Carregando...

Porto Seguro com crianças: como aproveitar bem?

Quando chegam as férias escolares, é o momento que muitas famílias aproveitam para viajar. Afinal, nada melhor que levar toda a família para curtir e descansar um pouco. Por incrível que pareça, uma bela opção é viajar para Porto Seguro com crianças.

Anúncios

Apesar da fama de festas da cidade, nela você encontra muitas opções para levar crianças de todas as idades.

Anúncios

Assim, elas poderão entrar em contato com a natureza, a história do Brasil e ter muita coisa legal para contar aos amigos e parentes.

Portanto, continue lendo para conhecer o que Porto Seguro guarda de aventuras para a criançada. É diversão para todas as idades, inclusive não apenas para os pequenos!

1. Ilha dos Aquários

Ilha dos Aquários
Crédito: fernanda. naue (Flickr)

Se você está em viagem para Porto Seguro com crianças, é essencial saber o que fazer para aproveitar bem a viagem. E, não tem lugar melhor para visitar que a Ilha dos Aquários.

Esta ilha, localizada no distrito de Arraial d’Ajuda, possui uma série de atrações super divertidas e interessantes.

O destaque fica com o que dá nome ao lugar: os aquários gigantes. Neles, vivem diversos animais de uma variedade de espécies.

Aqui, adultos e crianças poderão ver tubarões, arraias e muitos tipos de peixes. Os animais ficam em espaços preparados para recebê-los e podem ser observados de longe, para segurança deles e dos visitantes.

Durante a visita, toda a família pode aproveitar as praias do lugar, ótimas para continuar o contato com a natureza. Bares e restaurantes aqui presentes são ótimas opções para recuperar as energias e manter todos animados.

Além disso, para toda a família, alguns desses bares possuem shows de música. Estes variam muito de estilo, indo do samba ao forró e ao rock.

Os shows ocorrem simultaneamente, mas sempre em lugares diferentes, para você ir no que fizer mais seu estilo ou ir passando por vários ao longo do passeio.

2. Reserva Indígena Pataxó da Junqueira

Reserva da Jaqueira
Crédito: Paola Carmello (Flickr)

Este é mais um passeio igualmente divertido e educativo. Ao visitar Porto Seguro com crianças, é praticamente obrigatório conhecer uma das reservas indígenas mais tradicionais do Brasil, a Pataxó da Junqueira.

Aqui, as crianças poderão conhecer a cultura de um dos povos nativos do nosso país e entrar em contato direto com seus costumes.

Além de receberem turistas caracterizados com roupas e pinturas corporais, os moradores responsáveis pela visita exibem alguns dos rituais e danças de seu povo.

Outras opções são o passeio em trilhas acompanhado de guias da região, aulas de arco e flecha, além de experimentar a culinária típica.

Como não poderia deixar de ser, você pode comprar vários artigos e artesanatos para levar para casa e como presente. Todos são muito lindos, com a estética indígena, e carregam consigo história e tradição sem fim.

Localizada entre Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, a Reserva Indígena Pataxó da Junqueira é o lugar perfeito para levar as crianças durante a viagem para Porto Seguro. 

É dar a elas a oportunidade de conhecer culturas diversas e aprender sobre aqueles que estavam no nosso país muito antes da chegada dos portugueses.

3. Cidade Histórica de Porto Seguro

Cidade Histórica de Porto Seguro
Crédito: Coral (Flickr)

Composta por duas ruas e uma praça, a Cidade Histórica de Porto Seguro é um lugar super simpático de se conhecer com crianças. 

Este é um dos pontos turísticos históricos mais conhecidos – e com razão. Isso porque foi aqui que os portugueses atracaram pela primeira vez no Brasil e começaram a explorar nossas terras.

Esse evento é representado pelo Marco do Descobrimento, monumento que fica na praça junto à Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena e uma prisão antiga.

A igreja é pequena, com a arquitetura clássica que se espalhou por todo nosso território. É um verdadeiro patrimônio histórico por si só. A praça é linda e ótima para passar o tempo na grama.

As ruazinhas contam com uma série de casas coloridas muito bonitas e que dão uma cara lúdica à caminhada.

Na Passarela do Descobrimento, antigamente conhecida como Passarela do Álcool, existem várias lojas onde comprar presentes, roupas e artesanato local. Apesar do antigo nome ser pouco convidativo para crianças, não se assuste.

Nesta passarela há também restaurantes e bares diversos que oferecem uma vasta gama de opções para comer e beber.

Assim, é uma ótima opção para agradar as crianças da família come sorveterias incríveis e, para os adultos, provar o famoso Capeta, drink feito com leite condensado e vodka.

Não é possível entrar na cidade histórica de carro, mas por ser dentro da cidade, é bem fácil alcançá-la. Daqui, a vista é bela, sendo possível ver Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. 

Uma dica é, se puder, visitar o lugar na Semana do Descobrimento, em 7 de setembro. Nessa época as ruas se enfeitam de luzes, dando nova cara ao local.

4. Memorial Epopéia do Descobrimento

Memorial Epopéia do Descobrimento
Crédito: Andre Silva (Flickr)

Este lugar em Porto Seguro é mais um centro histórico que oferece uma aula de história a pleno céu aberto.

Dessa forma, o terreno amplo é repleto de jardins, matas e trilhas através das quais guias, que são índios pataxós da região, levam visitantes. 

O contato com a natureza já é um grande fator, mas o que realmente faz valer a pena é a atmosfera criada pelo passeio.

Ao longo da jornada, os guias contam sobre a história da região e a chegada dos portugueses, contribuindo para criar um clima que te transporta ao passado.

Tudo é coroado com uma réplica em tamanho real de uma Nau Capitânia, embarcação utilizada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação na viagem que os trouxe até aqui.

Você conseguirá entender como funcionavam os navios ao observar os mastros e velas, portinholas para canhões e todos os cordames e sacos de areias que contribuem para guiar a embarcação.

Além disso, poderá visitar a parte interna e ver em primeira mão como os marinheiros passavam semanas e meses de suas vidas antes de atracar no destino.

Além dessa caminhada a céu aberto, o Memorial possui um ambiente interno com a chamada Faixa do Descobrimento.

Aqui, você verá esculturas e pinturas de diversos marinheiros e figuras históricas da jornada portuguesa pelo mar. É uma oportunidade de aprender ainda mais sobre a história do Brasil e a navegação da época.

O Memorial Epopeia do Descobrimento fica aberto diariamente e cobra uma taxa para visitar suas principais atrações.

No entanto, como vimos, vale super a pena ir com as crianças, que com certeza se encantarão com a aula de história e a visita a um navio que parece ter saído dos filmes e jogos.

5. Parque Marinho de Recife de Fora

Parque Marinho de Recife de Fora
Crédito: Marcio Bianchi (Flickr)

Recife de Fora oferece um dos passeios mais bonitos e agradáveis de Porto Seguro e região.

Este parque marinho te permite viajar pelas águas cristalinas do mar de escuna e observar a natureza exuberante da região no processo.

Aqui, sua família terá a chance de encontrar animais como peixes, ouriços do mar, tartarugas marinhas e outros.

Além disso, a região é famosa pelos seus recifes de corais. E não à toa, já que conta com 16 das 18 espécies de corais existentes no mundo.

Tudo isso forma um espetáculo de cores e formas repleto de vida. Além de observá-los de longe, é possível entrar no mar e ver tudo por uma nova perspectiva com os mergulhos oferecidos.

Há a opção de um mergulho mais raso, com equipamento snorkel, ou utilizando máscara e cilindros de oxigênio para visitar águas mais profundas.

Com uma área de cerca de 17 km², o parque é uma reserva ambiental cujo foco é a preservação da natureza.

Por isso, apenas uma pequena fração dessa área é visitada, mas já é o suficiente para deixar evidente o quão maravilhosa é a região e a necessidade de proteger a vida marítima, tão ameaçada.

Através do turismo, o objetivo é o incentivo ao conhecimento durante o passeio, que conta com explicações e curiosidades a respeito da vida marinha e geografia local são dadas por especialistas voluntários que acompanham a viagem.

Além de educativos, o passeio é bastante divertido, e dá ainda mais motivos para fazer a visita. 

Com certeza, conhecer o Parque Marinho de Recife de Fora deve estar no seu roteiro com as crianças. Elas ficarão maravilhadas com as águas e a natureza. O melhor é que fica perto de Porto Seguro, a cerca de 9km apenas.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



6. Visitar as praias

melhores praias de Porto Seguro
Crédito: Driele Soriano (Flickr)

É claro que ninguém vem a Porto Seguro sem o objetivo de aproveitar as belas praias da região. E quando se trata de Porto Seguro com crianças, claro que as praias não podem ficar de fora! 

Apesar de ser um tour já conhecido, podemos destacar algumas praias na cidade e arredores que são perfeitas para levar a criançada.

Afinal, são tantas opções que tem uma praia para cada integrante da família e chance de todo mundo se divertir.

Uma ótima característica das praias de Porto Seguro é que, em sua maioria, o mar é mais tranquilo e raso.

Dessa forma, é possível levar os pequenos para sentir a água sem muita preocupação, ou mesmo deixar que brinquem à beira-mar.

Obviamente, tudo sob supervisão de um adulto e guarda-vidas, quando presentes, para evitar acidentes.

Confira, abaixo, dicas de algumas praias que podem ser interessantes para levar a molecada.

Praia de Taperapuã

Praia de Taperapuã
Crédito: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

A mais famosa praia de Porto Seguro é fácil de chegar, cheia de atrações e diversão sem fim.

Existem muitas estruturas, como bares e restaurantes, para garantir que ninguém fique com fome enquanto brinca na areia.

Mas o principal com certeza é a chance de curtir muito com os shows de dança em estabelecimentos como o Axé Moi e Toa Toa.

Neles, a galera pode dançar bastante, seguindo os passos dos dançarinos no palco ou simplesmente como achar melhor. 

Pessoas de todas as idades se soltam quando o axé começa a tocar.

Praia do Mutá

Praia do Mutá
Crédito: YaaYoo Marketing Digital (Flickr)

Ainda em Porto Seguro, Mutá se mostra como uma opção mais sossegada.

Se a sua família é mais reservada e tranquila, ou então querem um dia de descanso sem grande movimento, essa praia é perfeita.

Mutá não é exatamente uma praia deserta e conta com um bom número de pessoas ainda.

Mesmo assim, nada que se compare às mais cheias da cidade, sendo uma boa opção sem precisar ir muito longe.

Como sempre, bares e restaurantes garantem a alimentação de todos.

Praia do Espelho

Admirar a natureza
Crédito: Fernanda Carvalho (Flickr)

Saindo de Porto e indo para Trancoso, é possível visitar a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do tour.

As águas azuis cristalinas refletem a luz do Sol e da Lua, dando nome ao lugar. Além disso, falésias complementam o espetáculo junto da vegetação exuberante.

Bares e restaurantes estão presentes e o acesso é fácil. As águas são tranquilas e também conta com piscina natural, que são ótimas para banhos e mergulhos.

Esta é uma boa opção para a criançada mais ligada à natureza ou que goste de tirar fotos.

Rio da Barra

Praia do Rio da Barra
Crédito: Tabajara (Flickr)

Por fim, uma última recomendação de praia para visitar com as crianças é o Rio da Barra, entre Trancoso e Arraial d’Ajuda.

Essa é para quem realmente quer se aventurar. Chegar aqui já é um certo desafio, já que ela fica mais afastada. No entanto, tudo se paga e vale a pena.

A praia é muito vazia, perfeita para relaxar e descansar. Junto ao mar e à areia, estão vários coqueiros, e as falésias emolduram tudo juntamente ao rio que dá nome ao lugar.

Aqui, não existem bares, vendedores ambulantes ou outras estruturas assim. Um restaurante, do Rio da Barra Villa Hotel, é aberto a visitantes e oferece um bom cardápio.

Confira: Eco Parque Aquático Arraial D’Ajuda (aqui).

O que tem para fazer com criança em Porto Seguro?

Quando viajar para Porto Seguro com crianças, a visita a lugares como a Cidade Histórica e o Memorial Epopeia do Descobrimento é uma boa pedida.

Além de terem o fator educativo, para despertar a curiosidade dos pequenos, os ambientes são lindos e possuem muitas atrações que encantarão as mentes deles.

O que levar para a praia com criança de 2 anos?

Crianças de 2 anos ou mais já são mais independentes e gostam de correr e brincar pela praia.

Além de atenção redobrada com elas, lembre-se de levar protetor solar infantil e hidratante para a pele.

Leve bastante água e lanches, para que não desidratem ou fiquem sem energia, principalmente após entrarem na água.

Roupas leves de manga comprida também são ótimas para evitar queimaduras.

Chapéus protegerão seus olhos e sandálias evitarão com que pisem em objetos ou animais na areia. É importante que os tecidos sejam, preferencialmente, de algodão, já que oferecem boa proteção UV.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro