Carregando...

Passarela do Álcool, em Porto Seguro: O que Fazer? Vale Visitar?

A Passarela do Álcool fica na Avenida do Descobrimento no centro da cidade, sendo um local muito popular no período noturno. Mas será que vale a pena visitar?

Anúncios

A cidade de Porto Seguro fica localizada no extremo sul do litoral da Bahia, a 600 quilômetros de distância da capital Salvador, sendo um dos principais pólos turísticos do estado.

Anúncios

O local atrai milhões de turistas e formandos todos os anos e um dos principais pontos turísticos da cidade é conhecido como Passarela do Álcool ou Passarela do Descobrimento.

Além disso, a área possui diversas opções de restaurantes, bares, cafeterias, lojas e barraquinhas que vendem artesanato e comidas típicas baianas, além de drinks de todos os tipos que você possa imaginar.

O visual do local também é bastante atraente, devido às casinhas coloridas com estilo colonial que predominam por lá, chamando bastante a atenção dos visitantes.

Aliás, estamos falando de um dos primeiros locais a serem povoados quando os portugueses chegaram ao Brasil.

Outro atrativo? A bela vista do cais que pode ser observada nos passeios pelas charmosas ruas do centro.

Por se tratar de um local alegre, descontraído, com pessoas que estão literalmente curtindo o que estão fazendo, a Passarela é garantia de entretenimento e a passagem por lá é obrigatória para todos os turistas.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Passarela do Álcool ou Passarela do Descobrimento?

Passarela do Descobrimento
Fonte: Porto Seguro (Flickr)

O local ficou conhecido como Passarela do Álcool devido a uma das principais atrações da região serem as bebidas e drinks, servidos em bares e barracas.

Entretanto, isso não agradou aos políticos por entenderem que o nome fazia apologia ao uso do álcool.

Por esse motivo, o nome foi mudado oficialmente para Passarela do Descobrimento. Mesmo assim, até hoje, o nome mais popular continua sendo Passarela do Álcool.

O que fazer na Passarela do Álcool?

A  Passarela do Álcool ou Passarela do Descobrimento é um ponto de encontro noturno, um happy hour.

Ali, os turistas geralmente vão para encerrar seu passeio na cidade após curtir as outras atrações turísticas durante o dia.

Sem dúvida, é um passeio noturno obrigatório em Porto Seguro!

Trata-se de uma boa opção para recarregar as energias, seja apreciando os famosos drinks das barraquinhas e bares ou mesmo provando as diversas opções de comidas que o local oferece.

Também é uma ótima oportunidade para fazer compras, já que existem lojinhas e barracas que vendem artesanato espalhadas pela passarela.

Culinária

Um dos pontos fortes desse ponto turístico é a variedade de opções gastronômicas, que atendem a todos os gostos.

Lá você encontra desde as comidas típicas baianas, até pratos da culinária francesa, italiana e japonesa.

Dentre os pratos servidos do local, podemos destacar, por exemplo: escondidinho expresso de carne seca, macarrão com frango grelhado, frutos do mar, bobó de camarão, tapiocas recheadas, acarajé, vatapá, sarapatel, sushi, moqueca, caruru, comidas gourmet, pizza, cachorro quente e hambúrguer.

As refeições podem ser apreciadas em restaurantes e bares, ou nas diversas barracas distribuídas ao longo da Passarela do Álcool.

Alguns estabelecimentos ainda oferecem música ao vivo, o que faz o entretenimento ficar melhor.

Existem restaurantes que oferecem buffet e comida por kilo, para aqueles que querem diversificar as comidas numa mesma refeição.

Mas se você prefere comer naquelas famosas lanchonetes e pizzarias fast food das grandes cidades, não se preocupe, pois a Passarela do Álcool também oferece essa alternativa.

Um dos locais mais procurados no local por sua diversidade de opções é o Beco, que serve desde comidas típicas baianas, até crepes, sushis e doces.

Se você está procurando economizar, opte pelas barraquinhas, que possuem um preço acessível e não perdem em sabor para os pratos servidos nos restaurantes.

Para os amantes de doces, o local é uma verdadeira tentação!

Afinal, existem várias barracas com bandejas de guloseimas, como: brigadeiro, trufas, mousse de maracujá e muitos outros.

O destaque é o carrinho de doces típicos Valentina.

Por fim, se quiser uma sobremesa mais refrescante, procure a Sorveteria Coelhinho, bastante conhecida na região.

Drinks

A Passarela do Álcool possui esse nome justamente por conta da fama dos drinks servidos no local.

As pessoas vão em busca das diversas opções e variedades de bebidas servidas por lá, que muitas vezes possuem nomes exóticos e engraçados, o que ajuda a chamar ainda mais a atenção dos turistas.

O carro chefe da Passarela do Álcool, sem dúvida, é o Capeta!

Impossível ir a Porto Seguro e não apreciar essa bebida, feita com vodka, guaraná, canela, cacau em pó e leite condensado.

A caipirinha do mineiro também é bastante procurada, servida num dos locais mais badalados da região, a barraca da Amada.

Outro local bastante procurado é a Vila Sereia, onde você encontra o drink Reza de Tequila, com a famosa bebida mexicana.

Caso você não seja muito fã de álcool ou evite por condições de saúde, não se preocupe, pois existem alternativas de drinks não alcoólicos além da sempre bem-vinda água de coco, que você encontra com facilidade nas barraquinhas.

Um dos diferenciais das barraquinhas é o alto astral dos funcionários, sempre com sorriso no rosto e tirando sorrisos das pessoas que frequentam o local.

Artesanato

A Passarela do Álcool também é uma ótima opção para fazer compras e levar alguns souvenirs para guardar de lembrança de sua viagem.

Lá você encontra lojinhas e barracas que vendem peças do artesanato local a preços bastante acessíveis.

Dentre os itens que você encontra por lá, estão: cangas, vestidos de praia, chapéus, fitinhas, colares, copinhos de shot, chaveiros e outras peças de arte do artesanato local.

Existem também, na região, algumas opções de lojas de roupas e calçados, que estão espalhadas pelas ruas do centro ou até mesmo em pequenos shoppings e galerias.

Quanto aos preços, você encontra souvenirs a partir de R$2, ou seja, são itens bem em conta, que além de proporcionar lembranças da sua viagem, ajudam os comerciantes locais.

Qual horário funciona a Passarela do Álcool?

Passarela do Descobrimento
Fonte: Porto Seguro (Flickr)

O local tem como seu ponto forte o horário noturno, com alguns estabelecimentos ficando abertos até de madrugada.

As barracas começam a aparecer a partir das 18:00 horas, que é geralmente quando anoitece Porto Seguro.

Dicas para aproveitar melhor a Passarela do Álcool

Como já mencionado, o local possui uma atividade noturna intensa e, caso precise de algum item que não é achado nas barracas e lojas, você pode encontrá-lo no mercadinho Medinão, que fica aberto 24 horas.

Os preços não são muito atrativos, mas existem itens de mercado que você não conseguirá encontrar facilmente nas ruas, portanto, é uma boa opção em alguma emergência.

Outra dica importante é se deslocar até a Passarela do Álcool com um motorista de aplicativo, assim você consegue se deliciar com todas as opções de drinks oferecidos pelo comércio local e não precisa dirigir na volta.

Alguns moradores que possuem carro também podem fazer esse serviço, cobrando um preço bem justo.

Caso consiga se hospedar nos hotéis e pousadas próximos à Passarela, priorize ir a pé até o ponto turístico.

Qual a melhor época para visitar a Passarela do Álcool – Porto Seguro – BA?

Passarela do Descobrimento
Fonte: Procura Horizontes (Flickr)

Isso depende muito do que procura, pois existem épocas onde a cidade fica mais cheia, como no Réveillon, Carnaval e São João Elétrico, e períodos mais calmos fora dessas datas comemorativas.

Nas festas mais badaladas, a região fica mais cheia, com muitos turistas, mas também com mais atrações para você curtir!

Se você procura mais tranquilidade para curtir as atrações do local, com menos gente e menos filas e esperas, procure épocas menos lotadas, como março (pós-Carnaval) abril, maio e entre os meses de julho a setembro.

Passarela do Álcool no Réveillon

A tradicional virada de ano na Passarela do Álcool conta com diversas atrações, tais como shows com música ao vivo, queima de fogos de artifício e telões espalhados pelo local.

As apresentações de bandas famosas que acontecem nesta época chamam a atenção dos turistas, realizando uma grande festa de celebração ao ano que se inicia.

Curtir o Ano Novo em um local famoso pelas bebidas e drinks, apreciando uma boa música e degustando as inúmeras opções de petiscos deliciosos que o local oferece… ótimo, não é mesmo?

Passarela do Álcool no Carnaval

Para quem gosta de aglomeração e azaração, sem dúvida, o Carnaval é a época ideal para se visitar a Passarela do Álcool.

Afinal, o local atrai milhares de pessoas que procuram diversão com bandas tradicionais que tocam músicas animadas por várias horas até o início da manhã.

Novamente, as variadas opções de bebidas são um convite mais do que propício aos foliões de plantão.

Fique atento e faça reservas antecipadas nos hotéis e pousadas, assim você garante sua vaga e pode ter acesso a preços mais interessantes.

Passarela do Álcool no São João Elétrico

O São João Elétrico é outra atração que acontece na Passarela do Álcool e atrai bastante a atenção dos turistas.

São apresentações musicais de vários artistas famosos de sertanejo, forró, brega e outros estilos musicais que fazem sucesso na  atualidade.

O evento geralmente ocorre no final de junho de cada ano. Ele ajuda a suprir a pouca procura na rede hoteleira em época de baixa temporada – além, claro, de ajudar o comércio local, impulsionando o turismo.

Existem opções de hospedagem próximas à Passarela do Álcool?

Sim, existem diversas opções de pousadas e hotéis próximos à Passarela do Álcool, variando os preços e serviços ofertados nos pacotes.

Lá, você pode encontrar estadias que contam, por exemplo, com café da manhã, piscina, wi-fi gratuito, ar condicionado, estacionamento, serviço de quarto, áreas de lazer, quartos individuais e para família.

Faça reservas com antecedência

Procure fazer uma cotação com antecedência à sua viagem.

Dentre as opções de hospedagem oferecidas na região, escolha aquela que atenda às suas necessidades. Muitos pacotes turísticos oferecem descontos quando comprados de forma antecipada.

O que não fazer na Passarela do Álcool?

Passarela do Descobrimento
Fonte: Coral (Flickr)

Não é aconselhado tomar banhos de mar na frente da Passarela do Álcool, pois o local, apesar de aparentar ser calmo, tem uma forte correnteza e alguns trechos bem fundos.

Até porque a região possui diversas praias com mares mais calmos, que atendem melhor os turistas.

Preços de estadia, alimentação e compras na Passarela do Álcool

De um modo geral, a Passarela do Álcool tem um baixo custo com relação a diversos pontos turísticos requisitados no Brasil.

Com relação à estadia, existem estabelecimentos com variação de preços, mas que não chegam a uma grande diferença entre eles.

Você consegue encontrar boas opções, baratas e que oferecem o mínimo de conforto.

Quanto à alimentação, depende muito do seu nível de exigência, mas opções, tanto de sabores, quanto de valores, não faltam!

As comidas de rua são bem saborosas e possuem o preço ideal para quem quer economizar na Passarela do Álcool.

Mesmo restaurantes ou bares, que normalmente em locais turísticos costumam ser bem caros, não possuem altos custos.

Quanto a compras de artesanato local, souvenirs, roupas e calçados, o mesmo ocorre.

Ou seja, com uma quantia não muito grande de dinheiro, você consegue voltar com a mala cheia de lembrancinhas para casa.

Vale a pena visitar a Passarela do Álcool?

Passarela do Descobrimento
Fonte: Coral (Flickr)

Se você procura um passeio noturno, com ótimas opções gastronômicas, quer beber deliciosos drinks exóticos, fazer compras e ainda se divertir com músicas e shows, a resposta é sim!

Além disso tudo, a Passarela do Álcool é um ótimo ponto de encontro para conhecer pessoas e paquerar! Os solteiros adoram o local.

Não tem como ir para Porto Seguro e não visitar a Passarela do Alcool, que é um dos principais e mais atrativos pontos turísticos da cidade.

A Passarela do Álcool é um lugar alegre e divertido, onde a tristeza praticamente não entra.

Assim, o alto astral das pessoas que vivem e trabalham nos comércios é contagiante, fazendo desse ponto turístico uma excelente escolha de viagem.

Porto Seguro tem muito a oferecer!

Lembrando que a Passarela do Álcool é apenas uma das atrações de Porto Seguro, que certamente oferece diversas opções de lazer relacionados à natureza, como praias, trilhas, passeios de barco, além de pontos turísticos históricos que podem ser visitados durante o dia.

Sem dúvida, a cidade tem muito a oferecer aos visitantes e atende a todos os gostos.

Então, prepare hoje mesmo suas malas e boa viagem!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro