Trancoso com Crianças: 7 Locais e 4 Dicas para Aproveitar Melhor

Você quer curtir as belezas de um novo local, mas tem dúvidas se dá para visitar Trancoso com Crianças? Então, é sobre isso que falaremos hoje!

Trancoso é um dos destinos mais procurados pelos viajantes que desejam uma experiência tranquila e relaxante, observando a bela paisagem proporcionada pelo local.

Justamente por se tratar de um ambiente bastante agradável e tranquilo, Trancoso é ideal para aquela viagem em família. Assim, as crianças podem aproveitar grande parte dos passeios e pontos locais.

Entretanto, alguns pais podem ficar receosos com alguns pontos, como as praias, por exemplo, já que a correnteza da Bahia pode ser bastante intensa na grande maioria das vezes.

Mas, não se preocupe. Afinal, aqui falaremos não só dos principais pontos turísticos do local, mas a melhor forma de adaptá-los para as crianças, caso seja necessário.

Boa leitura!

Os melhores pontos para se visitar em Trancoso com crianças

Praia dos Coqueiros

Praia dos Coqueiros
Fonte: Max (Flickr)

Começando por um dos pontos mais belos de Trancoso, a Praia dos Coqueiros oferece uma experiência bastante relaxante, não só para os adultos, mas também para as crianças.

Isto porque a praia conta com algumas piscinas naturais que podem, sim, ser utilizadas para banho de crianças menores.

Além disso, a praia conta com uma areia mais grossa e fofinha, portanto, se torna muito mais fácil retirá-la do corpo.

A praia também conta com um panorama incrível com barreira de corais, falésias e, é claro, um número bastante expressivo de coqueiros de diversas formas e tamanhos.

Praia do Espelho

Praia do Espelho
Fonte: Nailton Barbosa (Flickr)

Vai para Trancoso com Crianças? Então, a Praia do Espelho é uma ótima atração.

Conquistando cada vez mais espaço entre as famílias visitantes, a Praia do Espelho vem encantando uma grande parcela de pessoas que decidem visitar essa maravilhosa região de Porto Seguro.

A praia consegue unir perfeitamente as diversas cores que a compõem, como o verde dos matos e palmeiras, a areia branca e o azul cristalino de suas águas, remetendo realmente a um espelho devido à sua vividez.

Toda essa beleza consegue se intensificar ainda mais quando sua maré está baixa, proporcionando melhor visibilidade e garantindo uma imersão ainda maior.

O Quadrado de Trancoso

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Descoberto na década de 1970 por hippies locais, o Quadrado de Trancoso contém uma gama enorme de atrações para toda a família.

A bagagem cultural e histórica oferecida pelo local é um ambiente incrível para estimular a imaginação das crianças, acabando por incentivar o aprendizado por parte das mesmas.

No entanto, não é a única coisa que o ponto oferece, já que ele se situa bem próximo às praias.

O que mais chama atenção no local são suas casas coloridas de tamanhos diversos, proporcionando uma perspectiva extremamente aconchegante.

A disposição das casas acaba por criar um campo “quadrado” contornado pelas pequenas construções que, ao anoitecer, ganham vida.

Assim, oferecem uma ampla gama de comércio, como bares, restaurantes e ateliês de arte, além de uma iluminação incrível.

A Igreja de São João Batista também é um ponto histórico bastante importante. Construída em 1656, conta com um mirante que garante uma vista panorâmica das praias e palmeiras da localidade.

Praia dos Nativos

Praia dos Nativos
Fonte: Hayner Nascimento (Flickr)

Diferente da calmaria das demais praias apresentadas acima, a Praia dos Nativos possui um ambiente mais agitado e dinâmico, mas também é uma boa escolha para quem vai para Trancoso com Crianças.

Por possuir um maior número de pessoas, a praia também conta com diversos estabelecimentos próximos, como restaurantes e bares, o que é ótimo devido à sua proximidade da vila.

As crianças costumam adorar essa praia por conta das inúmeras amizades que são feitas no local.

Afinal, por ser uma das praias mais buscadas de Trancoso, diversos adultos decidem levar crianças para conhecer o local.

Praia do Rio da Barra

Praia do Rio da Barra
Fonte: trip2gether (Flickr)

Por se tratar de mar aberto, as praias de Trancoso apresentam uma correnteza mais intensa e águas mais violentas, e nenhuma outra praia consegue transparecer tanto esse ponto quanto a Praia do Rio da Barra.

Claro que a praia não estaria na nossa lista se ela contasse apenas com esse fator que, de fato, é alarmante por si só.

Mas o que torna a praia ideal para as crianças é a presença do rio da Barra, que fica ao lado do mar, garantindo um banho agradável e seguro para as crianças.

Devido a esses dois pontos específicos, a praia acaba agradando a várias pessoas de gostos diferentes.

Pousada e Restaurante Capim Santo

Pousada Capim Santo
Fonte: Alessandra Meireles (Flickr)

Uma das principais dicas para aqueles que buscam um local, seja para se hospedar ou apenas para se deliciar com uma culinária de altíssima qualidade, é a Pousada Capim Santo.

Localizada na Rua do Beco, no Quadrado, a pousada oferece diversos recursos que potencializam ainda mais o conforto do local.

A cozinha da pousada também é um ponto altíssimo de todo o distrito.

Assim, oferece pratos típicos da região de forma sem igual, oferecendo também um café da manhã bastante reforçado.

Vale lembrar que a cozinha é aberta mesmo para quem não é hóspede do hotel.

Morro de São Paulo

Farol de Morro de São Paulo
Fonte: Anderson Barbieri (Flickr)

Apesar do destino em si não fazer parte do distrito de Trancoso, o Morro de São Paulo é bem próximo e é ideal para quem vai à Trancoso com Crianças.

A ilha conta com um visual belíssimo e é ideal para passeios bem relaxantes, como trilhas leves ao redor da ilha ou para curtir seu momento de descanso em uma das inúmeras praias da ilha.

As crianças também podem adorar a prática de snorkel, que é feito nas águas mais tranquilas da ilha.

Além do snorkel, você também pode realizar mergulhos mais profundos auxiliados por cilindros de oxigênio.

Posts Relacionados

Dicas para aproveitar melhor a sua viagem à Trancoso com crianças

Trancoso é o tipo de lugar que consegue oferecer uma quantidade enorme de atrações para adicionar ao seu roteiro de viagens.

Ou seja, não deixa qualquer visitante na mão, mesmo os mais exigentes.

Porém, há alguns pontos que você deve se atentar, principalmente viajando com crianças.

Sabendo do tamanho da responsabilidade e da confusão causada devido ao roteiro absurdamente extenso de viagens, separamos também algumas dicas importantes que você deve levar em consideração e observar com atenção antes de viajar para a região da Costa do Descobrimento.

1 – Fique atento as reservas em hotéis ou pousadas

Um erro muito comum por parte dos turistas é analisar os valores e serviços oferecidos por pousadas e hotéis em cima da hora.

Acontece que muitos usam a desculpa de que, devido às alterações de valores praticados pela rede, os preços podem subir a qualquer momento.

Entretanto, deixando para analisar esses pontos tão importantes nas últimas horas antes de embarcar rumo ao destino pode comprometer a sua viagem, já que determinado quarto ou serviço podem se encontrar indisponíveis, devido à alta procura.

2 – Reserve uma quantia considerável

Alguns lugares costumam cobrar um valor tão salgado quanto as águas de suas praias.

Um exemplo bastante conhecido são os quiosques da Praia do Espelho, que costumam cobrar cerca de R$ 150,00 por pessoa.

Por isso, certifique-se de fazer a sua reserva para que você e toda a sua família curtam um período completamente relaxante e isento de preocupações.

Isto porque alguns preços podem, sim, afetar a sua experiência em Trancoso.

3 – Cuide bem de suas crianças enquanto estiver na praia

Todos sabemos que crianças são fascinadas por água, por isso, é de extrema importância que você mantenha sua atenção redobrada nos pequenos, já que a correnteza marítima do local é bastante intensa.

Mas a correnteza não é o único problema das praias.

As barreiras de corais encontradas nas piscinas naturais também podem oferecer grande risco às crianças, podendo causar lesões graves, como cortes profundos.

4 – Não se esqueça do protetor solar

Protetor Solar
Fonte: Bianca TF.

Por ser um utensílio pequeno, sua ausência pode passar completamente despercebida na hora de arrumar as malas.

Acontece que, para uma região praieira e de sol intenso, o protetor solar é indispensável.

Aliás, principalmente para as crianças, já que as mesmas possuem peles mais frágeis e, consequentemente, mais propensas aos danos causados pelos raios solares UVA e UVB.

Trancoso: uma dádiva de Porto Seguro

Repleto de muita cultura e de encantos mil, Trancoso é um ótimo destino para se visitar com toda a família.

Com locais exuberantes, uma história encantadora e atividades incontáveis, é impossível não amar e recomendar esse paraíso localizado no município de Porto Seguro.

Trancoso é um dos poucos pontos turísticos que conseguem incorporar toda a cultura popular em um único local, criando um ambiente totalmente vivo e tangível.

Seu impacto nas crianças é o que tornará a viagem com os pequenos ainda mais significativa, já que o imaginário infantil é bastante fértil e propenso à criatividade, que circula em abundância no local.

Para saber sobre mais destinos incríveis para passar suas próximas férias em família, acompanhe outras matérias em nosso site para se manter informado e, principalmente, preparado para seu próximo destino.