Centro Histórico Santa Cruz Cabrália

Porto Seguro em Setembro: 5 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Será que é uma boa ideia ir para Porto Seguro em Setembro? É sobre isso que falaremos hoje!

Como faz calor o ano inteiro em Porto Seguro, são poucos os meses em que a cidade está vazia. Entretanto, se você gosta de tranquilidade, a boa notícia é que setembro é considerado baixa temporada no sul Baiano.

Então, se você está planejando viajar para Porto Seguro em setembro, confira a seguir as melhores atrações para curtir o mês!

Como aproveitar Porto Seguro em setembro da melhor maneira possível?

O clima em Porto Seguro em setembro é bom para quem quer curtir a praia.

Além de chover pouco (precipitação média 64 mm), as temperaturas ficam agradáveis, variando entre 21°C e 26°C.

A água do mar também está com uma temperatura boa no mês de setembro, por volta dos 25°C.

Embora não faça tanto calor como no verão, a vantagem de viajar para Porto Seguro em setembro é que a cidade não costuma ficar muito cheia.

Por isso, você pode aproveitar as praias e pontos turísticos mais tranquilos e ainda economizar. Perfeito, não é mesmo?

Então, veja algumas dicas de atrações para aproveitar a sua viagem!

1. Centro Histórico de Santa Cruz Cabrália

Centro Histórico Santa Cruz Cabrália
Fonte: Blue Velvet (Flickr)

O Centro Histórico de Santa Cruz Cabrália fica a 23 km de distância de Porto Seguro, na Praça da Matriz, na Cidade Alta.

Ele foi tombado como Patrimônio Histórico em 1981 por causa das suas construções dos séculos 17 e 18 que ainda preservam a memória dos primeiros anos do Brasil.

Por exemplo, no Centro Histórico é onde fica um dos principais símbolos do período colonial, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Ela foi construída no começo do século XVII e é considerada um dos edifícios mais antigos do Brasil.

Apesar de não ser o primeiro local onde os portugueses desembarcaram, foi em Santa Cruz Cabrália que a primeira missa católica foi celebrada no Brasil.

Além do Centro Histórico, a cidade de Santa Cruz Cabrália possui excelentes praias, que geralmente são mais tranquilas do que as de Porto Seguro.

Então, aproveite que setembro é um dos meses que menos chove na região e faça uma visita!

2. Observação das baleias jubarte

Baleia Jubarte
Fonte: Caio Schiavo (Flickr)

Você gosta de observar animais selvagens em habitat natural?

Então, aproveite sua viagem para Porto Seguro em setembro para fazer o passeio de observação das baleias jubarte, pois ele pode ser realizado apenas nos meses de inverno (julho até o começo de outubro).

As baleias jubarte vivem na Antártica. Mas, quando chega a época de acasalamento e reprodução, elas migram para as águas calmas e quentes no litoral baiano.

Por isso, você poderá observá-las em setembro saltando no mar, esguichando água e ouvir o seu canto por meio de um equipamento chamado hidrofone, que capta o som dos animais marinhos e reproduz em uma frequência que podemos escutar.

O passeio para observar as baleias jubarte é feito de barco apenas no período da manhã.

Ao todo, a excursão dura cerca de 4h30, sendo 1h30 para chegar até o local, 1h hora para observação e mais 1h30 para voltar.

Antes da saída, um biólogo faz uma pequena palestra sobre as características das baleias, seu processo de migração, as condições do passeio e passa instruções de navegação e segurança.

Embora o passeio seja um pouco caro, a experiência faz valer a pena cada centavo!

3. Ilha dos Aquários

Ilha dos Aquários
Fonte: Renata Barros (Flickr)

A Ilha dos Aquários está localizada na Foz do Rio Buranhém.

Atualmente, a ilha possui 80 mil metros quadrados de área verde composta por vegetação exótica e nativa, com coqueiros, palmeiras e bromélias, e diversos aquários enormes onde você pode ver peixes, tubarões e arraias bem de perto.

Embora os aquários da ilha sejam lindos, o principal atrativo são os eventos que acontecem por lá. A Ilha dos Aquários possui vários bares, restaurantes, casas de shows e outros ambientes preparados para sediar eventos.

Além disso, o local também possui atrações para as crianças, como apresentações circenses, teatro, pocket shows e muito mais.

A Ilha dos Aquários abre todas as sextas-feiras, a partir das 20h.

Então, se estiver viajando para Porto Seguro em setembro, não se esqueça de conferir a programação da ilha e agendar uma visita!

4. Praia dos Coqueiros

Praia dos Coqueiros
Fonte: Max (Flickr)

A Praia dos Coqueiros fica no distrito de Trancoso, próximo ao centro, e é uma das mais democráticas da região, pois você pode escolher agitação ou tranquilidade.

Se você gosta de agitação e não abre mão de uma boa infraestrutura, uma boa pedida é ficar próximo aos primeiros quiosques da Praia dos Coqueiros.

Por outro lado, se você gosta de uma praia mais deserta, basta caminhar para o lado direito para descansar com tranquilidade.

O mar da Praia dos Coqueiros é calmo, ótimo para tomar um banho refrescante. Na maré baixa, é possível fazer mergulho e observar os corais e os peixes.

Contudo, quando a maré sobe, o mar chega até os quiosques. Então, é importante ficar atento.

O melhor é conferir a tábua de marés para escolher o melhor momento para visitar a praia.

Outra vantagem da Praia dos Coqueiros é que ela é de fácil acesso, pois é uma das mais próximas do centro de Trancoso. Você pode chegar até lá andando, de carro, de bicicleta, de quadriciclo e muito mais.

Talvez o único ponto negativo da Praia dos Coqueiros seja o preço elevado dos restaurantes da região.

5. Praia dos Nativos

Praia dos Nativos
Fonte: Hayner Nascimento (Flickr)

Outra praia que vale a pena visitar em Porto Seguro em setembro é a Praia dos Nativos, que também está localizada no distrito de Trancoso.

Geralmente, em setembro a Praia dos Nativos não é muito cheia. Mas quem gosta de praias desertas pode preferir ficar do lado esquerdo da orla, pois essa parte é bem mais tranquila.

O mar na Praia dos Nativos é calmo, com ondas leves. Além disso, o Rio Trancoso forma algumas piscinas naturais, onde você pode tomar um banho de água doce e passear de lancha.

Entretanto, é importante ficar atento à maré, pois quando ela sobre pode ser preciso um barco ou uma prancha para atravessar para o outro lado da faixa de areia.

O diferencial da Praia dos Nativos é que bem perto da orla há vários restaurantes e casas de veraneio que deixam a paisagem ainda mais bonita.

Na orla da praia também há diversos coqueiros que fazem sombra na areia, além de pontes de madeira no meio da mata. Não deixe de conhecer!

Está se planejando para visitar Porto Seguro em setembro? Então, leia também: “Passeio de Quadriciclo em Porto Seguro: Vale a Pena? Como Aproveitar?