É possível fazer rapel em Bonito? Felizmente, a resposta é sim! Afinal, a cidade conta com atrativos voltados para quem está em busca dessa atividade.
E o melhor de tudo é que o rapel na região acontece interligado aos próprios passeios, o que possibilita uma experiência única de viagem.
Bonito, no Mato Grosso do Sul, conta com uma grande quantidade de rios, grutas, cachoeiras, cavernas, trilhas e muito mais.
Mas, além disso, complementa sua qualidade com outras atividades, como as cavalgadas, passeios de quadriciclos, balneários, tirolesas e o próprio rapel.
Então, se quer mesmo conhecer os melhores locais para praticar essa aventura, acompanhe o restante do conteúdo que o Viagem Club preparou!
Onde fazer rapel em Bonito/MS?
Para deixar claro, o que mais chama a atenção para o rapel em Bonito é a qualidade, e não a quantidade de passeios. Afinal, em questão de números, não são tantas as opções disponíveis para os visitantes.
Quando o assunto é a beleza dos locais e a experiência proporcionada, porém, a atividade ganha um grande destaque.
Ao todo, é possível citar duas ótimas opções de passeios de rapel pela região, que oferecem total segurança aos turistas. Confira em seguida.
Rapel Boca da Onça
A principal alternativa de rapel em Bonito é justamente no passeio da Boca da Onça, que por si só já é um dos principais atrativos da região.
O local é famoso porque trata-se da maior cachoeira de todo o estado sul-mato-grossense, com incríveis 156 metros de altura.
Assim, os visitantes se deslocam para o local, onde realizam uma extensa trilha em meio às quedas d’água, seguindo a mata ciliar do Rio Salobra.
O rapel, nesse caso, é uma de suas atividades, a qual visitantes podem realizar ou não, a depender da escolha de seus pacotes.
Quem opta pela escalada, pode aproveitar nada mais nada menos do que o maior rapel de plataforma suspensa do Brasil, com algo em torno de 90 metros de altura.
Por motivos de preservação do local, o município optou para que tudo acontecesse sem que houvesse o contato direto com o paredão de rochas.
Assim, há uma plataforma suspensa, sendo uma estrutura de metal, que avança 15 metros precipício adentro.
Essa característica é justamente o que leva toda a segurança ao passeio, que pode ser realizado mesmo por pessoas completamente inexperientes.
Além disso, devido à altura e da localização do atrativo, ele oferece uma observação privilegiada da área do cânion do Rio Salobra, que percorre a região.
A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira! Cachoeira Boca da Onça
Rapel Abismo Anhumas
Mais uma bela alternativa de rapel em Bonito pode ser encontrada no acesso ao Abismo Anhumas, que é outro passeio muito requisitado pelos turistas.
O abismo é uma caverna alagada, que se diferencia das demais opções por contar com uma entrada via uma fenda no solo.
Em seu interior, há um enorme lago de águas cristalinas, com incríveis 80 metros de profundidade.
Para chegar até o deck do lago, porém, é necessário realizar uma descida de 72 metros, que acontece única e exclusivamente por meio do rapel.
Embora fosse manual nos anos anteriores, desde o começo de 2022 o rapel elétrico foi introduzido no local.
Assim, tudo acontece por meio do auxílio de um motor, fazendo com que os visitantes não realizem nenhum esforço físico para descer.
Todo o trajeto leva cerca de 5 minutos, sendo um período onde é possível aproveitar a paisagem local, observando o lago e as formações geológicas que formam a caverna.
Ao chegar no deck, os turistas conseguem realizar as atividades que se propuseram a fazer, que no caso pode ser a flutuação ou mergulho nas águas do lago, ou simplesmente a contemplação do espaço.
Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!Abismo Anhumas
Como aproveitar o rapel em Bonito?
Como foi possível observar, a atividade está realmente integrada a outros passeios pela região. E isso garante uma experiência gratificante, uma vez que leva os visitantes a conhecerem, de uma forma diferenciada, os locais.
Devido à busca por um ecoturismo que visa a preservação, há também todo um controle para que os paredões e rochas não se deteriorem pelo atrito durante os passeios.
E é por isso que tudo acontece sem que haja esse contato direto, permitindo que o espaço se mantenha intocado com o passar do tempo.
Para conseguir aproveitar ao máximo os passeios, além da própria escolha do melhor local, vale a pena pensar em outros fatores externos.
Uma dica é optar pelo uso de roupas leves, o que ajuda a gerar mais conforto durante as práticas.
O que fazer próximo aos passeios de rapel em Bonito?
Além de curtir os próprios atrativos ligados ao rapel, que no caso são as trilhas e cachoeiras da Boca da Onça e o lago do Abismo Anhumas, também é possível aproveitar outras atrações próximas a esses locais.
No caso da Boca da Onça, o destaque vai para o passeio pela Serra da Bodoquena, que é bastante similar, uma vez que oferece cachoeiras e trilhas para a exploração.
Por lá, o visitante poderá percorrer uma extensa área ao longo do rio Betione e curtir as paradas obrigatórias para banhos.
No fim das contas, consegue aproveitar o restante do dia no balneário da fazenda local.
Quanto ao rapel pelo Abismo Anhumas, alguns dos destaques são o complexo de grutas que ficam bem próximas.
Dentre elas está a própria Gruta do Lago Azul, que é simplesmente o maior cartão postal de toda a região de Bonito/MS.
Essa é uma caverna belíssima, que possui um pequeno lago de águas azuis em seu interior, sendo o atrativo mais buscado entre os visitantes. Trata-se de um passeio de contemplação, mas que encanta por sua qualidade.
Então, é só se preparar para fazer o check-in no seu hotel favorito, seja em alta temporada ou baixa temporada, e curtir todas as aventuras da capital do ecoturismo.
Quer saber tudo sobre outros passeios de Bonito/MS? Então acompanhe outros conteúdos em nosso blog!
Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.
Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!