Ao contrário do que muita gente pensa, Bariloche não é uma cidade para ser visitada apenas no inverno, entre os meses de julho e setembro, quando a neve domina as paisagens.
Em dezembro, sua beleza é tão grande quanto.
Na transição entre a primavera e o verão, a cidade se torna um verdadeiro polo turístico, repleto de atividades voltadas à natureza, pois é mais que comum que Bariloche esteja repleta de gente admirando a beleza da região.
Por isso, ao planejar sua viagem à Argentina, saiba que este destino é uma excelente ideia para conhecer as belezas naturais do país, que ficam brilhantes em um mês repleto de atividades.
Para te ajudar com a sua escolha, preparamos este guia, com 9 dicas do que fazer na cidade.
CARACTERÍSTICA | PRODUTO | |
---|---|---|
Restaurante tradicional na Rua Mitre
|
La Fonda del Tio
|
Ver Local→ |
Vista de 360º da região
|
Cerro Campanário
|
Ver Local→ |
Lago de cor azul intensa
|
Lago Nahuel Huapi
|
Ver Mais→ |
Com montanhas, bosques e lagos
|
Villa La Angostura
|
Ver Mais→ |
Diversão em família
|
Parque Euca
|
Ver Local→ |
Roteiro mais conhecido da cidade
|
Circuito Chico
|
Ver Mais→ |
Pise em um vulcão adormecido
|
Cerro Tronador
|
Ver Mais→ |
O que fazer em Bariloche em dezembro?
Gosto sempre de ressaltar que essas são apenas algumas sugestões específicas.
A cidade tem muito mais coisa para ser aproveitada. Caso você queira deixar alguma sugestão para outros leitores, é só usar o campo de comentários.
1. Como é o clima de Bariloche em dezembro
A cidade fervilha de atividades para você explorar suas florestas e visitar seus lagos, azuis como o céu.
Além disso, o clima de transição de uma estação a outra te ajudará a entrar de cabeça em uma experiência cujo cenário mais comum é a neve.
Bariloche sem neve é, para muitos, ainda mais bela. A prova disso está em seus dias ensolarados, com temperaturas mínimas nos 10 °C, o que proporciona uma sensação de frio com a luz solar tornando os dias maiores do que as noites.
Por outro lado, as máximas vão, em muitos dias, aos 25 °C, o suficiente para te fazer mergulhar nos lagos ou querer visitar as florestas, mais úmidas e frescas.
Há atividades como trekking e ciclismo em diversos cantos da cidade.
2. O que levar e como organizar as malas para curtir o mês
Para viajar a Bariloche em dezembro, é preciso que você saiba o quanto as temperaturas mudam nessa época do ano.
Não há a menor chance de você pisar na neve, a não ser que escale um dos picos de suas diversas montanhas.
Mesmo que não seja tão frio, as baixas temperaturas ainda fazem parte das noites na cidade, o que te fará usar roupas mais grossas, como um bom casaco com botas, ou camisas e vestidos de manga comprida.
Por outro lado, durante o dia as máximas são altas o suficiente para te fazer usar roupas mais leves, com tênis de caminhada que te deixe confortável e fresco em seus passeios.
Contudo, as sombras, neste caso, podem te lembrar mais do inverno do que do verão.
3. Conheça as datas comemorativas para aproveitar ainda mais o mês de dezembro
Em dezembro há dois grandes feriados na Argentina, o que também se estende a Bariloche. O primeiro é no dia 8, em comemoração à Imaculada Conceição de Maria.
Apesar de muito importante para a cultura argentina, ele não é tão grande para o turismo e o comércio quanto o segundo feriado, o Natal.
Como no Brasil, é uma grande época de comemorações, as quais te levarão aos melhores restaurantes para aproveitar as ceias preparadas.
Caso decida mesmo viajar a Bariloche em dezembro, saiba que a cidade fica tão cheia quanto no inverno justamente na segunda quinzena, pois muitos turistas a visitam para passar o Natal e o Ano Novo.
Se for nessa época, faça as suas reservas de hotéis e restaurantes quanto antes, com no mínimo dois meses de antecedência.
4. O que comprar e onde ficam os melhores lugares de Bariloche
Os locais de compras em Bariloche se concentram, em sua grande maioria, no centro da cidade, na Rua Mitre.
Esta é a rua mais importante, a qual detém as principais lojas de lembrancinhas, vinhos, chocolates e roupas.
Para fazer compras na cidade, basta caminhar pelo centro e descobrir a loja que mais está de acordo com seus objetivos. Se preferir, ainda, as estações de esqui costumam ter bons lugares para se comprar lembrancinhas.
5. Conheça o Circuito Chico e tudo o que a natureza pode te oferecer
O Circuito Chico é nada menos que o principal passeio terrestre de Bariloche, pois ele faz um percurso de 65 km no qual você vai percorrer, em grande parte do tempo, as margens do Lago Nahuel Huapi.
As principais paradas serão em Cerro Campanário, Punto Panorámico, Capela de San Eduardo, Hotel Llao Llao e a Fábrica de Rosa Mosqueta, tudo feito em um percurso que dura cerca de 4 horas, em dois horários possíveis, de manhã e à tarde.
Vale a pena porque em dezembro a região inteira não está com a neve impedindo sua visão das cores e dos formatos das montanhas, florestas e lagos, além das próprias estradas.
Então esta é uma experiência mais do que recomendada para você conhecer muito bem a cidade e sua natureza.
6. Onde aproveitar o ensolarado verão da cidade
Tanto nos montes (ou cerros) quanto nos passeios mais específicos, como as visitas aos bosques e lagos, valem muito a pena para curtir o verão de Bariloche com o melhor que a cidade tem a oferecer.
Para não perder tempo, organize seus passeios de acordo com os horários e proximidade entre eles.
7. Que tal fazer uma viagem à Ilha Victoria?
Um dos passeios mais emblemáticos de quem vai a Bariloche é a pequena viagem à Ilha Victoria, a qual ocorre quando você compra o ingresso e, em uma embarcação, parte rumo a este belíssimo e reservado lugar.
Nele, você vai ter a oportunidade de conhecer o Bosque de Arrayanes, árvores raras de tonalidade alaranjada, além de chegar até os pontos nos quais há pinturas rupestres, ali desde os primórdios da humanidade na região.
8. Conheça Cerro Tronador e pise em um vulcão!
Cerro Tronador é um passeio que vale a pena em qualquer época do ano.
Mas é no verão que você encontrará o melhor aproveitamento deste monte, o qual reserva uma vista de 7 geleiras, agora bastante derretidas por conta das temperaturas, o que resulta na formação de lagos espetaculares.
Além disso, quando chegar ao centro do passeio, você estará pisando em um vulcão adormecido há mais de 10 anos.
Uma experiência única, a qual ainda assim vai te fazer tremer por estar ali, algo que vale muito a pena, liberando a adrenalina de seu corpo – uma atividade indispensável na sua viagem para Bariloche em dezembro.
Perguntas e Respostas
Neva em Bariloche no mês de dezembro?
Não neva em Bariloche em dezembro, tendo em vista que a cidade chega a ficar quente durante o dia, com temperaturas acima dos 20u202fu00b0C, o que é perfeito para curtir a região de outra forma.
Nessa época você poderá aproveitar para observar as cores das montanhas, lagos e bosques de toda a região. Realizar atividades relacionadas à natureza também serão ótimas opções.
Como fica a cidade de Bariloche em dezembro?
Curtir Bariloche em dezembro significa que você vai encontrar uma cidade bem diferente do gelo que ela fica no inverno.
Suas temperaturas máximas são altas, o que proporciona a sensação de estar no meio de uma floresta brasileira, mas com montanhas com picos nevados em volta.