Praça da Espanha

Praça da Espanha em Curitiba: Vale a Pena? Como Curtir?

Você está montando seu roteiro, procurando por pontos turísticos da capital do Paraná e quer saber se vale a pena conhecer a Praça da Espanha, em Curitiba?

Confira a resposta para essa e outras perguntas em nosso artigo super completo sobre um dos locais mais fascinantes de Curitiba!

Conhecer a Espanha é o sonho de muitos brasileiros. O país é a união perfeita entre sofisticação, oportunidades e muita beleza. Não é à toa que o país é um dos mais buscados pelos brasileiros para intercâmbios.

Por isso, nós, do Viagem Club, decidimos falar sobre um lugarzinho incrível localizado em Curitiba que nos dá um breve vislumbre do país europeu. Senhoras e senhores, hoje falaremos sobre a Praça da Espanha.

Localizada no coração de Curitiba, a Praça da Espanha conta com um grande acervo cultural, mantendo acesa toda a tradicionalidade da cultura espanhola, seja nas obras literárias ou nas inúmeras atrações artísticas realizadas no local.

A área de 6.500 metros quadrados oferece aos visitantes uma experiência bastante imersiva, contando com atividades e atrações que gostam de brincar com todos os sentidos dos turistas e curitibanos.

Mas, afinal, será que a Praça da Espanha, em Curitiba, de fato, faz jus a toda essa fama? Bom, isso é o que nós descobriremos.

Por enquanto, falaremos sobre alguns pontos super interessantes que podem despertar ainda mais o seu interesse pela área urbana.

Localização

Onde fica a Praça da Espanha?

A Praça da Espanha está localizada na Rua Coronel Dulcídio, entre os bairros Bigorrilho e Batel, Curitiba – PR.

Locais próximos

Praça da Espanha, em Curitiba: 3 atrações incríveis que você precisa conhecer durante a sua visita ao local

Praça da Espanha
Fonte: patricia alegri (Flickr)

Há algumas décadas, a Praça Espanha, em Curitiba, era incorporada pelas cores vermelha e amarela, que remetiam diretamente à bandeira do país europeu.

Apesar das cores terem sido substituídas pelo cinza e pelo verde, isso não significa que a praça tenha ficado “menos” espanhola.

Na verdade, toda a essência e cultura do país foram mantidos e, para a alegria dos visitantes, todas as atrações e eventos realizados no local possuem entrada franca.

Por isso, decidimos separar 3 atrações incríveis que você precisa conhecer durante sua visita à Praça da Espanha.

1. Farol do Saber Miguel de Cervantes

Considerado como um dos nomes espanhóis mais influentes na literatura, Miguel de Cervantes foi um dos principais romancistas e dramaturgos castelhanos de sua época.

Por isso, nada mais justo que imortalizar a memória e as ilustres obras do autor em um espaço simplesmente mágico, como é o caso do Farol do Saber.

Ocupado anteriormente pela Casa Leitura Miguel de Cervantes, o espaço foi reformado e reorganizado no ano de 2016 para comportar outras incríveis atrações.

Além do grande acervo literário, o espaço também conta com diversas outras programações, voltadas para diversas manifestações artísticas, como dança, música, circo, cinema e teatro.

Um dos pontos que mais chamam a atenção no farol é a grande quantidade de obras literárias espanholas.

Os livros servem como uma singela homenagem para alguns dos autores mais influentes da Espanha, assim como Miguel de Cervantes, que é reconhecido mundialmente pela criação da obra Don Quixote de la Mancha.

Além de toda a bagagem cultural que preenche o lugar, outro ponto que merece destaque é a belíssima vista do topo do farol. De lá, é possível contemplar o belo panorama do coração da capital paranaense.

Uma experiência de tirar o fôlego!

2. Feira de Antiguidades

Se você é um aficionado por antiguidades ou qualquer conteúdo relacionado a materiais clássicos, certamente você precisa conhecer a incrível Feira de Antiguidades de Curitiba.

Realizada todos os sábados, de 10h às 17h, a pequena feirinha é composta por 11 barracas, que contam com profissionais de diversas áreas distintas, como restauradores, colecionadores, entusiastas e muitos outros.

Lá, é possível encontrar uma grande quantidade de itens que não fazíamos nem ideia de que existiam, ou para que serviam. Esse, na verdade, é um dos grandes encantos das feiras de antiguidade.

Apesar do número de barraquinhas parecer limitado, a verdade é que, devido à grande variedade de objetos e artigos colecionáveis, é quase impossível não passar algumas boas horas contemplando todo aquele acervo de tempos remotos.

Contudo, nenhuma outra atração do local é tão marcante quanto à exposição de carros antigos.

Além disso, caso você queira recarregar suas energias, é possível parar em um dos muitos restaurantes e bares presentes no local.

Afinal, é quase certo que você também irá querer parar para fazer uma boquinha, não é mesmo?

3. Empório Soho

Não é de hoje que Curitiba vem apostando no “turismo gastronômico”. Por isso, por que não falamos de um dos eventos gastronômicos mais incríveis da capital do Estado do Paraná?

O Empório Soho é um evento gastronômico realizado na Praça da Espanha.

O evento que rola durante todo o fim de semana é recheado de deliciosas iguarias e novidades simplesmente fantásticas. O evento é ideal para aqueles que desejam experimentar o que há de melhor na culinária curitibana, além de deliciosas combinações.

Vale lembrar que o evento acontece em determinado período do ano. Contudo, caso você seja agraciado com essa sorte, não deixe de comparecer ao local.

emos certeza de que você não irá se arrepender.

Praça da Espanha: prós e contras do local

Praça da Espanha
Fonte: Antônio A. Huergo de Carvalho (Flickr)

Como vimos ao longo de todo o artigo, a Praça da Espanha pode, facilmente, ser considerada uma das áreas urbanas mais badaladas de todo o Brasil.

O local conta com uma beleza singular, além de diversas atrações incríveis que enriquecem ainda mais a experiência dos visitantes com a praça.

É simplesmente impossível não sair maravilhado com as inúmeras experiências culturais adquiridas durante o passeio.

Contudo, vale lembrar que o passeio pode se tornar um tanto repetitivo. Afinal de contas, estamos falando de uma praça.

Apesar de toda a bagagem cultural adquirida no local ser algo de valor inestimável, não podemos dizer que o passeio deve ou pode ser feito com alguma frequência, pois mesmo que os atrativos do local sejam simplesmente fantásticos, eles permanecem limitados.

Além disso, é possível notar uma quebra de status quo quando a noite cai e os problemas na estrutura da praça começam a surgir.

Vale a pena visitar a Praça da Espanha? Confira nosso veredito sobre o passeio

Praça da Espanha
Fonte: Guilherme Bettega (Flickr)

Sem dúvidas, a Praça Espanha é um lugar de tirar o fôlego. Suas atrações expressam o que há de melhor na cultura espanhola. Mas, será que essa viagem cultural é o suficiente para fazer seu passeio valer a pena?

Apesar de termos citados alguns pequenos pontos que podem incomodar em uma experiência um pouco mais aprofundada no local, a área urbana ainda é muito capaz de entreter e, principalmente, encantar qualquer pessoa que por ali passe.

A experiência enriquecedora de conhecer algumas das principais atrações da praça é algo simplesmente esplêndido. Portanto, no final das contas, vale a pena sim!