Vários turistas a caminho de Bonito se perguntam se visitar a Gruta do Mimoso vale a pena e se o passeio deveria ser incluído em seu roteiro de viagem.
A Gruta do Mimoso é uma das principais grutas na Serra da Bodoquena e seu grande diferencial em comparação às outras formações alagadas da região é que o local permite entrar na água.
Portanto, se você viu as fotos da Gruta do Lago Azul ou qualquer outra gruta de Bonito/MS e sentiu vontade de curtir a água, saiba que na Gruta do Mimoso isso é possível!
Mas, para te ajudar a decidir se realmente vale a pena ir até esse ponto turístico, vamos listar alguns prós e contras do atrativo.
Preparado?
Gruta do Mimoso (Bonito/MS): conheça melhor o atrativo
A Gruta do Mimoso está localizada a 35 km da cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul, seguindo a MS 178.
A cidade é considerada a capital do ecoturismo graças à grande quantidade de nascentes de rios, grutas, cachoeiras e outros passeios ecológicos que podem ser realizados na região.
Dentre essas variadas opções de passeios de Bonito, a Gruta do Mimoso é uma atração que, por anos, ficou fechada até enfim ter a autorização de visita concedida novamente.
Ela se encontra em propriedade privada. Antes propriedade de João Alves de Arruda, a gruta recebeu visitas até o ano de 2007.
Seu novo responsável, Elzito Alves de Arruda, solicitou aos órgãos responsáveis a documentação necessária para o funcionamento, mas ela demorou cerca de 15 anos para sair.
A gruta alagada já foi o palco para o primeiro mergulho de diversos mergulhadores que hoje são profissionais.
Mas, assim como os profissionais, você também pode ter o seu mergulho de batismo nessa atração.
Tipos de visitação na Gruta do Mimoso
Para visitar a Gruta do Mimoso, é necessário realizar uma leve caminhada de pouco mais de 300 metros em meio à vegetação do Pantanal do MS.
Depois disso, ao chegar à caverna, é hora de descer os mais de 75 degraus até que o grupo chegue às margens da lagoa da gruta.
A vista é surpreendente, uma vez que os olhos se adaptam à luminosidade da caverna e é possível começar a entender as estruturas geológicas com maior precisão, como as estalactites e estalagmites.
Além disso, ao chegar na beira do lago, a água de um azul extremamente transparente permite que todos se deslumbrem com os mais de 70 metros de profundidade.
Dessa forma, os passeios na gruta acontecem em 4 modalidades:
- Flutuação na gruta: os visitantes recebem as instruções e equipamentos e, por 1h30, podem flutuar no lago da gruta. O passeio é permitido apenas para pessoas acima de 8 anos de idade.
- Mergulho de batismo: é o mergulho realizado por pessoas que nunca praticaram a atividade. Dessa forma, o guia instrui e acompanha o mergulho que acontece por 1h30. A idade mínima é de 15 anos.
- Discover Cavern Diving: ainda conduzido por guias, essa forma de mergulho é realizada na parte da caverna onde a luz do sol entra nela. A duração é de 1h30 e apenas maiores de 18 anos podem realizá-lo.
- Mergulho Open Water: destinado para mergulhadores profissionais e certificados, nessa modalidade é possível chegar a outras salas submersas da gruta. Além da certificação, é necessário ter 18 anos ou 15 anos acompanhado dos pais.
Todas as modalidades de mergulho dependem do nível da água disponível na caverna, sendo passível de cancelamento.
E então, Gruta do Mimoso vale a pena? Prós e contras do passeio
Que as águas da Gruta do Mimoso de Bonito/MS são incríveis, nós sabemos.
Mas, será que realmente vale a pena o passeio? Vamos debater, agora, os prós e contras do atrativo.
Prós
A maioria dos passeios de flutuação em Bonito/MS é feita nos rios, como o Rio do Peixe, o Rio Sucuri, a Nascente Azul e outros.
Ou seja, entre as cavernas alagadas disponíveis na cidade, somente a Gruta do Mimoso e Abismo Anhumas oferecem a opção de realizar passeios realmente imersivos, o que é um ótimo ponto.
Além disso, o passeio é de dificuldade leve. Portanto, caso você seja um adulto sedentário, saiba que conseguirá fazer esse passeio e voltar de Bonito/MS podendo contar para todos sobre essa aventura.
Mesmo com várias opções de mergulhos e a flutuação, a equipe de guias é altamente treinada e oferece todos os equipamentos necessários para que o passeio seja realizado de maneira segura.
Sendo assim, todos os visitantes recebem sua roupa de neoprene, snorkel, colete salva-vidas (para os casos de flutuação) e os cilindros para os mergulhos.
Diferente das flutuações em rios, onde temos os peixes e a vegetação natural aquática, na caverna não há essa vista, mas é possível ver aspectos naturais como formações de cones de milhares de anos.
Contras
A Gruta do Mimoso não é um passeio que você pode inserir em seu roteiro de última hora.
Portanto, é necessário avaliar com antecedência se você realmente deseja fazer esse passeio e reservá-lo o mais rápido possível, contando com a ajuda de uma agência local credenciada.
Além do mais, os valores podem ser um pouco salgados, principalmente se estivermos em alta temporada.
Por isso, é realmente necessário e importante se planejar financeiramente para viajar para Bonito/MS a fim de incluir o maior número possível de passeios no seu roteiro.
E então, a Gruta do Mimoso vale a pena mesmo?
Com todas as informações que apresentamos ao longo desse texto, provavelmente você já consegue dizer se é o tipo de passeio que te encanta.
É surpreendente pensar que a poucos km de distância de Campo Grande existem possibilidades de turismo ecológico que podem ser comparados, em beleza, a viagens internacionais como Coreia do Sul, Estados Federados da Micronésia, Ilha de Man, Costa do Marfim e outros destinos pouco explorados pelos brasileiros.
Sendo assim, saiba que mesmo que seja um destino nacional, Bonito reserva belezas incríveis para seus visitantes.
E então, gostou das nossas dicas? Esperamos que sua viagem seja incrível.
Se você tem dúvidas ou sugestões, mande um e-mail pra gente.
Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!