Praça Rui Barbosa

Praça Rui Barbosa em Curitiba: Vale a Pena? Como Curtir?

Vale a pena conhecer a Praça Rui Barbosa em Curitiba? E, se “sim”, como aproveitar o espaço da melhor forma possível? É sobre isso que falaremos hoje.

Considerada um dos espaços urbanos mais aquecidos de Curitiba, a Praça Rui Barbosa passou por intervenções transformadoras que a ajudaram a atingir esse status.

A praça é um dos principais pontos de conexão com os transportes públicos da capital paranaense e, além disso, conta com uma extensa variedade de comércios.

Sua ótima localização e sua exímia estrutura são os grandes atrativos da praça, principalmente para os curitibanos que decidem curtir uma maravilhosa tarde ensolarada nos arredores da praça.

Mas será que todos esses pontos são o suficiente para você reservar um pouco do seu tempo para visitar a praça?

Pensando nisso, nós, do Viagem Club, decidimos trazer todos os principais pontos que você precisa conhecer sobre a Praça Rui Barbosa, antes de visitá-la.

Leia também sobre como criar um bom roteiro de 3 dias em Curitiba.

Localização

Onde fica a Praça Rui Barbosa?

A Praça Rui Barbosa está localizada no Centro de Curitiba, cercada pela Rua da Cidadania Matriz, Curitiba – PR.

Locais próximos

  • Instituto de Identificação do Paraná (1,3 km);
  • Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe (2,1 km);
  • Praça General Osório (1 km);
  • Rua das Flores (1,3 km).

Praça Rui Barbosa em Curitiba: confira 3 coisas incríveis que você precisa fazer durante a sua visita

Como falamos anteriormente, um dos pontos positivos da Praça Rui Barbosa é a sua excelente localização.

O grande número de transportes públicos, que fazem integração com o local, e a incrível variedade de comércios, fazem da praça um dos pontos mais aquecidos de toda a capital.

Além disso, a Praça Rui Barbosa também serve como um excelente ponto de lazer, tanto para os adultos quanto para as crianças.

Mas, afinal, o que fazer durante seu passeio à Praça Rui Barbosa? Separamos aqui 3 atividades incríveis para você fazer durante a sua visita a esse ponto turístico atemporal.

1. Conheça a incrível história da Praça Rui Barbosa

Praça Rui Barbosa
Fonte: Ana Beatriz Archeleigar (Flickr)

Considerada nos dias atuais como uma das áreas urbanas mais populares e movimentadas de Curitiba, a Praça Rui Barbosa nem sempre foi assim. Na verdade, a praça nem sequer fazia parte da região central da cidade.

Durante o século XIX, mais precisamente no ano de 1913, o Largo da Misericórdia, como era conhecido até então, havia recebido sua primeira urbanização.

Nesse período, a praça passou a ser conhecida como Praça da República e ganhou um aumento consideravelmente importante de cidadãos curitibanos.

Com o passar dos anos, a Praça da República passou por diversas intervenções.

No ano de 1923, dez anos após sua primeira urbanização, a praça foi finalmente batizada de Praça Rui Barbosa, nome que homenageia o implacável jurista baiano, Ruy Barbosa.

Em 1954, a praça recebeu outra intervenção significativa. O ano marcou o início da implantação dos terminais de ônibus e do conhecidíssimo Mercado Público.

2. Faça uma visita ao Mercado Público

Mercado Público de Curitiba
Fonte: Parchen (Flickr)

Considerado como um dos estabelecimentos mais importantes presentes na Praça Rui Barbosa, o Mercado Público é recheado de itens incríveis, variedades incontáveis e um precinho bem camarada.

Inaugurado em 1997, o Mercado Central de Curitiba é um verdadeiro paraíso comercial. Com uma estrutura que mede pouco mais de 15 mil metros, o mercado possui 362 boxes de atividades diversas.

Dentro do Mercado Central, é possível conhecer a extensa variedade de produtos e alimentos comercializados. Lá, é possível encontrar desde hortifrutis e restaurantes até chaveiros e lojas de conveniência.

Os restaurantes populares do local são os estabelecimentos que mais chamam a atenção, já que é possível almoçar por apenas R$ 2,00. É ou não é a coisa mais incrível do mundo?

Sendo assim, se você decidir visitar a Praça Rui Barbosa, não deixe de conhecer o Mercado Central do local, principalmente se você é daquelas pessoas que não resiste a umas comprinhas.

3. Aprecie a beleza da Santa Casa de Misericórdia

Santa Casa de Misericórdia
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

O hospital Santa Casa de Misericórdia é o hospital mais antigo de Curitiba e um dos edifícios mais marcantes da cidade.

Inaugurada em 1880, contando com a presença de ninguém mais ninguém menos que Dom Pedro II, a Santa Casa de Misericórdia passou por algumas reformas bastante gratificantes em sua estrutura, mas respeitando totalmente a obra original.

É impossível visitar o local e não se sentir inspirado por toda a sua imponência e relevância. Afinal, o edifício é considerado como um dos mais antigos de toda a capital paranaense, quiçá do próprio Estado do Paraná.

O local foi inaugurado com apenas 4 quartos e hoje é um dos maiores hospitais da região, reformado e ampliado para acomodar mais pacientes durante a pandemia do novo coronavírus.

Praça Rui Barbosa em Curitiba: pontos positivos e negativos do local

A Praça Rui Barbosa conta com uma história simplesmente encantadora. Suas muitas formas, adotadas ao longo dos anos, são características bastante marcantes de um dos espaços urbanos que mais evoluíram com o passar do tempo.

Hoje, é possível encontrar uma área urbanizada e bastante cômoda, sendo um dos principais passatempos dos curitibanos que decidem apreciar um dia tranquilo, ou simplesmente para aqueles que decidem partir para outros destinos nas diversas linhas de ônibus do local.

Além disso, a presença do Mercado Central torna o conteúdo de visitação ainda mais completo.

Apesar de citarmos que, a Praça Rui Barbosa é, sim, um excelente ponto de lazer de Curitiba, a intensidade de ônibus que param e partem do local dão uma estranha sensação de dinamismo e inquietação.

Isso faz com que muitos turistas e até alguns curitibanos não se sintam tão inseridos no ambiente familiar e zen que a área urbana deveria ter.

As atrações da área também são bastante dinâmicas e rápidas.

Apesar do mercado público contar com uma grande quantidade de boxes, é impossível passar tanto tempo no local, já que o intenso número de pessoas tende a deixar a circulação um tanto limitada.

Mas, afinal, vale a pena visitar a Praça Rui Barbosa em Curitiba? Confira nosso veredito

A Praça Rui Barbosa é um verdadeiro marco na história de Curitiba.

A praça, que saiu de um largo totalmente à margem do centro da cidade para se tornar um dos espaços urbanos mais movimentados da capital, é um espaço simplesmente encantador.

Apesar de toda a sensação de intensa “correria” causada pelos transportes públicos do local que ali param e partem, o espaço é bastante aconchegante e é ideal para ser aproveitado e apreciado por qualquer um que decida viajar para Curitiba.

Ainda assim, não é um daqueles pontos turísticos que você realmente precisa conhecer.

Mas, vale dar uma chance de se encantar com o espaço arborizado e cheio de encantos.