul está cortada por diferentes serras, esplendorosas grutas – ainda inexploradas – cachoeiras e rios.

O município limita-se, ao norte, com as cidades de Castro e Cerro Azul; a oeste, Rio Branco do Sul faz divisa com Itaperuçu (localidade anteriormente desmembrada); ao sul com Colombo e Almirante Tamandaré e, por fim, a leste com a cidade de Bocaiúva do Sul.

O clima de Rio Branco do Sul é agradável, fresco e temperado durante o verão e o inverno.

Nas estações de inverno e outono, a cidade fica consideravelmente mais fria e úmida, de modo que os habitantes convivem com as frequentes geadas.

Dentre as serras que mais atraem a atenção dos visitantes de Rio Branco do Sul, destacam-se a de Bacaetava, de Bocaina, de Santana, do Vuturuvu e do Bromado.

Um dos mais altos morros da cidade, o “Mossunguê” possui quase 1.200 metros, servindo, ainda, para marcar a fronteira com a vizinha Itaperuçu.

12. São José dos Pinhais

A cidade de São José dos Pinhais conta com o famoso Aeroporto Afonso Pena, conferindo acesso à Curitiba.

Porém, o município não se resume a um local de passagem, consolidando-se, ao longo do tempo, como um dos destinos turísticos estruturados com muitas alternativas de lazer.

Existem hotéis em São José dos Pinhais altamente recomendáveis para os visitantes que desejam descansar, por alguns dias, em contato direto com a natureza.

Um dos pontos turísticos mais celebrados é a sua área rural – uma região de fácil acesso, englobando as colônias Mergulhão e Murici.

Você encontrará, nesses locais, o “Caminho do Vinho”.

Curiosamente, a colônia Murici apresenta a cultura polonesa e propicia toda a simplicidade típica da vida no campo, com especial destaque para a gastronomia típica, a pesca e os formidáveis espaços para eventos.

Por seu turno, a colônia Mergulhão é de cultura italiana, possuindo hotéis e pousadas especializadas em receber eventos e ofertar alternativas de lazer para os turistas, com ótimos restaurantes e outros estabelecimentos dedicados à degustação de vinhos.

13. Prudentópolis

Prudentópolis
Fonte: Klecius Palma (Flickr)

Prudentópolis é a cidade mais longe de Curitiba, entre as listadas neste artigo, localizando-se a pouco mais de duzentos quilômetros da capital paranaense.

No entanto, o destino merece figurar por aqui, justamente, por se tratar de um verdadeiro paraíso que, infelizmente, ainda é pouco explorado pelos turistas que vão ao Paraná.

Caso a distância seja percorrida de automóvel, você levará algo em torno de 3 horas para ir de Curitiba a Prudentópolis.

Enfim, o tempo despendido na estrada valerá a pena, principalmente, em função de suas magnificas cachoeiras (são mais de 100).

Por esse motivo, Prudentópolis é popularmente chamada como “Terra das Cachoeiras Gigantes”.

A cidade abriga o famoso Salto São Francisco que, com seus 196 metros, é tida como uma das maiores e mais belas quedas d’água do Brasil.

Ainda assim, a cidade tem mais a oferecer aos turistas, como igrejas e museus que contam as histórias dos primeiros imigrantes, fazendo os visitantes se sentirem na própria Ucrânia.

14. Campo Largo

Campo Largo, uma das cidades próximas a Curitiba, é conhecida como “a capital da cerâmica, da porcelana e da louça”.

O município surgiu como um local destinado ao repouso dos tropeiros advindos do Rio Grande do Sul em viagem ao estado de São Paulo.

Para muitas pessoas, essa origem explica, em grande medida, a receptividade característica dos habitantes da cidade, que sempre recebem muito bem a todos os visitantes.

Na atualidade, a população campo-larguense supera a marca dos 130 mil.

Ademais, a influência dos imigrantes é clara nos traços físicos dos naturais, em seus costumes, na culinária, na arquitetura, dentre outros aspectos.

Definitivamente, a habilidade artística é um traço marcante deste povo.

Com mãos habilidosas, as obras de arte que você encontrará em Campo Largo surgem no barro.

Posteriormente, a tecnologia aplicada na indústria converte as peças em porcelanas e louças, obras de qualidade e requinte inquestionáveis, que são exportadas para todas as partes do mundo.

15. Almirante Tamandaré

Almirante Tamandaré
Fonte: Angelita Ksiazek (Flilckr)

Além de suas belezas naturais (visitadas a partir do “Circuito da Natureza”), a cidade de Almirante Tamandaré possui festas religiosas, trilhas e grutas.

Tudo isso pode ser usufruído por meio de uma infraestrutura que vem crescendo substancialmente ao longo dos últimos anos.

Por analogia, o Departamento de Cultura (órgão da Prefeitura Municipal), foi regularmente tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná.

A Igreja do Marmeleiro (cujo nome oficial é “Nossa Senhora da Luz”), foi edificado diretamente sobre um morro pedregoso, abrigando, em seu interior, obras de um artista local, cuja única informação que chegou aos nossos dias é a sua origem napolitana.

Existem várias grutas na cidade. As formações geológicas predominantes são constituídas pelo calcário e pela dolomita.

O grupo de cientistas que se dedicam aos estudos espeleológicos no Paraná, consideram a chamada “Gruta do Sumidouro” uma das mais importantes na Região Metropolitana da capital paranaense.

Ela é a única que propicia a entrada dos visitantes.

16. Palmeira

A colônia Witmarsum, localizada em Palmeira, é uma comunidade germânica bastante tranquila, como tudo o que existe de melhor na vida rural.

É altamente recomendável conferir os eventos que ocorrem ao decorrer do ano, que são realizados, principalmente, para atrair a atenção do público.

Tanto os cidadãos de Curitiba quanto os turistas tendem a frequentar a colônia Witmarsum.

Vale ressaltar que o município de Palmeira, como seu nome sugere, é uma localidade pequena que segue à risca todos os aspectos oriundos da imigração alemã.

Palmeira conta com pouco mais de mil e quinhentos habitantes, que são responsáveis pelas atividades comerciais da cidade e, também, pela estrutura que recebe visitantes para passeios que buscam oferecer uma experiência de “volta no tempo”.

Enquanto destino turístico que ficam a cerca de 1 hora de distância de Curitiba, é um passeio bastante indicado para um “bate e volta”.

Palmeira proporciona ótimas pousadas, comércios e restaurantes.

17. Itaperuçu

Itaperuçu
Fonte: Cezar Mario Rech (Flickr)

A cidade de Itaperuçu é bastante jovem, tendo sido desmembrada recentemente do município Rio Branco do Sul, possuindo quase 30 mil cidadãos.

Por lá, ocorrem diversos projetos sociais desenvolvidos pelos próprios habitantes que almejam envolver toda a comunidade. Dentre os serviços oferecidos, destacam-se:

  • danças noturnas: o projeto chamado “Quem dança é mais feliz” ocorre a cada terça e quinta-feira no ginásio municipal de esportes;
  • grupos de corrida;
  • caverna adjacente à residência da Família Alves;
  • cinema na praça, entre outros.

De origem tupi-guarani, a palavra “Itaperuçu” pode ser livremente traduzida por “atravessar o grande caminho de pedras”.

Da língua tupi, itá significa “pedra”, enquanto peru significa “percorrer um caminho” e, por fim, ussu é traduzido por “grande”.

Outras traduções usuais indicam “caminho da pedra grande”.