Pensando em viajar para Porto Seguro em novembro? Então, confira a seguir 6 dicas de atrações para aproveitar o mês ao máximo.
Como aproveitar Porto Seguro em novembro da melhor maneira possível?
Apesar do calor, novembro é um dos meses que mais chove em Porto Seguro. Geralmente, as temperaturas variam entre 22°C e 27°C e a precipitação média é de mais de 160 mm, o que é bastante.
Mesmo assim, dificilmente você pregará dias chuvosos em sua viagem para Porto Seguro em novembro, pois a chuva costuma vir em pancadas fortes e passageiras.
De qualquer forma, lembre-se de consultar a previsão do tempo com antecedência.
Em contrapartida, com exceção do feriado, a cidade de Porto Seguro costuma estar mais vazia no mês de novembro. Por isso, é normal encontrar boas promoções de hospedagens e pacotes de viagens.
Ficou animado para viajar para Porto Seguro em novembro? Então, confira algumas opções do que fazer no litoral baiano!
1. Rio Buranhém
O Rio Buranhém fica entre Arraial d’Ajuda e Porto Seguro, formando uma fronteira natural. Embora não seja tão famoso, o passeio por esse rio é imperdível.
A foz do Rio Buranhém desemboca no mar, formando uma área alargada repleta de vida.
Porém, a nascente desse rio fica na Pedra do Cachorro, no estado de Minas Gerais. Ou seja, ele percorre quase 150 km até desaguar em Porto Seguro.
O passeio pelo Rio Buranhém começa no Píer Municipal e vai até a ilha do Pau do Macaco.
A navegação dura cerca de uma hora e é bastante tranquila.
No percurso é possível observar um estuário (transição entre rio e mar) de 12 km de extensão, com manguezais e outras espécies típicas do local.
Na ilha do Pau do Macaco você poderá experimentar uma comida deliciosa em um pequeno restaurante local e aproveitar toda a estrutura local, com redes, toalhas e almofadas sobre a grama, jogos, bote, boia e uma prainha de rio.
Esse é o lugar perfeito para relaxar!
2. Parque Nacional do Pau Brasil
O Parque Nacional do Pau Brasil está localizado a 34 km de distância do centro de Porto Seguro.
Ele possui cerca de 190 km² de Mata Atlântica preservada, com grande concentração da árvore Pau Brasil, que dá nome ao parque.
Atualmente, o Parque Nacional do Pau Brasil possui 225 espécies de aves catalogadas, sendo que mais de 40 só podem ser encontradas lá.
Além disso, a reserva abriga várias espécies de animais em extinção, como o macaco-guigó, o papagaio-chauá e a harpia, a maior águia das Américas.
Além de observar a natureza, você pode praticar algumas atividades de ecoturismo no Parque Nacional do Pau Brasil, como camping, tirolesa e trilhas.
Apesar das trilhas serem curtas e leves, elas levam a lugares incríveis, como um mirante com vista para a Mata Atlântica.
Se quiser se aventurar ainda mais, você também pode fazer as trilhas de bicicleta oferecidas pelo parque. Os percursos têm de 20 a 40 km de extensão, com diferentes graus de dificuldade.
Ao contratar o passeio você terá direito a bicicleta, capacete, água, lanche de trilha, isotônico e um guia.
Acredite: a paisagem do percurso vale muito a pena o esforço!
3. Tôa Tôa
Procurando agitação na sua viagem para Porto Seguro em novembro? Então, você vai gostar de conhecer o complexo de lazer Tôa Tôa, localizado na Praia de Taperapuan.
O Tôa Tôa oferece uma estrutura completa para você passar o dia na praia, com cadeiras, mesas, espreguiçadeiras, guarda-sol, segurança, banheiros, alimentação, salva-vidas e espaço kids.
Além disso, o estabelecimento tem uma programação diária de entretenimento para toda a família, com aulas de dança e shows de humor, por exemplo.
A noite o Tôa Tôa oferece o melhor luau de praia do Brasil, com decoração havaiana e muita música.
O evento conta com companhia de dança, banda ao vivo, DJ, mesa de frutas, open bar e aula de ritmos na pista de dança.
Sem dúvida, o luau do Tôa Tôa é um dos melhores eventos para se divertir à noite em Porto Seguro em novembro!
4. Beco das Cores
O Beco das Cores é uma viela charmosa localizada na Rua do Mucugê, no distrito de Arraial d’Ajuda.
Lá você encontra bares com música ao vivo, cachaçaria artesanal, restaurantes e lojas de artesanato, de roupas e de suvenires da região.
Sem dúvida, o Beco das Cores é um dos lugares mais aconchegantes para jantar em Porto Seguro, quer você esteja viajando em casal, com a família ou com os amigos.
5. Praia da Coroa Vermelha
A Praia da Coroa Vermelha fica a 14 km de distância de Porto Seguro, na cidade de Santa Cruz Cabrália. Ela recebeu esse nome por causa dos enormes recifes de corais de cor alaranjada presentes ali.
O melhor de tudo é que o mar da Praia da Coroa Vermelha é calmo, com águas cristalinas e mornas. Além disso, a orla é extensa, com areia branca e bem fina.
Quando a maré está baixa é possível ver os corais e uma infinidade de peixes nadando entre eles. É de tirar o fôlego!
Apesar de ser mais tranquila, a Praia de Coroa Vermelha tem uma ótima infraestrutura, com barraquinhas espalhadas por toda a orla. Então, não deixe de visitá-la quando for a Porto Seguro em novembro!
6. Praia do Mutá
Ao lado da Praia de Coroa Vermelha está localizada a Praia do Mutá, que é considerada uma das mais calmas de Porto Seguro.
O grande diferencial da Praia do Mutá é o mar. Além de ter águas cristalinas e calmas, o mar nessa região é raso.
Para você ter uma ideia, um adulto precisa caminhar cerca de duzentos metros dentro do mar para encontrar águas mais fundas.
Além disso, diferente das outras praias de Porto Seguro, ela pode ser visitada a qualquer hora hora do dia, pois a maré sobe devagar.
Ou seja, se você vai viajar para Porto Seguro em novembro com crianças, a Praia do Mutá é uma ótima opção!
Está pronto para viajar para Porto Seguro? Então, confira também as dicas do artigo “Passeio de Lancha em Porto Seguro: Como Fazer o Seu?”.