Vai viajar para a Praia do Cruzeiro em Porto Seguro e quer saber como curtir o local? Então, você está no site certo!
Se você está planejando uma viagem a Porto Seguro, provavelmente está procurando os nomes das melhores atrações da região para preparar o melhor roteiro possível para a sua viagem e, inevitavelmente, a Praia do Cruzeiro apareceu em seus resultados de busca.
A Praia do Cruzeiro, como muitos outros espaços paradisíacos baianos, fica na região de Porto, mas em uma cidade vizinha: Santa Cruz Cabrália.
É nessa praia que deságua o Rio Buranhém, que nasce em Minas Gerais.
Talvez você não saiba, mas esse pequeno município do Sul da Bahia disputa com Porto Seguro o posto de local de chegada dos portugueses no Brasil!
Por lá, além de adquirir muito conhecimento histórico, você também terá a oportunidade de visitar praias belíssimas e semi-desertas que ficam fora dos destinos mais badalados, como a própria Porto, Trancoso e Arraial D’Ajuda.
Confira abaixo se vale a pena ir à Praia do Cruzeiro em sua viagem ao Sul da Bahia!
Localização
Onde fica?
Avenida Beira Mar, 91, Santa Cruz Cabrália.
Lugares Próximos
- Passarela do Descobrimento (17 km);
- Centro de Porto (17 km);
- Praia da Coroa Vermelha (950 m);
- Praia de Santo André (17 km);
- E a Praia Guaiú (26 km).
A estrutura da Praia do Cruzeiro, em Porto Seguro: resenha do local
Em linhas gerais, o local é uma excelente opção para quem está viajando com crianças e está em busca de uma praia de águas tranquilas.
Trata-se de um ambiente bom para nado e mergulho, com águas mornas, cristalinas e pouco lotadas.
Para muitos turistas, não é interessante visitar praias extremamente badaladas porque, em determinadas épocas do ano, elas ficam lotadas demais para serem bem aproveitadas.
Por exemplo, visitando o Sul da Bahia no final do ano, provavelmente você vai encontrar muitas pessoas nas praias de Arraial e Trancoso.
Nesse ponto, para quem está procurando um lugar gostoso e tranquilo para tomar um bom banho de mar, essas praias podem não representar um destino ideal.
Assim sendo, é interessante se deslocar pela região de Porto para um destino menos conhecido e que estará fora do radar da grande maioria dos turistas.
Como indicamos acima, você chega no local vindo de Porto muito rapidamente. A distância de 17 quilômetros é irrisória e pode ser feita em apenas meia hora se você percorrer o trajeto de carro.
Saindo de Arraial D’Ajuda, você chega à praia em 1 hora, percorrendo cerca de 25 quilômetros.
Por outro lado, saindo de Trancoso, também na região, você demorará mais tempo, já que a distância entre os dois locais é de aproximadamente 90 quilômetros.
Ideal para quem busca calmaria
O importante aqui é decidir se a tranquilidade de uma vista linda e um mar cristalino e calmo são atraentes o suficiente para o deslocamento valer a pena.
Falando na tranquilidade do local, pode ser interessante para você saber se há mais que areia e água para aproveitar indo para esse lugar.
Se você está à procura de destinos agitados, com oferta ampla de restaurantes à beira-mar, esportes radicais e ondas boas para o surf, talvez o destino não seja o ideal – proposta que enfatizamos mais adiante.
O motivo que faz o lugar ser atraente para quem busca calmaria é o mesmo que pode fazer muitos visitantes fugirem dele.
As águas são tranquilas e formam várias piscinas naturais rasas. Na areia, poucos ambulantes circulam oferecendo bebidas e petiscos, mas alguns deles se fazem presentes.
Ademais, no que diz respeito a atrações, o lugar fica próximo a uma área de preservação indígena e, por essa razão, há muitas barraquinhas expondo e vendendo artesanatos produzidos pelos locais.
Visitar o local, portanto, é uma oportunidade interessante de conhecer uma cultura diferente da sua e também do que se entende por cultura baiana.
Por fim, vale destacar que a visita também proporciona excelentes passeios de barco não só por esta quanto por outras praias da região igualmente bonitas e preservadas.
Quais são os prós e contras do local?
Prós da Praia do Cruzeiro
Comecemos com as vantagens de conhecê-lo.
Em primeiro lugar, é necessário pesar o fato de que o local é bom para banho, com águas calmas.
Para quem quer nadar no mar sem muito agito, perigo e ainda está acompanhado de crianças, essa é uma opção ideal.
Em segundo lugar, há que se lembrar que esta praia é belíssima.
Por ficar em uma cidade não tão conhecida pelos turistas, o fluxo de pessoas é menor e garante uma preservação do ambiente.
Por exemplo, a areia e a água são muito mais limpas que nas outras praias do Sul da Bahia. Onde há menos gente, há menos sujeira.
A proximidade a Porto e outros destinos mais conhecidos também é um ponto positivo, já que você pode se deslocar de carro com facilidade e conhecer muito mais locais que fazem o sul do estado baiano ser tão especial em termos de praia.
Por fim, vale destacar o fácil acesso a vários dos pontos turísticos mais marcantes para a história do Brasil, já que Santa Cruz Cabrália é tão importante quanto Porto em termos de descoberta do país.
Contras da Praia do Cruzeiro
Comentando agora os contras de fazer uma visita à praia, temos alguns pontos a destacar.
Uma vez que o local fica em uma cidade que não é tão conhecida e há menos pessoas circulando por lá, a oferta de estrutura para o turista fica muito mais escassa.
Por estrutura, nos referimos a uma rede hoteleira variada, com hospedagens variadas para os diferentes bolsos de cada turista.
Você provavelmente terá que se hospedar em Porto Seguro e viajar para Santa Cruz Cabrália para passar o dia na praia.
Essa questão de escassez também se aplica à oferta de restaurantes, lojas, mercados e transporte público.
É muito mais fácil se deslocar pelo local de carro e de barco, principalmente quando você está hospedado em outra cidade.
Destacamos ainda que a calmaria da praia é um estímulo principalmente para os banhistas, mas não tanto para os viajantes interessados em esportes aquáticos radicais.
Logo, conhecer a praia pode ser uma frustração para quem está na Bahia para se aventurar.
Vale a pena visitar a Praia do Cruzeiro (Porto Seguro)?
O lugar é, sem dúvidas, uma das praias mais bonitas do Brasil.
Ela satisfaz as expectativas que os turistas têm a respeito do que encontrarão no litoral sul baiano e compartilha muitas características com as praias mais agitadas e procuradas da região.
Estamos falando das águas cristalinas, calmas e perfeitas para um bom banho de mar.
Porém, essa é uma praia que conta com atrativos que podem cativar alguns turistas e espantar outros.
São eles a quase ausência de vendedores ambulantes, o silêncio, a preservação da natureza e o ar de “praia deserta”, sem festas e badalos.
Se você viaja com crianças e quer experimentar a graça de um dia tranquilo, sem muito barulho, no qual seus filhos brincam em piscinas naturais enquanto você relaxa despreocupadamente, essa é uma opção muito adequada.
Por outro lado, se você está em uma viagem com amigos e quer praticar esportes radicais e curtir festas à beira-mar, talvez esse não seja o destino mais adequado e você pode se frustrar.
O segredo para decidir se uma praia deve entrar ou não no seu roteiro de viagem é entender quais são os seus objetivos e as experiências que deseja ter.
Para conteúdos sobre viagem e sobre a elaboração de roteiros coerentes com suas expectativas, continue acompanhando o blog do Viagem Club.
Caso queira ler mais sobre a região da Praia do Cruzeiro em Porto Seguro e sobre o litoral nordestino, confira os outros artigos que publicamos!