O Quadrado de Trancoso Vale a Pena? Conheça Esse Lugar Mágico

Situado no sul da Bahia, o distrito de Trancoso fica localizado no município de Porto Seguro (BA), cercado de belas paisagens, eventos locais e uma história fantástica que deixa o ponto turístico ainda mais rico. Mas o que vem a ser o Quadrado de Trancoso?

Neste conteúdo, falaremos detalhadamente sobre tudo o que você precisa saber antes de conhecer o local, a fim de potencializar ainda mais a sua experiência neste lugar que esbanja seu charme por todos os lados.

Afinal, por que o “Quadrado de Trancoso” tem esse nome?

O Quadrado de Trancoso ganha esse nome por conta de uma área quadrada que é feita graças à posição das casas construídas no local.

As casas têm cores e formas distintas, causando um efeito incrível na natureza local, que por si só é exuberante.

Além disso, o campo verdejante cercado pelas casinhas fornece diversas possibilidades aos turistas. Por exemplo: jogos de futebol, piqueniques, caminhadas, entre outras práticas ao ar livre.

Posts Relacionados

O Quadrado de Trancoso: um tesouro de Porto Seguro e do Brasil

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

A história de Trancoso é uma das mais importantes e relevantes do nosso país. Afinal, foi em Trancoso que a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou no ano de 1500, mais precisamente no Rio dos Frades.

O local passou por diversas transformações culturais e sociais. Primeiro tornou-se uma aldeia jesuíta chamada de São João Batista dos Índios, fundada no ano de 1586.

Desde então, o local permaneceu completamente abandonado e apagado da história, até o ano de 1970, quando os hippies descobriram o local e tiveram o primeiro vislumbre do campo “quadrado” formado pelas casas ao redor, que hoje é conhecido como Praça São João.

Com o advento de novos aeroportos, estradas e o desenvolvimento forte do turismo local em 1990, o local se tornou um dos pontos turísticos mais visitados e importantes de todo o Brasil.

A Igreja de São João Batista

Igreja do Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Considerada um dos principais pontos turísticos e históricos da cidade, a Igreja de São João Batista é de grande importância para o alavancamento do turismo no local.

A igrejinha fundada em 1656 foi construída com areia, óleo de baleia e água coletada da cachoeira mais próxima.

Por conta de sua construção com materiais mais “arcaicos”, por assim dizer, a igreja possui diversas irregularidades que podem ser vistas através das ondulações presentes em suas grossas paredes.

Assim como em outras igrejas, a São João Batista foi projetada e construída com suas costas viradas para o mar.

A ideia era proteger os fiéis e os objetos presentes no interior da igreja, já que a maresia tem grandes poderes corrosivos.

Mas é na parte de trás que a construção traz seu encanto para os visitantes. Estamos falando de um mirante com vista panorâmica para as mais belas praias da região.

O mirante do Quadrado também é um excelente local para se visitar ao entardecer, a fim de observar o pôr do sol na cidade, algo simplesmente fantástico.

O que fazer no Quadrado de Trancoso?

Com tanta coisa a se fazer e tantos locais a se visitar, é fácil se perder em meio a tantas opções.

Por isso, decidimos fazer uma breve lista com os lugares mais importantes e belos da região.

Portanto, sem mais enrolação, vamos à nossa lista com os melhores lugares a se visitar no Quadrado de Trancoso. Veja como aproveitá-los da melhor forma possível.

Praia dos Coqueiros

Praia dos Coqueiros
Fonte: Max (Flickr)

A Praia dos Coqueiros é um dos lugares mais lindos de toda a região por oferecer uma paisagem única – não só aos turistas, mas também aos moradores locais.

Além dos diversos coqueiros que ajudam a compor o visual, e consequentemente dão origem ao nome, a praia conta com diversos outros atrativos.

Estamos falando de falésias, recifes de corais, piscinas naturais e outros encantos.

A praia também oferece uma areia bem branquinha e fofa, bem como uma água bem morna. Ou seja, ideal para banhos prolongados sem se preocupar com o frio.

Práticas esportivas ao ar livre durante o dia

O campo quadrado no entorno das casinhas coloridas é um local de grande movimentação durante o dia, já que muitos decidem praticar diversos esportes no local, como futebol, vôlei, queimada e até mesmo pique-bandeira.

No entanto, se você não é muito fã de esportes e quer apostar em algo mais tranquilo, pode simplesmente aproveitar o espaço ao ar livre para fazer um piquenique casual.

Você pode, ainda, apenas parar para se sentar e aproveitar a brisa marítima passando pelo seu rosto.

Entretanto, é ao entardecer que os visitantes têm um verdadeiro espetáculo da natureza.

Estamos falando de um pôr do sol belíssimo, com a presença da Igreja de São João Batista e a Praia dos Coqueiros ao fundo.

Ah, e uma dica bem legal é aproveitar as casinhas com suas portas coloridas fechadas para tirar um bom número de fotos, já que as cores e formatos das construções são extremamente convidativas a isso.

Bares, restaurantes e ateliês durante a noite

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Um ponto que chama muito a atenção dos visitantes é o grande número de casinhas que permanecem com suas portas fechadas durante o período matutino.

Muitos bares, restaurantes, ateliês de arte, pousadas e outros tipos de comércio funcionam nessas casinhas.

Entretanto, é à noite que o Quadrado de Trancoso ganha vida.

Iluminações belíssimas, o cheiro da comida dos restaurantes, as obras de artes expostas e as conversas ouvidas do Banco dos Velhinhos preenchem o ar.

Tudo isso traz ainda mais vividez ao local.

Eventos e festividades locais

Durante os meses de janeiro e fevereiro, Trancoso comemora duas de suas principais festividades locais.

A primeira é a celebração da Festa de São Sebastião, que ocorre no dia 20 de janeiro de cada ano, no centro do Quadrado de Trancoso.

A cada ano, o artista local Valquito prepara dois mastros customizados para a festa.

Já a segunda comemoração é realizada durante os dias 2 e 3 de fevereiro, quando é celebrado o Dia de Iemanjá e São Brás, que ocorre na Praia dos Coqueiros.

A festividade, assim como a de São Sebastião, é uma das mais tradicionais do lugar e ocorre todos os anos nos mesmos dias.

O festival une turistas e nativos em uma atividade religiosa e cultural que tem como função resgatar as raízes presentes no local há épocas distantes.

Vale a pena visitar o Quadrado de Trancoso?

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

O local situado na Costa do Descobrimento abriga muita tranquilidade, cultura e atrações incríveis.

Seu litoral oferece uma visão incrível e uma das experiências mais gratificantes a quem o visita, mostrando mais uma vez a aura mística e histórica que ronda o lugar.

Por isso, fica fácil dizer que sua viagem a Trancoso será uma experiência deveras satisfatória.

Suas lojas de artesanato e estabelecimentos da alta gastronomia local, certamente, tornam Trancoso um dos destinos mais belos e marcantes do Brasil, quiçá do mundo.

E, para saber um pouco mais sobre a beleza de Trancoso e de outros lugares do nosso país, não deixe de conferir outras matérias do Viagem Club. Até a próxima!