Como se Locomover em Bonito: 3 Opções para Resolver seus Problemas!

Como se locomover em Bonito? Quem não conhece a cidade e tem senso de humor infame irá responder “espero que de pé”, mas se esse tipo for à cidade achando que vai encontrar fácil um Uber, vai se fazer essa pergunta sem gracinha e com espanto.

Não existe Uber em Bonito (MS). Talvez possa pensar que se trata de uma cidade pequena e, por isso, não seja tão primordial contar com um carro. “Uma bicicleta pode dar conta do recado”.

Mas é aí que se engana.

O tamanho de Bonito – cidade localizada na região centro oeste, mais precisamente no Mato Grosso do Sul – pouco importa, porque as principais atrações que levam turistas para lá não se encontram na cidade, mas no entorno.

Há passeios que ficam a 60 km de distância! Haja pedal!

Por isso, a questão do transporte em Bonito é importante – para os turistas, principalmente. Afinal, como se locomover em Bonito?

Mas, antes de responder essa questão, vale a pena ir a Bonito? O que se encontra nessa cidade? Qual é o seu atrativo?

O município de Bonito é o principal destino de ecoturismo do Brasil. Muitas cachoeiras, trilhas, cavernas, esportes radicais, enfim, é o local para quem ama aventura e a natureza.

Porém, para usufruir dessas atrações é preciso resolver a questão do transporte.

Para não ser pego de surpresa, você precisa saber: como se locomover em Bonito?

Como se locomover em Bonito?

Calma: mesmo sem Uber, há como curtir seus passeios em Bonito.

Você não vai precisar usar toda a força de suas pernas para ir às atrações que ficam fora da cidade.

Existem opções interessantes de passeio muito próximas que não fazem da caminhada uma opção absurda, como o Bosque das Águas, mas a maioria das atrações fica longe.

Mas, então, como fazer?

Se você tem veículo próprio, claro que esse problema já deixa de ser um problema, mas se você for um turista sem a menor ligação com a cidade, sem conhecidos ou parentes, quais são as opções para curtir as maravilhas da região sem precisar fazer maratona?

Como se locomover em Bonito?

1. Aluguel de carro

Aluguel de carro em Bonito
Fonte: Everaldo Arashiro (Flickr)

Sem dúvida, a melhor opção é alugar um carro. Há muitas agências disponíveis em Bonito e também em Campo Grande. Se a capital do estado for sua porta de chegada à cidade, vale a pena alugar carro por lá.

Não há trânsito em Bonito, por isso, a chance de você gastar muito tempo em suas estradas é mínima.

A sinalização do lugar ajuda muito também, pois há placas informativas nos trechos essenciais e o GPS auxilia com eficiência. Porém, há regiões que não são asfaltadas.

Apesar disso, não há um modelo de carro mais recomendado a se alugar pelas agências. A questão principal é o preço mesmo.

Prós e contras de alugar um carro

No caso de aluguel de carro, o primeiro pró, sem dúvida, está na comodidade.

Não é difícil encontrar agências de aluguel em Bonito, ou então na cidade de desembarque do aeroporto mais próximo, o aeroporto de Campo Grande. Lembrando que a Azul Linhas Aéreas é a única companhia que voa para esse aeroporto.

Ser o condutor é sempre uma boa pedida quando não se há muita disposição para ficar esperando terceiros se mobilizarem.

O custo também é outro pró, dependendo da distância da atração que queira ir e de seu local de hospedagem.

Geralmente o aluguel de carro gera menos custo, visto que se contrata o uso do carro e não o serviço de condução, como ocorre com as viagens de táxi e de transfer.

O primeiro contra é que você contrata uma quantidade X de horas para usar o carro.

Ou seja, se você não quiser pagar multa e outros encargos, tem que voltar para a agência na hora marcada.

É também desagradável se gosta de se deixar levar pelo que a viagem oferece de interessante e surpreendente. Quem não gosta de inflexibilidade de roteiro certamente poderá passar por algumas frustrações, ainda que não sejam garantidas.

Conta também o fato de se o local não lhe for familiar, for um autêntico forasteiro, há sempre o risco de se perder ou enfrentar contratempos.

Se o veículo quebrar no meio do percurso, geralmente em locais isolados, sem estrutura, precisará contar com a sorte de encontrar alguém que possa lhe ajudar ou aguardar o suporte da agência.

Isto, claro, se o local em que estiver ter uma boa qualidade de sinal.

2. Táxi

Ônibus em Bonito
Fonte: Rosanetur (Flickr)

Outra opção que poderá ser mais ou menos acessível a depender do local de sua atração e necessidades é o serviço de táxi. Os valores são tabelados e a vantagem é que você não corre risco de se perder.

Prós e contras do táxi

Como se locomover em Bonito de táxi? Quais as vantagens e desvantagens?

Assim como o aluguel de carro, há muita oferta de taxistas em Bonito. O turista não encontrará dificuldade para encontrar pontos de táxi espalhados pela cidade, principalmente nas pousadas e hotéis.

A vantagem do táxi em comparação ao aluguel de carros, por exemplo, é a agilidade. Você não precisa lidar com burocracia para contratar o serviço, assinar papel, informar documentos e outras informações.

É chegar, informar o destino e pagar no final. Os taxistas não têm fama de enrolar para chegar até o local informado e nem tivemos experiência nesse sentido quando usamos o serviço.

Até porque “ser criativo” nas rotas é muito arriscado. Há locais sem asfalto, isolados, com muita vegetação e outras complicações.

A chance de encontrar caminhos com surpresas desagradáveis é grande. Todo mundo prefere ser conservador e objetivo.

A desvantagem está em relação ao preço, mais salgado que o aluguel de um carro ou transporte coletivo.

3. Transfers

Transfers
Fonte: Pantanal Brasil (Flickr)

Uma alternativa de como se locomover em Bonito é o transporte oferecido por uma agência especializada no turismo da região, os tranfers.

Essa opção é a mais segura de todas em garantir chegar a tempo e em segurança nos locais desejados. Porém, talvez não seja a opção mais econômica.

Prós e contras do transfer

O serviço da agência de turismo é mais enriquecedor por fornecer informações interessantes e úteis sobre o local durante a viagem.

É um passeio em conjunto com outras pessoas, o que é sempre interessante para quem curte socializar.

O contra mesmo fica quanto ao valor. Das opções, é o mais salgado, mas novamente: seu bolso ditará a melhor opção.

Posts Relacionados

Já decidiu como se locomover em Bonito?

Apesar de não ter Uber em Bonito, opções de transporte não faltam para aproveitar as atrações próximas da cidade.

Quer curtir pontos turísticos como a Serra da Bodoquena, o Rio da Prata, o Rio do Peixe, o centro de Bonito, a Gruta do Lago Azul, a Cachoeira Boca da Onça, o Rio Formoso, o Balneário Municipal, o Balneário do Sol, a Lagoa Misteriosa, o Parque das Cachoeiras ou qualquer outro dentre os lugares incríveis que só Bonito tem?

O fato é que não existe certo ou errado em relação a como se locomover em Bonito. O seu bolso é que vai ditar a melhor opção e, muitas vezes, o transporte público pode ser a melhor solução.

Aluguel de carro, táxi e transfer de agência são as melhores opções. Então, coloque na ponta do lápis e faça a melhor escolha.