Museu do Olho

Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Melhores Passeios e Ideias

Fazer um roteiro de 4 dias em Curitiba é uma tarefa relativamente simples, uma vez que a área turística da cidade é bastante estruturada.

Eventualmente, os turistas de primeira viagem podem se surpreender que os pontos ficam distantes entre si.

Ademais, um elemento que colabora para explorar Curitiba pode ser encontrado no fato de que o trânsito é mais tranquilo do que em outras capitais, como Rio de Janeiro ou São Paulo.

Desse modo, é mais fácil efetuar o deslocamento em feriados, à medida que o trânsito é relativamente tranquilo.

Por exemplo, quem deseja fugir do carnaval, encontrará na capital paranaense uma excelente opção, à medida que existem poucas festas e blocos.

Nesse artigo, consideramos alguns deslocamentos mais fáceis entre as atrações.

No entanto, você não deve se prender às nossas sugestões: selecione os seus lugares prediletos, usufruindo aquilo que se enquadra tanto em seu tempo quanto em seu perfil.

Vamos, então, ver o que fazer em Curitiba em 4 dias?

Dia 1 do Roteiro de 4 Dias em Curitiba

Manhã do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Jardim Botânico

Jardim Botânico de Curitiba
Fonte: Régis Cardoso (Flickr)

O Jardim Botânico de Curitiba foi fundado em 1928, contando com cento e quarenta e três hectares, bem como as mais variadas espécies vegetais.

Tanto quanto o jardim, em si, o célebre Instituto de Botânica é igualmente interessante e um verdadeiro ponto turístico: o local apresenta uma imensa biblioteca com quase sete mil livros e um grande acervo fitológico.

Há, no Museu Botânico, amostras de diversas plantas que integram a flora brasileira, uma coleção de produtos que são extraídos das plantas e, ainda, representações dos ecossistemas paranaenses.

No conjunto cultural e arquitetônico do Jardim Botânico destacam-se duas estufas responsáveis por abrigar plantas nativas da Mata Atlântica com exposições temporárias, o marco histórico das nascentes do belo riacho Ipiranga, um portão de construção preservada (remontando ao século XIX) e, ainda, o interessante Jardim de Lineu.

Em conclusão, aproveite a oportunidade de começar o seu roteiro em um dos cartões postais mais belos de Curitiba.

Enquanto uma espécie de “símbolo” da capital paranaense, o Jardim Botânico pode ser tido como um grande parque ecológico a céu aberto.

Nesse meio tempo, muitos visitantes de primeira viagem ficam encantados com a diversidade dos canteiros de flores.

Na sua área mais elevada, existe uma estufa composta por distintas espécies de flora.

Em suma, os ambientes são muito agradáveis, bonitos e convidativos aos passeios.

O Bosque do Papa, por exemplo, proporciona trilhas entre a mata, com um lago e espaços para abrigar iniciativas e mostras, incluindo a comercialização de flores e mudas de produtores locais.

No Jardim Botânico, os turistas podem conhecer, também, o Jardim das Sensações: um caminho pequeno (cerca de duzentos metros), no qual as pessoas seguem de olhos vendados, a fim de sentirem melhor os sons e os cheiros.

Tenha em mente que essa área não fica aberta às segundas-feiras. Porém, o parque possa ser visitado todos os dias.

Tarde do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Mercado Municipal

Mercado Municipal de Curitiba
Fonte: Wagner Jorge Araujo Nogueira (Flickr)

Após passar a sua manhã pelo Jardim Botânico, é altamente recomendável prosseguir o seu roteiro na cidade de Curitiba mediante um passeio e, também, um almoço junto ao Mercado Municipal.

Afinal, existem alternativas para todos os bolsos e gostos, incluindo panquecas, sanduíches e, até mesmo, uma feijoada aos finais de semana – além de buffet com diversas opções.

Você encontrará no Mercado Municipal, lojas de souvenires e bancas com grãos, especiarias, vegetais e frutas.

Entre os meses de maio e julho, é possível adquirir, no local, artigos típicos, tais como sementes de Araucária (árvore que simboliza o estado do Paraná) e pinhão.

Assim, não perca a oportunidade de realizar um verdadeiro tour gastronômico durante a tarde do seu primeiro dia em Curitiba.

Noite do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Bar Canabenta

Bar Canabenta
Fonte: Bar Canabenta (TripAdvisor)

O Bar Canabenta resgata o estilo presente nos botecos descontraídos e simples, a partir de um estilo rústico e uma criativa decoração, repleta de uma ampla variedade de itens (que ficam pendurados diretamente no teto) e dos cardápios nas paredes.

O local é excelente para reunir amigos e aproveitar bons momentos, tendo sido diversas vezes premiado pela imprensa e pela crítica.

O Bar Canabenta é do mesmo proprietário dos estabelecimentos “Cantina do Délio” e “Bella Banoffi Confeitaria”.

Inaugurado em 2008, o Bar Canabenta evoca os ambientes dos velhos armazéns que vendiam “secos e molhados” e dos tradicionais botequins de bairro.

Por lá, os frequentadores encontram, ainda, belas prateleiras com incontáveis rótulos de cachaça e balcões refrigerados de petiscos.

Para jantar ou beliscar, o Bar Canabenta oferece pratos deliciosos como galinhada com ovo, pernil no palito, rolinhos crocantes de queijo e carne de onça. Há sanduíches recheados com frango, carne moída, costela e linguiça.

Dentre as sobremesas, não é nada fácil resistir aos sabores da torta Banoffi (massa de biscoito, doce de banana e doce de leite).

O Bar Canabenta abre para o almoço, proporcionando receitas fixas a cada dia de semana e variações diárias.

Alguns desses pratos já se tornaram famosos entre os frequentadores, como o baião de dois (sexta-feira), galinha caipira (quarta-feira), bisteca com feijão tropeiro (segunda-feira), feijoada (sábado).

Se viajar com crianças, fique tranquilo, o Bar Canabenta disponibiliza um saboroso menu infantil, contendo feijão, arroz e ovo frito ou peito de frango.

Dia 2 do Roteiro de 4 Dias em Curitiba

Manhã do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Bosque Alemão

Portal do Bosque Alemão
Fonte: Caio Mauriciovitch (Flickr)

No segundo dia, a nossa recomendação é o Bosque Alemão – um dos mais lindos parques de Curitiba.

Inicie o seu passeio pela área mais elevada, que possui oratório e uma vista deslumbrante da cidade.

Neste local, você já terá acesso (via passarela) a uma escadaria que, ao ser descida, proporciona uma trilha relaxante, calcada em paralelepípedos, com painéis que narram a clássica história infantil “João e Maria”.

Bem no meio dessa trilha fica a Casa Encantada: uma biblioteca infantil que promove diversas atividades para as crianças aos finais de semana, como a concorrida “Hora do Conto”.

A inauguração do Bosque Alemão data de 1996. Possuindo vários equipamentos que divulgam e celebram as tradições germânicas, os turistas têm à disposição quase quarenta mil metros quadrados de mata nativa.

Esse território integrava a antiga chácara de propriedade da família Schaffer. Anteriormente, existia no local uma antiga igreja, construída em madeira no ano de 1933, localizada no bairro Seminário.

Essa edificação busca replicar aspectos arquitetônicos alemães, com elementos neogóticos decorativos, abrigando um salão para concertos chamado de “Oratório de Bach”.

Outros atrativos, no Bosque Alemão, incluem a Torre dos Filósofos: mirante em madeira, projetado para permitir a vista panorâmica da Praça da Poesia e da belíssima Serra do Mar.

Na Praça da Poesia, por exemplo, existem muitas construções tipicamente alemãs do início do século XX, como a Casa Mila (que, originalmente, ficava no centro de Curitiba).

Tarde do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Parque Tanguá

Parque Tanguá
Fonte: M.Mantovani (Flickr)

A tarde do seu segundo dia será dedicada, neste roteiro de 4 dias em Curitiba, é o célebre Parque Tanguá. Trata-se de uma atração imperdível.

A dica é visitar no final do dia, uma vez que, desde essa localização, é possível avistar um lindo pôr do sol.

Além de figurar entre os parques mais importantes de Curitiba, o Parque Tanguá é formado por uma área elevada, com belas fontes, escadarias, monumentos e acesso ao mirante.

De maneira idêntica a outros locais semelhantes do Brasil, o Parque Tanguá, no passado, era uma pedreira.

Na região lateral à área das fontes, os turistas podem descer por uma escada que os levarão à parte mais baixa do parque, diante de um grande lago.

Na realidade, é muito difícil escolher quais visões são mais bonitas, à medida que o paredão encanta a todos os frequentadores.

Existe, em meio à rocha, uma espécie de túnel que pode ser acessado, exclusivamente, mediante agendamento prévio.

Acima de tudo, a palavra “tanguá” é de matriz indígena, podendo ser livremente traduzida como “baía das conchas”.

Este cartão postal curitibano está repleto de atrativos naturais, valendo todos os momentos que são dedicados à contemplação de suas belezas.

Noite do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Baba Salim

Baba Salim
Fonte: Baba Salim (TripAdvisor)

No Baba Salim você poderá conhecer todos os sabores da gastronomia libanesa, com um cardápio dotado de ingredientes coloridos, diversificados e dotados da melhor qualidade.

Depois que chegar ao local, não deixe de experimentar alguns dos pratos mais famosos do estabelecimento, tais como as esfirras e a pizza libanesa.

Por se tratar de um restaurante árabe aconchegante e pequeno (nas proximidades do Teatro Guaíra), os frequentadores elogiam bastante os ingredientes utilizados em cada preparação e, também, a simpatia do proprietário.

Logo, ao visitar o Baba Salim no centro da capital paranaense, os clientes podem mergulhar na cultura pertencente ao Oriente Médio, por meio da comida (com destaque para os pães sírios, tabules, kibes e demais iguarias vendidas a bons preços) e de atrações inéditas (narguilé e tabacos aromáticos fumados em cachimbos especiais).

A pizza libanesa, aliás, é uma das preparações mais solicitadas, sendo feita com massa de esfirra, cobertura de queijo, azeitonas, cebola, tomates e bastante gergelim.

Para beber, a dica é solicitar drinks árabes que harmonizem com esses pratos (como o Arak – feita a partir de anis – e as tradicionais cervejas).

Dia 3 do Roteiro de 4 Dias em Curitiba

Manhã do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Museu do Olho

Museu do Olho
Fonte: Luiz Romano (Flickr)

Que tal conhecer, em seu segundo dia na cidade de Curitiba, o Museu do Olho (oficialmente chamado de Museu Oscar Niemeyer, o “MON”). Comece o seu passeio pelo Bosque do Papa.

Este local conta com várias casas de estilo polonês, em homenagem ao Papa João Paulo II (devido, em grande medida, à sua visita na cidade durante os anos de 1980) e, adicionalmente, os imigrantes deste país.

O Bosque é bastante agradável e muito bem cuidado. Por esse motivo, as fotografias tiradas pelos turistas são sempre muito bonitas.

Os visitantes procuram, também, a loja e a capelinha existentes no local.

Saindo do Bosque do Papa, você poderá caminhar, por cerca de 5 minutos, até o Museu do Olho – um dos mais importantes atrativos de Curitiba.

Vale ressaltar que as visitações são gratuitas às quartas-feiras.

A área externa ao Museu Oscar Niemeyer representa um espaço de grande beleza, contendo uma loja, um café restaurante, murais e paredes coloridas.

No interior do museu existem diversas salas expositivas com artes dos mais variados segmentos.

As peças expostas são constantemente renovadas. Todavia, a exposição referente a Oscar Niemeyer é fixa, exibindo os seus projetos e criações ao público.

Isso permite que os turistas conheçam melhor a influência e a história do arquiteto e sua importância para o urbanismo brasileiro e mundial.

Finalmente, ao deixar a exposição sobre Oscar Niemeyer, você terá acesso a um túnel que leva à chamada “área do Olho”: um salão diferenciado que, dessa forma, merece uma visita atenciosa.

Outra opção para o seu passeio é a contratação do “City Tour”, a fim de se inteirar de maiores detalhes concernentes à capital paranaense.

Tarde do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Ópera de Arame

Teatro Ópera de Arame
Fonte: FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA (Flickr)

Após visitar o Museu do Olho, não demore para chegar na célebre Ópera de Arame (adjacente ao Vale da Música e ao Parque das Pedreiras).

O local já era um famoso atrativo, porém, foi revitalizado totalmente, obtendo um palco flutuante em 2019.

Na Ópera de Arame há, todas as semanas, atrações musicais, assim como um café e um restaurante.

Você poderá almoçar no local, a partir de preparações com massas e carnes, bem como opções da culinária regional.

Dentre os pratos típicos mais conhecidos, os frequentadores podem desfrutar da clássica receita chamada de “carne de onça”.

Trata-se de um prato feito a partir de carne moída e crua, bem temperadas antes de ser levada à mesa acompanhada de broa. Na maioria das vezes, é servida como um delicioso aperitivo.

Do mesmo modo, os visitantes preferem comidas tradicionais, como o barreado – muito consumido no litoral do estado do Paraná – feito com carne cozida e desfiada. A receita original demandava panela de barro, dando origem ao nome.

O acompanhamento comum de um barreado bem temperado consiste em banana da terra, laranja, farinha e arroz.

Para continuar aproveitando a tarde, uma boa dica é fazer uma rápida visita à Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

Essa instituição de ensino transcende os estudos acadêmicos regulares, oferecendo também salas específicas para capacitação na área ambiental.

Essas atividades são totalmente financiadas pela prefeitura municipal.

No entanto, o mais interessante para os turistas é a surpresa propiciada pelo local. Isto é, você encontrará uma passarela que confere acesso (por alguns metros) em plena mata.

Ao final do percurso, você se deparará com um grande paredão, capaz de refletir o lago existente no local.

Trata-se de uma pedreira que, depois de ser desativada, foi convertida em parque. Ou seja, vale a pena visitar, pois, é muito diferente daquela que é avistada no Parque Tanguá.

Noite do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Bar do Alemão

Bar do Alemão
Fonte: Klaus Gottsfritz (TripAdvisor)

Caso esteja procurando o melhor estabelecimento para tomar um excelente chopp e, assim, entrar no clima característico da Oktoberfest, vá até ao Bar do Alemão durante a sua terceira noite em Curitiba.

Composto por um ambiente tradicional e bem rústico das tabernas alemãs, o local acomoda até oitocentas pessoas ao mesmo tempo em seu interior. Lembre-se de pedir pelo famoso “Submarino”: um caneco pequeno de Steinhager mergulhado em um grande copo de chopp.

Cada um desses canecos tem uma estampa desenhada (brasões regionais da Alemanha, pontos turísticos de Curitiba etc.) que os frequentadores podem levar gratuitamente para as suas casas.

Quanto à localização, o Bar do Alemão fica no Calçadão pertencente ao Largo da Ordem, junto ao Centro Histórico da capital paranaense.

Desde o final da década de 1970, a tradicionalidade cultural germânica é mantida no bar.

Simultaneamente, o ambiente é descontraído e alegre. Por todos esses motivos, o estabelecimento converteu-se em uma referência para vida noturna curitibana.

O Bar do Alemão, recentemente, passou por uma relevante ampliação.

Saem, da cozinha, os pratos mais deliciosos e típicos da gastronomia germânica, tais como as famosas bistecas, salsichas, joelhos de porco e, evidentemente, a mais emblemática das preparações culinárias da região: a carne de onça.

De acordo com os clientes do Bar do Alemão, as receitas mais complexas também valem muito a pena, como o saboroso filé mignon grelhado, que é levado às mesas acompanhado por salada, redução de nata e spätzle.

Dia 4 do Roteiro de 4 Dias em Curitiba

Manhã do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Memorial Ucraniano

Memorial Ucraniano de Curitiba
Fonte: adilsonkarafa (Flickr)

O Memorial Ucraniano – atração imperdível do Parque Tingui – apresenta construções tradicionais feitas integralmente em madeira.

No local, tanto a igreja quanto a escultura de uma pêssanka (cascas de ovos pintadas) fazem parte da história e da cultura do país europeu.

Os imigrantes ucranianos, aliás, se instalaram, majoritariamente, nesta região da cidade.

Aproveita a manhã do seu último dia para apreciar um indescritível pôr do sol. Para tanto, basta subir a Torre Panorâmica e, dessa forma, obter uma visão em trezentos e sessenta graus de Curitiba.

Os visitantes do Memorial Ucraniano se deparam, no Parque Tingui, de uma área verde bastante ampla logo no portal de entrada.

Mais adiante, você encontrará uma réplica da histórica capela dedicada a São Miguel, a Serra do Tigre e sua linda cúpula dourada, construída no estilo bizantino (toda em madeira) que proporciona exposições permanentes de bordados e ícones.

Nas proximidades da capela de São Miguel fica o campanário, simbolizando a integração dos imigrantes à nova nação e, ainda, a relevância da região como responsável por preservar a unidade cultural de seu povo.

Em uma típica residência de arquitetura ucraniana, os turistas podem conhecer uma interessante loja de lembrancinhas, na qual artigos produzidos artesanalmente por trabalhadores locais são vendidos a preços convidativos.

Tarde do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Passeio de Trem

Passeio de trem até Morretes
Fonte: Marcos Pereira (Flickr)

O passeio de trem com destino à cidade de Morretes é a nossa dica para a quarta tarde do seu roteiro em Curitiba.

Ou seja, você terá a oportunidade de conhecer o simpático município histórico junto ao litoral.

O ideal, para não ter problemas, é adquirir antecipadamente o passeio completo.

O trajeto – percorrido de trem – consiste em uma das mais clássicas e famosas opções de turismo no estado do Paraná. Se preferir, poderá acessar diversos tipos de categorias e de cabines, à tarde ou de manhã.

Em termos práticos, tanto as viagens de ida quanto as de volta da cidade de Morretes só podem ser feitas de trem (ele demora cerca de três horas).

Isso ocorre porque os outros trechos são feitos de van, através da Estrada da Graciosa (tão linda quanto o seu nome sugere).

Mesmo assim, o mais indicado é utilizar o trem, pelo menos, na viagem de volta. Trata-se do primeiro acesso partindo do litoral à capital paranaense.

De acordo com os registros históricos, Dom Pedro I também passou por ela.

Quando o tempo estiver aberto, os turistas encontram um belo mirante, a partir do qual é possível usufruir do contato com a natureza, passando por belas paisagens de pontes e riachos de pedras dotados de águas cristalinas.

Na sequência, os turistas chegam ao pequeno centro de Morretes – local em que todos os restaurantes se concentram, servindo, principalmente, o típico prato litorâneo (barreado).

Noite do Roteiro de 4 Dias em Curitiba: Aqueces Bar

Aqueces Bar
Fonte: Aqueces Bar (TripAdvisor)

O Aqueces Bar é a opção ideal para os turistas que desejam um local descontraído, com excelentes drinks, público jovem e músicas ao vivo.

Durante os dias de semana, o estabelecimento realiza diversas promoções atraentes de bebidas.

Portanto, na noite do seu quarto dia em Curitiba, você terá a oportunidade de desfrutar de um belo happy hour.

Tendo sido inaugurado no ano de 2015, o ambiente é amplamente reconhecido – sobretudo, pela imprensa especializada em assuntos culinários – como uma das melhores opções para petiscar.

Além disso, o atendimento do Aqueces Bar é de excelente qualidade, com uma cozinha inteiramente artesanal e produtos 100 % frescos.

A estrutura é surpreendente e a decoração do local é inspirada nos melhores bares de São Paulo.

Por outro lado, o Aqueces Bar fica aberto de terça-feira a sábado, entre 18h e 1h.

Os moradores de Curitiba, por exemplo, frequentam o estabelecimento para vivenciarem bate-papos descontraídos com os amigos e para organizar comemorações corporativas ou familiares.

As cervejas servidas no Aqueces Bar estão sempre geladas e a carta de bebidas é muito diversificada, pois, foi elaborada por bartenders internacionalmente premiados.

Esse mesmo capricho se repete nos pratos servidos no local.

Os preços cobrados são justos e a localização do Aqueces Bar pode ser considerada privilegiada, uma vez que o estabelecimento fica bem perto do renomado Shopping Center Mueller.

Quem não é atraído ao Aqueces Bar pela comida ou bebida, tende a procurar o estabelecimento devido às apresentações musicais, com pocket shows que levam ao palco (em formato de Kombi – uma característica marcante do bar) o que há de melhor no pop e no rock nacional e internacional.

Curitiba é uma cidade incrível, com muitas atrações para todos os gostos. Se você tiver 4 dias para explorar a cidade, não perca a oportunidade de conhecer os melhores passeios e ideias que ela oferece. Desde parques, museus, restaurantes, bares, lojas e muito mais, você terá a chance de desfrutar de tudo o que Curitiba tem a oferecer. Aproveite ao máximo esses 4 dias e explore tudo o que a cidade tem para oferecer.