Quer saber o que fazer e como aproveitar a baixa temporada em Porto Seguro? Pois é justamente sobre isso que falaremos hoje.
Se você é um viajante contumaz, provavelmente já aprendeu a transformar as épocas menos cobiçadas no melhor período para viajar a diferentes destinos.
Afinal, com um pouco de pesquisa e sabendo se programar, dá para aproveitar ao máximo e gastando bem menos.
Em linhas gerais, podemos dizer que a baixa temporada em Porto Seguro engloba todo o período fora dos meses de verão. Portanto, são cerca de nove meses em que o número de turistas – e os preços de viagem e hospedagem – é menor.
Como mostraremos a seguir, vale a pena aproveitar esse destino nos meses menos procurados. Afinal, praticamente todas as atrações estão disponíveis durante todo o ano.
A nossa única ressalva diz respeito a um mês em específico: se puder, evite novembro, que costuma ser o período mais chuvoso.
Afinal, como aproveitar a baixa temporada em Porto Seguro da melhor maneira possível?
Vamos ser bem diretos: dá para aproveitar (quase) todo o potencial de Porto Seguro em qualquer época do ano. Afinal, a maior parte das atrações são inerentes a essa cidade litorânea.
Se por um lado você não tem as badaladas festas de Réveillon e Carnaval, na baixa temporada em Porto Seguro você ainda consegue aproveitar muito sol, mar calmo e curtição das megabarracas.
De quebra, ainda pode fazer passeio de triciclo e conhecer o centro histórico. E tudo isso gastando bem menos!
A seguir, separamos quatro dicas de como aproveitar muito bem a região no período de baixa temporada.
1. Ficar próximo à praia de Taperapuã e curtir o Tôa Tôa, o Barramares e o Axé Moi
Porto Seguro, não é preciso dizer, tem muitas praias para lá de convidativas. Boa parte delas tem fama pelas festas, enquanto outras pela tranquilidade. Dito isso, difícil é escolher onde ficar.
Mas, ainda assim, vamos dar a nossa sugestão. Se você pretende curtir a baixa temporada em Porto Seguro, uma boa opção é ficar na Praia de Taperapuã – ou Taperapuan, como alguns também se referem.
A Praia de Taperapuã fica na região norte da cidade. Trata-se de uma praia de areia fofa e águas muito tranquilas.
Para quem quer aproveitar o sol e o mar, não importa se com amigos ou com a família, é o lugar o ideal.
É lá, também, que ficam três dos mais famosos pontos de diversão da orla.
A Praia de Taperapuã é super conhecida pela presença de algumas das principais barracas de Porto Seguro.
Diferentemente do conceito que se tem em outras praias do Brasil, aqui o termo se refere a grandes centros de lazer que oferecem comida, apresentações e shows musicais.
Em Taperapuã você pode se divertir no Tôa Tôa, no Barramares e no Axé Moi.
Ainda que eles tenham suas peculiaridades, a ideia central é a mesma: comer bem, dançar à vontade e, quem quiser, aprender seus primeiros passos de Axé.
2. Fazer um passeio de quadriciclo pela região
Este é um dos passeios mais legais que você poderá fazer, sobretudo se quiser um pouquinho de adrenalina.
Há diversos operadores que oferecem o passeio – nossa dica é se informar na recepção do hotel onde for ficar, porque aí você terá certeza de estar contratando um credenciado.
A duração dos passeios de quadriciclo varia de acordo com o trajeto e o tipo de experiência que você quer encarar. No geral, você poderá optar por passeios que variam de três a seis horas.
Entre as opções, há percursos por trilhas por áreas de Mata Atlântica e passeio por reserva indígena. Também dá para subir dunas, contornar falésias, cruzar as praias de Trancoso e Arraial d’Ajuda.
No caminho, você faz paradas para mergulhos em diferentes piscinas naturais.
3. Visitar o Centro Histórico e fazer fotos no Marco do Descobrimento
Não importa se for na baixa temporada em Porto Seguro ou em qualquer outra época: se você for para as praias dessa parte do litoral da Bahia, vale a pena separar umas horas para conhecer também o Centro Histórico.
E, estando lá, ir ao ponto que celebra a chegada dos portugueses ao Brasil.
O Marco do Descobrimento é uma pedra trazida pelos portugueses no início da colonização.
Há versões distintas sobre a data exata, que varia do primeiro ano à terceira década dos anos 1500. Mas o que todo mundo concorda é que se trata do monumento mais antigo do Brasil.
O Marco do Descobrimento é uma peça com 1,62 metro de altura e 32 centímetros de largura. Ela possui a ilustração de uma cruz da Ordem de Cristo em um dos lados, e o escudo português em relevo no outro.
Vale ressalta que Centro Histórico de Porto Seguro é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) desde 1968. Portanto, visitá-lo significa incluir muita história e cultura no seu roteiro.
4. Curtir o fim de tarde e a noite da Passarela do Descobrimento
Por muito tempo chamada pelo nome de Passarela do Álcool, esse é mais um dos tantos pontos turísticos de Porto Seguro. Passar uns dias na cidade e não dar nenhuma escapadinha para lá é quase uma heresia.
A região é formada por um grande casario colorido e em arquitetura colonial. Por lá, você pode comer comidas típicas da Bahia e beber um pouco de tudo.
Os drinks são os mais pedidos – e o nome Passarela do Álcool sempre fez referência direta a isso. Vale a pena provar o “Capeta” – mas com moderação!
A partir das 18h, a Passarela do Descobrimento também vira endereço de uma das maiores feirinhas de artesanato do estado.
Perguntas frequentes
Quando é a baixa temporada em Porto Seguro?
A baixa temporada em Porto Seguro compreende os meses fora do período de verão. Dessa forma, podemos dizer que a baixa temporada acontece entre os meses de abril e novembro. Se puder escolher qualquer época nesse período, sugerimos uma viagem entre setembro e outubro, que já registra dias mais quentes e preços bem mais em conta. Novembro costuma ser o mês mais chuvoso.