Bio Park Bonito

Animais em Bonito/MS: Melhor Passeios Para Ver a Fauna

Se você quer ver animais em Bonito/MS e não sabe como, estamos aqui para abordar esse assunto e tirar todas as suas dúvidas!

Bonito é um município conhecido por seus encantos naturais. Um dos mais procurados destinos para ecoturismo no Brasil, conta com uma ótima infraestrutura para receber os visitantes.

Além das exuberantes paisagens naturais, é um local atraente para aqueles que curtem fazer passeios em meio à fauna local.

Inclusive, o Viagem Club vem hoje contribuir para a sua viagem, indicando as melhores opções para contemplar animais em Bonito/MS.

Por que ir visitar os animais em Bonito/MS no Bio Park?

Bio Park Bonito
Fonte: Mariana (TripAdvisor)

Como citamos, Bonito é um destino de ecoturismo muito procurado no Brasil.

Assim, oferece uma rigorosa política para preservação ambiental, além de uma boa infraestrutura para receber os visitantes que amam apreciar as belezas da natureza.

O município é conhecido por abrigar belíssimas cachoeiras, rios com grande diversidade de espécies de peixes, além dos jacarés e onças que habitam a região.

Há também muitos tipos de aves que podem ser observadas ao longo das trilhas.

Não é à toa que quem faz uma visita ao Mato Grosso do Sul sempre visa conhecer mais da fauna silvestre encontrada por lá.

Dessa forma, um dos melhores passeios para ver os bichinhos de várias espécies é no Bio Park Bonito, um lugar que alia conservação e educação ambiental.

Este parque foi inaugurado há mais de 3 anos, visando funcionar como abrigo de animais.

Boa parte da fauna que vive por lá, passou ou está dentro do processo para domesticação. De outra maneira, eles não sobreviveriam sozinhos na natureza.

Como na região acontecem muitas queimadas – a exemplo, o Pantanal – vários bichos chegam até o abrigo por protetores que os resgaram.

Seja pelo comércio ilegal, por maus tratos, acidentes ou outro motivo, no Bio Park, todos têm cuidados especiais.

A intensão ao criar o parque biológico era acolher animais necessitados de todo o Brasil.

E parece que funcionou, pois o santuário animal, hoje em dia, possui cerca de 20 espécies.

Há também uma equipe de profissionais qualificados para cuidar dos bichinhos, com zootecnistas, veterinários, tratadores e biólogos.

Todos empenhados na recuperação e bem-estar animal.

Abrigo voltado para a proteção da fauna silvestre
Bio Park Bonito

O foco principal do lugar é realmente oferecer saúde e bem-estar para os animais que vivem por lá. O abrigo é aberto à visitação, aliando conservação e educação ambiental em um único lugar. Você não precisa marcar uma viagem exótica para conhecer lindos exemplares da fauna.

Ver PasseioFalar com Especialista

Como é o passeio no Bio Park?

Localizado a pouco mais de 6 km do município de Bonito, com acesso pela MS-178, fica a cerca de 4 minutos do rio da Prata.

O Bio Park é o passeio perfeito para agradar crianças e adultos de todas as idades, estando tão próximo da parte central da cidade.

Se comparado com outros atrativos da região, a atividade dentro do parque é rápida, mas continua sendo extremamente interessante.

A visitação é toda direcionada por guias do local, finalizando o percurso em aproximadamente 1 hora. Entretanto, quem quiser ficar um pouco mais, não tem problema.

O trajeto é feito totalmente a pé, sendo mais ou menos 700 m de caminhada. Mas, não há com o que se preocupar.

O passeio é bem tranquilo, tendo várias paradas para descanso e interação com os bichos.

Nas paradas, é possível relaxar, conhecer mais o meio ambiente, tirar muitas fotos interessantes e aproveitar a experiência.

Ao longo da trilha, os turistas também aprendem muito sobre a preservação do bioma.

Animais que podem ser vistos no Bio Park

Há muitos animais representantes da fauna de Bonito que podem ser vistos no parque.

Cada um, chama a atenção dos turistas de formas diferentes. Jabuti piranga, macaco-prego, tamanduá-mirim e muitos outros conseguem ser apreciados durante sua vivência na natureza.

Abaixo, veja os principais bichos encontrados na região:

Onça-pintada

A onça-pintada, ou Panthera, é um dos maiores felinos americanos. Outras espécies, como Sussuarana e Jaguatirica, também compõem a fauna regional.

Jacaré

Há muitos jacarés em Bonito ou Pantanal, com alguns exemplares chegando a atingir 3 m. Eles se alimentam de outros animais aquáticos, além dos caramujos e insetos.

Mesmo com a aparência assustadora, o jacaré é extremamente importante, uma vez que ajuda no controle dos insetos e outros bichos do ecossistema.

Lobo-guará

Essa espécie é parente dos nossos cãezinhos, sendo considerado um grande canídeo americano. Suas orelhas são enormes, assim como as pernas. Quem quer vê-lo, deve apostar no passeio ao final do dia.

Anta

A anta é um dos maiores mamíferos de toda a América, chegando a pesar 300 kg e medir 2 m de comprimento. Ela é uma excelente nadadora de hábitos noturnos. Além disso, se alimenta de frutos, folhas e outros vegetais.

Sucuri

A famosa sucuri, ou anaconda, é uma das espécies de cobra que habita as águas límpidas dos rios de toda a região. Assustadora, ela não possui veneno mortal, mas é capaz de envolver as presas antes de dar o bote.

Em termos de tamanho, a sucuri é a 2ª maior do mundo, ficando atrás apenas da píton. Imagine uma cobra com mais de 11 metros se alimentando de jacarés, peixes e outros pequenos animais?

Tamanduá

O tamanduá-bandeira é aquele animal que se alimenta dos cupins e formigas encontrados na vegetação. Considerado de grande porte, tem hábitos solitários e consegue captar os odores que suas presas emitem.

Uma das coisas mais legais na espécie é sua língua comprida, além das grandes garras e dentição reduzida. Com esses “apetrechos”, o tamanduá é capaz de perfurar solos duros e alcançar boas profundidades.

Preservação de animais e legislação em Bonito/Mato Grosso do Sul

Bio Park Bonito
Fonte: Érika Q (TripAdvisor)

Segundo a legislação municipal, ninguém tem permissão para a pesca no município de Bonito.

Todavia, quem gosta de praticar a pesca esportiva, pode seguir até locais próximos da região. Caso o turista queira, pode verificar nas agências de viagem, os pacotes que incluem esse tipo de atividade.

Outra prática proibida é a caça. Isso porque é preciso preservar a fauna e o ecossistema sul-mato-grossense.

A medida é instaurada por lei, a fim de manter a segurança das espécies em extinção.

Como se pode ver, há vários animais interessantes em Bonito/MS. Dessa forma, quem deseja conhecer a fauna do Mato Grosso do Sul precisa colocar essa opção no roteiro de viagem.

Assim, conhecerá uma bela cidade, aumentará o contato direto com a natureza, ajudará a preservar o meio ambiente e terá uma das melhores experiências de vida.

Gostou das nossas dicas sobre onde ver animais em Bonito? Se quiser saber mais a respeito de outras atrações, como o Abismo Anhumas, a Nascente Azul e o Rio Sucuri, confira mais matérias do Viagem Club e se encante com tantos atrativos.

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.

FAQ