Praia do Forte - Natal

Praia do Forte em Natal: Como é? Vale a Pena? Prós e Contras

A Praia do Forte em Natal é um destino turístico que mistura beleza com história em um só lugar.

Por isso, muitas pessoas vão conhecer o local e observar as maravilhas presentes nessa parte da Capital Rio Grande do Norte.

E, nesse artigo, vamos falar exatamente sobre esse destino, mostrando seus prós e contras, e também se vale a pena conhecer. Confira!

Localização

Praia do Forte - Natal
Fonte: Enilton Kirchhof (Flickr)

🚗 Onde fica?

A Praia do Forte fica localizada no bairro de Santos Reis – em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Mais especificamente, fica entre a praia do Meio e a praia da Redinha.

📍 Lugares Próximos

Melhores pontos de visita na Praia do Forte em Natal

Praia do Forte - Natal
Fonte: Patriky Ribeiro (Flickr)

A Praia do Forte de Natal é realmente uma das praias mais famosas e com mais destaque histórico no Rio Grande do Norte.

Assim, quem visita o local tem acesso a uma experiência única, não apenas aproveitando o espaço, mas conhecendo mais a fundo a história de Natal (RN).

O nome da praia deve-se à presença da Fortaleza dos Reis Magos, que está instalada no lugar.

E esse forte, por sua vez, foi justamente o ponto inicial da criação da própria cidade de Natal, e de todo o desenvolvimento do estado do RN.

Mas, além da questão histórica, o que também chama a atenção é a própria beleza da praia. Além do mais, trata-se de um espaço com uma boa infraestrutura, com a presença de barracas de praia e também da própria paisagem natural.

No entanto, não é um ambiente que chama a atenção pela superlotação. Muito pelo contrário, é um lugar mais tranquilo e pacato.

Assim, quem quer curtir um dia de sol à beira mar, mas sem tanta agitação, encontra um espaço perfeito na Praia do Forte.

Piscinas naturais

Um dos pontos mais chamativos da Praia do Forte em Natal é justamente a formação de piscinas naturais. Isso dado que as águas do mar nessa área não são tão tranquilas, sendo possível encontrar pedras dos mais variados tamanhos.

A praia em si conta com a proteção natural de um recife, o que modula a qualidade da água ao decorrer do dia.

Assim, há a presença de piscinas naturais que se formam nos arrecifes, sendo uma opção perfeita para aproveitar com as crianças. Essas piscinas são ideais para banhos e aparecem sempre quando a maré fica baixa.

Então, quem quer aproveitar com toda a família (e com as crianças) realmente encontra na Praia do Forte condições favoráveis para esse tipo de passeio.

Forte dos Reis Magos

A Fortaleza dos Reis Magos trata-se do patrimônio histórico mais importante de todo o estado do Rio Grande do Norte.

Essa é uma edificação militar datada do ano de 1599, mas que começou a ser construída ainda no dia 6 de janeiro de 1598.

Por isso, recebeu esse nome, já que a data é justamente o dia de Santos Reis. Vale lembrar que ele é mais velho que a própria cidade de Natal (RN).

A fortificação está localizada na Praia do Forte, ao lado direito da própria barra do Rio Potengi e também da Ponte Newton Navarro.

Ainda atualmente o forte permanece de pé (já que passou por reformas), e possibilita que as pessoas sigam a pé até ele, na maré baixa.

Quais são os prós e contras do local?

Praia do Forte
Fonte: Cleuton Rosa Silva (Flickr)

Pontos positivos

Estrutura

Um dos pontos positivos de conhecer a praia do Forte em Natal é justamente a boa estrutura que o ambiente oferece. Assim, os turistas encontram um espaço adequado para aproveitar, com a oferta do que precisam ao redor.

Nesse sentido, é possível encontrar restaurantes e bares no local, para saborear comidas e bebidas típicas da região. Além do mais, também há a presença de barracas bem na beira da praia, dando mais opções ao passeio.

Vigilância

Outro ponto importante é em relação à segurança que a Praia do Forte busca oferecer.

Para isso, conta com um sistema de vigilância, equipado com câmeras 24 horas. Assim, o passeio das pessoas fica muito mais tranquilo.

Presença de outros pontos turísticos

Fora toda a beleza da praia em si, outro fator que chama atenção para esse ambiente, é justamente a presença de outros pontos turísticos.

Afinal, na praia localiza-se o Forte dos Reis Magos, o patrimônio histórico maior do estado. Além do mais, há também a Ponte Newton Navarro.

Ambos são locais perfeitos para tirar fotos e curtir a paisagem das estruturas da cidade.

Pontos negativos

O principal ponto negativo da Praia do Forte fica a cargo do período noturno, uma vez que não é um período tão atrativo.

O melhor horário da praia é justamente quando a maré está bem baixa, que é quando formam-se as piscinas. Além do mais, é quando a maré está baixa que é possível seguir até o forte presente no local.

No período noturno, por outro lado, além da pouca movimentação e atrações, a segurança também acaba sendo mais precária, apesar da vigilância.

Vale ou não a pena conhecer a Praia do Forte em Natal?

Praia do Forte
Fonte: Marcus Vinícius (Flickr)

Realmente a Praia do Forte é um ambiente que possui muitas particularidades, o que a diferencia das demais. Afinal, os arrecifes que protegem a área agitada do mar, acabam formando pontos de uma beleza encantadora.

Além, é claro, da questão relacionada aos banhos nas piscinas naturais formadas pela barreira natural, que também é algo super positivo.

Outro ponto é em relação à questão histórica, dado que é possível seguir até o Forte dos Reis Magos, localizado na própria praia.

Então, somados esses pontos, vale muito a pena conhecer a Praia do Forte, principalmente quando se leva em consideração o próprio ponto histórico.

Entretanto, se você está em busca de um lugar super agitado, talvez a Praia do Forte não seja a opção mais indicada.

Caso queira conhecer mais sobre Natal (RN) e também sobre várias outras regiões do país, confira os outros conteúdos do Viagem Club.

Boa viagem!