Existem muitas atrações e passeios que você consegue aproveitar na capital paranaense! Nesse texto vamos mostrar um roteiro de 2 dias em Curitiba!
A principal cidade do Paraná é conhecida como a capital verde do país, se destacando pela grande quantidade de parques e bosques.
Além disso, sua arquitetura, museus, teatros, eventos culturais, gastronomia e organização, também são pontos que podemos salientar.
Apesar de ser uma grande metrópole, Curitiba é uma cidade bastante tranquila, que em determinadas regiões até lembra cidades do interior.
Seus bairros são muito bem cuidados, limpos e organizados. É uma das cidades com maior índice de qualidade de vida do país!
Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – que avalia renda, expectativa de vida e nível de escolaridade – considerado muito alto, a capital paranaense é uma das cidades com o melhor bem-estar urbano do país.
A qualidade urbana é avaliada com base em ótimas condições de mobilidade, arborização, cuidados com o meio ambiente, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.
É possível ver e apreciar a cultura de cada povo que colonizou a cidade em vários bairros, desde os nativos até imigrantes da Polônia, Ucrânia, Alemanha, Itália e Japão.
Seu nome é de origem Guarani: kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros”.
Esse pinheiro é a araucária, símbolo do Paraná, que produz os deliciosos pinhões durante o inverno.
A seguir, vamos mostrar um roteiro de 2 dias em Curitiba, feito especialmente para que você aproveite ao máximo sua estadia na cidade!
CARACTERÍSTICA | PRODUTO | |
---|---|---|
No Centro Histórico
|
Mercado das Flores
|
Ver Local→ |
Ponto central da cidade
|
Catedral Metropolitana de Curitiba
|
Ver Local→ |
Com produtos típicos
|
Mercado Municipal
|
Ver Local→ |
O Museu do Olho
|
Museu Oscar Niemeyer
|
Ver Local→ |
Tradicional comida germânica
|
Bar do Alemão
|
Ver Local→ |
Cartão postal da cidade
|
Jardim Botânico
|
Ver Mais→ |
Para 1500 pessoas
|
Ópera de Arame
|
Ver Local→ |
Roteiro de 2 dias em Curitiba
O Viagem Club elaborou um roteiro com as principais atrações de Curitiba para você aproveitar em 2 dias na cidade. Confira!
Dia 1: Centro, mercado museu e bar
Manhã
Para começar seu primeiro dia, indicamos um passeio a pé pelo Centro Histórico de Curitiba.
Lá você encontra diversas atrações, como o Paço da Liberdade, situado na rua Barão do Rio Branco.
O local antigamente era a sede dos escritórios dos prefeitos de Curitiba e atualmente mantém um Centro Cultural.
Próximo ao local está o Mercado das Flores, uma modesta estrutura que conta com 8 bancas que vendem uma grande variedade de flores e plantas.
No local funciona também uma cafeteria e uma banca de revistas.
Atravessando a rua você chega à Praça Tiradentes, região onde foi fundada a cidade e onde você encontra também a Catedral Metropolitana (inspirada na Catedral da Sé de Barcelona), a Calçada Histórica e a famosa estátua de Tiradentes.
Na praça Garibaldi, você tem a chance de conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito.
Caminhando pelo centro histórico, você poderá observar diversas construções que marcaram a história de Curitiba.
Percorra o calçadão de ruas de pedra do Largo da Ordem, onde é realizada uma feirinha todos os domingos, além de visitar também a Igreja da Ordem.
Andando pelas ruas do centro você encontra também as Ruínas de São Francisco, que são construções inacabadas onde seria sediada a Igreja São Francisco de Paula.
Atualmente o local conta com um anfiteatro onde ocorrem regularmente algumas apresentações.
O Museu Paranaense também está localizado no centro histórico e exibe um acervo bem completo, além de exposições temporárias.
Tarde
Ainda no centro histórico, você poderá visitar o Mercado Municipal, onde você encontra verduras, frutas, temperos, ervas medicinais, conservas, vinhos, queijos, embutidos, especiarias, diversos tipos de bebidas, pescados e até carnes exóticas.
No Mercado Municipal você ainda pode aproveitar para almoçar. Lá na praça de alimentação você encontra diversas opções de pratos, lanches e fast food.
O museu Oscar Niemeyer é outro ponto turístico que você não pode deixar de visitar quando estiver em Curitiba.
O complexo conta com dois prédios e possui mais de 17 mil metros quadrados dedicados à área de exposições, além de aproximadamente 35 mil metros quadrados de área construída.
Ademais, o museu possui doze salas expositivas e mais de 7 mil obras nas áreas de design, artes visuais e arquitetura, sendo considerado o maior museu de arte da América Latina.
A inauguração do museu ocorreu no final de novembro de 2002, e o projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer.
No subsolo existe uma grande exposição com notícias de jornal, fotos e maquetes do grande artista e arquiteto que dá nome ao museu.
Na parte externa do museu você ainda encontra uma área verde, um café e uma lojinha.
O museu é apelidado de “museu do olho” em decorrência do formato de olho do prédio anexo que tem trinta metros de altura e quatro pavimentos.
Noite
Para aproveitar a vida noturna curitibana, a sugestão é curtir a vida boêmia que a cidade oferece.
Um dos mais tradicionais bares da cidade, o Bar do Alemão fica localizado no calçadão do Largo da Ordem. Uma das especialidades da casa são os pratos e porções inspirados na gastronomia alemã.
Além disso, você terá a chance de provar diversas opções de drinks e bebidas, inclusive importadas. O ambiente do bar lembra aquelas tavernas de filmes medievais.
Outra opção para o período noturno é o passeio pela Rua 24 Horas, que é uma galeria coberta que oferece opções de bares e restaurantes, além de lojas de artesanato e lembrancinhas.
Dia 2: Parques de Curitiba
Manhã
Para aproveitar o segundo dia de sua estadia na cidade, o ideal é acordar bem cedo, pois o dia será longo!
A primeira parada é um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba.
Nas estufas de ferro e vidro encontradas no local, você tem a oportunidade de observar diversas espécies de plantas e flores do Brasil e do mundo. As construções foram inspiradas no estilo Art Noveau, presente no Palácio de Cristal de Londres.
O Jardim das Sensações é outra atração imperdível do Jardim Botânico de Curitiba. O local permite que você toque e sinta as diferentes texturas de vegetais e plantas, além de apreciar os odores agradáveis do ambiente.
A Ópera de Arame é outra atração incrível de Curitiba! O local é uma espécie de teatro e sala para apresentações de shows e concertos com capacidade para aproximadamente 1500 pessoas.
Sua estrutura é feita de placas transparentes e tubos metálicos, daí surgiu o nome do espaço, por lembrar uma construção em arame.
O lugar é cercado por um lago e uma cascata artificial, e o acesso é feito através de uma passarela suspensa que permite uma linda visão da vegetação e do Parque das Pedreiras.
O Parque Tanguá é um dos mais belos e procurados da cidade, sendo nossa próxima parada do roteiro.
O local possui uma beleza natural incrível, espalhada em seus mais de 235 mil metros quadrados, onde antigamente funcionava um antigo complexo de pedreiras.
Mais do que um importante ponto turístico da cidade, o parque participa do projeto de conservação da bacia do rio Barigui, que tem suas nascentes nas proximidades, no município de Almirante Tamandaré.
Não deixe de descer até a parte inferior do rio Tanguá, onde é possível admirar uma imensa cascata, com mais de 65 metros de altura.
Tarde
O Bosque do Alemão foi criado como forma de homenagear a cultura alemã, de forte influência na cidade.
Entre as atrações do local está o Oratório de Bach, que se trata de uma réplica de uma igreja presbiteriana com estilo neogótico que existiu no bairro do Seminário.
No oratório você encontra uma lanchonete que oferece produtos típicos, uma sala de concertos e sanitários.
No jardim externo do Bosque do Alemão está localizada a Torre dos Filósofos, uma torre com 15 metros de altura construída em uma estrutura de troncos de eucaliptos.
Descendo a torre, você chegará ao Caminho dos Contos, uma trilha que conta a história de “João e Maria” dos irmãos Grimm através de painéis de azulejo.
Em meio a trilha os visitantes encontram a Casa da Bruxa (ou Casa de Conto), um espaço onde as “bruxas” e “fadas” fazem uma leitura teatralizada de contos infantis.
Ao final da trilha, você encontrará o pórtico que reconstitui o frontão da Casa Mila. Ele representa um dos principais exemplares da arquitetura da imigração alemã.
A Praça Japão é uma praça bastante tranquila e aconchegante e fica nas proximidades do bairro do Batel.
Além do pagode (construção em estilo japonês) que está situado no meio da praça, você encontra uma loja de souvenires japoneses, diversas árvores de cerejeiras enviadas do Japão para o Brasil e lagos com carpas típicas do país.
E que tal curtir um pôr do sol com uma bela vista da cidade de Curitiba no final da tarde?
Para isso, vá até a Torre Panorâmica, um deck de observação que oferece uma vista 360 graus da cidade e quase 110 metros de altura.
Noite
Para curtir sua última noitada em Curitiba, vá até o bairro do Batel, que oferece uma ampla variedade de baladas, bares e restaurantes.
Por lá, também fica um dos restaurantes mais procurados e famosos da cidade, o Hard Rock Café, que é um dos mais frequentados da cidade e do mundo.
A única unidade da famosa franquia no país é exatamente essa de Curitiba.
Já no Largo da Ordem você encontra diversos barzinhos com um pessoal cheio de espírito jovem e que ficam lotados aos finais de semana.
Dica: Linha Turismo de Curitiba e Passeio de Trem
Para quem deseja economizar um bom tempo, uma excelente alternativa de transporte para visitar as atrações turísticas da cidade é a Linha Turismo de Curitiba.
A linha circula a cada meia hora, percorrendo aproximadamente 44 quilômetros em cerca de 2 horas e meia.
O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos locais considerados turísticos.
Para embarcar, você adquire uma cartela com cinco bilhetes no valor de R$45 e tem direito a um embarque e 4 reembarques.
No roteiro que disponibilizamos neste texto, você pode alternar alguns locais utilizando a linha turística, carro ou andar a pé em alguns trajetos, tudo depende da sua disposição e tempo.
Caso você consiga encaixar na sua agenda, mais uma atração que vale a pena ser visitada quando estiver em Curitiba é o Passeio de Trem pela Serra do Mar.
O passeio sai da Rodoferroviária de Curitiba e realiza o trajeto de trem pela Serra do Mar até a cidade de Morretes, que é bastante pequena e charmosa.
Lá você pode observar belas casas em estilo colonial, fazer compras em lojas de souvenirs e artesanato ou fazer uma refeição nos restaurantes.
Como chegar em Curitiba?
O modo mais rápido e fácil de se chegar em Curitiba, principalmente para quem vem de outros estados, é através do aeroporto, que na verdade fica localizado em outra cidade, São José dos Pinhais, a aproximadamente 15km de distância.
Uma das alternativas mais econômicas para chegar ao centro de Curitiba a partir do aeroporto é o ônibus executivo, que possui pontos de parada em vários lugares estratégicos da cidade.
Além, claro, das opções mais tradicionais, como a locação de carro, táxi e Uber.
Vale a pena fazer um roteiro de 2 dias em Curitiba?
Tudo depende do tempo que você tem disponível para curtir as atrações da cidade.
O ideal seria uma estadia um pouco maior, para que você pudesse aproveitar a maioria dos passeios e programações que Curitiba oferece.
Além disso, fora a capital, existem outros lugares muito interessantes de serem visitados próximos à Curitiba, como a Ilha do Mel, Castro, Guaratuba, Carambeí e São José dos Pinhais.
Se você quer saber mais informações sobre o que fazer em Curitiba e seus principais pontos turísticos, assim como as cidades próximas que podem ser visitadas, acesse nossa área de artigos sobre a região!