Como Chegar Em Foz do Iguaçu: As Principais Alternativas para Visitar a Cidade

Precisando saber como chegar em Foz do Iguaçu? Neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre os principais meios de transporte que dão acesso à cidade.

Anúncios

Antes de falarmos sobre isso, é importante dar algumas informações básicas, pois sabemos que muitos leitores podem nem saber onde fica Foz do Iguaçu e que tipo de pontos turísticos fazem sucesso por lá.

Anúncios

Para a sua informação, Foz do Iguaçu é uma cidade que fica no Estado do Paraná, na região Sul do Brasil.

No entanto, a cidade não fica perto de Curitiba, que é a capital. A distância entre os dois municípios é de aproximadamente 635 quilômetros porque eles estão em lados praticamente opostos do Paraná.

A localização de Foz do Iguaçu é particularmente interessante porque fica no único ponto do Brasil que faz fronteira tanto com a Argentina quanto com o Paraguai. É por isso que a cidade é conhecida como o lugar da Tríplice Fronteira.

Essa proximidade com outros países, para os turistas, é muito interessante.

Eles podem visitar tanto Foz do Iguaçu quanto Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina. Por lá é possível fazer compras com preços atrativos e conhecer uma série de outros pontos turísticos.

No entanto, Foz do Iguaçu tem seus encantos por si só. É lá que ficam as Cataratas do Iguaçu, que conquistaram o posto de uma das Sete Maravilhas da Natureza por ser o maior conjunto de quedas d’água do mundo no tocante à sua extensão.

Além das Cataratas, Foz do Iguaçu conta com uma série de outros atrativos que conectam os turistas à natureza, como o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque das Aves.

Agora que você sabe de tudo isso, é hora de falarmos sobre o que você pode fazer para chegar a Foz do Iguaçu. Confira!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Iguassu Secret Falls
  • Tour que percorre 10 lindas cachoeiras da região
  • Transporte em todos os pontos turísticos, além hidromassagens e paradas para almoço
Ver Passeio →
City Tour Foz do Iguaçu
  • Tour pelos principais pontos turísticos da região
  • Uma das principais atrações de Foz do Iguaçu
Ver Passeio →
Passeio Itaipu
  • Já recebeu mais de 20 milhões de turistas de todas as partes do mundo
  • O Complexo Turístico reserva várias atrações, como por exemplo o Parque Tecnológico
Ver Passeio →
Cataratas do Iguaçu
  • Vista deslumbrante e de tirar o fôlego
  • Trilhas de mais de 1 Km, e quedas que chegam até a 82 metros de altura
Ver Passeio →
Ciudad Del Este
  • Aproveite para fazer compras no país vizinho, a preços mais em conta
  • Vários shoppings para se visitar e lojas para conhecer
Ver Passeio →
Parque das Aves
  • Trilhas com 1,5 Km de extensão, para entrar em contato com a natureza
  • Ao todo o circuito inclui 5 viveiros, sendo possível conhecer até mesmo os bastidores do parque
Ver Passeio →



Como chegar em Foz do Iguaçu: descubra opções de meios de transporte

Você já sabe que Foz do Iguaçu fica em uma das extremidades do Estado do Paraná. Logo, viajar até lá não é algo rápido nem se você está na capital, que é Curitiba.

De modo geral, para quem quer saber como chegar em Foz do Iguaçu as opções são três: viajar de carro, de ônibus ou de avião.

Cada uma das opções conta com vantagens e desvantagens, sobre as quais falaremos mais abaixo!

Opções de traslado para a terra das Cataratas do Iguaçu: carro, avião e ônibus

Se você queria descobrir como chegar em Foz do Iguaçu, já sabe que dá para ir à Foz do Iguaçu de carro, ônibus ou chegar pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Entenda com calma cada uma das opções a partir das informações que deixamos logo abaixo!

Carro

A principal via para chegar a Foz do Iguaçu de carro é a BR-277, conhecida como “Grande Estrada” ou “Rodovia Transversal” por unir os extremos leste e oeste do Paraná.

Ela começa em Paranaguá e termina na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, onde fica a fronteira com o Paraguai.

Foque no que Realmente Importa e Deixe Todo Resto Conosco…

Preparamos um guia completo, atualizado e 100% gratuito para você viajar com tranquilidade e não deixar passar nenhum detalhe. mockup foz
O que você encontrará no nosso Guia Completo de Viagem – FOZ DO IGUAÇU:

✅ A época ideal para realizar sua viagem
✅ Os melhores meios de locomoção
✅ Os principais eventos
✅ Passeios imperdíveis
✅ Atrações indispensáveis
✅ Seleção especial com os principais restaurante

Nós já fizemos todo trabalho por você…

Faça o download gratuito do material e planeje a sua viagem com muito mais facilidade e segurança

Saindo do Paraná

Indicamos a BR-77 por entendermos que para chegar em Foz do Iguaçu de carro você provavelmente está dentro do Estado do Paraná, já que a cidade fica muito longe de outros Estados do Brasil.

Para você ter ideia da distância, aqui vai uma estimativa de horas de viagem para uma viagem de carro saindo de outros Estados próximos:

  • São Paulo: 13h;
  • Mato Grosso do Sul: 10h;
  • Rio de Janeiro: 20h;
  • Goiás: 20h;
  • Porto Alegre: 13h;
  • Santa Catarina: 12h;
  • Minas Gerais: 18h.

Saindo do Paraguai

Por outro lado, se você está no Paraguai, saindo de Ciudad del Este, para chegar em Foz do Iguaçu a viagem não é muito demorada.

Pegue o Trajeto 2 com acesso pela Ponte da Amizade e você estará em Foz do Iguaçu em menos de meia hora!

No caso da cidade de Puerto Iguazú na Argentina, que também faz fronteira com Foz do Iguaçu, a melhor rota é pela Avenida das Cataratas.

O trajeto não deve demorar mais do que uma hora.

Prós e contras do carro

Falando agora de pontos positivos e negativos da viagem com um automóvel, uma vantagem óbvia da viagem de carro é o conforto.

Você para o veículo quando quer, podendo contemplar a paisagem e fazer o seu próprio roteiro.

Por outro lado, fazer o traslado de carro pode ser cansativo para o motorista e seus acompanhantes a depender do local de partida.

Por exemplo, se você está em Curitiba, precisará dirigir por 8 horas, isso sem contar as paradas.

No entanto, se você está em uma cidade próxima, como Santa Terezinha de Itaipu ou São Miguel do Iguaçu, você faz o traslado em menos de 1 hora tranquilamente.

Outra desvantagem de ir a Foz do Iguaçu de carro é o valor do combustível. Quanto mais você precisar rodar, mais vai gastar e, para muitos viajantes, esse não é um gasto que vale a pena.

Avião

O avião é o segundo meio de transporte que você pode usar para chegar a Foz do Iguaçu. Como vimos logo acima, a viagem de carro saindo de outros Estados do Brasil pode ser bastante longa.

Assim sendo, voar é uma solução mais prática para quem está saindo de cidades no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre, só para citar alguns exemplos.

Como Foz do Iguaçu é uma cidade turística que fica muito longe, era crucial ter um bom aeroporto para receber turistas.

Isso não é um problema, pois a estrutura do Aeroporto de Foz do Iguaçu/Cataratas é bastante elogiada e facilita a vida de quem viaja porque de lá mesmo é possível pegar um transfer para sua hospedagem.

Além disso, vale mencionar que o aeroporto é internacional. Ou seja, ele recebe voos domésticos e de fora do Brasil, sendo que os principais destinos são a Argentina e o Peru.

Nesse ponto, já que Foz do Iguaçu é tão próxima ao Paraguai, você pode se perguntar se é possível voar direto de um lugar para o outro.

No entanto, adiantamos que se você não estiver no Brasil, mas em outro país sem conexão direta como é o caso do Paraguai, precisará sair do Aeroporto Internacional Guarani (AGT), fazer escala no aeroporto de Guarulhos antes de chegar em Foz.

Prós e contras do avião

Em termos de vantagens e desvantagens de viajar de avião, a desvantagem mais óbvia é o valor das passagens aéreas, que vai variar bastante a depender do lugar de onde você partiu.

O valor de passagens aéreas saindo de Curitiba é consideravelmente menor que o valor do ticket saindo do Aeroporto de Congonhas em São Paulo ou do Aeroporto Tom Jobim, que fica no Rio de Janeiro.

Por outro lado, é fácil encontrar vantagens na escolha de viajar de avião, pois o traslado é muito mais rápido e, por isso, costuma não apresentar muitos inconvenientes para o turista.

Ônibus

Por fim, precisamos destacar a possibilidade de ir para Foz do Iguaçu de ônibus. De modo geral, essa é uma das opções mais baratas que o turista encontra de viajar para a terra das Cataratas do Iguaçu.

A Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu é o local de chegada de viajantes tanto de dentro quanto de fora da cidade, do Paraná e até mesmo do Brasil.

Ela atende linhas das principais companhias de ônibus, como é o caso de Princesa dos Campos, Expresso Maringá Catarinense, que são bons exemplos.

Se você tem dúvidas sobre como chegar em Foz do Iguaçu no sentido de entender se os ônibus usam estradas diferentes para fazer a viagem, saiba que os motoristas também chegam pela BR 277 quando viajam por dentro do Paraná.

Isso vale até mesmo para quem vem de outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo

e Porto Alegre. Ao chegar no Paraná, passar pela BR 277 é necessário a fim de ir até Foz do Iguaçu.

Prós e contras do ônibus

Falando agora de vantagens e desvantagens da viagem de ônibus, uma desvantagem é ter que viajar com outras pessoas sem a privacidade de um carro ou a velocidade de um avião.

As viagens costumam ser muito mais longas nos ônibus municipais, internacionais, intermunicipais e interestaduais simplesmente pela necessidade de fazer paradas.

Contudo, elas são necessárias para o descanso dos motoristas e para a comodidade dos viajantes.

No entanto, se você não se importa com essas questões, não dirige e deseja economizar nas passagens, o ônibus é a melhor opção.

Vale lembrar que os valores e desconfortos de uma viagem de ônibus, assim como no caso do carro e do avião, variam de acordo com a distância do seu ponto de partida.

Como chegar em Foz do Iguaçu de forma mais econômica?

Falando especificamente sobre economia, você pode ter diferentes perspectivas sobre qual é a forma mais econômica de chegar a Foz do Iguaçu.

Cada viajante tem um perfil e é esse perfil que vai determinar o meio de transporte que é mais econômico ou mais dispendioso.

O que você está economizando?

Em primeiro lugar, é indispensável considerar o que você está economizando na sua viagem, se é que é do seu interesse economizar recursos.

Você pode, por exemplo, prezar por uma economia de tempo. Isso é comum quando você quer aproveitar um final de semana em Foz do Iguaçu e não quer perder tempo dessa viagem com o deslocamento.

Nesse contexto, se o seu ponto de partida é Curitiba ou outro Estado, obviamente você preferirá viajar de avião do que de carro ou ônibus, já que uma viagem mais longa tomaria praticamente todo o seu tempo na cidade considerando a ida e a volta.

Assim sendo, temos aqui um exemplo em que fica evidente a necessidade de considerar a economia de tempo tanto quanto a economia de dinheiro!

Falando em finanças, é possível optar por uma viagem mais barata a Foz do Iguaçu, que costuma ser a viagem de ônibus.

Como dissemos, viajar de carro pode sair muito caro quando a distância é longa e você precisa abastecer o veículo.

No caso do avião, você tem uma economia de tempo, mas as passagens costumam ser um pouco mais caras.

Por fim, você pode fazer uma economia com relação aos inconvenientes de viagem, que têm a ver com conforto, companhia e liberdade.

Nesse contexto, um automóvel parece ser a melhor alternativa para ir à Foz do Iguaçu.

Assim sendo, quem gosta de liberdade terá um meio de transporte que permita desvios, atalhos e paradas mais longas.

O viajante que prefere se precaver contra companhias indesejadas por muito tempo terá uma viagem em que a privacidade seja mantida.

Ademais, quem gosta de conforto vai poder viajar com tudo o que precisa para se sentir bem.

Como já dissemos, o perfil do viajante é o fator que determina o que vai parecer melhor na hora de se locomover.

Considerações finais sobre as maneiras de chegar em Foz do Iguaçu

Se você leu o nosso artigo até o final, já sabe perfeitamente o que precisa fazer para chegar em Foz do Iguaçu, esteja você no Paraná ou em qualquer outro Estado do Brasil.

Também falamos com quem está em países como Paraguai, Argentina e Peru.

Além disso, você entendeu a importância de analisar criteriosamente o seu perfil de viajante para fazer a melhor escolha.

Não basta saber que é possível viajar até Foz do Iguaçu de ônibus, de carro ou de avião. É necessário entender o que, para você, é importante preservar na viagem – seja dinheiro, tempo, conforto, liberdade, mobilidade ou qualquer outro fator que faça sentido.

Tendo isso em mente, você estará em condições de planejar uma viagem bacana para conhecer tudo o que Foz do Iguaçu tem a oferecer.

Com relação a isso, já adiantamos que um bom roteiro de viagem contemplará pelo menos as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves.

Para te inspirar e recomendar outros pontos turísticos, recomendamos a leitura dos roteiros que preparamos por aqui no Viagem Club!

Há opções de roteiro de 2 dias e roteiro de 3 dias na cidade, além de uma reflexão ótima sobre quantos dias ficar em Foz do Iguaçu para conhecer o melhor da cidade.

Para finalizar, agora que você sabe como chegar em Foz do Iguaçu, desejamos uma ótima estadia na cidade!

Até a próxima!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Foz do Iguaçu