Cachoeira Véu da Noiva - Chapada dos Guimarães

Roteiro de 5 Dias em Nobres: Aproveite Cada Momento

Um roteiro de 5 dias em Nobres é uma opção perfeita de viagem que o Brasil tem a oferecer.

Afinal, esse é um verdadeiro paraíso ecoturístico de Mato Grosso, no Centro-Oeste do país, e reserva um contato único com a natureza.

Nobres/MT conta com nascentes cristalinas de rios, grutas, cachoeiras, lagoas, balneários e muitos outros pontos turísticos para visitar. E tudo isso em uma região muito bem preservada e apresentada de um modo mais rústico para os turistas.

Em um roteiro de 5 dias em Nobres dá para curtir bastante desses locais, portanto, continue conosco para saber quais são os melhores passeios em Nobres!

Roteiro de 5 Dias em Nobres

O roteiro de 5 dias em Nobres começa com o primeiro dia já hospedado em alguma das pousadas ou hotéis da cidade, como a Pousada Bom Jardim. Assim, todo o tempo gasto com o trajeto será desconsiderado em nossas dicas.

Vale lembrar que a melhor forma para chegar na região é através de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Basta comprar as passagens aéreas para o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon e depois alugar um carro, pegar um ônibus ou transfer para Nobres.

Outro ponto importante é que os atrativos ficam muito próximos ao distrito de Vila de Bom Jardim (Nobres). Por isso, o mais comum é ficar hospedado realmente na vila do distrito, e não na região do centro da cidade.

Roteiro de 5 Dias em Nobres – 1º dia

Manhã – Flutuação no Aquário Encantado

Aquário Encantado
Fonte: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil (Flickr)

Na manhã do 1º dia do roteiro de 5 dias em Nobres vale a pena conhecer o Aquário Encantado. Essa é a maior atração da região e vai possibilitar uma viagem magnífica, em um dos lugares mais belos e tranquilos do país.

O local recebe esse nome justamente por ser um aquário totalmente natural, uma estrutura com 90 m² de área, e com 6 metros de profundidade nos pontos mais profundos.

Tudo isso repleto de uma água cristalina devido à presença do calcário na região, que atua como um filtro nas nascentes.

Essa piscina natural é o lar de uma enorme variedade de peixes típicos da região, como os Dourados, Piaus e as Piraputangas. E devido à transparência da água, dá para observar tudo perfeitamente.

Vale lembrar que, no aquário, os visitantes realizam principalmente o passeio de flutuação. Nessa atividade, fica-se boiando sobre a água, sempre de barriga para baixo, apenas com um colete salva-vidas, máscara e snorkel.

O aquário fica a 12 km de distância da sede da Vila Bom Jardim e conta com um restaurante de comida caseira em seu receptivo.

Tarde – Lagoa das Araras

Lagoa das Araras
Fonte: Marcos (Flickr)

Depois de um merecido descanso, a dica é seguir para a Lagoa das Araras, mais para as horas finais da tarde. O local é um dos melhores pontos para se observar o pôr do sol, e vale a pena conhecê-lo nesse horário.

A lagoa chama a atenção por ser o lar de uma grande quantidade de aves, em especial as araras, é claro. Tudo isso, deve-se à presença de muitas palmeiras (buritis), que ao morrerem tornam-se um local perfeito para os seus ninhos.

Assim, quem conhece o lugar, tem a oportunidade de acompanhar um espetáculo natural através de decks de madeiras sobre a lagoa.

Noite – livre

Durante a noite, o roteiro é livre. Assim, dá para explorar melhor a região da vila e conhecer os bares e restaurantes locais. Outra opção é ficar na hospedagem e descansar para o próximo dia de aventuras.

Roteiro de 5 Dias em Nobres – 2º dia

Manhã e tarde – Cachoeira Serra Azul

Cachoeira Serra Azul
Fonte: nadia silveira (Flickr)

Na manhã e também durante a tarde do segundo dia do roteiro de 5 dias em Nobres, a dica é conhecer a Cachoeira Serra Azul. Esse é um local completo para diversão, em um dos pontos naturais mais belos da região.

A cachoeira SESC Serra Azul tem cerca de 46 metros de altura e chama a atenção ainda por seu poço, logo abaixo da queda, que é de um azul intenso.

O local está a 25 km de distância da sede da vila, mas oferece uma viagem tranquila, além de um restaurante de comida caseira.

Outro ponto de destaque quanto ao destino é que, além dos banhos em si, é possível praticar diversas outras atividades por lá. Esse é o caso da tirolesa, arvorismo e também do cicloturismo, que complementam a qualidade do atrativo.

Por isso, não sobrará muito tempo para conhecer outros atrativos de Nobres nesse dia.

De todo modo, uma passadinha no Balneário Estivado, a apenas 1 km da vila, é uma opção para incrementar o roteiro, para quem não quiser ficar o dia na cachoeira ou realizar as atividades complementares.

Noite – curtir a sede de Nobres

Depois de voltar da cachoeira e descansar um pouco, vale a pena seguir para o centro da cidade de Nobres. A região fica a 65 km de distância da vila, mas conta com uma infraestrutura mais adequada para curtir a noite.

Nesse caso, a dica é conhecer algum bar, restaurante ou lanchonete da região, como o Tintim Bar, Toka do Açaí ou Choperia e Lanchonete Scooby-Doo.

Roteiro de 5 Dias em Nobres – 3º dia

Manhã –  Flutuação Rio Triste

Rio Triste
Fonte: Secomm UFMT (Flickr)

O terceiro dia do roteiro de 5 dias em Nobres começa em uma região fora do território do município, no Rio Triste, a 18 km de Bom Jardim.

Esse é um passeio de flutuação que fica na Fazenda Água Branca, pertencente à cidade vizinha de Rosário Oeste, mas que integra o complexo turístico de Nobres/MT.

O local é belíssimo, com uma coloração azul incrível de sua água, devido ao calcário no fundo.

Assim como a maioria das flutuações na região, também é proibido pisar no fundo do rio durante a atividade. No entanto, ao longo do percurso, que é de cerca de 1 km, há pedras e outros pontos que permitem pisar e descansar um pouco.

No local não há restaurante, por isso, a opção é voltar para a vila para almoçar e depois seguir para outro atrativo na parte da tarde.

Uma alternativa muito procurada pelos visitantes para almoçar em Bom Jardim, aliás, é o Restaurante Rancho do Chapolin.

Tarde – Boia cross no Duto do Quebó

Duto do Quebó
Fonte: Exploradores (Flickr)

Pela tarde, depois da flutuação no Rio Triste, vale a pena conhecer o boia cross Duto do Quebó. O passeio acontece no Rio Quebó, a 35 km de Bom Jardim, aproveitando um trecho magnífico do mesmo.

No boia cross, cada pessoa desce em uma boia individual, sendo acompanhada pelo guia (o que é comum em Nobres/MT).

São 1800 metros de descida, com destaque para a área do duto natural, uma gruta que fica sobre o rio e permite um deslocamento de um lado a outro utilizando as bóias.

Nesse trecho, o guia orienta a todos para segurarem as bóias uns dos outros e formarem um único grupo.

Isso porque a gruta é completamente escura e ele iluminará o local com uma lanterna, possibilitando observar os morcegos que habitam o lugar. 

Noite – livre

Na noite do terceiro dia do roteiro, nada melhor do que descansar bastante depois de dois atrativos mais distantes da vila. Por isso, o roteiro nesse horário é livre.

Roteiro de 5 Dias em Nobres – 4º dia

Manhã – Reino Encantado

Reino Encantado
Fonte: ChapadaPantanaltur (Flickr)

O Reino Encantado é outro atrativo que está entre os principais pontos turísticos de Nobres. O local é um destino de flutuação e chama a atenção por contar com cerca de 200 nascentes, que integram a formação do Rio Salobra.

Ele fica ao lado do Aquário Encantado, a 13 km da vila, mas vale a pena curtir os atrativos em dias diferentes.

Ao todo, o percurso utilizado conta com 1200 metros de extensão e também é repleto de peixes. Como a água é muito cristalina, dá para ver tudo tranquilamente, tornando a experiência magnífica.

Vale lembrar que, no receptivo do Reino Encantado, há uma opção de restaurante, também de comida caseira. Assim, dá para voltar para Bom Jardim já com a refeição do meio-dia realizada e apenas descansar para os atrativos da tarde.

Tarde – Balneário Estivado

Balneário Estivado
Fonte: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil (Flickr)

Após retornar para a vila, a dica é aproveitar o restante do dia no Balneário Estivado. Esse é um ponto que chama a atenção por ficar a apenas 1 km de Bom Jardim, e permite atividades menos controladas, por assim dizer, sem a presença dos guias.

O balneário fica em um trecho de rio com apenas 1 metro de profundidade e com o leito repleto de pedras. Assim, é um dos únicos pontos de Nobres que é possível pisar tranquilamente no fundo.

Quem conta com máscara e snorkel pode flutuar em suas águas ou simplesmente curtir uma maravilhosa tarde de banhos.

Outro diferencial são os macaquinhos que habitam as matas próximas. Assim, basta gritar “Chico” que eles aparecem atrás de comida.

Noite – livre

A noite do quarto dia também é livre e cada pessoa pode escolher a melhor forma de preenchê-la, seja aproveitando os bares da vila ou de Nobres, ou então descansando.

Roteiro de 5 Dias em Nobres – 5º dia

Manhã e tarde – Balneário Mirante do Cerrado

Mirante do Cerrado
Fonte: Déh Dummel (TripAdvisor)

Para o último dia do roteiro de 5 dias em Nobres, a dica é conhecer o Balneário Mirante do Cerrado. O local chama a atenção por ser um atrativo completo, com muitas atividades para o público: lazer e diversão em seu grau máximo.

Ele fica a 12 km da vila e é uma alternativa de destino para o dia inteiro. Afinal, é equipado com bar e restaurante para atender ao público. Dentre as atividades disponíveis, há os banhos de piscinas, tirolesas, toboáguas, arvorismo e mais.

No fim da tarde, o banho na piscina de borda infinita é uma opção incrível, uma vez que proporciona uma visualização única do pôr do sol.

2ª opção para o 5º dia do roteiro – Chapada dos Guimarães

Morro de São Jerônimo - Chapada dos Guimarães
Fonte: Morro de São Jerônimo (TripAdvisor)

Outra alternativa para o último dia do roteiro de 5 dias em Nobres é conhecer a Chapada dos Guimarães, uma das principais cidades turísticas de Mato Grosso.

O Parque Nacional Chapada dos Guimarães (onde fica a cidade que leva o nome do parque) fica a cerca de 70 km de Cuiabá, capital do estado. Assim, quem escolher essa opção de roteiro deve voltar de Nobres logo após o café da manhã, e então seguir até o novo destino. 

A dica, nesse caso, é conhecer a Cachoeira do Véu de Noiva, que chama a atenção com seus 86 metros de altura na queda d’água e seu formato de véu.

Além disso, é possível seguir até a Fazenda Água Fria, para visitar a caverna Aroe Jari, a Gruta da Lagoa Azul e o Kiogo Brado, outros atrativos fantásticos da região.

Quem visita a cidade também tem a oportunidade de ficar no Malai Manso Resort, um maravilhoso spa e resort da região, que entrega momentos confortáveis e relaxantes para seus hóspedes.

Assim, é uma opção perfeita para finalizar com chave de ouro o roteiro de 5 dias em Nobres.

Preparado para curtir o roteiro de 5 dias em Nobres?

Um roteiro de 5 dias em Nobres é realmente uma alternativa perfeita de viagem no Brasil. Afinal, estamos falando de passar 5 dias completos em um dos locais mais bonitos e atrativos do país, com um contato único com a natureza.

Nobres (Bom Jardim) oferecem aventuras ecoturísticas maravilhosas em seus rios, lagoas, cachoeiras e grutas. E com um turismo muito bem organizado e seguro para os visitantes.

Além das opções mencionadas no artigo, há ainda outras alternativas de passeios pela região, como quadriciclo, Vale das Águas, Balneário Refúgio, Balneário Ciclo das Águas e muitos outros. Tudo isso sem falar nas atividades adicionais como arvorismo e tirolesa.

E, claro, a possibilidade de implementar o roteiro pela Chapada dos Guimarães faz toda a diferença. Essa é também uma das regiões mais belas do país, com uma natureza intensa.

Assim, seja conhecendo seu cartão postal – Cachoeira Véu de Noiva – ou outros passeios, o roteiro se torna muito mais completo.

Quer saber mais sobre Nobres e outros destinos nacionais e internacionais? Então confira outros conteúdos do Viagem Club!

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!