Quantos Dias Ficar em Campos do Jordão? Veja Nossas Dicas

Já sabe o que fazer e quais atrações participar na “Suíça Brasileira”? Então chegou a hora de descobrir quantos dias ficar em Campos do Jordão.

A cidade da Serra da Mantiqueira é conhecida, sobretudo, como o destino de inverno, mas Campos do Jordão tem atrações turísticas o ano todo.

A julgar pelas festividades de fim de ano, quando a região ganha uma linda decoração de Natal e vários eventos imperdíveis, a cidade fica bastante movimentada. Então, é normal bater a dúvida sobre quantos dias ficar em Campos do Jordão.

Por isso, elaboramos um guia para você saber qual o mínimo e o máximo de dias para aproveitar todas as belezas do lugar, principalmente, desfrutar da rica gastronomia dos jordanenses. Vamos lá!

Como saber quantos dias ficar em Campos do Jordão?

A partir do momento em que você decidiu viajar para Campos do Jordão, é provável que já tenha lido sobre as atrações e eventos que acontecem o ano inteiro.

A grande questão é saber quantos dias ficar em Campos do Jordão, porque um evento pode tomar um dia inteiro, e você ter feito apenas planos de dois dias de viagem. Seria frustrante, não é?

Então, para a sua viagem ser bem proveitosa, vale a pena entender como é Campos do Jordão em cada época do ano, assim, será fácil saber quanto dias passar na Serra Paulista.

Campos do Jordão no outono

Horto Florestal
Fonte: Useradquem (Flickr)

Se quanto mais frio, melhor para você, ficar alguns dias em Campos do Jordão entre os meses de abril, maio e junho pode ser uma ótima opção.

Detalhe que não é nem inverno para ter esse frio, mas a estação na cidade funciona assim mesmo. Então, se você curte passeios ao ar livre e não quer pagar mais caro em hospedagens, melhor viajar nessa época do ano.

Além disso, o outono muda a paisagem da cidade. É quando as folhas se tornam amarelas, as folhas de Plátanos cobrem as calçadas e os pinheiros dão seus frutos mais saborosos: o pinhão.

Para ajudar a calcular quantos dias ficar em Campos do Jordão, separamos algumas atrações no período de outono:

  • Horto Florestal;
  • Festival do Pinhão;
  • Festival das Malhas.

O Festival do Pinhão é a tradicional festa que celebra a semente mais querida das montanhas. Muitas receitas saborosas recebem esse complemento, como massas, peixes e sorvetes.

Além disso, há diversas atrações musicais, do sertanejo ao rock, incluindo apresentações artísticas de dança e teatro. Há também o curioso concurso para eleger o maior pinhão da cidade.

Já o Horto Florestal é para quem ama a natureza e não quer sair de Campos de Jordão sem apreciar suas belezas naturais.

O local preserva a fauna e a flora em mais de 8 mil hectares e abriga um vasto número de programas, como passeio de bicicleta, pedalinho, trilhas até as cachoeiras e tirolesas.

Há também espaço para piquenique, museu e restaurante. Sim, é o lugar perfeito para descansar, brincar e comer.

Campos do Jordão nos dias de inverno: alta temporada na Serra da Mantiqueira

Festival de Inverno Campos de Jordão
Fonte: Deni Williams (Flickr)

Diferente de algumas outras cidades, a alta temporada na Serra Paulista acontece durante o inverno, quando ocorre o famoso Festival de Inverno.

E, como é bastante disputada, saiba que tudo é mais caro: da hospedagem à comida.

Mas vale a pena enfrentar um trânsito caótico para comer nos melhores restaurantes de Campos do Jordão ou dar um passeio pelas principais atrações.

O inverno é a melhor estação para quem quiser sentir um pedaço da Europa dentro de São Paulo.

Ali você encontra um clima mais frio e um cenário convidativo para tomar um chopp. É o puro charme do Brasil!

Veja abaixo os melhores passeios para incluir no roteiro de viagem e ter noção de quantos dias ficar em Campos do Jordão:

  • Vila Capivari;
  • Cervejaria Baden Baden;
  • Festival de Inverno;
  • Passeio de Balão;
  • Aventura no Rancho.

Agora, se tem um lugar onde todo mundo se encontra é na Vila Capivari, o ponto de badalação dos turistas e jordanenses.

Além das ruas charmosas, você encontra os principais lugares para fazer compras, seja um shopping ou bistrô. Tem muita coisa boa nesse centro histórico de Campos do Jordão.

Se você gosta de música clássica, temperatura baixa e um destino bem a cara da Europa, seu lugar é em Campos do Jordão no inverno, quando acontece o maior Festival de Inverno da América Latina.

Nada como um chocolate quente ao som de uma orquestra para esquentar a noite.

Campos do Jordão na primavera

Amantikir
Fonte: Joanilo Viana (Flickr)

A visita a Campos do Jordão na primavera não é tão grande, mas entre setembro a início de dezembro há feriados que podem atrair os turistas e movimentar a cidade.

É nessa época que a cidade ganha mais charme devido à oscilação de temperatura e nível de chuvas.

A propósito, o clima de Campos do Jordão é ameno durante todo o ano, e mais frio entre outono e inverno.

Sendo assim, você pode passar alguns dias na região entre setembro a outubro (se quiser fugir das festas de Natal), por quatro razões:

  • É seu período de férias;
  • Não curte festas natalinas;
  • Quer economizar;
  • Não gosta de frio intenso de outono/inverno.

As atrações que você pode curtir nessa estação não difere tanto dos demais. Tirando os principais festivais e festa de Natal, é possível ficar dois dias em Campos do Jordão sem ter a sensação de que faltou alguma coisa.

Inclusive, achamos conveniente citar o Parque Amantikir. Essa área de 60 mil m², mais de 25 jardins e 700 espécies de plantas reserva aos visitantes um incrível passeio a ser explorado em plena primavera.

Mas é bom saber que o parque não é uma boa pedida para um bate volta por falta de transporte público.

Campos do Jordão no verão: temporada de Natal e fim de ano

Natal em Campos de Jordão
Fonte: Lary Leal (Flickr)

Ainda que seja considerada a baixa temporada em Campos do Jordão, duvidamos que você resistiria aos encantos do Natal, pois é como se o local se transformasse na cidade do Papai Noel.

São luzes de led, decorações natalinas, ruas tomadas por árvores de Natal e muitos espetáculos de música, dança e teatro para marcar as últimas semanas do ano.

Isso, sem contar a gastronomia que dá um verdadeiro show em seus variados estilos.

Então, será que em poucos dias você conseguiria curtir todos os eventos e conhecer a culinária de cada um?

Bem, uma coisa é certa: a dica de quando ir a Campos de Jordão é durante os feriados, ainda mais em dezembro.

Para ter certeza disso, veja as principais atrações turísticas de Campos do Jordão durante o verão:

  • Casa do Papai Noel;
  • Fábrica de Chocolate Araucária;
  • Trem do Papai Noel;
  • Museu Felícia Leirner;
  • Passeio de quadriciclo;
  • Cervejaria Baden Baden.

Um programa divertido e encantador que é perfeito para a família toda é visitar a Casa do Papai Noel ou andar em seu trem.

Inclusive, é bem tentador apreciar todos os eventos envolvendo as festividades natalinas, porque a cidade fica toda iluminada e deslumbrante!

Posts Relacionados

Quanto tempo você precisa para conhecer a Suíça Brasileira?

Suiça Brasileira
Fonte: Deni Williams (Flickr)

Você conferiu no tópico acima um resumo sobre o que fazer em Campos do Jordão em cada época do ano, certo? Pois tudo vai depender de quais eventos você gostaria de ir. Por quê?

Saborear um bom petisco acompanhado de um chopp enquanto joga conversa fora pode tomar sua tarde inteira.

Assim como uma visita ao Horto Florestal, um caminhada pelas principais trilhas e cachoeiras, ou um jantar a dois em algum restaurante romântico.

Contudo, você viu que cada estação do ano pede um passeio diferente, visto que tomar uma cerveja bem gelada no inverno, não dá!

Nem passear de balão em dezembro, quando o nível de chuva é bem maior.

Sendo assim, você consegue filtrar os melhores e mais adequados passeios para quando ir a Campos do Jordão.

Afinal, quantos dias passar em Campos do Jordão?

Se você pretende conferir as atrações principais e a tradição de alguns eventos, um roteiro de dois dias ou um final de semana prolongado (de três dias, por exemplo) já é o suficiente.

É o tempo mínimo para ficar em Campos do Jordão sem achar que deixou um passeio para trás.

Além disso, a cidade é tão convidativa que você pode voltar outras vezes, e cada vez em uma estação diferente. Assim, você se familiariza com os programas que mais gostou e pode elaborar melhor seu próximo roteiro.

Agora, se está em seus planos esticar a viagem para conhecer todos os pontos turísticos de Campos do Jordão e até descansar bastante, vale a pena fazer um roteiro de 4 a 7 dias.

Inclusive, é tempo suficiente para degustar as iguarias de cada restaurante e bar, porque verdade seja dita: tem muita coisa gostosa para comer e beber na “Suíça Brasileira”.

Então, 2, 3, 4, ou 7 dias em Campos do Jordão?

Natal em Campos de Jordão
Fonte: Milla Garofalo (Flickr)

Agora que você sabe que um final de semana ou, no máximo, entre 4 a 7 dias são perfeitos para ficar em Campos do Jordão, fica mais fácil elaborar seu roteiro, certo?

Seja no inverno ou no verão, há atrações para todos os gostos e bolsos. Da natureza a alta gastronomia, seu único erro nessa viagem será o de não aproveitar esse destino. Portanto, faça seu roteiro e divirta-se!