Não tem como pensar em uma viagem e não ficar empolgado em conhecer a culinária local. Por isso, hoje vamos falar sobre as deliciosas comidas típicas da Argentina.
A gastronomia de um país diz muito sobre seu povo e sua história. São palavras que ecoam em nossas cabeças, seja quando podemos experimentar um dos tão variados pratos típicos brasileiros ou quando viajamos.
São as viagens, geralmente, que trazem a experiência de provar doces, salgados e bebidas diferentes, se tornando uma das melhores sensações do ato de viajar: experimentar e comer bem.
A Argentina é parecida com o Brasil quando o assunto é gastronomia – ambos estão localizados na América do Sul.
Com suas origens datando dos povos indígenas, com forte influência de sua colonização europeia, o resultado é uma quantidade surpreendente de pratos típicos.
Aliás, ao chegar na Argentina, com certeza você será surpreendido não somente com seus pontos turísticos, mas também por uma de suas delícias, seja em uma refeição completa ou no café para se localizar e conhecer a região de sua hospedagem.
CARACTERÍSTICA | PRODUTO | |
---|---|---|
Para comer um bife de chorizo
|
La Cabrera
|
Ver Mais→ |
Empanadas do estilo “raiz”
|
La Morada
|
Ver Restaurante→ |
Restaurante no centro de Bariloche
|
La Fonda del Tio
|
Ver Restaurante→ |
Alfajor clássico de Buenos Aires
|
Cachafaz
|
Ver Local→ |
Com cafés e pastelaria
|
Vive Cafe
|
Ver Local→ |
Tradicional chocolateria e sorveteria
|
RapaNui Chocolares
|
Ver Local→ |
As Melhores Comidas Típicas da Argentina
Ao planejar sua viagem para Buenos Aires ou para qualquer outra cidade da Argentina, é recomendável que você faça um planejamento financeiro para as suas refeições.
Pesquise pela cotação do peso argentino, os melhores restaurantes e cafeterias da cidade e, assim, prepare o bolso para os mais variados preços das refeições.
Isso porque você não precisa, necessariamente, comer em um restaurante chique todos os dias. Há pratos rápidos e baratos, além de lanches típicos que podem servir de refeição, os quais trazem o tempero argentino enquanto o sabor jamais decepciona.
Para te ajudar na organização, listamos 10 deliciosas comidas típicas da Argentina com seus detalhes de sabores.
1. Bife de Chorizo
Para entender o que é um bife de chorizo, o primeiro passo é aprender que ele é um asado, ou seja, o correspondente argentino ao churrasco brasileiro.
Esta peça de carne bovina é a responsável pela fama dos cortes argentinos em todo o mundo, o que não é nenhuma propaganda enganosa.
Eles realmente dão valor à carne e ao churrasco, valorizando cada peça como deve ser, o que inclui o filé mignon e outros cortes também.
Por isso, o bife de chorizo é uma peça retirada de parte do contrafilé, a qual tem suas fibras macias e marmorizadas, com uma capa fina de gordura, para evidenciar o sabor.
O ponto da carne é sempre escolha do cliente, mas o normalmente servido é ao ponto ou malpassado, com a apresentação de uma carne rosada e suculenta.
2. Empanadas
As empanadas geralmente não complementam uma refeição, pois não são misturas, mas sim lanches. Feitas com massa fina que resulta em uma experiência crocante a cada mordida, elas são excelentes petiscos.
Por ser um salgado bastante conhecido em toda a Argentina, há diferentes receitas para este quitute, mas o resultado é sempre delicioso, pois o que faz a diferença é o recheio, sempre suculento.
As empanadas podem ser fritas ou assadas, o que vai depender da região que você visitar, ou do estabelecimento de Buenos Aires, que têm os dois tipos.
Como os recheios podem ser diversos, há grande probabilidade de você se surpreender em cada lugar que comprar. Contudo, há um deles que é tipicamente argentino: o de carne, que é bastante conhecido como empanada salteña.
3. Locro
Eis um ensopado que teve sua origem na região andina, mas que ganhou fama em todo o país (e se tornou uma comida típica argentina), por ser uma delícia prática, saborosa e aconchegante. Eis o locro.
Prática porque é um cozido de milho, abóbora e feijão, o que por si só garante sustento de sobra para quem o come, mas que também pode ser complementado com carne suína.
Para começar, em uma frigideira são fritos os temperos com a carne suína, o que pode passar um ar de proteína seca, mas que engana justamente pelo resultado.
Pois, em uma panela, pedaços de abóbora e o milho são cozidos e, em seguida, têm o feijão incorporado à mistura. Para deixar o gosto tomar conta do paladar, os temperos com a carne suína também são incorporados.
O cozimento leva algumas dezenas de minutos, mas o resultado é uma comida aconchegante, que esquenta e dá a sensação de abraçar o corpo inteiro, sobretudo no frio.
4. Choripán
Talvez a comida de rua mais famosa da Argentina, ou pelo menos de Buenos Aires, o choripán seria um simples pão com linguiça, se não fosse o seu preparo especial.
Para começar, o pão precisa estar sequinho, não podendo esfarelar na mão de quem o comer. A linguiça, não é uma simples toscana, mas sim algo mais incrementado, típica do país, diferente da normalmente consumida no Brasil.
Ela tem mais temperos, o que se complementa com o chimichurri, uma mistura de alho, ervas secas, pimenta e sal. O sabor é forte, o que combina perfeitamente com um lanche que conta com a maciez e neutralidade do pão.
Como se isso não bastasse para o lanche ser simplesmente delicioso, pequenos cubos de tomate e cebola dão acidez e suculência ao lanche. Uma delícia quando você tiver pressa e a fome bater forte.
5. Alfajor
Um dos doces mais famosos da Argentina não ganhou espaço à-toa. É realmente uma delícia e o modo de preparo o torna completamente característico ao país.
O Alfajor argentino é feito com duas camadas finas de biscoito, que podem ser feitas à base de amido de milho, enquanto seu recheio é o tradicional e aveludado doce de leite argentino.
Mais conhecido por sua camada de chocolate, que pode ser ao leite ou meio amargo, há docerias que o fazem sem a cobertura, salpicado com coco ralado.
Ou seja, há variedades em suas versões clássicas, além das gourmetizadas para o turista se encantar. Quer experimentar os diferentes? Fique à vontade. Com certeza o tradicional alfajor vai te deixar com água na boca para o próximo.
6. Medialunas
Para nós, brasileiros, este item da panificação é conhecido como croissant. Para os argentinos, que o adaptou ao formato de uma meia-lua, ele também ganhou o nome correspondente: medialuna.
Sua receita é simples, com a massa sendo feita em duas variações: com manteiga ou com gordura, algo que você costuma encontrar em todos os estabelecimentos que o vendem.
A grande sacada é que os argentinos o consideram o pãozinho do café da manhã, sendo este o acompanhamento do café com leite.
O sabor é simples, mas bem macio. Pode ser acompanhado tanto com doce quanto com salgado, então a escolha é sua. Essa é uma das comidas típicas da Argentina que estão no dia-a-dia.
7. Facturas
Como se comer massa não fosse o suficiente através das medialunas, os argentinos adotaram, assim como parte do Brasil, a panificação europeia em seu dia a dia. O resultado disso é chamado de facturas.
Não se trata apenas de uma receita, mas de várias. São facturas os pães doces com os mais diversos formatos, coberturas e recheios, todos macios e deliciosamente apresentados como só a confeitaria sabe fazer.
Por isso, quando estiver em Buenos Aires, que tal visitar uma doceria, sobretudo as especializadas em panificação, e experimentar as diversas facturas disponíveis em solo argentino? É uma excelente ideia de sobremesa.
8. Helado
Que tal homenagear a parte italiana da Argentina com uma de suas mais bem-sucedidas criações? Assim são os helados, ou gelatos em bom português.
Dizem que esse doce fica entre o tradicional gelato e o sorvete típico, mas a sua estrutura é a de um gelato italiano, com o acréscimo da maravilhosa confeitaria argentina.
Sabe o resultado disso? São os diversos sabores que você vai poder provar ao longo de sua estadia em Buenos Aires, mas é claro que um deles chama a atenção por unir o útil ao agradável: o helado de dulche de leche.
Precisa falar mais?
9. Milanesas
Muita gente no Brasil já comeu um bife à milanesa, o que pode causar certo estranhamento ao enxergar esse prato como uma comida típica argentina. Devo ressaltar que há suas diferenças.
Por lá, você vai encontrar duas variações, as quais fazem toda a diferença para tornar suas refeições mais completas e saborosas.
A primeira é a milanesa tradicional, o qual na Argentina é um corte bem fino de bife, coberto pela tradicional camada que, frita, dará a crocância exata para que cada mordida seja celebrada.
A segunda, que não é milanesa, mas sim napolitana, é a tradicionalmente conhecida no Brasil como parmegiana. Existem locais em que o bife, ao invés de queijo e molho de tomate, vem coberto com ovo, o que também pode ser encontrado em solo tupiniquim.
A diferença está na carne, corte, tempero, acompanhamentos e sabor. Ou seja, a diferença está em tudo e esse é um prato que você precisa experimentar.
Geralmente os pratos de milanesa são servidos com batatas fritas.
10. Doce de Leite / Dulce de Leche
Esta incrível delícia argentina não poderia faltar à lista das 10 comidas típicas da Argentina. Olha que este doce é muitas vezes negligenciado pelos turistas.
O brasileiro está acostumado a comer doce de leite, mas não como o argentino. A comparação é injusta, pois o paladar dos dois países é bem diferente. Por isso, ao invés de comparar, que tal experimentar dos dois doces?
Na Argentina, o doce de leite é intenso, com a sua cremosidade absurda combinando perfeitamente ao sabor aveludado, não tão doce, enquanto sua cor caramelada diz ao paladar que ele está em festa.
Ficou com vontade? Não seja por isso! Você vai encontrar doce de leite em vários lugares em sua viagem à Argentina.
Conclusão
A cozinha argentina é muito boa, existem ótimas opções para você provar.
Uma bebida que me encanta (mas não necessariamente faz parte das comidas típicas da Argentina): o refrigerante de pomelo. Você precisa provar também!
Veja também: Como preparar a deliciosa massa Sorrentinos.
Chegamos ao final do nosso conteúdo! Esperamos que tenha gostado das dicas.
Existe algum item que você acha indispensável e não está nas nossas recomendações? Deixe um comentário abaixo com sua sugestão ou envie um e-mail pra nós.
Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!