Considerado como um dos bairros mais movimentados de todo o estado baiano, Rio Vermelho em Salvador é uma das melhores opções de viagem para quem busca uma experiência completa durante uma visita à Bahia.
Querido entre os turistas e os soteropolitanos, Rio Vermelho conta com um grande número de bares e restaurantes, além de farmácias, supermercados, hubs e muito mais.
Localizado no coração de Salvador, Rio Vermelho tem energia contagiante e muita agitação.
O bairro também é um excelente ponto gastronômico, contando com a presença de excelentes restaurantes e bares incríveis.
Por isso, saiba que você estará muito bem servido para conhecer o que há de melhor na comida baiana.
Além do polo comercial aquecido, o bairro conta com um visual belíssimo, principalmente na região à beira-mar do bairro, onde é possível ver a bela Praia de Paciência e, é claro, a Praia do Rio Vermelho.
Mas, afinal de contas, como aproveitar o que há de melhor em Rio Vermelho?
Se essa é a sua principal dúvida, então continue lendo esta matéria do Viagem Club, seu guia de turismo, para saber tudo sobre esse bairro incrível.
Rio Vermelho: conheça as principais curiosidades do bairro mais boêmio de Salvador
Um dos bairros mais atuais do estado, Rio Vermelho consegue se manter influente e super atual.
O bairro da boemia conta com um charme inigualável, contando com a presença dos bares mais descontraídos da capital baiana.
Partindo para o lado cultural da região, Rio Vermelho abriga a colônia de pescadores mais famosa da Bahia. Os pescadores são conhecidos por realizarem oferendas à Iemanjá todos os anos.
As festividades envolvendo a Rainha do Mar ocorrem no dia 2 fevereiro e atraem diversos turistas e nativos até o bairro, onde todos se reúnem para arremessar flores e entregar suas oferendas.
O culto à Iemanjá é tão importante para o bairro que, em 2019, a escola de samba do Rio de Janeiro Renascer de Jacarepaguá imortalizou a comemoração em seu samba enredo.
Contudo, o culto à protetora dos pescadores não é a única festividade que ocorre no bairro, dividindo espaço com as festas de devoção à Sant’Ana.
Bairro do Rio Vermelho à noite: a incrível vida noturna do bairro mais animado de Salvador
Apesar de contar com lugares incríveis, como praias, museus e praças para se visitar durante o dia, é com o cair da noite que Rio Vermelho mostra sua face mais vívida.
Restaurantes, bares, pubs e teatros ganham vida com a nova iluminação que dá ao bairro uma aura quase sobrenatural.
Apreciar uma cerveja bem gelada ao lado dos amigos nos bares do Rio Vermelho não tem preço.
Degustar aqueles petiscos deliciosos com a cara da Bahia é algo surreal, assim como tudo o que pode ser feito à noite no Rio Vermelho.
Contudo, os bares não são a única opção de lazer do bairro.
Curtir uma verdadeira viagem gastronômica nos restaurantes do local também é de caráter obrigatório. Apreciar as iguarias baianas e aproveitar o clima agradável da noite é algo incrivelmente satisfatório.
Além disso, você também pode passar uma noite mais agitada nas diversas baladas do local.
O que fazer em Rio Vermelho? Conheça os principais pontos turísticos da região
1. Praia do Buracão
Com um visual incrível e uma boa estrutura, a Praia do Buracão é uma das praias mais queridas dos visitantes e dos moradores do Rio Vermelho.
A praia de areias brancas e água cristalina é bem tranquila.
Apesar de pequena, a Praia do Buracão consegue acomodar um grande número de pessoas, deixando-as bastante confortáveis.
Também é possível encontrar diversas barracas no local, o que melhora muito a questão da comodidade.
2. Praia do Rio Vermelho
Considerada como uma das principais praias da região, a Praia do Rio Vermelho é conhecida por servir de palco para a celebração da festa de Iemanjá.
Diferente da Praia do Buracão, a Praia do Rio Vermelho conta com um visual rústico bastante interessante.
A fina faixa de areia da praia, apesar de parecer, não é um problema, sendo capaz de comportar um bom número de visitantes.
Contudo, sempre gostamos de lembrar dos riscos de tomar banhos de mar na região.
As marés costumam puxar bastante e, além disso, a probabilidade da correnteza lhe jogar para cima das pedras é extremamente alta. Portanto, cuidado.
3. Praia da Paciência
Localizada ao lado da Praia do Rio Vermelho, a Praia da Paciência possui uma beleza encantadora e é, facilmente, uma das mais belas da região.
Situada na Rua da Paciência, a praia é de muito fácil acesso, além de ser muito bem estruturada. A praia é super limpa e conta com águas ideais para surfistas iniciantes.
A curta faixa de areia do local deixa de ser um problema para tornar a praia ainda mais aconchegante.
Lá, é possível encontrar uma barraquinha de cadeiras e guarda-sóis, além de alguns poucos ambulantes que passam por ali.
4. Casa do Rio Vermelho
Localizada na Rua Alagoinhas, a Casa do Rio Vermelho, ou a Casa de Jorge Amado, como também é conhecida, é a casa onde o célebre autor morou com sua esposa, e também escritora de sucesso, Zélia Gattai.
Em 2003, após a saída de Zélia, fecharam a casa.
Contudo, no ano de 2014, a Prefeitura de Salvador apresentou um projeto para transformar a casa em um museu aberto à visitação.
Apesar de manter a estrutura original, toda a parte elétrica e hidráulica da construção foi alterada, além da implementação de uma loja de souvenirs, um café e novas estruturas museográficas que ajudam a contar a história do casal de escritores.
Você também pode visitar o belíssimo jardim da casa, onde estão as cinzas do casal.
5. Casa de Iemanjá
Com vista privilegiada para a Praia do Rio Vermelho, a Casa de Iemanjá é um dos locais mais belos de se visitar no Rio Vermelho.
A energia gerada pelos devotos pescadores do local dão ao ambiente uma aura mística e apaziguadora.
Mantida pela própria colônia de pescadores locais, a Casa de Iemanjá serve como recanto para a realização de cultos e preces à protetora dos pescadores.
Há também uma bela floricultura, onde o visitante pode comprar flores para oferecê-las à Rainha do Mar.
Um dos pontos mais incríveis do local é sua vista para o mar. Apreciar o belo panorama proporcionado pela localização privilegiada é de encantar qualquer um.
Porém, é com o avançar do dia e o pôr-do-sol que a beleza aumenta.
6. Igreja de Sant’Ana
Erguida na metade do século XIX, a primeira Paróquia de Sant’Ana conta com uma bagagem histórica riquíssima e hoje é tida como um dos locais mais tradicionais e emblemáticos de toda a cidade de Salvador.
Apesar de muitas igrejas construídas na época contarem com peças de valor inestimável, ouro e metais preciosos em seu interior, a humilde igreja conta apenas com sua aconchegante arquitetura e um ambiente para lá de agradável.
A bela vista do local, sem dúvida, compensa a simplicidade.
Afinal, contemplar o pôr-do-sol no local é uma das experiências mais mágicas que você terá durante sua visita a Rio Vermelho.
7. Vila Caramuru
Passando por uma total reforma, o antigo Mercado do Peixe é agora a Vila Caramuru, um dos principais pontos de encontro do Rio Vermelho.
Assim, localizado no Largo da Mariquita, mais precisamente na Praça Caramuru, o complexo da Vila Caramuru conta com cerca de 11 restaurantes e 8 quiosques de cardápios variados, indo desde o café da manhã ao icônico jantar à luz do luar.
Além disso, o complexo é um dos pontos mais visitados durante todo o dia.
Aliás, considerado o melhor point noturno da região, o complexo conta com uma série de shows e apresentações no local.
Música ao vivo, boa comida e bebidas incríveis ainda são as melhores combinações do lugar.
8. Blue Praia Bar
O Blue Praia Bar é, sem dúvida, um dos mais queridos e conhecidos bares do Rio Vermelho.
O bar conta com o que há de melhor na gastronomia baiana e mediterrânea, tornando-se uma verdadeira referência no que diz respeito à “comida de alta qualidade”.
Além da excelente comida e dos petiscos deliciosos servidos no local, o bar conta com um ambiente super descontraído, contando com diversos shows de música ao vivo.
Todo o conjunto leva diversos visitantes ao local, tanto turistas quanto residentes de Rio Vermelho.
Será que realmente vale a pena visitar Rio Vermelho – Salvador?
Sem dúvida, o bairro Rio Vermelho ainda se mantém como uma das opções de lazer mais incríveis e interessantes presentes na capital baiana.
A presença de inúmeros restaurantes e bares na região só ajuda a destacar ainda mais o lado boêmio do bairro.
Contudo, há muito mais do que apenas bares e restaurantes.
A cultura do local e a aura mística que gira em seu entorno lançam uma nova perspectiva aos visitantes, mostrando toda a riqueza cultural, religiosa e histórica da região.
Finalizando essa obra, temos as belíssimas praias do local.
Cada uma com sua particularidade, mas compartilhando a beleza e a tranquilidade tão características do local.
Então, faça suas malas e boa viagem!