A acessibilidade em Bonito e em vários outros locais turísticos do país é um assunto extremamente importante, pois se trata da inclusão social de pessoas com dificuldades de locomoção e que utilizam cadeira de rodas ou outros aparatos para ter acesso aos mais diferentes locais.
Quando pensamos que Bonito é considerada a capital do ecoturismo e nos lembramos de todas as suas belezas, é natural que esperemos que seus passeios contem com acessibilidade para todos os tipos de público e que tenham um guia de turismo preparado para atender esse público.
Por isso, vamos apresentar os principais passeios com acessibilidade a cadeira de rodas e que podem ser feitos tranquilamente por pessoas com deficiência em Bonito.
Acessibilidade em Bonito, Mato Grosso do Sul: a cidade está preparada?
Bonito/MS, que fica a cerca de 300 km de Campo Grande, é conhecida por ser a capital do ecoturismo e oferecer passeios estonteantes em meio à fauna e flora da Serra da Bodoquena.
No entanto, além de contar com uma grande diversidade de atrativos, Bonito e as agências que desenvolvem os passeios estão atentos a oferecer o turismo de aventura para pessoas com deficiência, aumentando o turismo acessível.
Dessa forma, a maioria dos passeios tem caminhos e trilhas projetadas para que pessoas com deficiência e de cadeira de rodas consigam acessar o passeio e o local da aventura sem grandes dificuldades.
Então, vamos conhecer os principais destinos em meio à natureza que a acessibilidade de Bonito, esse paraíso da América do Sul, permite fazer.
Balneários em Bonito
Os balneários em Bonito são atrações interessantes para as pessoas que pretendem passar o dia relaxando em contato com a natureza, águas limpas e com comida boa por perto.
Tratam-se das atrações que recebem cadeirantes e deficientes para aproveitar essa experiência sem restrições.
Os balneários da cidade que são acessíveis são:
- Refúgio da Barra;
- Eco Park Porto da Ilha;
- Praia da Figueira;
- Balneário Municipal;
- Nascente Azul.
- Estrela do Formoso.
Destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, a Praia da Figueira em Bonito é na realidade uma praia de água doce artificial formada em volta de uma lagoa de água cristalina com 60.000 m de comprimento. Você pode até não conseguir pegar ondas, mas vai curtir bastante esse passeio!Praia da Figueira
Flutuações
Quando pensamos em Bonito, é praticamente impossível não lembrar das flutuações que a cidade oferece.
Algumas delas são feitas em meio à água mais transparente da América Latina e do mundo.
E você está certo se pensou que elas são, sim, acessíveis para pessoas com mobilidade motora reduzida e que há acessibilidade em sua trilha para pessoas que utilizam as cadeiras de rodas para se locomover.
Sendo assim é possível contemplar a natureza, mata ciliar e todo o ambiente subaquático desse tipo de passeio, com guias capacitados para auxiliar aqueles que precisam dessa atenção.
As flutuações para turismo que contam com acessibilidade são:
- Nascente Azul;
- Aquário Natural;
- Lagoa Misteriosa;
- Barra do Sucuri e Rio Sucuri.
Passeio perfeito para toda a família, sendo possível curtir várias atividades aquáticas e radicais, além de relaxar tomando um banho de sol e aproveitando a paisagem exuberante. Para completar o passeio, visite também a extensa área verde habitada por aves!Balneário Nascente Azul
Buraco das Araras
O Buraco das Araras é um dos atrativos mais interessantes e que mais te conectam com a natureza, em Bonito/MS.
Essas aves escolhem se agrupar e morar na maior dolina do Brasil.
Portanto, o passeio consiste em uma trilha curta que leva até os mirantes onde é possível contemplar uma enorme quantidade de araras vivendo juntas.
Os turistas sempre ficam impressionados com a quantidade de aves no local e como elas estão o tempo todo passando por cima de nossas cabeças.
Portanto, é um dos destinos imperdíveis de Bonito/MS, acessível a turistas deficientes e cadeirantes.
Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!Buraco das Araras
Aquário de Bonito
O Aquário de Bonito é um passeio que pode ser realizado pelos visitantes da cidade durante o período da noite. Para realizá-lo, não é necessário sair da cidade.
O passeio conta com inúmeros tanques de peixes da região e que podem ser avistados durante as flutuações.
No entanto, agora, os visitantes recebem o auxílio de um guia para ter acesso às informações sobre os peixes, seus hábitos e época de reprodução.
Projeto Jibóia
Esse é um passeio de contemplação e educação ambiental que pode ser realizado por pessoas com deficiência.
O Projeto Jiboia é voltado para a educação e conscientização da sociedade sobre o modo de vida, reprodução e habitat natural de jibóias e serpentes.
Além disso, é um dos atrativos voltados a desmistificar a ideia que temos sobre as cobras.
É um dos atrativos educativos mais interessantes e você ainda pode tirar uma selfie com uma das jibóias ao final da palestra.
A ideia deste programa é trazer a todos uma experiência diferente, focada na educação ambiental sobre esta espécie: a jiboia. No projeto, são apresentadas diversas curiosidades e mais algumas dicas sobre esta espécie, e conhecimentos sobre a vida das serpentes. Que tal até mesmo colocar uma cobra no seu pescoço?Projeto Jiboia
Abismo Anhumas
Se as flutuações no Rio Sucuri, Rio Formoso e vários outros possíveis locais te interessaram, que tal realizar uma flutuação em uma caverna?
O Abismo Anhumas é uma das grutas que conta com acessibilidade para cadeirante e pessoas com outras necessidades de acessibilidade.
No Abismo, é possível realizar o passeio de bote no lago da caverna, assim como a flutuação no lago.
Dessa forma, além de descer em um rapel até a parte da água do local, o turismo de aventura imersivo ainda é levado para pessoas deficientes que estejam no município.
Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!Abismo Anhumas
Acessibilidade em Bonito e outros tipos de deficientes
Embora tenhamos falado da acessibilidade para cadeirantes durante o texto, para pessoas com deficiência visual e auditiva também existem algumas possibilidades no município.
Para os deficientes visuais, os guias são extremamente solícitos para explicar como o passeio está acontecendo e oferecer as explicações necessárias.
No entanto, ainda não temos totens em braille disponíveis em todos os passeios em Bonito/MS, o que contribuiria imensamente para o turismo dessas pessoas.
Para deficientes auditivos, algumas agências contam com tradutor em Libras.
Logo, é importante pesquisar as agências para encontrar aquelas que têm esse serviço.
Bonito/MS oferece turismo acessível e está pronto para receber você e sua família
Como pudemos ver, a acessibilidade em Bonito é perceptível em diversos passeios famosos, como o Aquário Natural e a flutuação em rios, mostrando que o Brasil tem, sim, capacidade de oferecer turismo acessível para todos.
Embora nem todas as opções de passeio e trilhas consigam abarcar deficientes visuais e auditivos, buscar por guias e agências que fazem esse serviço é fundamental.
Portanto, podemos dizer que, principalmente, as pessoas com mobilidade reduzida têm suas atividades garantidas nas maiorias das opções de passeios na cidade.
Bem, esse foi o conteúdo de hoje e esperamos que você tenha gostado.
Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.
Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!