A Patagônia é um dos destinos que mais transformam a vida das pessoas e isso é fato. Mas, qual será a melhor época para ir a Patagônia?
Localizada na América do Sul, o destino situado na seção sul da Cordilheira dos Andes conta com um clima bastante imprevisível.
Por isso, saber qual a melhor época para visitar esse lugar tão incrível é fundamental para que você possa desfrutar melhor de sua viagem.
Tanto a Patagônia Argentina quanto a Patagônia Chilena escondem segredos naturais tão belos quanto intrigantes e, se você tiver a sorte de visitar esse lugar, saiba que estará entrando em uma aventura inigualável.
A beleza da Patagônia da Argentina, por exemplo, trazem cidades como El Calafate e Ushuaia como as responsáveis por tornar a viagem algo inesquecível.
Isso será feito logo nos primeiros minutos nesses lugares.
Contudo, se você tem dúvidas sobre a melhor época para visitar a Patagônia, veja, a partir de agora, como é a região em cada época do ano e então tire suas próprias conclusões sobre o período ideal para você.
A estrutura da região para te receber bem o ano inteiro
Como a Patagônia se divide entre Argentina e Chile, você vai conhecer neste pequeno guia sobre as principais cidades argentinas dessa região: El Calafate e Ushuaia.
Localizada às margens do Lago Argentino, El Calafate conta com apenas 22 mil habitantes, mas sua infraestrutura é excelente para receber turistas de todas as partes do mundo.
A pequena vila conhecida carinhosamente como “Campos do Jordão Argentino” conta com uma rede de hospedagens vasta, completa e muito bonita, o que combina perfeitamente com a região, bastante árida, mas que traz atrações inesquecíveis.
Por outro lado, a cidade de Ushuaia parece ainda estar “sofrendo” com as muitas consequências causadas pelo crescimento do turismo no local.
Localizada na província da Terra do Fogo, a cidade vem tendo sua estrutura moldada e modificada a cada ano que passa para comportar o constante aumento das visitações ao local.
Apesar de os hotéis da região ainda estarem tentando alcançar resultados melhores, ampliando suas estruturas e melhorando suas comodidades, os ótimos restaurantes e as atrações turísticas naturais de encher os olhos, conseguem equilibrar a experiência vivida pelos turistas do local.
Patagônia: conheça as principais características das estações da região
Depois de conhecermos um pouco sobre a incrível estrutura do local, chegou a hora de conhecermos a fundo sobre as estações e o clima da Patagônia.
Sendo assim, prepare-se para conhecer as principais particularidades de cada época do ano e qual a que melhor se encaixa no seu objetivo de viagem. Vamos lá?
Os ventos do outono na Patagônia te levarão a diversas aventuras
Entre o final de março e a primeira metade de junho, o outono toma conta da região da Patagônia, assim como no Brasil.
Como o frio do inverno de lá é muito intenso, esses meses têm grandes diferenças entre um e outro.
Os primeiros 45 dias do outono simbolizam a meia estação, quando as cidades estão se despedindo do sol e dos dias mais longos. Com temperaturas máximas beirando os 16 °C e as mínimas chegando aos 4 °C, as noites são bastante frias.
Por outro lado, é justamente nessa primeira metade do outono que os preços de hotéis e restaurantes estão mais em conta, pois os turistas do verão já deixaram as cidades e os amantes do frio ainda não chegaram.
A oportunidade é ótima, também, para curtir atividades ligadas à natureza, como trilhas e ciclismo, além dos tours por diversos parques e montanhas.
Já a segunda metade do outono traz dias mais frios, com o encerramento de algumas atividades ao ar livre, depois as roupas de frio começam a dominar o cenário das ruas e estradas.
É provável que em junho a neve comece a dar sinal de vida, então, se você quer curtir as pistas de esqui, este é o momento de começar.
Se quer apenas curtir o frio de uma das regiões mais inóspitas do mundo, fique à vontade também.
O inverno e as grandes atrações da cidade que atraem milhares de turistas
O final de junho traz a neve mais forte à região da Patagônia, que começa a ser dominada por cenários esbranquiçados e cada vez mais distantes das cores que você poderá conferir no verão.
Por ser muito frio no sul da Argentina, muitos turistas preferem não ir à Patagônia no inverno, sobretudo entre julho e agosto, nos meses inteiros, quando a temperatura média fica em 0 °C, podendo chegar a mínimas de -10 °C facilmente.
Ushuaia, por exemplo, é considerada a cidade mais próxima da Antártida em toda a América do Sul, então é evidente o quanto sua viagem poderá ser tão fria quanto a região.
Muitas agências de turismo sequer operam no auge do inverno, pois diversas partes daqueles lugares ficam interditadas, intransitáveis.
Se quiser curtir o inverno, evite o seu auge e tente aproveitar o final de junho ou o começo de setembro.
Como pode notar, o turismo fica em baixa, então muitas hospedagens também se encontram mais baratas.
Talvez a opção que você tenha é ficar trancado em uma delas e curtir o conforto que a rede hoteleira da Patagônia tem para oferecer. Se é o que você procura, frio intenso, então, essa é a melhor época para ir a Patagônia.
A primavera chegou e a natureza começa a ganhar vida na Patagônia
No final de setembro a natureza começa a ganhar vida novamente em toda a região da Patagônia.
Em Ushuaia, o Parque Nacional Terra do Fogo, por exemplo, promete voltar a encantar pelo acesso à natureza de forma tão pura.
Assim como a gigantesca Perito Moreno, em El Calafate, e sua imponente forma de aproximar as pessoas ao gelo e ao som estridente dele partindo e caindo na água.
Enquanto o restante do gelo, o não formado por geleiras, começa a derreter, os lagos e as florestas volta a ganhar suas respectivas cores, que combinam perfeitamente com o céu cada vez mais azul.
As temperaturas máximas chegam a 18 °C em novembro, mas as noites continuam frias, com 5 °C alcançados quase sempre. Ou seja, é época de colocar diferentes estilos de roupas nas malas.
Aliás, é uma época excelente para visitar a região, pois continua sendo baixa temporada, o que significa que os hotéis e restaurantes estarão em busca de pessoas, com preços mais acessíveis.
A época também é ideal para quem deseja visitar a cidade portuária de Puerto Natales. A cidade é um dos locais mais queridos pelos turistas, principalmente para aqueles que desejam conhecer as incríveis montanhas e geleiras do Parque Nacional Torres del Paine.
Os passeios não estão concorridos e, se puder ir antes de dezembro, encontrará uma região em plena transformação.
O verão e a inusitada estrutura de uma cidade gelada
A alta temporada é mesmo no verão, quando a natureza fala mais alto e as árvores estão no ápice do verde, as lagoas azuis como nunca e os esportes e atividades relacionadas ao meio ambiente estão com tudo.
Incluímos as já citadas caminhadas e pedaladas, mas também rapel e até mesmo mergulho. Devido a isso, recomendamos fortemente que você visite a pequena e aconchegante vila de El Chalten.
A cidade fundada em 1985 possui uma forte bagagem histórica, além de um visual incrível. A vila é bastante requisitada pelos alpinistas e montanhistas. Portanto, se você gosta de aventuras ou apenas deseja apreciar a bela vista das montanhas, o lugar lhe receberá de braços abertos.
Outro fator que torna o verão a alta temporada da Patagônia, é que os parques de suas cidades, assim como a visita às geleiras, estarão muito mais tranquilos, com diversas atividades a serem feitas, como ver os pinguins que aportam por ali para acasalar.
Por outro lado, apesar de ser a época mais gostosa de se passar na Patagônia, com as máximas de 20 °C, é justamente quando o turismo está em seu ápice, o que significa que as reservas em hotéis, restaurantes e passeios precisam ser feitas com bastante antecedência.
Outro ponto importante ao qual você precisa se atentar é a grande diferença entre o verão da Patagônia e o verão brasileiro.
Mesmo que as temperaturas durante o dia sejam bastante agradáveis e equilibradas, é durante a noite que você sentirá a enorme diferença.
À noite, a sensação térmica pode girar em torno de 10 a 5 graus. Portanto, não dispense suas roupas de frio.
Apesar de importantes, os pontos citados acima não irão lhe incomodar se você decidir contorná-los. Sendo assim, para curtir a cidade com clima agradável, essa é a melhor época para ir à Patagônia.
Mas, afinal, qual é a melhor época para ir à Patagônia?
Como dito anteriormente, o clima imprevisível da Patagônia, apesar de contar com temperaturas baixas extremamente rígidas, possibilita um grande “jogo de cintura” na região. Contudo, ainda é possível identificar bons períodos para a sua visitação.
Inegavelmente, a melhor época para se visitar a Patagônia é durante o verão.
A estação marca o fim do frio excessivo presente no local, fazendo com que os dias permaneçam com um clima mais agradável, enquanto a noite não mantém a sua essência congelante.
Porém, como bem vimos, a estação também marca o início da alta temporada. Devido a esse ponto, é fundamental que você reserve sua hospedagem e passeios com muita antecedência. Afinal de contas, sabemos bem o quanto o local é disputado, não é mesmo?
Boa viagem!
Perguntas e Respostas
Quando tem neve na Patagônia argentina?
A neve costuma começar, na Patagônia argentina, no final de junho, chegando a cair até meados de setembro, quando o inverno começa a se despedir de toda a região.
Entre seu início e seu fim, a neve cai muito forte em julho e agosto.
Qual a temperatura média da Patagônia?
A temperatura média da Patagônia é de 7 graus, mas durante o verão ela chega a 20 graus e, no inverno, a -10 graus, sempre durante o dia.
À noite, sempre há frio, com a média em 3 graus, sendo que no verão ela chega a 6 graus e, no inverno, a -15 graus.