Decidir o que comprar em Bonito é uma tarefa essencial para quem visita o local – um dos destinos mais relevantes do ecoturismo brasileiro, segundo as avaliações dos próprios visitantes.
Bonito está situada a cerca de trezentos quilômetros da capital do estado de Mato Grosso, a cidade de Campo Grande.
Assim, além de sua beleza ímpar, o destino chama a atenção dos turistas devido, sobretudo, à visitação dos seus atrativos – muito distintos de outras regiões do Brasil.
Cidade organizada e sustentável, as atividades turísticas locais incentivam a preservação ambiental, porém, também representam excelentes oportunidades de compra em sua viagem.
O que comprar em Bonito/MS?
Um dos principais destaques no comércio da cidade de Bonito pode ser encontrado nos objetos de artesanato (incluindo pelas de decoração e acessórios) produzidos pelos povos indígenas pertencentes às tribos kadiwéu e terena – etnias que habitavam, originalmente, a região do Lago Azul.
Estes itens são majoritariamente confeccionados com sementes.
Sobretudo, os móveis rústicos também são dignos de atenção, sendo produzidos a partir de madeiras nobres e recicladas. Como resultado, a maior parte das lojas está localizada junto à Rua Cel. Pilad Rebuá, bem perto do Aeroporto Regional de Bonito.
A Taboa – célebre cachaça produzida na região – inspirou o nome do bar de propriedade dos criadores desta bebida.
O estabelecimento da Rua Cel. Pilad Rebuá, aliás, dispõe de uma pequena fábrica, chamada de “Taboa, a Fábrica de Encantos”, que fica aberta para a visitação (noite e dia).
No endereço da Rua Cel. Pilad Rebuá, os visitantes podem observar os processos de produção desta bebida que, majoritariamente, leva guaraná em pó, canela, mel, cachaça e ervas naturais. Adicionalmente, é possível acompanhar a montagem de garrafas com revestimentos em palha.
Vale destacar, ainda, as trufas e os bombons comercializados na Loja Jacaratiá, confeccionados com as frutas típicas desta região do Brasil, tais como tamarindo e guavira.
Antes de conhecer os estabelecimentos a seguir, tenha em mente estas excelentes alternativas de compra.
Casa do Vidro
Conforme mencionado, os passeios em Bonito têm tudo a ver com a imprescindível questão da sustentabilidade. A cidade, com efeito, é considerada o melhor destino de ecoturismo do país.
A despeito disso, caso não sejam realizadas ações de preservação, o local pode perder os seus encantos ou – no limite – até desaparecer.
O mesmo é válido para os municípios desta região, como Guia Lopes da Laguna. Ao seguir esta noção, Carlos Cardinal criou, no ano de 2014, a bela Casa do Vidro.
Essa iniciativa é amplamente reconhecida, principalmente, por quem busca descobrir o que fazer em Bonito, tendo obtido diversos prêmios de sustentabilidade ao longo do tempo. Cerca de 80% dos vidros da cidade são atualmente reaproveitados pela fábrica.
Pouco antes de conhecer o local e fazer as suas compras, tenha em mente que oito profissionais atuam na transformação dos materiais em objetos de decoração e utilitários, como vasos e lustres.
Em menos de 10 anos de existência, centenas de toneladas em matéria-prima já receberam uma nova funcionalidade graças às técnicas aplicadas de corte, cola e jateamento.
Essas ações, inclusive, fascinam os turistas que vão à cidade motivados por atrações naturais, como o Rio Formoso, o Rio da Prata, a Gruta do Lago Azul e as cachoeiras Serra da Bodoquena.
Na atualidade, a Casa do Vidro conta com 200 toneladas de materiais aguardando novas destinações.
Dessa forma, os produtos são vendidos pela internet, no próprio estabelecimento (para quem passar por lá em suas viagens) e, também, em várias lojas da região.
Empório Olinda
O estabelecimento é o resultado do sonho e do empenho das irmãs Graça Amaral e Zulmira Flora.
A mais de 10 anos, ambas idealizaram um espaço no qual os turistas pudessem valorizar e encontrar o artesanato e as artes plásticas no Mato Grosso do Sul e em todo o Centro Oeste.
Logo após, o que era apenas um sonho começou a tomar forma e crescer.
O sucesso foi tamanho que surgiu a necessidade de mudar o Empório Olinda – do prédio original nas proximidades da Praça da Liberdade, para o atual endereço junto à R. XV de Novembro.
O novo lugar é extremamente aconchegante. Desse modo, muitos visitantes apreciam tomar chá lendo poemas que os fazem relembrar que as nossas vidas podem ser mais tranquilas e menos agitadas.
Sob o mesmo ponto de vista, este é o propósito maior do Empório Olinda: proporcionar imersão cultural às pessoas e a valorização da arte, diferentemente dos empreendimentos que se limitam à comercialização de obras e suas compras.
Primordialmente, tanto as peças de artesanato local quanto as obras artísticas são selecionadas cuidadosamente antes de chegarem às mãos dos clientes, turistas e/ou visitantes.
Quando estiver no Empório Olinda, em Bonito Mato Grosso do Sul, não perca a oportunidade de apreciar a beleza e a graça dos móveis feitos de madeira de demolição ou madeira maciça.
Udu Cerâmica
A Udu Cerâmica produz, desde 2012, cerâmica decorativa e utilitária, tendo as texturas, as cores e as formas da natureza como as suas grandes inspirações.
Todas as peças – formidáveis dicas para comprar – são feitas à mão: pintura, esmaltação, modelagem, confecção de moldes em gesso, mistura de argilas e mais.
As queimas são efetuadas em fornos que funcionam a gás e atingem 1.280 °C, assegurando materiais refratários, que podem ir ao micro-ondas e ao forno. Em consequência desses processos inteiramente artesanais, cada peça se torna única.
Este é o fator essencial a encantar a todos que, em viagem, se interessam por cerâmica.
Curiosamente, o nome Udu, de agradável sonoridade, homenageia um maravilhoso exemplar da avifauna sul-mato-grossense, qual seja, o “Udu de Coroa Azul”, cujo nome científico é Momotus momota.
Em outras palavras, o ateliê é a verdadeira alma da Udu Cerâmica. Todos os itens utilitários são criados por Sinéia e Joana (mãe e filha), que contam com o auxílio de uma equipe formada por artesãos locais.
Sempre que encontrar uma peça no local, lembre-se que todos os envolvidos aprendem, desde sempre, a trabalhar diretamente com o barro.
Dibonito Cachaça
A Dibonito Cachaça foi inaugurada no final do ano de 2020.
O estabelecimento vem obtendo destaque na cidade de Bonito, independente da época que se visita a cidade, reunindo os aromas, os sabores e, até mesmo, as belezas e qualidade típicas do Cerrado. Tudo isso no mesmo local!
Além da já prestigiosa linha variada de cachaças artesanais, que são fabricadas sem produtos químicos ou corantes, a Dibonito Cachaça oferece, também, doces caseiros e sabonetes com o perfume da capital nacional do turismo ecológico.
A despeito do fato de que o carro-chefe da casa esteja nas cachaças de alambique, o conceito original era o de reunir a maior quantidade de produtos típicos da região, a fim de oferecê-los aos viajantes.
Consequentemente, a Dibonito Cachaça passou a viabilizar lugares de exposição para os pequenos produtores locais. Isto, aliás, justifica o nome “Dibonito”, isto é, originado em Bonito.
Por se tratar de uma empresa familiar, a Dibonito Cachaça tem história: a paixão pelos alambiques é uma herança do avô do proprietário Junior Esterquile, estando devidamente exposta em uma das paredes mais importantes da loja.
Então, não deixe de incluí-la em seu passeio!
Gostou das nossas dicas sobre o que comprar em Bonito?
Além desse guia básico de compras, não se esqueça de que as atrações naturais são o que realmente fazem a fama de Bonito ser o melhor destino de ecoturismo do Brasil.
Dentre os locais que você pode visitar, não se esqueça de considerar:
- Praia da Figueira;
- Rio Sucuri;
- Rio do Peixe;
- Lagoa Misteriosa;
- Cachoeiras Boca da Onça;
- Grutas de São Miguel;
- Nascente Azul.
Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdo relacionado e prepare-se para essa viagem inesquecível!
Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.
Até a próxima.