Pico do Itapeva: o que fazer e como aproveitar? Veja nossas dicas

Diz a lenda que, no Pico do Itapeva, próximo a Campos do Jordão, é possível visualizar 15 cidades do vale do Paraíba e até a Basílica de Aparecida.

Mas por que “diz a lenda”? Porque para ter tamanho alcance de vista é necessário que o céu esteja limpo e, claro, o que é algo raro na região em que o Pico do Itapeva está localizado.

Independente de ser verdade ou não, o fato, constatado por nós e diversos turistas, é que do alto do Pico é possível ter uma linda vista da região do Vale do Paraíba e avistar algumas cidades – sim, a distância.

Para quem curte caminhar, subir elevações e registrar paisagens incríveis do alto de montanhas, certamente o Pico do Itapeva será um bom passeio.

Contudo, o local não tem no pico a única boa opção de lazer. O lugar em que está inserido costuma atrair o interesse das pessoas por outros motivos.

Quais? Revelamos nos próximos tópicos as outras atrações próximas do Pico do Itapeva. Confira!

Localização

Onde fica?

Pindamonhangaba, Estado de São Paulo, Brasil.

Sim, ao contrário do que muitos pensam, o Pico do Itapeva não fica em Campos do Jordão, mas a 15km da cidade de Capivari.

Sendo mais exato, localiza-se na agradável Pindamonhangaba, uma das cidades símbolos do Vale do Paraíba.

Acesso via Campos do Jordão

Para chegar até o Pico do Itapeva saindo de Campos do Jordão, faça o seguinte roteiro: vá até o centro turístico da cidade, que fica na Vila Capivari.

Depois, passe pelo Shopping Boulevard Geneve no sentido Tênis Clube. Após, vire a direita, passe em frente à Ducha de Prata e veja uma placa indicando o caminho até o Pico do Itapeva.

Tem mais: você deverá ir ao Hotel Quatre Saison, passar em frente à hospedagem, depois virar à direita e depois seguir até o cume do famoso pico próximo à cidade de Campos do Jordão.

Posts Relacionados

As cidades do Vale do Paraíba ao “alcance” do pico

Pico do Itapeva
Fonte: Rodrigo Soldon (Flickr)

Ficou curioso para saber quais cidades estão próximas do Pico do Itapeva e que supostamente podem ser vistas em seu cume? Lembrando: é possível ver várias cidades, mas a dúvida é em relação à quantidade.

Lista de cidades próximas ao Pico do Itapeva:

  • São José dos Campos;
  • Pindamonhangaba;
  • Tremembé;
  • Guará;
  • Roseira;
  • Taubaté;
  • Aparecida;
  • Potim;
  • Cruzeiro;
  • Caçapava;
  • Moreira Cesar;
  • Piquete;
  • Lorena;
  • Cachoeira Paulista;
  • Eugênio de Melo.

Antes das atrações do entorno, vale conferir algumas informações sobre o pico. Veja abaixo.

Sobre o Pico do Itapeva

Pico do Itapeva
Fonte: Juliano Chaves (Flickr)

O Pico (chamado de Pedra Chata pelo indígenas), fica a 35 metros da divisa de Campos do Jordão, localizado em Pindamonhangaba, na Serra da Mantiqueira, com acesso por meio de estrada asfaltada.

É possível ir de carro até a montanha. Os visitantes podem estacionar e subir a ladeira que leva até o cume do pico a pé.

Mesmo se você não for acostumado a encarar subidas de montanha, não terá muita dificuldade. A subida é bem tranquila.

O pico está a 2025 metros de altitude e proporciona uma vista incrível do Vale do Paraíba com sua natureza e cidades.

Certamente, um ótimo local para tirar fotos e compartilhar com toda sua rede de conhecidos.

Mas, atenção: apesar da localização privilegiada, próximo a Campos do Jordão, São José dos Campos, Cachoeira Paulista e outros municípios, contar com uma estrada acessível e subida fácil até o seu cume, o Pico do Itapeva não é dotado de uma boa estrutura.

Não tem, por exemplo, local para abastecer provimentos, cuidados médicos próximo, guias, equipes de segurança, nada disso.

Se você se meter em alguma encrenca, sofrer algum acidente, estará por sua conta e risco. Portanto, tenha cuidado.

Esse é um dos motivos para muitos dos visitantes optarem pelas atrações do entorno do pico, atrações que não estão “abandonadas” e contam com alguma estrutura.

Lago do Pico do Itapeva

Lago do Pico do Itapeva
Fonte: João Pedro (Flickr)

Visitar o lago do Pico do Itapeva é uma alternativa para quem não quer subir a ladeira e chegar ao cume da elevação. O lugar proporciona também uma bela vista e tem até tirolesa.

Antigamente havia uma feira de artesanato nas suas dependências. Era ótimo fazer umas comprinhas e ter a lagoa de fundo, mas a feira teve que ser proibida, pois ocupava área de preservação ambiental.

Parque Pico do Itapeva

Visitar o parque Pico do Itapeva é a melhor opção para entreter a criançada e toda a família. É cheio de pequenas atrações que rendem bons momentos e registros. Um exemplo é a fonte dos desejos.

Há também, no local, um mirante, um castelinho, um campo de lavanda e uma lanchonete.

Pico do Itapeva vale a pena?

Pico do Itapeva
Fonte: Fernando Stankuns (Flickr)

Pela acessibilidade, estar muito próximo à Vila Capivari em Campos do Jordão, ter uma subida fácil, ainda que pese a falta de estrutura, e proporcionar uma bela vista, é um passeio que vale a pena para quem curte caminhada.

Entretanto, há opções para todos os gostos graças às atrações do entorno, em especial o lago e o parque do Pico do Itapeva. Na volta a cidade, delicie-se com um ótimo chocolate quente.

Perguntas e Respostas

Quanto custa o Pico do Itapeva?

O acesso ao parque custa R$10 por pessoa e a entrada é gratuita para crianças de até 5 anos. Estudantes, idosos e jovens de até 16 anos pagam meia entrada, desde que com comprovantes. O estacionamento é pago.

Quantas cidades dá para ver do Pico do Itapeva?

Em dia ensolarado e de céu limpo até 15 cidades. Entretanto, é raro encontrar tais condições climáticas no local.

Qual é o pico mais alto de Campos do Jordão?

Pico do Imbri. Está a mais de 1800 metros de altitude. O Pico do Itapeva está a 2025 metros, entretanto, ele não faz parte de Campos do Jordão, apesar de ser bem próximo. É reconhecido como parte do território de Pindamonhangaba.