Barra do Sucuri

Barra do Sucuri Vale a Pena? Tudo o que você Precisa Saber sobre a Atração de Bonito!

Será que visitar a Barra do Sucuri vale a pena? Eis a questão para todos aqueles que pretendem montar um roteiro de viagem para Bonito/MS.

A Barra do Sucuri é um dos passeios de Bonito mais procurado por viajantes. Localizado no sítio Água Azul, a 17 km do centro, a propriedade é cortada pelo famoso Rio Sucuri, o mais cristalino do Brasil.

Vale mencionar, também, que Bonito fica a cerca de 300 km de Campo Grande.

Enfim, você terá pela frente trilhas, passeio de barco, bela natureza e flutuação no Rio Sucuri, além de um contato com a natureza da região.

Ficou com vontade de descobrir a Barra do Sucuri e saber se vale ou não a pena?

É só continuar a leitura deste conteúdo!

Barra do Sucuri, em Bonito/MS, vale a pena?

Barra do Sucuri
Fonte: Ricardo Zaviasky (Flickr)

Um dos passeios com melhor custo-benefício e que cabe direitinho em um roteiro de 1 a 7 dias em Bonito/MS é o da Barra do Sucuri, mas a dúvida é se vale a pena mesmo.

Afinal, são 2h30 de duração, mais de R$ 100 na baixa e na alta temporada e sem garantia de almoço incluso no pacote.

Mas, calma, porque a flutuação na Barra do Sucuri é uma das mais procuradas, lembra? E não é à toa!

Para entender se vale ou não a pena, é preciso, antes de tudo, conhecer o passeio desde o receptivo até as águas do Rio Sucuri.

Como é o passeio na Barra do Sucuri e no Rio Sucuri, no Mato Grosso do Sul?

Quem decide conhecer a Barra do Sucuri tem pela frente uma trilha de 150 metros que leva os turistas até o encontro do Rio Sucuri com o Rio Formoso.

Antes disso, os visitantes recebem informações sobre o uso de equipamentos de segurança, como a roupa de neoprene e colete salva-vidas, e fazem um pequeno treinamento no sítio Água Azul.

Após o percurso na trilha, o guia orienta o grupo a entrar em um barco e ir remando até o ponto onde começa a flutuação – o objetivo principal do passeio.

O que você vai encontrar é uma vida subaquática abundante, tanto em vegetação quanto em peixes. E o que dizem sobre a transparência da água é a mais pura verdade!

Você vai ter a experiência de se sentir em um verdadeiro aquário (e olha que Bonito tem o passeio no Aquário Natural também!).

Além da flutuação na Barra do Sucuri, você ainda encara a flutuação no Rio Sucuri, já que um passeio leva ao outro.

Mas se a sua preocupação é sobre nadar, não se preocupe! O Rio Sucuri não tem correnteza e, além disso, a roupa de neoprene e o colete impedem que você afunde.

De qualquer maneira, o passeio é feito com um guia, e a qualquer momento você pode retornar ao barco de apoio. Isso vale para as crianças também, que adoram a aventura de mergulhar entre os peixes.

O que levar em conta no passeio da Barra do Rio Sucuri?

Antes de você ir com tudo nesse rio que só tem nome de cobra sucuri por conta do seu formato, é bom ficar por dentro de algumas dicas.

Para começar, evite usar repelente e protetor solar quando você cair na água, ok? Isso pode contaminar a água.

Comer e beber durante a caminhada ou à beira do rio também está proibido. Lembre-se que se você está no paraíso do ecoturismo, é porque existem pessoas que preservam esse ambiente.

Além de tudo isso, não deixe de reservar seus ingressos com antecedência (explicamos aqui) e nas agências credenciadas, para garantir os guias registrados e com experiência na viagem.

Vale a pena comer na Barra do Sucuri, em Bonito/MS?

Depois de conferir o mundo subaquático entre o Rio Sucuri e o Rio Formoso durante a flutuação, nada como saborear as iguarias da cidade de Bonito, certo?

No entanto, nem sempre o almoço está incluso no pacote para a Barra do Sucuri, mas se tiver, pode ser servido antes ou depois do passeio.

De toda forma, o cardápio pantaneiro está presente nos principais restaurantes da cidade, localizados em pontos estratégicos, como na rua Pilad Rebuá, no centrinho.

Entre os mais famosos, estão o Juanita, a Casa do João, O Rei da Carne de Jacaré e o restaurante Turquesa. Experimente a carne de jacaré, um pacu assado, uma variedade de peixes e o caldinho de piranha, pois é tudo saboroso.

Prós e contras do passeio na Barra do Rio Sucuri

Será que a flutuação em um dos rios mais cristalinos do Brasil e do mundo tem pontos negativos?

É isso que vamos, finalmente, descobrir nos tópicos abaixo.

Barra do Sucuri – Prós

  • Bom custo-benefício;
  • Acessível para todas as idades;
  • Estrutura para receber cadeirantes;
  • Itens de segurança, como roupas, sapatos e snorkel;
  • Área exclusiva para fumantes;
  • Seguro contra acidentes;
  • Entre as melhores avaliações no TripAdvisor;
  • Flutuação em um dos rios mais cristalinos do planeta;
  • Não precisa saber nadar;
  • Pertinho do centro e de outras atrações.

Barra do Sucuri – Contras

  • Almoço não incluso.

Afinal, vale a pena conhecer a Barra do Sucuri, em Bonito?

Barra do Sucuri
Fonte: Bosco Martins (Flickr)

Se, nas suas viagens, você prioriza passeios pela natureza e com excelente custo-benefício, podemos afirmar que a Barra do Sucuri vale a pena, sim!

Ainda que não tenha toda a infraestrutura de outras flutuações, a Barra do Rio Sucuri é um dos melhores lugares para você visitar em suas férias.

Isso porque, além de suas águas serem tão cristalinas que mais parecem um espelho, a experiência de nadar entre os peixes é única e deliciosa.

Além disso, a caminhada na mata ciliar e o mergulho no rio são atividades para todas as idades, ainda mais para crianças que adoram os peixinhos.

E caso você queira fazer uma dobradinha, pode incluir no pacote de viagens o passeio pelo Balneário Refúgio da Barra.

O balneário fica no finalzinho do Rio Sucuri, mas deve ser adicionado ao pacote. E só para você ter um gostinho do que vai encontrar por lá, o balneário conta com decks exclusivos, 200 metros de área de banho e uma incrível beleza cinematográfica da natureza.

Show demais, não é?

Agora que você teve a certeza de que a Barra do Sucuri vale a pena, bora conferir outras atrações para o seu roteiro em Bonito/MS?

Então é só continuar aqui no Viagem Club e escolher mais passeios para a sua viagem.

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.