Vai viajar para Porto Seguro e pretende conhecer o Marco do Descobrimento? Pois aqui contaremos tudo o que você precisa saber sobre o destino.
Porto Seguro (BA) tem fama por suas belas praias e ótimas festas à beira-mar, não é mesmo?
Mas a cidade também tem importância única para nossa história: foi lá que os portugueses desembarcaram em 1500 e deram início a nossa história oficial. E muito disso ainda tem registro físico no Centro Histórico de Porto Seguro.
Um exemplo disso é o Marco do Descobrimento.
Hoje vamos falar sobre essa atração turística instalada na Cidade Alta. Afinal, com cinco séculos de história, trata-se simplesmente do monumento mais antigo do Brasil.
Por isso, então, vale a pena separar umas horinhas e incluir o local no seu roteiro quando for para esse destino tão cobiçado!
Localização
Onde fica?
O Marco do Descobrimento fica em Porto Seguro (BA), na Cidade Alta. Também costuma-se chamar o ponto de Cidade Histórica de Porto Seguro. O endereço é Rua Dr. Antônio Ricaldi, 549.
Lugares próximos
- Igreja Nossa Senhora da Misericórdia (50 metros);
- Casa da Câmara e Cadeia (50 metros);
- Casa da Lenha (1,9 km).
No Centro Histórico de Porto Seguro, um monumento registra o Descobrimento do Brasil
Há muitas discussões sobre o nosso ‘descobrimento’, mas se considerarmos a história oficial, aquela que trata da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, logo seremos remetidos a Bahia, e mais precisamente ao Centro Histórico de Porto Seguro. É lá que fica o Marco do Descobrimento.
O Marco do Descobrimento é uma pedra trazida pelos portugueses no início da colonização.
Há versões distintas sobre quando ela teria chegado ao local – uma delas cita 1501 e diz que a pedra ganhou o nome de Marco de Touros; outra, 1503, em viagem que foi comandada por Duarte Coelho; e há ainda uma teoria que aponta que a pedra foi colocada “apenas” em 1535, por Pero Campos de Tourinho.
A única certeza é que se trata do monumento mais antigo que se tem notícia no país!
A peça tem um total de 1,62 metro de altura.
A largura, por sua vez, é de pouco mais de 32 centímetros. Além disso, ela tem uma característica marcante: a ilustração de uma cruz da Ordem de Cristo em um de seus lados. No outro foi esculpido o escudo português em relevo.
Depois de séculos exposto, mais recentemente o Marco do Descobrimento ganhou uma proteção transparente.
Quais são os prós e contras de ir ao Marco do Descobrimento?
Com toda certeza, a maior parte do turismo a Porto Seguro (BA) tem como foco curtir as praias, o mar, as festas e outras atrações típicas dessa região litorânea.
Mas a cidade tem importância ímpar na História do Brasil. Por isso, quem vai para lá precisa dedicar um tempinho para conhecer o Centro Histórico de Porto Seguro.
Dito isso, vamos tratar das coisas legais – e das ressalvas – para quem se propõe a fazer o passeio:
Pontos positivos
- Chegar ao Centro Histórico é simples, e pode-se explorá-lo praticamente na íntegra em poucas horas e fazendo passeio a pé;
- Além do próprio monumento, há muitas atrações turísticas no entorno do Marco do Descobrimento. A Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, por exemplo, é a mais antiga do Brasil e fica bem em frente;
- O lugar tem uma vista incrível do mar de Porto Seguro;
- O Marco do Descobrimento e todo o Centro Histórico de Porto Seguro é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) desde 1968. E conhecer tudo isso é de graça.
Ponto negativo
- Além de estar protegida por um acrílico, a pedra trazida pelos portugueses há cinco séculos também se mantém afastada do público por uma área demarcada por correntes – nada que tire seu brilho, mas no fim das contas o marco inicial do país ficou mais intangível ao público.
Vale a pena conhecer o Marco do Descobrimento?
Se você está passeando por Porto Seguro (BA), uma visita ao local é aquele tipo de roteiro que merece, sim, ter sua atenção.
Isso porque muito da nossa história de séculos e da relação com Portugal está registrada lá, em cada monumento e construção.
O Centro Histórico de Porto Seguro possui algumas das construções mais antigas do país. O Marco do Descobrimento é simplesmente o primeiro monumento destas terras.
Assim, vale muito aquela selfie ao lado dele – e ainda dá pra escolher se você quer uma igreja do início do século 16 ou o mar de Porto Seguro como fundo!