Por estar situada bem próxima da região pantaneira sul-mato-grossense, a cavalgada em Bonito é uma atividade que faz parte do dia a dia de muitas fazendas locais.
Por isso, quem viaja para a cidade turística, além de aproveitar todos os atrativos naturais da capital do ecoturismo brasileiro, como cachoeiras, rios e grutas, pode se aventurar em um dos passeios mais tradicionais do estado: a cavalgada.
Então, se quer saber mais sobre a atividade e conhecer melhor as opções de cavalgada disponíveis em Bonito, continue a leitura do conteúdo que o Viagem Club preparou para você!
Onde fazer cavalgada em Bonito? Veja 3 alternativas
Como mencionado, Bonito/MS não fica exatamente dentro do Pantanal, mas sim a cerca de 100 km de distância dessa região, que é a maior área alagável do mundo.
E é essa proximidade que faz com a cidade tenha muitos dos costumes pantaneiros, como é o caso da cavalgada.
Nesse contexto, o grande destaque vai especificamente para três locais em especial: Recanto do Peão, Rio da Prata e Estância Mimosa, que oferecem as melhores opções de cavalgada em Bonito/MS.
Cavalgada no Recanto do Peão
A cavalgada Recanto do Peão é uma das mais tradicionais de Bonito (a 15 km da cidade) e possibilita uma verdadeira imersão cultural para os visitantes.
Esse, aliás, é o grande objetivo do passeio, que entrega uma exploração completa, indo muito além de um simples passeio a cavalo.
Por lá, os turistas conseguem aproveitar o momento pela fazenda e saborear a sopa paraguaia, o arroz carreteiro ou curtir uma roda de tereré.
Em relação à cavalgada em si, ela ocorre tanto pela parte do dia quanto no período noturno, oferecendo condições diferentes para a observação do local.
Nas duas ocasiões o trajeto é o mesmo e se estende por volta de 5 km ao todo, e o encontro com os animais varia a depender do horário, sendo em sua maioria aves e mamíferos.
Os animais que realizam o passeio recebem um treinamento completo, sendo devidamente escolhidos para a atividade, o que dá total segurança à viagem.
Outro ponto importante quanto a essa cavalgada em Bonito é que ela possui restrição de idade, permitindo visitantes dos 8 aos 65 anos.
Cavalgada Recanto Ecológico Rio da Prata
Mais uma alternativa que vale a pena conhecer em Bonito/MS é a cavalgada Recanto Ecológico Rio da Prata.
Estando localizada a cerca de 50 km de distância da cidade, o passeio se destaca por ser uma área já muito procurada pelos visitantes, que visam outras atividades.
Afinal, o Rio da Prata é um dos rios mais importantes de Bonito e possui passeios de flutuação e mergulho em suas águas.
A cavalgada, nesse caso, é um bônus que os turistas conseguem aproveitar com tranquilidade, fechando o dia de passeios.
A beleza do Cerrado local é deslumbrante, com uma riqueza de vida vegetal e animal que realmente impressiona qualquer um.
Dentre os bichos que vivem por lá, o destaque vai para as araras, veados, papagaios e muitas outras aves.
Quanto ao trajeto da cavalgada, ele é mais extenso que no Recanto do Peão, uma vez que é de 6 km ao todo.
Além disso, diferentemente da opção anterior, visitantes maiores de 6 anos de idade já podem participar da atividade.
Mas, sem dúvidas, o fator mais importante para a escolha dessa opção são as outras atrações disponíveis no local e nas proximidades.
O mergulho com cilindro, por exemplo, chama bastante a atenção do público, onde a pessoa pode realizar um mergulho profundo no rio e observar de perto sua estrutura.
Já a flutuação, tão comum em Bonito, acontece nas áreas de nascentes dos rios e a pessoa fica boiando, com a barriga voltada para baixo, sobre a água cristalina.
Mais um fator positivo é a distância que a cavalgada Rio da Prata fica de outros atrativos, como a própria Lagoa Misteriosa, também localizada no recanto ecológico.
Trata-se de um passeio único, onde os visitantes podem fazer um mergulho com cilindro no rio, e observar as belezas que a natureza tem a oferecer. O fascínio vem justamente do encontro com diversos cardumes de peixes que habitam o local.Mergulho Rio da Prata
Cavalgada Estância Mimosa
Por fim, outra alternativa de cavalgada em Bonito que vale a pena incluir no roteiro de viagem pela cidade é a Estância Mimosa.
Assim como o recanto do Rio da Prata, essa é uma atividade que oferece bem mais do que o passeio com os cavalos em si, uma vez que já é uma das atrações mais buscadas pelo público, devido às suas cachoeiras e trilhas.
A fazenda fica a uma distância de aproximadamente 23 km de Bonito/MS e conta com uma cavalgada segura, voltada para maiores de 6 anos de idade.
O que chama bastante a atenção dos visitantes, além da beleza natural do lugar, é a estrutura rústica criada pelos proprietários. Assim, ela permite uma maior imersão na cultura local, com o deslumbre começando desde a chegada à fazenda.
Já quanto aos outros atrativos disponíveis na estância, há trilhas em meio as cachoeiras locais. O percurso é de quase 3 km, com 10 quedas d’água no total, onde 9 delas são paradas perfeitas para banho.
Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!Estância Mimosa
A cavalgada em Bonito vale a pena?
Embora não aconteça exatamente dentro das grandes áreas alagadas, como no Pantanal, a cavalgada em Bonito é de uma qualidade excepcional.
O grande destaque é para a beleza natural que as fazendas e atrativos possuem, com matas preservadas e pontos de observação belíssimos.
O pôr do sol, para quem escolhe os passeios na parte da tarde, é mais um fator encantador, sendo um dos mais belos do Brasil.
Por isso, para quem conhece a cidade de Bonito, vale muito a pena realizar o passeio a cavalo pela região.
Quer saber mais sobre Bonito/MS? Veja outros conteúdos sobre a região aqui no blog do Viagem Club!
Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.
Até a próxima.