Vai viajar para Porto Seguro em maio e quer saber se vale a pena? Esse é, justamente, nosso assunto de hoje!
Geralmente, os meses de baixa temporada são os melhores para visitar destinos famosos como Porto Seguro.
Durante o mês de maio, por exemplo, o clima permanece bom e a cidade fica mais vazia, perfeita para quem quer aproveitar a viagem com mais tranquilidade.
Confira a seguir as melhores atrações para aproveitar Porto Seguro em maio!
Como aproveitar Porto Seguro em maio da melhor maneira possível?
O clima de Porto Seguro em maio é bom, mas as temperaturas não são tão altas como no verão. Em média, a temperatura varia entre 23°C e 26°C, o que é bem mais frio do que no mês anterior.
Contudo, a vantagem de viajar em maio é que chove menos do que nos meses de verão e a água do mar fica mais quente, cerca de 27°C.
O mês de maio em Porto Seguro é considerado baixa temporada. Por isso, essa é a época do ano perfeita para quem quer economizar e viajar com mais tranquilidade.
Ficou com vontade de viajar para Porto Seguro em maio?
Então, confira as melhores atrações para aproveitar o mês.
1. Caraíva
Porto Seguro é dividida em vários distritos, que são ainda mais charmosos do que a famosa cidade. Um exemplo disso é o distrito de Caraíva, uma comunidade ribeirinha e litorânea da Costa do Descobrimento.
Apesar de ser um dos distritos mais distantes, Caraíva é um dos melhores lugares para visitar em maio se você quer se desconectar. Suas ruas são de terra, as construções são rústicas e não há veículos motorizados.
Para conhecer Caraíva (site) você pode fazer um passeio de bate e volta e ficar hospedado por lá.
Embora seja um lugar calmo, você vai encontrar várias coisas interessantes para fazer por lá, como descer o Rio Caraíva de boia, praticar caiaque e stand up paddle, conhecer a Reserva Indígena do Porto do Boi, ou simplesmente curtir o mar.
Você não vai se arrepender dessa viagem!
2. Passarela do Álcool (Passarela do Descobrimento)
A Passarela do Descobrimento, antigamente conhecida como Passarela do Álcool, é um dos pontos turísticos mais famosos de Porto Seguro.
Ela é repleta de casas coloridas, onde funcionam várias lojas, boutiques, restaurantes e bares, e barracas de artesanato e bebidas.
Além disso, a prefeitura costuma promover diversos eventos especiais na passarela, como apresentações de dança, música e teatro.
Embora a Passarela do Álcool não possua um site oficial onde você possa acompanhar a programação, é possível consultar os moradores para saber sobre os próximos eventos.
Via de regra, a Passarela do Descobrimento é um dos locais mais movimentados à noite em Porto Seguro. Contudo, em maio, ela está um pouco mais tranquila. Ou seja, você pode curtir uma noite animada, mas sem muvuca.
Os estabelecimentos da Passarela do Álcool abrem a partir das 18h, mas é só a partir das 22h que o local fica mais cheio.
As lojas e barracas de artesanato geralmente fecham mais cedo, mas os bares, restaurantes e barracas de bebidas ficam abertos até de madrugada.
3. Reserva Indígena da Jaqueira
A Reserva Indígena da Jaqueira fica a poucos quilômetros de distância do centro de Porto Seguro.
Ela foi construída em 800 hectares de Mata Atlântica nativa e é muito semelhante ao povoado original dos tempos coloniais.
O objetivo da reserva é promover a valorização da cultura indígena e o desenvolvimento sustentável.
Para isso, os índios que moram na reserva realizam diversas atividades com os visitantes, como praticar arco e flecha, participar de rituais, fazer pintura corporal e conhecer as ervas e plantas usadas na produção de medicamentos.
Além disso, durante o passeio você pode experimentar alguns pratos típicos, como o peixe feito na folha de patioba, fazer uma trilha na mata fechada para conhecer as armadilhas e ferramentas de caça e tomar um banho no rio.
Sem dúvida, esse é um passeio que vai surpreender você de várias formas!
4. Parque Nacional do Pau Brasil
O Parque Nacional do Pau Brasil possui 190 km² de Mata Atlântica preservada.
Ele recebeu esse nome por causa da grande concentração de árvores da espécie Pau Brasil que há na região.
A maioria das árvores tem mais de 40 metros de altura e estima-se que elas possam ter até mil anos de idade.
Além da fauna, o Parque Nacional do Pau Brasil abriga diversas espécies de animais, até mesmo alguns que estão em extinção, como o papagaio-chauá, o macaco-guigó e a harpia.
Até o momento já foram catalogadas mais 225 espécies de aves no parque, sendo que 41 só podem ser encontradas lá.
Os pássaros mais comuns de serem avistados são o beija-flor, o corrupião, o sabiá pimenta, o sairá, o jandaia de testa vermelha e o tangará. Ou seja, prepare a câmera para tirar fotos incríveis!
No Parque Nacional Pau Brasil você também pode fazer outras atividades, como tirolesa, camping e trilhas.
O melhor é que as trilhas do parque são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.
A maioria das trilhas são leves e curtas, mas levam a lugares incríveis, como o Mirante do Pau Brasil, que possui 180 metros de altura e fica à beira de um boqueirão.
Se você gosta de estar em contato com a natureza, esse é um dos melhores passeios que você pode fazer em Porto Seguro em maio.
5. Praia de Pitinga
A Praia de Pitinga fica no distrito de Arraial d’Ajuda e é considerada uma das mais bonitas de Porto Seguro.
Ela está localizada na região onde terminam os recifes e começam a aparecer as falésias avermelhadas, formando uma paisagem de tirar o fôlego.
O mar da Praia de Pitinga é calmo na maior parte da orla, pois os recifes formam uma barreira e diminui a força das ondas.
Contudo, nos locais onde não há recifes o mar é bastante agitado. Além disso, a maré sobe bem rápido. Então, é importante tomar cuidado, especialmente com as crianças.
Mesmo assim, no geral, a Praia de Pitinga é bastante tranquila.
Para manter o local bem preservado há um limite de barracas permitidas na praia e limite de visitantes. Por isso, esse é o local perfeito para caminhar e apreciar a natureza.
Gostou de conhecer as principais atrações de Porto Seguro em maio? Então, confira também: “Roteiro de 7 Dias em Porto Seguro: Como Aproveitar Bem a Cidade?”.