Ilha dos Frades

Ilha dos Frades, na Baía de Todos os Santos: como aproveitar?

A Ilha dos Frades é uma ilha situada na Baía de Todos os Santos, com uma extensão de 8 quilômetros, dentro do município de Salvador (BA). Além de ser rodeada pela Mata Atlântica, a Ilha dos Frades esconde belezas naturais e construções do século 17 e 18. 

Assim, duas dessas construções são a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe e o Forte, onde o general Bento Gonçalves foi preso durante a Revolução Farroupilha, no século 19.

Então, se você gosta de locais sossegados e com contexto histórico, precisa conhecer melhor a Ilha dos Frades.

Portanto, continue neste post para você descobrir esse pedacinho de paraíso no meio do estado da Bahia e saber se vale a pena incluir em seu roteiro de viagem.

Vamos lá?

Onde fica a Ilha dos Frades?

Ilha dos Frades
Crédito: J L (Flickr)

A Ilha dos Frades pertence ao município de Salvador (Bahia) e fica no centro da Baía de Todos os Santos. Ela é uma das 56 ilhas espalhadas pela cidade e seu território ocupa uma faixa de 15 pontas, cada uma delas com uma praia.

Como não possui um bom fluxo turístico, a Ilha dos Frades reflete calmaria, uma ilha ideal para quem busca sossego e a queridinha dos soteropolitanos.

Quando ir?

A melhor época para viajar até a Ilha dos Frades é entre novembro a fevereiro, durante a alta temporada. Isso porque você evita o período de chuvas, que corresponde aos meses de abril a julho.

Ainda que uma viagem a essa Ilha seja boa em qualquer época do ano, apreciar esse paraíso baiano combina melhor com um lindo dia de sol.

Ilha dos Frades: um destino turístico e histórico

Ilha dos Frades
Crédito: Alex Cavalcante (Flickr)

Não é só tranquilidade que os turistas vão encontrar na Ilha dos Frades. Esse paraíso em Salvador, com praias límpidas, azuis e morninhas, também tem história para contar.

Quem ama monumentos antigos, vai adorar conhecer a arquitetura da região, e suas construções datadas do século 17.

Uma delas é o Forte São Marcelo, conhecido também como Forte do Mar, onde Bento Gonçalves foi preso em 1837 durante a Revolução Farroupilha. Posteriormente, ele escapou da prisão para ser presidente do Rio Grande do Sul.

O próprio nome “Ilha dos Frades” tem história. A ilha ganhou esse nome por causa da presença intensa de frades no local, com o objetivo de catequizar os índios Tupinambás.

Há muitas outras construções e ruínas dos séculos passados que nos levam a um cenário da época de escravidão.

Praias na Ilha dos Frades

As praias são bem preservadas na Ilha dos Frades, que inclui desde Nossa Senhora de Guadalupe até a pacata praia da Viração. Conheça alguns desses destinos antes de fazer seu passeio!

Praia da ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

Praia Nossa Senhora de Guadalupe
Crédito: Tiago Moreira (Flickr)

Uma das melhores praias da Ilha dos Frades, é a única praia nordestina a ter o selo Bandeira Azul, um certificado internacional que atesta a qualidade ecológica da praia.

Para se ter uma ideia, o selo só é fornecido após 34 requisitos socioambientais serem cumpridos, e que foram conquistados graças ao empenho da Fundação Baía Viva

Alguns dos requisitos incluem qualidade da água e conservação do meio ambiente.

E não à toa que a água de lá foi aprovada, já que são águas cristalinas e de um azul intenso. 

O local também possui barracas e restaurantes, além de banheiros, duchas, mesas e aqueles sombreiros para escapar do sol.

Portanto, não dá para entrar na Ilha dos Frades sem pensar em dar uma passadinha na praia de Nossa Senhora de Guadalupe, um dos melhores destinos em Salvador.

Praia da Viração

Paz, calmaria e privacidade. É isso que você vai encontrar na Praia da Viração, vizinha da Nossa Senhora de Guadalupe.

Como quase ninguém vai para lá, o local é perfeito para descansar depois de bater as pernas por aí.

Só uma dica: leve sua comida e bebida, pois como a região não é muito movimentada, também não tem infraestrutura, como restaurantes.

Praia do Loreto

Praia do Loreto
Crédito: Rodrigo (Flickr)

Uma parada obrigatória para quem chega à Ilha dos Frades. Loreto possui águas cristalinas e mornas, ideais para banho.

A alguns metros dali, tem a Capela de Nossa Senhora do Loreto, construída no século 17. Pense como deve ser fascinante a ideia de mergulhar em uma praia com vista para um monumento histórico. É incrível!

Praia de Paramana

Praia de Paramana
Crédito: Sabrina Shinoda (Flickr)

Diferente da Viração, a Praia de Paramana é o destino perfeito para quem prefere agitação. Como é o local para a embarcação chegar e sair, o movimento é grande, mas nada que possa impedir um banho de mar.

Ali também tem espaço para almoçar – tem várias opções –, depois de aproveitar as belíssimas águas da praia.

Praia do Tobar

Tobar é uma praia cercada pela Mata Atlântica e ponto de partida para fazer uma trilha para a praia de Tobazinho.

Quem curte o combo sol + praia + trilha + aventura vai amar esse percurso, rodeado pela natureza exuberante e construções históricas. Um destino perfeito!

Mais praias da Ilha dos Frades:

  • Praia da Enseada;
  • Praia do Marinheiro;
  • Ponta da Pedra Vermelha;
  • Praia de São Cosme e São Damião;
  • entre outras.

Além disso, há também mais de 100 trilhas, mas para fazer o passeio é importante estar acompanhado de um guia. Você pode agendar, sem custo, um tour guiado pelo site da Fundação Baía Viva, que preserva o local.

Outras ilhas do arquipélago da Baía de Todos os Santos

Quem viaja até a Ilha dos Frades pode ter interesse em conhecer outras ilhas do arquipélago da Baía de Todos os Santos.

As principais são a Ilha de Itaparica e o Morro de SP, cada uma com seus atributos. Conheça um pouco logo abaixo.

Ilha de Itaparica

Ilha de Itaparica
Crédito: Lis Marques (Flickr)

A maior ilha da Baía de Todos os Santos é cercada por algumas praias, como a praia das Amoreiras, Conceição e Aratuba, por exemplo.

Enquanto a praia de Conceição é palco de resorts, a praia de Aratuba tem piscinas naturais que se formam com a maré baixa.

Também é válido destacar o centro histórico, com igrejas centenárias, como é o caso da Capela de Nossa Senhora da Piedade, e a Matriz do Santíssimo Sacramento, além do monumento, como o Forte de São Lourenço.

Morro de São Paulo

Praia do Morro de São Paulo
Crédito: Jorge Barahona (Flickr)

Depois de Salvador e Porto Seguro, o Morro de São Paulo é a ilha mais visitada na Bahia por turistas, sendo um dos melhores pontos turísticos.

Pessoas de diferentes perfis – especialmente os amantes de agito – vão adorar o clima do centro comercial e a praia numerada. 

Como chegar à Ilha dos Frades?

Ilha dos Frades
Crédito: José Neydson (Flickr)

A Ilha dos Frades pode ser visitada por turistas que chegam por conta própria ou por meio de agências de turismo.

Veja duas opções de como seguir em direção ao paraíso na Bahia:

1. Passeio com agência

Caso escolha fazer o trajeto pela agência de turismo, o passeio pode ser feito com catamarã. Apesar de mais lento, vale a pena conferir a beleza da região em 1h30 de viagem, ainda mais que o catamarã oferece música ao vivo e serviços de bar.

A dica é sair cedo para aproveitar o dia. O ponto de partida do catamarã é no Terminal Náutico de Salvador, que fica atrás do Mercado Modelo.

Ao desembarcar na praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, você tem 5 horas para aproveitar o passeio pela ilha.

Você também pode optar por um combo e visitar a Ilha dos Frades + Itaparica no mesmo dia. 

Porém, nesse caso, o passeio pela Ilha dos Frades dura apenas 2 horas. É ideal para quem não tem muito tempo para desfrutar de todos os passeios.

2. Por conta própria, via Madre de Deus

Se você pretende ficar mais tempo na Ilha dos Frades, pode ir sem precisar de agência. Nesse caso, pode ser de trem/ônibus ou de carro.

Na primeira opção, pegue o trem de Salvador para descer na Estação Pirajá. De lá, vá de ônibus da linha 805 e desça no Terminal Marítimo de Madre de Deus. Continue o trajeto, fazendo a travessia para a Ilha de Paramana.

Porém, caso prefira ir de carro, use o sentido Feira de Santana, pegando a BR-324 até a BA-522, em direção a Candeias. O trajeto total até Madre de Deus é de 52 km, sendo de 32 km o percurso na BR-324.

Assim que chegar ao Terminal Marítimo de Madre de Deus, é só fretar uma embarcação para a Ilha dos Frades.

De fato, é bom se informar antes sobre a volta do último barco em Paramana, pois há horário de partida e saída. 

Onde comer e beber na Ilha dos Frades?

Restaurante Ilha dos Frades
Crédito: J L (Flickr)

A Ilha dos Frades pode ser uma ilha mais isolada, mas não deixa de ser encantadora. Além de praias tão lindas e um cenário deslumbrante, a região baiana entrega o melhor da culinária da Bahia.

Os turistas já podem começar a se preparar para saborear o famoso vatapá, acarajé, camarão à baiana e a moqueca.

Inclusive, a dica é encontrar diversas barracas de petiscos, bebidas e frutos do mar na praia da Ponta de Nossa Senhora.

Mas a culinária típica da região não é a única encontrada por lá. Quem não dispensa a cozinha italiana, japonesa ou chinesa, vai ter a chance de experimentar todo tipo de comida ao visitar a Ilha dos Frades. 

Um desses lugares para comer e beber na Ilha dos Frades é no restaurante Preta. O preço pode ser salgado, mas a comida ninguém tem o que reclamar. 

No cardápio tem moqueca de camarão, espaguete com frutos do mar, burrata, polvo na chapa e queijo de cabra, os mais comuns.

A opção mais em conta dessa lista é a burrata (R$69, em novembro de 2020), uma receita italiana que leva queijo muçarela com nata ou creme de leite.

Hospedagens na Ilha dos Frades

Pousada Ilha dos Frades
Crédito: Lucas_Coelho (Tripadvisor)

Já se a sua preocupação é quanto à hospedagem, saiba que a Ilha está cheia de boas pousadas que cabem no bolso dos viajantes.

Tem pousada mais pé na areia e outras que miram no conforto do turista. Lugar para se hospedar é o que não falta!

Veja algumas opções:

  • Pousada Ilha dos Frades – Para quem gosta de se hospedar com vista para o mar ou para reserva ecológica, essa pousada é perfeita;
  • Pretoca Pousada – Com apenas seis apartamentos e localizada na Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a pousada Pretoca é bem requisitada, por isso, é importante verificar com antecedência se as vagas estão disponíveis. O diferencial é que lá você almoça, janta e toma café a hora que quiser;
  • Ecopousada da Lu – Gosta de aventura? A Ecopousada da Lu foi feita pensando nos turistas que amam o combo estadia + aventura, pois disponibiliza camping, uma área com pequenas cabanas.

Há outras pousadas e hotéis na Ilha dos Frades, então é bom pesquisar os melhores preços e condições antes de viajar.

Gostou de conhecer a Ilha dos Frades?

Ilha dos Frades
Crédito: Ruby Augusto (Flickr)

Para quem já viajou para a Bahia, mas não conhece todas as ilhas do arquipélago da Baía de Todos os Santos, ou para quem nunca esteve nesse estado nordestino, o local é perfeito para dias de descanso.

Dessa forma, desfrute de uma natureza bem preservada, mergulhe na praia com selo da Bandeira Azul, embarque em passeios por via marítima, percorra Madre de Deus sem pressa. 

Assim, permita que a Ilha dos Frades também se torne sua ilha queridinha assim como se tornou para os soteropolitanos. 

Inclua hoje mesmo em seu roteiro de viagem uma visita à Ilha dos Frades!

E continue sempre acompanhando as novidades do Viagem Club, com muita informação de qualidade e posts interessantes para você! 

Perguntas e Respostas

Quanto custa para entrar na Ilha dos Frades?

Se for por catamarã, é preciso pagar R$25 ao desembarcar na Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Já no Terminal Marítimo de Madre de Deus, o valor cobrado é R$5 para fretar um barco.

O que fazer na Ilha dos Frades à noite?

Depois do passeio e de apreciar o pôr do sol, é hora de curtir a vida noturna. Na Ilha dos Frades há bares com boa música e bebida. Aproveite, porque há lugares em que a curtição começa cedo, logo após o sol ir embora.

Quantas praias têm na Ilha dos Frades?

São 15 praias em torno da Ilha dos Frades, em Salvador, sendo que a praia da Ponta de Nossa Senhora, praia do Loreto, Tobar, Viração e Paramana, são consideradas as mais importantes.