Vale a pena alugar carro em Bonito? Pontos Positivos e Negativos sobre a Locação

Para saber se vale a pena alugar carro em Bonito, é preciso considerar alguns fatores.

Por isso, veja o que ter em conta na hora de escolher como se locomover. Assim, você poderá curtir tudo o que essa cidade incrível tem para oferecer!

Saiba se vale a pena alugar carro em Bonito

Os principais passeios de Bonito ficam perto da cidade, mas não no centro. Então, é importante optar pelo transporte que vai trazer mais conforto para sua viagem. E nem sempre ele será o carro alugado.

Por um lado, ele dá a chance do turista se mover no seu próprio tempo. Mas, por outro, é necessário passar por certa burocracia, coisa que muitos não querem enfrentar em uma viagem. Logo, pese os diferentes aspectos de cada transporte e saiba qual é o ideal para você.

A seguir, veja como alugar um carro em Bonito, os pontos negativos e positivos. Além disso, descubra quais são as outras opções para curtir a capital do ecoturismo no Brasil.

Posts Relacionados

Como funciona o aluguel de carro em Bonito?

Bonito/MS conta com várias locadoras de carros e os seus serviços são similares aos de agências de todo o país. Ou seja, você deverá apresentar documentos, cartão de crédito e escolher uma política de combustível. Portanto, veja os principais passos do processo.

Quais são os requisitos para alugar um carro?

Antes de alugar um carro, o motorista deve preencher alguns requisitos. Assim, a locadora garante que o veículo retornará em bom estado.

Segundo cada agência, as regras podem mudar, mas, em geral, elas pedem:

  • Cartão de crédito no nome do motorista;
  • Ter mais de 2 anos de habilitação ou ser maior de 21 anos;
  • RG ou CPF;
  • CNH.

Por que é preciso ter cartão de crédito?

É necessário ter cartão, pois a empresa precisa de uma garantia, que se chama caução. Ela bloqueia o valor segundo os dias e tipo de carro, por exemplo. No entanto, a quantia pode variar conforme a locadora.

Depois, na devolução do automóvel, a quantia volta a ficar disponível para você. Por outro lado, é necessário ter limite no cartão para essa caução.

Formas de pagamento

Embora o cartão seja essencial por conta da caução, você pode pagar de outra forma. Isso porque algumas locadoras aceitam dinheiro ou débito.

Pontos positivos de alugar carro em Bonito

Aluguel de carro em Bonito
Fonte: Everaldo Arashiro (Flickr)

Andar de carro em Bonito tem as suas vantagens, já que muitas atrações ficam distantes entre si. Por isso, veja os pontos positivos de alugar um veículo nessa cidade.

1. Curta os passeios no seu tempo

Bonito/MS tem pontos turísticos incríveis, como o Rio da Prata, Boca da Onça ou a Gruta do Lago Azul.

E, em cada uma delas, dá vontade de ficar um pouco mais. Por outro lado, há quem prefira visitar duas atrações – ou mais – em um dia.

Ao contrário dos transportes compartilhados, que possuem horários mais estritos, alugar um carro te dá liberdade para decidir o momento de ir embora.

2. Hospede-se dentro ou fora da cidade

Existem muitas opções de hotel em Bonito ou nas redondezas. Então, se você alugar um carro, poderá escolher o que tiver melhor custo-benefício. Ainda, sem se preocupar com as distâncias e meios de locomoção.

3. Economize em transporte

Táxi, transporte compartilhado ou privado estão entre as alternativas para se locomover em Bonito. Contudo, para grupos de 3 ou 4 pessoas, alugar um carro pode sair mais barato.

Só a van de Campo Grande a Bonito custa cerca de R$ 100 por pessoa. Portanto, faça as contas e veja como alugar um carro pode ser vantajoso.

Pontos negativos de alugar carro em Bonito

Nem tudo são flores no momento de alugar um carro. Portanto, é crucial ficar atento a alguns pontos na hora de analisar se essa é uma boa opção para você.

1. Enfrentar a burocracia

As locadoras têm um processo com muitos detalhes na hora de prestar o serviço.

Isso porque elas precisam prevenir certos prejuízos, como danos, roubos ou acidentes.

Tudo isso resulta em muita burocracia, o que pode não ser agradável em uma viagem. Ou seja, imagina chegar em Bonito e descobrir que não preenche um dos requisitos. Caso fosse sua opção número 1, seria dor de cabeça na certa!

2. Dirigir em estradas de terra

Uma viagem a Bonito com certeza envolve passar por estradas de terra. A menos que você queira ficar no hotel e não ir aos passeios mais famosos.

É possível usar um carro comum, mas o veículo precisa de cuidados. Caso contrário, você pode ter que pagar uma multa na locadora.

Alugar carro em Bonito é para que perfil de pessoa?

Cada transporte de Bonito tem seus benefícios, porém, depende das necessidades da pessoa. Por exemplo, os carros privados são uma boa opção para grupos nos quais ninguém dirige.

No caso do aluguel de carro, famílias ou mais de 3 amigos podem aproveitar melhor o serviço. Além desse perfil, incluímos também aquelas pessoas que buscam conforto e privacidade.

Lembre-se de que muitas locadoras pedem que o motorista seja experiente. Portanto, quem dirige de forma cautelosa se dará bem com essa opção.

Dicas para aproveitar o carro alugado em Bonito

Andar de carro em uma cidade nova, muitas vezes, é um desafio. Ainda que o GPS ajude muito, quem conhece o lugar sabe alguns truques ao dirigir. Por isso, veja algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar o veículo alugado.

Em primeiro lugar, é importante optar por um bom modelo para estradas de chão. A princípio, os carros mais altos são a melhor escolha. Devido aos desníveis e pedras no caminho, os veículos mais baixos podem sofrer raspões.

É possível acessar todos os passeios em um automóvel comum. Apesar disso, contar com tração nas 4 rodas facilita o trabalho do motorista. Sobretudo nos dias seguintes às chuvas, quando há mais lama e poços.

Outra dica legal é perguntar aos locais os melhores caminhos. Assim, você não terá surpresas ou não vai descobrir tarde demais a rota certa.

Como é o transporte compartilhado em Bonito?

Ônibus em Bonito
Fonte: Rosanetur (Flickr)

Alugar um carro não é a única alternativa para conhecer Bonito. Mas, a cidade não tem transporte público, por isso, o compartilhado é o mais similar a isso que você vai encontrar.

Trata-se de ônibus ou vans que buscam os turistas em suas hospedagens. É possível pedir o serviço na recepção ou em uma agência. Entretanto, na hora de comprar os passeios, muitas já oferecem essa opção de transporte.

Eles não permitem atrasos porque seguem o cronograma à risca. Ou seja, a empresa estipula um horário de chegada e saída e você deve respeitá-lo. Aliás, toda a estrutura das atrações funciona assim, por uma questão de organização.

Quais são os pontos positivos do transporte compartilhado?

O transporte compartilhado de Bonito é uma boa alternativa para duas pessoas. Nesse caso, o custo-benefício é melhor que alugar um carro, por exemplo.

Esse serviço também é vantajoso para aqueles que não sabem dirigir. Ou, ainda, quem não quer ser o motorista da viagem e planeja curtir sem preocupações.

Outra coisa boa do transfer é saber quanto tempo levará cada atividade. Assim, planejar um roteiro fica mais fácil, já que você terá todos os horários fixos.

Dividir o transporte com outras pessoas também é interessante para fazer amizades. Afinal, dá tempo de conversar e saber como a viagem está sendo para outros turistas.

Quais são os pontos negativos do transporte compartilhado?

O primeiro ponto negativo do transporte compartilhado em Bonito é ter que esperar. Isso porque ele passa por vários hotéis e pousadas antes de ir ao destino.

Talvez conhecer pessoas novas não seja muito a sua. Logo, ter que usar o mesmo transporte que vários outros visitantes é uma desvantagem, se esse é o seu caso.

Por outro lado, esse tipo de transporte tira muito a liberdade do turista. Em geral, eles saem na parte da manhã e a programação considera os tempos coletivos. Portanto, quem deseja fazer tudo ao seu próprio ritmo, deve escolher outra alternativa.

Um último ponto que merece atenção é a cobertura do itinerário das vans. Elas só levam passageiros que estão nos hotéis do centro de Bonito. Por isso, é crucial pesquisar os transportes disponíveis para hospedagem que você pretende alugar.

Como funcionam os táxis e transportes privados de Bonito?

Bonito conta com serviço de táxi e transportes privados.

Então, essas são outras maneiras de se locomover na cidade. É possível, inclusive, chegar a atrações como a Gruta do Lago Azul com essas opções.

Os benefícios deles incluem a liberdade de horário e não ter que dirigir. Ao mesmo tempo, os táxis têm preços tabelados e pontos fixos pelo centro. Eles ainda fazem o trajeto de ida e volta, o viajante só precisa marcar horário.

Esse tipo de transporte costuma ser mais caro que o compartilhado. No entanto, para grupos, ele pode sair pelo mesmo valor de um aluguel de carro. E, ainda, com aproximadamente os mesmos benefícios.

Carros de aplicativo também estão disponíveis. Mas, é importante saber que eles não operam fora Bonito. Então, você pode usá-los para chegar aos passeios, porém não para retornar.

Também dá para viajar de carro para Bonito

Estrada para Bonito
Fonte: gmoreira (Flickr)

É possível chegar na capital do ecoturismo no Brasil de carro.

Entretanto, é preciso estar atento a como o turismo funciona na cidade. Por isso, a dica é reservar um hotel e os passeios antes da viagem. Assim, você evita chegar e não ter lugar para ficar.

Tente encher o tanque em cidades próximas, como Campo Grande, por exemplo. Isso porque o combustível costuma ser mais caro em Bonito.

Faça a manutenção do automóvel para não ter surpresas no caminho. A estrada até o ponto central exige bastante dos veículos, em especial dos mais comuns. Ou seja, aqueles que não são off-road ou com tração nas 4 rodas.

Avalie o estado do seu carro ao chegar. Dessa forma, você pode analisar se pode usá-lo para ir aos passeios. Caso contrário, você pode optar por um dos transportes disponíveis no local.

Por último, se precisar colocar água no veículo, use a mineral. A comum possui muito calcário, sendo uma característica dessa região. Então, não a utilize, senão arrisca danificar a parte mecânica.

Confira nosso e-book para organizar melhor sua viagem.

Perguntas e respostas

É necessário alugar carro em Bonito?

Há muitas alternativas de transporte em Bonito, apesar da cidade não ter ônibus urbano. Por isso, decidir alugar um carro ou não fica a cargo do visitante. Assim, ele pode escolher de acordo com o que precisa e com seu orçamento.

Quanto custa alugar carro em Bonito?

O valor do aluguel de um veículo em Bonito varia segundo alguns aspectos. Em primeiro lugar, por conta do modelo do carro. Depois, depende da política de combustível, do tipo de seguro, entre outras coisas. Mas, você encontra preços a partir de R$ 130 a diária.