A prática de mergulho em Morro de São Paulo é um dos principais atrativos da região. E se você deseja embarcar nessa aventura marítima, certamente vai gostar desse conteúdo que preparamos.
Localizado na Ilha de Tinharé, o Morro de São Paulo é um dos maiores pontos turísticos da Costa do Dendê. Sua ótima estrutura e paisagem exuberante garantem ao turista momentos únicos na região.
Entre os locais mais visitados do Morro de São Paulo, certamente, estão suas belas praias de panorama caribenho.
Afinal, com águas cristalinas e areias brancas e fofas, as praias são os cartões postais mais belos de Morro de São Paulo.
E que forma melhor de aproveitar essas águas incríveis do que fazendo um mergulho, não é mesmo?
Em seguida, nós mostraremos passo a passo como realizar a atividade e as melhores praias para se mergulhar. Então, vamos lá?
Mergulho em Morro de São Paulo: tudo o que você precisa saber antes de cair na água
É verdade que as águas cristalinas da região são super receptivas à prática da atividade de mergulho. Entretanto, há uma série de cuidados que você precisa ter antes de cair no mar.
Antes de qualquer coisa, precisamos nos atentar a um dos pontos cruciais da prática. Estamos falando de equipamentos, instrutores e empresas.
Equipamentos
O Morro de São Paulo conta com um grande número de praias em sua localidade.
Cada praia possui sua particularidade e essa particularidade lhe dirá qual tipo de mergulho é o mais indicado para o local.
Existem dois tipos de mergulho: o mergulho autônomo e o mergulho livre.
O mergulho autônomo é feito com cilindro e equipamento completo. Já o mergulho livre é feito apenas com máscara e snorkel. Este último é recomendado para ser praticado em piscinas naturais, para um melhor aproveitamento.
Além dos equipamentos de mergulho, existem também os equipamentos de segurança que são indispensáveis na hora da prática.
Entre os principais estão os sinalizadores, que são fundamentais para o caso de haver algum problema mais grave.
Instrutores e empresas especializadas
É possível encontrar diversas empresas especializadas em práticas de mergulho nas grandes praias do Morro de São Paulo.
É muito importante que você adquira um pacote com um instrutor, independente de sua experiência com o mar.
As correntezas das praias de Morro de São Paulo mudam com grande frequência, podendo causar diversas complicações no percurso.
Além disso, um instrutor pode lhe ser de grande ajuda em contratempos diversos que podem surgir durante a prática da atividade.
Por isso, não deixe de contratar uma empresa especializada no assunto.
Onde praticar mergulho em Morro de São Paulo?
É comum achar um posto de mergulho nas principais praias do Morro de São Paulo.
Contudo, há postos que proporcionam experiências mais imersivas aos turistas, e é exatamente isso o que procuramos aqui.
Portanto, chegou a hora de conhecermos as melhores praias para praticar mergulho na belíssima região da Ilha de Tinharé.
Primeira Praia
A Primeira Praia do Morro de São Paulo é uma das mais amadas pelos surfistas.
Suas ondas radicais e águas cristalinas também recebem a visita de diversos mergulhadores da região.
Aqui os mergulhos são feitos com cilindros e equipamentos completos, principalmente por conta da forte correnteza do local.
Uma dica importante dada pelos profissionais é que, quando o mergulhador voltar à superfície, ele nade com a cabeça para fora d’água. Assim, isso permitirá que o instrutor saiba exatamente sua localização.
Segunda Praia
A Segunda Praia é muito famosa devido ao seu perfil mais animado e festivo. Todavia, as pessoas também gostam dessa praia por conta de suas belas piscinas naturais durante a maré baixa.
Suas belas piscinas são constantemente visitadas pelos mergulhadores locais e, é claro, pelos turistas apaixonados pela experiência. Seu visual é simplesmente encantador!
Terceira Praia
A Terceira Praia possui águas mais tranquilas e de correntezas menos intensas que as demais.
Aqui a prática pode ser feita tanto com cilindros quanto com snorkel, dependendo da necessidade do mergulhador.
Além disso, suas águas cristalinas são fundamentais para ver os belos peixes que decidem fazer uma breve visita aos mergulhadores.
Piscinas naturais da Quarta Praia
Ideais para práticas de mergulho livre, as piscinas naturais formadas pela maré baixa são uma excelente maneira de se curtir uma experiência mais tranquila, mas não menos interessante.
A vista das barreiras de corais que ali residem é um espetáculo, o que compensa bastante a falta de adrenalina no local.
Além das piscinas naturais, você também pode realizar mergulhos nos arredores dos arrecifes do local.
Certamente, uma das mais belas experiências que você terá durante seu passeio.
Recife de Itatimirim
Um dos destinos mais belos para a prática de mergulho é o Recife de Itatimirim.
O local conta com uma extensa biodiversidade de animais marinhos. Ademais, o recife de corais conta com a presença de lagostas, peixes coloridos, camarões e moreias.
Por fim, a prática de mergulho no local deve ser feita com cilindros, devido à total imersão do mergulhador.