Está pensando em viajar para Salvador em maio? Então, confira a seguir o que fazer na capital baiana para aproveitar o mês ao máximo!
Como aproveitar Salvador em maio da melhor maneira possível?
Historicamente, o mês de maio é o que mais chove em Salvador.
A precipitação média do mês é de aproximadamente trezentos mililitros e chove mais ou menos quinze dias.
Como as chances de chuva são maiores em Salvador em maio, muitos indicam não viajar para lá nessa época. Afinal de contas, o tempo ruim pode atrapalhar alguns passeios.
Mesmo assim, dá para aproveitar bastante a viagem para Salvador em maio.
Embora a chance de chuva seja alta, geralmente ela é passageira. Além disso, faz bastante calor.
Em média, as temperaturas variam entre vinte e quatro e vinte e nove graus.
Sem contar que o mês de maio é baixa temporada. Então, os preços costumam ficar mais acessíveis.
Confira a seguir algumas opções de passeio para aproveitar o mês.
1. Candyall e Tal
O Candyall e Tal é um festival de arte urbana realizado em Salvador em maio. O seu objetivo é promover a atmosfera musical e artística do bairro Candeal por meio de uma intensa programação cultural.
Durante o festival, as ruas do Candeal ficam bastante movimentadas com os eventos abertos ao público, como a Feira de Artes e Gastronomia.
Além disso, os principais espaços do bairro recebem apresentações musicais, como a Praça das Artes e a Escadaria do Zé Botinha.
Todos os anos, o Candyall e Tal conta com apresentações de grandes nomes da música brasileira, como Carlinhos Brown, BaianaSystem, Dão Black, Saulo e BNegão Trio.
Vale a pena conferir a programação!
2. Museu Afro-brasileiro
Uma boa alternativa para driblar os dias de chuva em Salvador em maio é visitar os museus da cidade.
Por exemplo, o Museu Afro-brasileiro (MAFRO), da Universidade Federal da Bahia, está localizado no centro e tem um acervo artístico, cultural e histórico gigante.
Com o objetivo de divulgar e preservar a cultura africana e afro-brasileira, o MAFRO conta com um acervo de mais de mil e cem peças, que incluem cerâmicas, instrumentos, tecidos, máscaras, esculturas e outros artigos.
Além disso, lá você encontra várias obras relacionadas ao candomblé, à capoeira, ao Carnaval e outros elementos da cultura da Bahia.
Embora o MAFRO seja um museu voltado para pesquisa, ele também oferece diversas atividades didáticas e culturais, bem como exposições temporárias, além de possuir uma biblioteca especializada e um teatro.
Com certeza, vale a pena ficar de olho na programação!
3. Pelourinho
Sem dúvida, o Pelourinho é um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador. Afinal de contas, o bairro é o coração de Salvador.
Lá você encontra diversas lojas, restaurantes e cenários encantadores. É difícil de acreditar como um lugar tão alegre carrega uma história tão triste!
Antigamente, o Pelourinho era um método de punição. Os escravos eram amarrados em um poste e chicoteados em público.
Hoje, reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, o Pelourinho é sinônimo de cultura, música e arte baiana.
Lá você encontra igrejas exuberantes (inclusive, visitar as igrejas de Salvador é um ótimo programa para os dias de chuva — fica a dica). As principais são a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Catedral Basílica.
No Pelourinho também há centros culturais e museus – como a Fundação Jorge Amado – e bares onde você pode experimentar sabores exóticos de caipirinha. Além disso, é normal que ocorram apresentações artísticas nas ruas do Pelourinho.
A vantagem de visitar o Pelourinho em maio é que nessa época do ano ele está mais vazio. Então, você pode andar com mais tranquilidade e tirar fotos lindas, sem pessoas desconhecidas no fundo.
4. Ponta do Humaitá
A Ponta do Humaitá, ou Ponta do Monte Serrat, fica no extremo sul da Península de Itapagipe, na Cidade Baixa. Lá está localizada a Igreja e o Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Serrat, o Clube Náutico da Bahia, o Farol de Humaitá e um píer.
Contudo, a grande atração da Ponta de Humaitá é o pôr do sol. Esse é um dos poucos lugares do Brasil onde é possível ver o sol de pondo no mar, sobre a Baía de Todos os Santos.
Então, aproveite para tirar muitas fotos incríveis!
Mas, lembre-se: na região nordeste o sol se põe mais cedo que no resto do Brasil, por volta das cinco da tarde. Então, fique atento para não perder esse espetáculo de Salvador em maio quando o dia estiver limpo.
5. Praia do Forte
Embora esteja localizada na cidade de Mata de São João, a Praia do Forte (veja aqui) faz parte da grande Salvador e vale a pena receber uma visita em maio.
Ela fica a setenta quilômetros da capital baiana (mais ou menos uma hora e meia de distância), na Costa dos Coqueiros, e possui vinte e seis quilômetros de litoral perfeito para caminhada e mergulho.
As praias da Praia do Forte têm uma paisagem linda, com areia clara, mar cristalino, recifes de corais e orla repleta de coqueiros.
Além disso, mesmo com as lojas e restaurantes no centrinho, a cidade ainda mantém o clima de vila de pescadores. Ou seja, esse é um lugar para relaxar!
Uma das grandes atrações da Praia do Forte é a base do Projeto Tamar. Lá você pode conhecer mais sobre o trabalho de proteção das tartarugas marinhas e visitar enormes tanques com arraias, tubarões e tartarugas gigantes.
Esse é um ótimo programa para fazer em Salvador em maio com a família!
Como vimos, há muito o que fazer em Salvador em maio mesmo com chuva. Então, se você está programando sua viagem para esse mês, não deixe a alta probabilidade de chuva desanimar você.
Invista em passeios que não serão influenciados pelo mau tempo e tenha sempre um plano B para não perder um dia de viagem por causa da chuva.
Gostou das nossas dicas? Então, conheça 5 cidades próximas a Salvador para você incluir no seu roteiro de viagens!