Quadrado de Trancoso

Porto Seguro em Agosto: 8 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Viajar para Porto Seguro pode ser uma experiência incrível em qualquer época do ano, inclusive no inverno. Afinal de contas, faz calor o ano inteiro no litoral baiano. Contudo, a vantagem de viajar para Porto Seguro em agosto é que você vai encontrar a cidade mais vazia e com várias promoções em hospedagens e passeios.

Está planejando viajar para Porto Seguro em agosto? Então, confira a seguir as oito melhores atrações para curtir o mês.

Como aproveitar Porto Seguro em agosto da melhor maneira possível?

O clima no mês de agosto em Porto Seguro é bastante agradável, com temperaturas entre 22°C e 26°C.

Embora a probabilidade de chuva durante o mês seja razoável, geralmente as pancadas são passageiras e não atrapalham o passeio.

No geral, você poderá aproveitar as praias com tempo bom durante o dia inteiro.

A vantagem de viajar para Porto Seguro em agosto é que esse é um dos poucos meses de baixa temporada na cidade. Por isso, você encontrará preços mais baixos e até algumas barracas que deixam de cobrar consumo mínimo.

Então, vamos conhecer os melhores passeios para fazer em Porto Seguro em agosto?

1. Baleias Jubarte

Baleia Jubarte
Fonte: Caio Schiavo (Flickr)

Durante os meses de julho a outubro, as baleias jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir.

Nesse período você pode realizar um passeio de barco para, então, observar esse magnífico mamífero fazendo malabarismos nas águas de Porto Seguro.

Como as baleias jubarte são animais enormes e que estão em extinção, o passeio de observação só pode ser realizado na companhia de profissionais autorizados.

Geralmente, a excursão para ver as baleias é realizada no período da manhã e dura cerca de quatro horas, sendo uma hora e meia para chegar até o local, uma hora para observação e uma hora e meia para retornar.

Antes do passeio começar, um biólogo passa algumas informações sobre a migração das baleias, a navegação e algumas instruções de segurança.

Em seguida, todos se acomodam no barco para poder apreciar com conforto e segurança as baleias jubarte.

2. Rua do Mucugê

Praia do Mucugê
Fonte: Elisa Alencar de Menezes (Flickr)

A Rua do Mucugê é considerada a mais charmosa do Brasil. Ela fica no centro de Arraial d’Ajuda.

Para chegar até lá a partir de Porto Seguro você precisará pegar uma balsa e atravessar o Rio Buranhém.

A boa notícia é que a balsa funciona 24 horas. Então, você não precisa se preocupar com o horário de voltar para sua hospedagem.

Na Rua do Mucugê você encontra ótimos restaurantes, bares temáticos, lojas e várias apresentações de música e exposições de artes plásticas.

Lá você também pode alugar pranchas de stand-up e surf e quadriciclos para se aventurar nas praias de Arraial d’Ajuda, por exemplo.

Além disso, a Rua do Mucugê também possui vários serviços essenciais, como farmácias, caixas eletrônicos, casa de câmbio e agências de turismo.

Quer você queira passar o dia ou curtir uma noite agitada, a Rua do Mucugê é uma ótima opção para visitar em Porto Seguro em agosto!

3. Morocha Club

Morocha Club
Fonte: Olho D Vidro (Flickr)

O Morocha Club é uma das baladas mais famosas de Porto Seguro. Ela fica na Rua Mucugê, em Arraial d’Ajuda, e tem capacidade para até 800 pessoas.

O estabelecimento abre todos os dias às 18h30 (com exceção dos domingos na baixa temporada) e oferece música ao vivo, show de stand-up comedy, DJ e diversas festas temáticas, como Halloween, Cabaret Party e Anjos de Demônios.

Geralmente, o estilo de música que mais toca no Morocha Club é sertanejo, as quintas-feiras, e eletrônica e rock nos outros dias da semana.

De qualquer forma, vale a pena consultar a programação do estabelecimento, pois ela é bem completa.

Se você procura por uma noite agitada mesmo durante a baixa temporada em Porto Seguro em agosto, sem dúvida, o Morocha Club é uma excelente opção!

4. Quadrado de Trancoso

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Trancoso é um distrito de Porto Seguro localizado a 30 minutos de distância do centro. Lá é onde fica um dos vilarejos mais charmosos da Bahia, ou seja, o Quadrado de Trancoso.

O Quadrado de Trancoso fica em cima de uma montanha e é cheio de casinhas coloridas.

Durante o dia, especialmente na baixa temporada, a região fica bastante tranquila, o que é ótimo para tirar fotos e visitar o mirante atrás da igreja com vista para a Praia dos Coqueiros e para a Praia dos Nativos.

Por outro lado, o Quadrado de Trancoso ganha vida à noite. Vários restaurantes acendem luzes e velas nas mesas de fora, que iluminam toda a região.

Além dos bares e restaurantes, o Quadrado de Trancoso possui várias lojas e barraquinhas de artesanato, com produtos feitos por artistas locais.

Sem dúvida, vale a pena passar um dia em Trancoso!

5. Arraial d’Ajuda Eco Parque

Arraial D'Ajuda Eco Parque
Fonte: Ana Claudia Amarante (Flickr)

Para quem gosta de aventura, o Arraial d’Ajuda Eco Parque é uma das melhores opções de Porto Seguro em agosto.

Com brinquedos importados da maior fornecedora mundial de equipamentos para parques aquáticos, o parque oferece atrações para toda a família.

Confira algumas opções:

  • Toboágua: o parque possui vários toboáguas, com tamanhos que variam entre 7,5 metros e 20 metros de altura; com velocidade de descida podendo chegar a até 65 km/h;
  • Tirolesa: o parque tem tirolesa adulta e infantil. A infantil possui 4 metros de altura e 44 metros de comprimento e a aterrissagem é feita em uma piscina deliciosa. Já a tirolesa adulto possui 20 metros de comprimento e 144 metros de extensão, chegando a atingir 60 km/h durante a descida;
  • Piscina de ondas: a Tupan possui ondas artificiais de até um metro de altura. Em sua parte mais funda, a piscina possui 2,4 metros de profundidade;
  • Rio de correntezas artificiais: o Rio Tupi contorna o parque e possui apenas 1 metro de profundidade e algumas cachoeiras artificiais. O percurso é feito em uma boia com capacidade para duas pessoas;
  • Passeio de caiaque: o parque fica em frente a Praia do Mucugê, uma das mais lindas de Arraial d’Ajuda, onde você pode fazer um passeio tranquilo de caiaque.

Além disso, o Arraial d’Ajuda Eco Parque também oferece algumas atrações culturais, como capoeira, dança indígena e o projeto coral vivo.

Sem dúvida, visitá-lo em agosto será uma experiência incrível para toda a família!

6. Parque Marinho de Coroa Alta

Parque Marinho de Coroa Alta
Fonte: osvaldo farias (Flickr)

Outro parque que merece sua visita em agosto é o Parque Marinho de Coroa Alta. Ele fica a 23 km de Porto Seguro, na cidade de Santa Cruz Cabrália.

O Parque Marinho Coroa Alta é formado por fragmentos de recifes e corais.

Uma parte desses recifes forma um grande banco de areia vermelha que se destaca das águas cristalinas ao seu redor.

Além disso, na maré baixa, formam-se diversas piscinas naturais entre os recifes onde você pode mergulhar e observar os peixes e corais do parque.

A visão é de tirar o fôlego!

Dependendo de qual agência você contratar, o passeio para o Parque Marinho Coroa Alta pode durar o dia todo. Geralmente, o barco faz três paradas, ou seja:

  1. Coroa Alta;
  2. Santo André;
  3. Ilha do Sol.

Durante as paradas você pode mergulhar nas piscinas naturais, experimentar a culinária local e tomar um banho de lama medicinal no Rio João de Tiba. Certamente, você não vai se arrepender!

7. Praia de Taperapuan

Praia de Taperapuã
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Normalmente, a Praia de Taperapuan é uma das mais agitadas de Porto Seguro. Contudo, durante a baixa temporada, o movimento diminui um pouco e você pode aproveitar a região com mais tranquilidade.

De fato, a Praia de Taperapuan une tudo de melhor que Porto Seguro tem a oferecer: águas tranquilas e azuis, uma linda floresta de vegetação e ótima infraestrutura.

Por exemplo, é nessa praia que ficam localizados os complexos de lazer mais famosos da cidade, como Axé Moi e o Tôa Tôa.

Apesar de ser uma das mais movimentadas, a Praia de Taperapuan é limpa e segura para levar crianças. Além disso, lá há chuveiros, banheiros e ótimos lugares para comer e fazer compras.

Então, se você vai para Porto Seguro em agosto você não pode deixar de visitar a Praia de Taperapuan!

8. Praia do Mutá

Praia do Mutá
Fonte: Porto Seguro Turismo (Flickr)

Por outro lado, se você quer total tranquilidade, a melhor praia para visitar em Porto Seguro em agosto é a Praia do Mutá. Naturalmente, ela já é pouco frequentada. Contudo, na baixa temporada o movimento diminui ainda mais.

O mar na Praia do Mutá é calmo, raso e transparente. Via de regra, um adulto precisa andar cerca de 200 metros dentro do mar para encontrar águas mais profundas.

Quando a maré baixa, os recifes de corais presentes na praia formam uma piscina natural maravilhosa.

O melhor é que a maré na Praia do Mutá não sobre rápido. Então, você pode deixar as crianças brincando na água com segurança!

Embora seja menos movimentada, a Praia do Mutá também tem uma boa estrutura. Lá você encontra várias barracas com comidas típicas, bebidas e até camas para você tirar um cochilo.

De fato, mesmo no inverno, Porto Seguro em agosto possui tempo bom e atrações incríveis para todos os gostos.

Assim, desde praias paradisíacas até baladas, você nunca ficará sem ter o que fazer no litoral baiano.

Leia também: “Quanto Custa Viajar para Porto Seguro? Guia Completo de Valores