Fazer um roteiro de 3 dias em Buenos Aires é uma ótima escolha para quem quer conhecer diversos lugares da cidade que é capital da Argentina.
Mas você sabe como aproveitar cada momento e encontrar os melhores lugares para incluir nesse roteiro?
Para ajudar você, este artigo trará muitas dicas para você montar seu roteiro de 3 dias em Buenos Aires e aproveitar todos os instantes da melhor forma possível. Basta acompanhar para planejar a viagem dos seus sonhos!
Roteiro de 3 dias em Buenos Aires: aproveitando os melhores pontos turísticos
Para começar a preparar a viagem para Buenos Aires, descobrir os melhores pontos turísticos da cidade é essencial para entender quais são os mais indicados para o seu gosto e a proposta da sua viagem.
Por isso, logo abaixo você encontrará diversos lugares e indicações de o que fazer em Buenos Aires no seu roteiro de 3 dias.
Você pode seguir todas as indicações, pois em muitos lugares você fica pouco tempo. Porém, se desejar, pode escolher os que mais gostar para incluir na sua viagem a Buenos Aires e poder aproveitar ao máximo.
Então, tome um café da manhã reforçado no seu hotel e prepare-se para a aventura!
Dia 1
Manhã
Casa Rosada
Um dos principais pontos para visitar em Buenos Aires e aproveitar cada momento na cidade é a Casa Rosada. O lugar é a sede do governo e é conhecida no país como a Casa do Governo.
A Casa Rosada vale a pena ser visitada, principalmente porque foi declarada como patrimônio histórico nacional e tem grande arquitetura, salões presidenciais, pátios e muitas outras instalações históricas da capital de Buenos Aires.
Para tanto, você só precisa fazer um agendamento com cerca de 15 dias de antecedência e para entrar não precisa pagar nada.
A visita à Casa Rosada é guiada para que seja mais rica em detalhes e para os visitantes poderem conhecer os principais setores da Casa Rosada.
Endereço: Balcarce, Plaza de Mayo, Buenos Aires.
Plaza de Mayo
No seu roteiro de 3 dias em Buenos Aires não pode faltar a Plaza de Mayo, que fica quase em frente à Casa Rosada e é um local com muita história. Antigamente era cenário de corrida de touros e a praça mais antiga da cidade.
Além disso, é o ponto onde se encontram as Madres de Plaza de Mayo, como são denominadas as mães que perderam os filhos durante a ditadura militar argentina.
Ademais, perto desse ponto turístico de Buenos Aires você já pode aproveitar e conhecer muitas edificações históricas nos arredores, como a Catedral Metropolitana, sede de missas celebradas pelo Papa Francisco por mais de 20 anos enquanto ele era sacerdote em Buenos Aires.
Basílica de Nuestra Señora del Pilar
Outro destino que pode fazer parte do seu roteiro é essa Basílica de Nuestra Señora del Pilar, a mais antiga entre as basílicas com estilo barroco da cidade.
A construção teve início em 1716 e dentro dela você encontra várias imagens, como a imagem de São Pedro de Alcântara.
A basílica fica no bairro Recoleta, de modo que você pode inclui-la na sua organização de visitas quando for visitar o destino mencionado logo acima.
Endereço: Junín 1898, C1113 AAV, Buenos Aires, Argentina.
Tarde
Cemitério da Recoleta
Ter um cemitério no roteiro pode ser algo um pouco estranho, mas não quando se fala do Cemitério da Recoleta.
Isso porque ele é considerado o cemitério que conta com a arquitetura mais interessante entre todos do mundo.
Pela grande expressividade da arquitetura e dos grandes nomes de personalidades intelectuais e políticas que ali estão, esse é um dos pontos turísticos mais visitados por todos.
O cemitério tem enormes mausoléus feitos em mármore, estátuas muito realistas e um grande número de abóbadas e começou a receber os populosos túmulos por volta do final do século XIX.
A visita não é cobrada e você pode optar por um guia ou por seguir a visitação livremente.
Endereço: Junín 1760, C1113 CABA, Argentina.
Café Tortoni
Para aproveitar ainda mais seu roteiro de 3 dias em Buenos Aires, não pode faltar o café mais prestigiado e famoso da cidade, o Café Tortoni.
Desde 1858 estabelecido na capital buenairense, o café fica em um casarão de clássica arquitetura bem próximo da Plaza de Mayo, no centro de Buenos Aires.
O local foi inaugurado por um francês no século XIX e depois vendido a outro francês, mais para o final do século.
Além disso, o lugar é conhecido por ter sido muito frequentado por intelectuais, artistas, pintores e escritores, onde se reuniam para trocar ideias e ouvir tango.
O lugar fica aberto de segunda a sexta das 8h às 20h e o endereço é na Av. de Mayo, 825, C1084 CABA, Argentina.
Noite
Plaza Serrano
A Plaza Serrano está localizada no bairro Palermo Soho e é uma ótima escolha para incluir no roteiro de visitar Buenos Aires em 3 dias e aproveitar bares, boates e restaurantes que ficam ao redor.
Você pode fazer a visita tanto de dia quanto de noite, pois as atrações são para todos os momentos e gostos.
Dia 2
Manhã
Calle Florida
Quem vai à capital da Argentina precisa ir na Calle Florida, por isso esse destino deve fazer parte do seu roteiro de 3 dias em Buenos Aires.
A rua é uma das mais famosas e conforme você vai andando por ela vai encontrando opções comerciais para compras, opções de café, lanchonetes, artesanato e muito mais.
A rua inicia próximo da Plaza de Mayo, com isso fica fácil incluir na sua programação sem que tenha que fazer um deslocamento muito grande e acabar indo na contramão do que está sendo sua programação.
Recoleta
A Recoleta é um bairro com muitas possibilidades de passeio, conta com hotéis, bares, restaurantes e muito mais.
É um dos pontos que as pessoas costumam visitar no primeiro ou segundo dia do roteiro. Indicamos que se faça um passeio a pé para conhecer a região e as possibilidades do bairro.
Além disso, alguns destinos do bairro você vai poder encontrar mais abaixo.
Museu Nacional de Belas Artes
Outra grande atração que é muito visitada é o Museu Nacional de Belas Artes, um local datado do século XIX e que oferece um panorama vasto de muitas das maiores obras argentinas, obras-primas, coleções digitais e muito mais.
O Museu é um dos que tem maior importância na América Latina, sendo o que conta com a maior coleção artística do país.
Sendo assim, para quem é um apreciador de arte, esse é um local que vale a pena incluir no cronograma e visitar enquanto estiver na cidade.
O endereço é em Del Libertador Av. 1473 e funciona de quarta a domingo das 11h às 19h.
Tarde
Biblioteca Nacional
A Biblioteca Nacional também pode ser incluída na sua viagem. Aliás, ela foi inaugurada no começo do século XIX e reinaugurada no começo do século XX.
Hoje ela conta com 7 andares que são divididos nos setores de fototeca, midiateca, salas de leitura, acervo, audioteca e mapoteca.
A atração vale a pena tanto por dentro quanto por fora, pois a parte externa já conta com uma belíssima arquitetura digna de fotos.
Endereço: Agüero 2502, C1425 CABA, Argentina.
Para ir até lá, o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 24h; nos finais de semana, das 12h às 19h.
Plaza Francia
A Plaza Francia é uma praça arborizada e tem esculturas e prédios em seu entorno, incluindo o Monumento de Francia a la Argentina, uma obra feita por Émile-Edmond Peynot, um escultor francês.
A peça foi doada para a comemoração da revolução de Mayo que aconteceu no começo do século XIX.
Incluindo esse local no seu itinerário, além de conhecer a obra e aproveitar a natureza do local, vai poder visitar a feira de obras de arte e souvenirs que ocorre aos finais de semana. Essa feira é famosa e se chama Feira da Recoleta.
La Bombonera
Em Buenos Aires, no Bairro La Boca fica o famoso estádio La Bombonera, do clube Boca Juniors. O campo foi inaugurado no ano de 1940.
Lá você visita, além do campo, obras de arte pintadas por todo o estádio e ainda o Museu de la Pasión Boquense, que tem produção audiovisual e objetos que narram a história do Boca Juniors.
Para quem gosta de futebol, La Bombonera não pode faltar no roteiro de 3 dias em Buenos Aires.
O endereço fica na Rua Brandsen 805, La Boca, Buenos Aires.
O estádio La Bombonera conta com diferentes tipos de visitas guiadas, com preços entre podem variar entre 460 a 850 pesos argentinos.
Noite
Livraria El Ateneo
Anteriormente você viu sobre o Cemitério da Recoleta e se você for se hospedar nesse bairro, uma das indicações de lugares para incluir na sua lista de visitas é a Livraria El Ateneo.
A livraria é muito famosa e visitada, bem como conta com arquitetura de tirar o fôlego.
O local fica em um teatro antigo datado do começo do século XX e que tem toda a ornamentação e estrutura preservadas.
E, de quebra, quem quiser comprar alguns livros pode conhecer mais sobre a cultura argentina.
No local em que era o palco do teatro fica um café em que você pode terminar o dia com uma boa refeição enquanto aprecia os livros.
Endereço: Av. Santa Fe, 1860, C1123, CABA, Argentina.
O funcionamento é de segunda a quinta, entre 9h e 22h. Às sextas e sábados, você pode visitar das 9h às 00h; aos domingo, das 12h às 22h.
Dia 3
Manhã
Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana foi brevemente mencionada quando o foco do roteiro foi a Plaza de Mayo, porém vale a pena abrir um tópico exclusivo para você conhecer melhor e se inspirar a conhecer.
A igreja tem uma arquitetura peculiar, por isso, pouco se parece com uma igreja católica. Ela não tem torres e na frente você encontra pilastras que se parecem com estruturas gregas.
Na visitação, além de missas, você pode conhecer o museu que instauraram em homenagem ao Papa Francisco, bem como conhecer o túmulo do general que libertou boa parte da América do Sul do poder dominador da Espanha.
Obelisco
Claro que quem visita Buenos Aires não pode deixar de registrar uma foto no Obelisco, quase uma obrigatoriedade entre os pontos turísticos da cidade.
A obra foi inaugurada na primeira metade do século XX e teve como motivação a comemoração de 400 anos da fundação inaugural da cidade.
O Obelisco fica no bairro San Nicolás e está colocado entre avenidas famosas, a Avenida 9 de Julho e a Avenida Corrientes, as duas avenidas com maior largura do mundo.
Você pode fazer o passeio a pé dos pontos do centro da cidade de Buenos Aires, o que facilita a inclusão no seu roteiro e permite aproveitar ainda melhor o tempo.
Parque Palermo
O Parque Palermo também é muito interessante incluir na sua viagem, pois é um lugar muito arborizado, com diversas espécies de vegetais.
Nele, existem mais de 100 tipos de roseiras, o que faz com que seja conhecido como Rosedal.
Você vai poder visitar, além das vegetações, um bonito lago com ponte, pátio, obras de artistas internacionais e argentinos e o anfiteatro.
Muitas esculturas de mármore, bronze e pedra se encontram no local.
O funcionamento é das 8h às 17h no inverno e, no verão, das 8h às 20h.
Tarde
Puerto Madero
O Puerto Madero também está entre os locais mais indicados para você aproveitar cada momento em Buenos Aires.
O lugar é um porto desativado que passou por uma reconstrução e se tornou um dos bairros mais sofisticados e modernos da cidade.
O fim da tarde no Puerto Madero é muito aconchegante e bonito, bem como é muito interessante encontrar os restaurantes e bares com vista para o porto.
Como seu roteiro é de 3 dias, dá tempo de explorar mais da cidade ao ir no Puerto Madero.
Além disso, o Puerto Madero não é longe da Plaza de Mayo, de modo que você pode caminhar ao longo da orla do porto, fazer uma boa refeição no final da tarde e retornar para a Praza ou seguir outros destinos próximos.
Jardim Japonês
Ainda no segmento de parques e jardins, tem o Jardim Japonês, que é uma ótima escolha para quem deseja expandir e ir além da cultura argentina.
No local existe vasta representação japonesa, pois foi a Associación Japonesa da Argentina a responsável por sua fundação, no final do século XX.
Entre outras coisas típicas você encontra espelhos d’água, bonsais, carpas e muitas espécies de vegetação que geralmente só se encontra no Japão.
Endereço: C1425EWN Buenos Aires AR, Av. Casares 3450, C1425 EWN, Argentina.
A entrada costuma custar em torno de 120 pesos argentinos e o horário de visitação é das 10h às 18h, de segunda a domingo.
Museo Evita
Entrando mais na parte de museus da cidade, o Museo Evita pode fazer parte do seu roteiro, pois conta uma história muito importante e interessante.
Ele trata sobre Evita Perón, uma mulher entre as que marcaram a história da Argentina.
O museu conta com visita guiada e atende visitantes que tenham mobilidade reduzida, bem como você tem acesso a intérprete de libras e as salas contam com tradução em Braille.
As visitas podem ser feitas em idiomas diferentes, incluindo português, e a duração é em torno de 45 minutos. É preciso reservar antes de ir e o atendimento é feito de terça a domingo, das 11h às 18h.
Sendo assim, é um local com muita indicação e que consegue retratar a vida e contribuição de uma das mulheres mais influentes do país, e tudo isso com preocupação inclusiva para o público que precisa que algum tipo de atendimento especial.
Endereço: Lafinur, 2988, CABA.
MALBA
O MALBA, Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, é um lugar criado para integrar a cidade com a arte e atende aos padrões internacionais em termos de conservação e exposição de obras.
Nele ocorrem diversas exposições que mudam conforme a época, bem como existem obras expostas em definitivo, incluindo o quadro Abaporu de Tarsila do Amaral, uma obra clássica do modernismo brasileiro e considerado uma obra-prima.
Além disso, abriga cerca de 400 obras que pertencem à Coleção Constantini com grandes nomes artísticos latino-americanos do século XX e é um espaço de cultura muito dinâmico e conta também como uma parte dedicada à literatura.
Entre os artistas em exposição, você vai poder ver:
- Tarsila do Amaral;
- Frida Kahlo;
- Diego Rivera;
- Roberta Matta;
- Jorge de la Vega;
- Antonio Berni;
- Lygia Clark;
- Guillermo Kuitca;
- Pedro Figari.
Sendo assim, vale muito a pena visitar esse local e poder conhecer grandes obras de ícones da arte, incluindo artistas brasileiros em exposição.
O endereço é: Gigueroa Alcorta, Pres. Av. 3415.
O horário de visitação ocorre de quarta a segunda, entre 12h e 20h.
Os custos variam conforme o tipo da entrada e área de visitação, tendo descontos para professores, estudantes e isenção para crianças e pessoas portadoras de deficiências.
Centro Cultural Recoleta
Ainda no mesmo bairro você tem a opção de conhecer o Centro Cultural Recoleta, que é um antigo prédio que abrigava um convento dos padres recoletos.
A inauguração foi em 1732 e no ano de 1980 foi restaurado para funcionar como centro de atividades itinerantes, exposições e espetáculos.
Endereço: Junín 1930, C1113, CABA, Argentina.
O lugar fica aberto no horário de 13h30 às 20h30, de quinta a sexta, e nos feriados e finais de semana o horário muda para 11h30 às 20h30.
Noite
Show de tango
Quem vai a Buenos Aires dificilmente sai sem assistir, pelo menos, a um show de tango.
Sendo assim, você pode escolher entre diversas opções para aproveitar um show noturno com a música e dança mais típicas do país.
Entre as opções, estão:
- Señor Tango, a partir de R$316,00 por adulto. Endereço: Av. Vieytes, 1655, Barracas, CABA;
- Tango Porteño, preços variam conforme o tipo de ingresso. Endereço: Av. Cerito 570, Bs. As;
- Madero Tango VIP, valor a partir de R$344,00. Endereço: Av. Alicia Moreau de Justo, Av. Brasil, 2150Y, C1107AFP, Buenos Aires;
- Piazzola Tango, valor show e jantar a partir de $56. Endereço: Galería Güemes, Florida 165, C1005, CABA, Argentina;
- Café Tortoni.
O Café Tortoni já apareceu na lista – não diretamente como dica de visitação para assistir a um show de tango, mas que também tem essa finalidade. Nesse local você encontra tango de forma pura, sem glamour.
O tango Porteño é o mais tradicional de todos, enquanto o Madero Tango VIP é considerado o mais famoso.
O Piazzolo Tango é um dos locais mais modernos de tango. Já o Señor Tango é considerado um local que apresenta mais show do que tango.
Sendo assim, tem para todos os gostos e você pode escolher o local que mais corresponde às suas expectativas para incluir esse tradicional destino ao seu roteiro de 3 dias em Buenos Aires.
Não importa o local, pois a experiência do tango será inesquecível de qualquer forma.
Os preços descritos podem variar conforme a época e o tipo de ingresso escolhido, bem como através dos sites dos locais você pode encontrar descontos e pagamento em real, o que facilita a dinâmica da viagem e evita que você tenha que ir mais vezes a uma casa de câmbio.
Buenos Aires está esperando por você!
A cidade de Buenos Aires conta com muitos pontos turísticos que você pode visitar, pois a Argentina é muito vasta em beleza cultural, histórica, arquitetônica e inúmeras outras.
Sendo assim, os passeios mais indicados estão presentes aqui nesse roteiro de 3 dias em Buenos Aires, mas há muito mais para conhecer, como os bairro de San Telmo (e a famosa feira de San Telmo), Palermo Hollywood e El Caminito, o passeio Tren de la Costa, a Plaza Dorrego e o monumento Floralis Generica.
As dicas englobam passeios diferentes para atender a todos os gostos, de forma que você pode seguir todos ou selecionar aqueles que desejar, conforme a disponibilidade de tempo, de transporte e conforme as prioridades do seu roteiro.
O importante mesmo é aproveitar cada momento com as melhores atrações e visitar tudo que você tem vontade para ter muita história para contar e boas lembranças da região central de Buenos Aires, praças, parques, museus, restaurantes e muito mais.
Sendo assim, seguindo o roteiro, a viagem tem tudo para ser ótima, com muito conhecimento cultural não só da Argentina, mas de outras culturas e locais que estão presentes nas atrações turísticas mencionadas.
Outros roteiros:
Gostou? Tem sugestões, dúvidas ou comentários? É só mandar um e-mail pro Viagem Club.
Ajude a espalhar essas dicas valiosas compartilhando o nosso artigo nas suas redes sociais.
Boa viagem e até a próxima!