Parque Lago Azul

Parque Lago Azul em Curitiba: Vale a Pena? Como Aproveitar?

Vale a pena visitar o Parque Lago Azul em Curitiba? Confira, em seguida, as melhores dicas de como aproveitar o ponto turístico.

Localizado entre os bairros Ganchinho e Umbará, na região do município de Araucária, o Parque Lago Azul é um dos parques mais belos e incríveis de Curitiba.

O enorme lago que dá nome ao local é simplesmente fantástico e consegue contrastar perfeitamente com a bela vegetação verdejante do espaço.

Com construções que remetem o visitante a uma viagem de volta aos anos 1940, o parque também conta com diversas estruturas públicas, capazes de gerar ainda mais comodidade às pessoas que decidem curtir um dia de muita paz e tranquilidade ao lado da família ou dos amigos.

Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais a fundo a antiga “praia” dos curitibanos.

Localização

Onde fica?

O Parque Lago Azul está localizado na Rua Colomba Merlin, 476, Umbará, Curitiba – PR.

Lugares próximos

  • Parque Barigui (28,9 km);
  • Parque São José (18,7 km);
  • Aeroporto Internacional Afonso Pena (20,7 km).

Como chegar?

O Parque Lago Azul é de super fácil acesso e o melhor de tudo é que você não precisará do carro para chegar até ele. A menos que você queira, é claro.

Um dos jeitos mais práticos, e baratos, de se chegar ao local, é de ônibus. No centro da cidade, o visitante deverá pegar o ônibus Pinheirinho/Carlos Gomes (Linha Verde).

O ônibus seguirá pela Rua Nicola Pellanda e o visitante deverá saltar na esquina com a Rua Colomba Merlin.

Parque Lago Azul: saiba como aproveitar a antiga “praia” dos piás curitibanos da melhor forma possível

Parque Lago Azul
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

O Parque Lago Azul, como é conhecido atualmente a propriedade da família Segalla, é um dos pontos mais importantes para aqueles que decidem curtir uma tarde de clima londrino característico da cidade ao lado da família.

Mas será que o passeio realmente é tão incrível quanto parece?

Nós, do Viagem Club, decidimos trazer diversos pontos que o ajudarão a saber a melhor forma de aproveitar o Parque Lago Azul.

Agora que você conheceu algumas das principais curiosidades do local, chegou a hora de conhecer algumas das melhores maneiras de curtir o Parque Lago Azul em Curitiba.

1. Aprecie a tranquilidade do local

Sabemos que Curitiba é um dos destinos mais apaixonantes do Brasil. O clima ameno e a bela arquitetura da cidade fazem da capital paranaense um dos locais mais visados pelos turistas do país.

Com isso em mente, que lugar conseguiria expressar todas essas qualidades melhor que o Parque Lago Azul?

O parque conta com uma vasta área de 128,500 metros quadrados, rodeados por belos jardins e árvores majestosas, que ajudam a criar um panorama sem igual. Além disso, o enorme lago, que dá nome ao parque, aumenta ainda mais o nível de tranquilidade e comodidade do parque.

O Parque Lago Azul também conta com um belíssimo mirante de madeira em seu ponto mais alto. De lá, é possível apreciar a bela vista do lago.

Para chegar ao mirante, é necessário percorrer uma pequena trilha dentro do bosque. A trilha em si é bastante tranquila e pode ser percorrida sem quaisquer problemas.

2. Faça um delicioso piquenique no Parque Lago Azul

Curtir o ar livre e a total liberdade oferecida pelo parque são alguns dos principais motivos que o levaram a escolher o local como ponto de visita.

Por que não aproveitar toda a comodidade oferecida pelo ambiente para realizar um delicioso piquenique em família?

O clima e a bela paisagem do local são extremamente propícios para tais atividades. Nunca foi tão prazeroso curtir uma refeição ao ar livre quanto no Parque Lago Azul.

Para os amantes de uma boa churrascada, é válido lembrar que o parque conta com diversas churrasqueiras espalhadas por sua extensão.

As churrasqueiras são cobertas por telhas de barro e possuem bancos para acomodar seus visitantes com algum conforto.

3. Conheça o Bistrô Lago Azul

Se você é uma daquelas pessoas que adora fazer uma boquinha durante seu passeio, fique tranquilo, pois é possível apreciar diversos pratos de muita qualidade no Bistrô Lago Azul.

O Bistrô Lago Azul oferece uma experiência surpreendente para um espaço público e se destaca por oferecer pratos de muita qualidade por um precinho bastante acessível.

A antiga casa-sede do século XX é um dos espaços mais visitados pelos turistas que passam pelo Parque Lago Azul.

Sua rica história e seu visual que remete diretamente à década de 1940 são alguns dos chamativos mais interessantes do local.

Um dos pratos que mais encantam os muitos clientes que passam por lá é a Alcatra Grelhada da casa, que é simplesmente espetacular.

Portanto, se você decidir dar uma passada pelo Bistrô, não deixe de experimentar esse prato delicioso.

4. Brinque com as crianças no parquinho do local

Se você pretende viajar com toda a família e está preocupado com o espaço ideal para as crianças, saiba que o Parque Lago Azul conta com um amistoso parquinho de madeira para entretenimento infantil.

O parquinho é ideal para deixar seus filhos brincarem despreocupados.

Lá, é possível encontrar diversos brinquedos, como gangorras, escorregas, balanços e muito mais.

Além disso, mesmo que isso não seja um diferencial tão interessante assim, o design rústico ajuda a compor o belo visual do local – além de aumentar consideravelmente a comodidade dos visitantes.

5. Visite o Moinho de Milho do Parque

Sem dúvidas, o moinho de milho do Parque Lago Azul é um dos pontos turísticos mais apreciados pelos turistas do local.

Muito utilizado nas décadas de 1960 e 1970, o moinho de milho do local acabou tendo sua funcionalidade comprometida ao longo dos anos.

Contudo, com a revitalização do parque e da abertura do mais novo ponto turístico curitibano, o moinho foi revitalizado e hoje é uma das principais atrações do local.

Por isso, se você pretende conhecer o que há de melhor no Parque Lago Azul, não deixe de conhecer o moinho de milho do local.

Quais são os prós e contras do Parque Lago Azul em Curitiba?

Parque Lago Azul
Fonte: The Cities (Flickr)

O Parque Lago Azul, como dissemos ao longo de todo o artigo, é um dos locais mais belos de toda a cidade de

Curitiba. Sua vasta área verdejante e o imenso lago que enriquece, ainda mais, a beleza do local, são o suficiente para fazerem seu passeio valer a pena.

Contudo, existem alguns pontos que você deve se atentar antes de visitar esse ponto turístico.

Como você bem deve saber, Curitiba é bastante conhecida pelo seu clima imprevisível, podendo apresentar diversas alterações em apenas um único dia. Com isso, é possível dizer que as chuvas no local são constantes.

Claro que visitar um espaço aberto em dias de chuva pode ser bastante frustrante e, acredite, isso é mais comum do que parece.

Por isso, é sempre importante ficar atento às mudanças climáticas e, principalmente, a previsão para o dia em que desejar visitar esse pequeno pedaço do paraíso.

Mas, afinal, vale a pena visitar o Parque Lago Azul?

Parque Lago Azul
Fonte: Cristian Pedroso (Flickr)

Depois de comentarmos sobre algumas curiosidades super interessantes sobre o Parque Lago Azul e darmos algumas dicas de ouro de como tirar melhor proveito de sua visita, chegou a hora de saber se fazer uma visita ao parque realmente vale a pena.

Bem, o parque conta com uma área bastante extensa, além de extremamente bela.

Sendo assim, para aqueles que apreciam uma experiência ao ar livre, a fim de contemplar o que há de mais belo na capital do Estado do Paraná, sem dúvidas o Parque Lago Azul é uma excelente pedida.

O parque conta com uma ótima estrutura e dificilmente você se verá em uma situação onde precisará deixar o local para procurar alguma coisa. Isso faz com que seus visitantes se sintam extremamente acolhidos e confortáveis no lugar.

Portanto, se você tinha alguma dúvida sobre o nível de entretenimento do parque, esperamos que agora você tenha absoluta certeza de que, sim, o Parque Lago Azul é muito digno da sua visita.

Veja mais dicas para tornar sua viagem à Curitiba ainda melhor!