Roteiro de 5 Dias em Porto Seguro: Como Aproveitar Melhor?

Você está buscando um roteiro de 5 dias em Porto Seguro para aproveitar cada minuto? Então, você está no lugar certo!

Ah, Porto Seguro…

Porto Seguro é um dos lugares mais cobiçados pelos turistas. Suas praias paradisíacas, o verde intenso de suas matas e seus centros históricos espalhados por todo o município estão entre os principais responsáveis por tal comoção.

O município, situado na região sul da Bahia, mais precisamente na Costa do Descobrimento, é um dos principais pontos turísticos do estado do nordeste. Assim, atrai milhares de visitantes ao longo do ano.

E se você é um desses visitantes que sonham em conhecer Porto Seguro, seja para curtir a agitação das festividades locais ou para passar férias mais tranquilas em família, vai gostar de conhecer nosso roteiro de 5 dias em Porto Seguro.

Vamos lá?

Por que passar 5 dias na cidade de Porto Seguro?

Muitos decidem passar apenas 3 dias em Porto Seguro. Isso se dá por conta de agendas mais apertadas ou por uma questão de economizar.

Entretanto, passar poucos dias na região pode comprometer a experiência do visitante com o local.

O curto período inviabiliza a ida para locais um pouco mais distantes, que necessitam de uma hospedagem à parte para você poder aproveitar por completo.

Se pararmos para pensar, passar 3 dias em Porto Seguro com o intuito de economizar não é uma boa ideia.

Afinal, os gastos com hospedagem, alimentação, locomoção e os poucos passeios ainda serão necessários, o que acaba não fazendo sentido algum.

Por isso, consideramos uma viagem de, pelo menos, 5 dias como a mais indicada para aqueles que desejam conhecer os principais pontos turísticos do local com certa folga, podendo utilizar um dia somente para descansar.

Posts Relacionados

Roteiro de 5 dias em Porto Seguro: o que fazer em cada dia?

Montamos um roteiro de 5 dias em Porto Seguro para você curtir, dia a dia, as atrações.

Primeiro, vamos mostrar cada dia de forma resumida. Em seguida, você poderá conferir o que cada atração tem a oferecer.

Prepare-se e vamos lá!

Primeiro dia

Praia de Mundaí
Fonte: Allan Lima (Flickr)

Ao chegar em Porto Seguro, o ideal é visitar a Praia do Mundaí, principalmente por conta de sua localização estratégica.

Em seguida, aproveite para descansar e almoçar no Colher de Pau.

Então, faça uma caminhada bem tranquila pela areia fofa, sentido a brisa marítima, até chegar na Praia de Taperapuã.

Segundo dia

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Acorde bem cedo e dirija-se para Trancoso, a fim de aproveitar as principais praias da região e um pouco da tranquilidade oferecida pelo Quadrado, além de conhecer um pouco mais sobre a história do distrito e sua importância.

Logo em seguida, siga em direção a Arraial d’Ajuda e conheça as praias mais belas da Bahia e suas falésias antes de se aventurar no Arraial d’Ajuda Eco Parque, um dos maiores parques aquáticos da América Latina.

Terceiro dia

Centro Histórico de Porto Seguro
Fonte: Lázaro Roberto de Menezes (Flickr)

Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre a história de um dos municípios mais importantes da história do nosso país aproveitando o conteúdo disponibilizado no Centro Histórico de Porto Seguro.

Lá, você vai conhecer um pouco mais a fundo a influência da cultura portuguesa sobre os Tupiniquins que aqui residiam.

Depois de saciada a sede pela história do país, chegou a hora de aproveitar o grande número de drinks oferecidos na Passarela do Descobrimento.

Por fim, caso a fome venha a se fazer presente, aproveite para saciá-la nos restaurantes presentes no “O Beco”.

Quarto dia

Praia de Coroa Vermelha
Fonte: Julye Marley (Flickr)

Durante o seu quarto dia desse roteiro de 5 dias em Porto Seguro, você pode realizar um passeio praieiro, conhecendo as praias de Curuípe e Coroa Vermelha.

Como esse passeio é mais longo, o recomendado é que você o faça de carro, para que você não se canse tanto.

Quinto dia

Praia de Mundaí
Fonte: Tainã Alves Fagundes (Flickr)

O último dia pode ser marcado pelo retorno à Praia do Mundaí, para se despedir desse pequeno pedaço do paraíso.

Se sobrar tempo, vale visitar também o Parque Marinho de Recife de Fora, que fica a 9km do centro.

Ao retornar, curta banhos de piscina presentes em sua pousada ou hotel antes de subir ao seu quarto e se preparar para o fim da viagem que se aproxima.

O que fazer em Porto Seguro: conheça cada local do seu roteiro

Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro
Fonte: Lázaro Roberto de Menezes (Flickr)

O vilarejo de Nhoesembé, como era conhecido antigamente, é uma cidade histórica fundada pelos portugueses no ano de 1535, ou seja, 35 anos após o descobrimento do Brasil.

O local foi de grande importância para os portugueses na época, pois poucos anos depois do descobrimento do país, a pequena cidade foi um dos maiores centros comerciais e econômicos do país. Com isso, tornou-se cada vez mais importante e relevante.

Muitos artefatos históricos e antigas construções se perderam com o passar do tempo, mas o local ainda conta com um acervo incrível disponibilizado aos visitantes pelo Museu de Porto Seguro, mas isso não é tudo.

O local também conta com duas igrejas, ambas em perfeito estado de conservação, algumas pequenas casas que sobreviveram ao passar das eras e as ruínas que ali permanecem de uma antiga escola seminarista, além do Marco do Descobrimento.

Passarela do Descobrimento

Passarela do Descobrimento
Fonte: Porto Seguro (Flickr)

A Passarela do Descobrimento, também conhecida como Passarela do Álcool, é um dos principais centros boêmios de Porto Seguro.

O local oferece diversas barracas, espalhadas por toda a extensão da rua, que servem diversos tipos de drinks, dos mais conhecidos aos exclusivos da localidade.

Com a chegada da noite, o lugar ganha uma aura ainda mais agitada, com a abertura de ainda mais barracas, oferecendo outros tipos de drinks e artesanatos diversos, além de alguns ateliers de arte que também marcam presença.

Moradores da região e turistas se juntam para dar toda essa vida ao ponto turístico, criando um ambiente totalmente descontraído e divertido.

Há também opções para aqueles que buscam por comidas de altíssimo nível, como “O Beco”, uma travessa situada ao fim do trajeto da Passarela do Álcool.

Nessa parte da passarela há uma boa quantidade de restaurantes e bares especializados na gastronomia local, além de estabelecimentos mais sofisticados para os amantes de comidas “gourmetizadas”.

Praia de Taperapuã

Porto Seguro em março - Praia de Taperapuã
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Considerada uma das melhores praias de Porto Seguro, a Praia de Taperapuã (ou Praia de Taperapuan) consegue agradar tanto aqueles que buscam pela agitação que é marca registrada de Porto Seguro, quanto aqueles que buscam um retiro na natureza para descanso e repouso.

A praia possui uma beleza exuberante, com suas areias brancas que contrastam perfeitamente com as águas de um azul cristalino imponente, além dos belíssimos coqueiros que também marcam sua presença nesse verdadeiro pedaço do paraíso.

A praia conta com um número grande de barracas espalhadas por toda a sua extensão.

Assim, oferece um verdadeiro tesouro gastronômico, além de diversos comerciantes que por ali passam, comercializando cangas, chapéus de palha, colares e outros itens.

Uma das dicas mais interessantes para aqueles que desejam ter uma das melhores experiências no local é acompanhar o pôr-do-sol no fim de tarde na praia.

É simplesmente espetacular.

Praia de Coroa Vermelha e suas diversas faces

Praia de Coroa Vermelha
Fonte: Julye Marley (Flickr)

A Praia de Coroa Vermelha é um dos locais mais belos e interessantes. Por isso, fizemos questão de inclui-lo nesse roteiro de 5 dias em Porto Seguro.

O local serviu de palco para o início da colonização portuguesa, em 1500.

Os tupiniquins que ali viviam foram forçados a abdicar de suas crenças e valores por conta de seus novos conquistadores, quando ocorreu a primeira missa católica da história do Brasil.

É possível ver diversas estátuas de índios e de figuras portuguesas, também. Isso se dá graças ao Museu Indígena, que fica localizado na própria Praia de Coroa Vermelha.

Se não bastasse toda a riqueza histórica que preenche o ponto turístico, o local ainda apresenta belas águas cristalinas que contrastam com as belíssimas matas verdejantes ao seu entorno.

Além disso, suas areias brancas abrigam uma grande quantidade de barracas com o que há de melhor da gastronomia local.

Já na área urbana próxima da praia é possível encontrar uma grande variedade de itens de artesanatos indígenas, como bolsas, chapéus, pulseiras, colares, entre outros.

Praia de Curuípe

Praia de Curuípe
Fonte: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

A Praia de Curuípe é uma das praias mais tranquilas e estratégicas de Porto Seguro.

O motivo da praia ser considerada estratégica está diretamente ligada à sua localização, ficando bem próxima do Centro de Porto Seguro e do aeroporto do local.

A praia é extremamente vazia, recebendo pouquíssimas visitas dos turistas, o que a torna o local ideal para aqueles que buscam paz e sossego durante sua estadia no município.

Suas marés baixas potencializam ainda mais a tranquilidade da praia, formando pequenas piscinas naturais e sendo, sim, próprias para banhos.

Quadrado de Trancoso

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Tido como uma das áreas mais importantes da história do Brasil, o Quadrado de Trancoso também conta com uma vida urbana bastante agitada, além de ter um dos melhores centros comerciais de todo o município de Porto Seguro.

No Quadrado, é possível encontrar um ambiente bastante tranquilo e de clima familiar durante o dia.

Aqui, você tem a possibilidade de fazer uma visita à Praia dos Coqueiros e a Igrejinha do Quadrado, uma das construções históricas mais incríveis de se visitar no distrito de Porto Seguro.

Durante a noite, as diversas casinhas coloridas que se encontravam fechadas durante o dia, ganham uma nova energia ao darem vida a bares, restaurantes e alguns comércios de artesanatos.

Diferente do período matutino, a aura noturna da cidade adquire mais agitação. Ou seja, tem muita música, bebidas de diversos tipos e sabores, além de muitas risadas e boas conversas.

É o tipo de lugar que você conhece e nunca mais esquece.

As melhores praias de Trancoso

Praia dos Nativos
Fonte: Hayner Nascimento (Flickr)

É impossível resumir um lugar tão impressionante como Trancoso apenas ao Quadrado. Afinal, o distrito ainda conta com praias belíssimas, praias essas consideradas as mais amadas de todo o estado baiano.

Algumas das praias da região acabam se sobressaindo um pouco mais que as outras.

Assim, um caso disso pode ser visto com a Praia dos Nativos, que se torna um dos principais pontos de encontro para aqueles que desejam uma experiência mais animada em Trancoso.

A praia conta com diversos Beach Clubs, ideais para aqueles que não resistem a uma balada. Ou seja, é o ponto turístico favorito dos jovens viajantes.

Enquanto isso, a Praia dos Coqueiros ganha o manto de ser um lugar mais reservado.

Diante disso, a praia localizada bem próxima do centro da cidade é ideal para as férias com toda a família.

Um clima bastante agradável acompanhado da brisa marítima e muita tranquilidade? Sim, você encontra na Praia dos Coqueiros.

Por outro lado, a praia ganha ares bem mais festivos durante as festas de fim de ano.

As festas produzidas na área são incríveis, mas nada se compara ao Café de La Musique.

O evento conta com a presença de DJs nacionais e internacionais na line up.

Ademais, sua proximidade com o centro e os eventos da alta temporada são os principais responsáveis pela lotação da praia, além do clima festeiro incorporado.

Arraial d’Ajuda Eco Parque

Arraial D'Ajuda Eco Parque
Fonte: Ana Claudia Amarante (Flickr)

Arraial d’Ajuda e Trancoso são os principais distritos de Porto Seguro. Assim, recebem a visita de milhares de turistas.

Devido a esse ponto, se torna impossível indicar um ponto específico sem indicar o outro.

Dizer que Arraial d’Ajuda é um lugar de belezas incontáveis seria extremamente redundante. Afinal, todos já temos ciência de suas praias belíssimas de águas cristalinas, areias brancas e falésias imponentes.

E é justamente por isso que nós decidimos focar em um dos passeios mais incríveis que o distrito tem a oferecer.

O parque aquático Arraial Eco Parque é um dos pontos turísticos mais interessantes e divertidos de Porto Seguro.

O local conta com uma infraestrutura incrível. Estamos falando do melhor parque aquático de toda a América Latina.

Certamente, o parque garantirá fortes emoções a quem quer que o visite, levando consigo uma das experiências mais divertidas e empolgantes de todo o município.

Praia do Mundaí

Praia de Mundaí
Fonte: Tainã Alves Fagundes (Flickr)

É normal sentir-se cansado ao sair de uma longa viagem. Com a indisposição e o cansaço, fica quase impossível encontrar forças para começar a rotina de passeios durante sua estadia. Entretanto, a Praia do Mundaí pode facilmente reverter esse conceito.

Situada a apenas 4 quilômetros do centro de Porto Seguro, a Praia do Mundaí é o melhor ponto turístico para se visitar primeiro, pois além da proximidade, a praia é consideravelmente tranquila.

Além disso, a areia fofa e a água morna intensificam ainda mais o conforto do visitante.

E caso curtir esse pequeno pedaço do paraíso após uma longa viagem deixe você com o estômago roncando, ao invés de retornar ao seu hotel ou pousada, prefira visitar o restaurante Colher de Pau.

Estamos falando de um dos melhores destinos para quem deseja saborear uma comida de boa qualidade.

O restaurante possui uma área externa bastante agradável para aqueles que desejam uma ótima experiência gastronômica à beira-mar.

Além disso, sua área interna climatizada é bastante aconchegante, dando um clima luxuoso à cabana.

O cardápio do restaurante dispensa apresentações. Você vai encontrar peixes com diversos acompanhamentos, casquinha de siri e moqueca baiana.

Certamente, vale a pena visitar um dos melhores espaços gastronômicos de frutos do mar em Porto Seguro.

Parque Marinho de Recife de Fora

Parque Marinho de Recife de Fora
Fonte: Marcio Bianchi (Flickr)

Apesar dos inúmeros estilos de passeios disponibilizados em Porto Seguro, o Parque Marinho de Recife de Fora certamente será o passeio mais imersivo que você fará durante sua visita ao município baiano.

Dividido entre o deslocamento de barco e o mergulho, o passeio dura em torno de 4 horas, o que é suficiente para se deliciar com todo o esplendor do mar e sua vida marítima.

Durante o mergulho, não é nem um pouco difícil ver um cardume de peixinhos coloridos ou mesmo um ouriço do mar surgindo por entre as pedras para dar as boas-vindas.

O passeio é simplesmente fantástico e garante total imersão ao mundo aquático de Porto Seguro.

Contudo, é sempre bom lembrar que há profissionais no barco para auxiliar diante de qualquer contratempo.

Alternativas de passeios

Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira
Fonte: Mandy Canhestro (Flickr)

Veja, em seguida, outros locais que você também pode querer incluir no seu roteiro:

  • Reserva Indígena da Jaqueira;
  • Rio João de Tiba;
  • Santa Cruz Cabrália;
  • Rio Caraíva;
  • Rio Buranhém.

Certamente, opções não faltam nesse destino brasileiro que só reserva surpresas para quem o visita.

Gostou do nosso roteiro de 5 dias em Porto Seguro?

Porto Seguro é um dos lugares mais belos do Brasil. Suas paisagens de tirar o fôlego e sua relevância cultural o tornam um dos melhores para se visitar.

Tendo isso em mente, a certeza de que seus 5 dias inseridos nesse universo quase mágico será um dos melhores de sua vida é iminente.

Se quiser saber um pouco mais sobre Portou Seguro ou outros municípios incríveis espalhados pelo país, não deixe de acompanhar os principais artigos aqui no Viagem Club.

Então, comece agora mesmo a planejar seu roteiro de 5 dias em Porto Seguro e boa viagem!