Curitiba em Março: 7 Formas de Curtir a Cidade Nessa Época

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

Enquanto a maioria das cidades turísticas está mais tranquila, Curitiba em março é alta temporada.

Anúncios

Por causa do famoso Festival de Teatro de Curitiba, a cidade recebe muitos turistas. Além disso, outros festivais, como de teatro infantil e alguns eventos gastronômicos também tornam a cidade mais atrativa.

Confira a seguir!

Como aproveitar Curitiba em março da melhor maneira possível?

O clima em Curitiba em março é agradável, mas chove bastante. As temperaturas variam entre 17 °C e 25 °C e chove mais ou menos onze dias (140 mm) durante o mês.

Por isso, pode ser difícil aproveitar bem os parques da cidade (como o Reinhard Maack) e outras atrações ao ar livre.

Apesar de ser um mês historicamente de pouco movimento turístico, Curitiba em março recebe muitos visitantes por causa dos festivais que acontecem na cidade.

Assim, os principais passeios podem ficar bastante cheios, principalmente depois das dez da manhã e aos finais de semana.

Mesmo assim, é possível aproveitar a cidade.

Confira a seguir o que fazer em Curitiba em março!

1. Festival de Teatro de Curitiba

Festival de Teatro de Curitiba
Fonte: Daniel Sorrentino (Flickr)

O Festival de Teatro de Curitiba é um dos eventos mais famosos da capital paranaense.

Ele começou em 1992, com apenas quatorze espetáculos. Hoje, o evento já recebeu mais de trinta mil espetáculos, quarenta e dois mil artistas e três milhões e meio de espectadores.

O objetivo do evento é promover a arte, a cultura, o entretenimento e a educação por meio de apresentações.

Durante os dias do evento, vários estabelecimentos (até mesmo espaços públicos) recebem produções artísticas premiadas e variadas, e os ingressos são vendidos por preços acessíveis.

Atualmente, o Festival de Curitiba também integra outros eventos, como o Festival na Rua, o Risorama, o Programa Guritiba, o MishMash e o Circuito Espaço Aberto.

Geralmente, o evento ocorre no fim do mês de março e começo do mês de abril. Os ingressos custam até oitenta reais, mas algumas modalidades têm entrada gratuita.

Vale a pena participar!

2. Festival de Teatro Infantil

Festival de Teatro Infantil
Fonte: Festival de Curitiba – Oficial (Flickr)

Outro evento realizado em Curitiba em março é o Festival de Teatro Infantil, apresentado pela Montenegro Produções Culturais.

O evento dura seis meses (de março a agosto) e conta com seis peças teatrais com personagens infantis famosos.

As apresentações são realizadas uma vez por mês, aos finais de semana, no Teatro Bom Jesus.

Além disso, há apresentações exclusivas na Associação Eunice Weaver e contações de histórias no Hospital Pequeno Príncipe.

O objetivo do Festival de Teatro Infantil é incentivar a criatividade e a sensibilidade dos jovens, além de gerar novas oportunidades e democratizar o acesso à cultura.

Por isso, o tema varia a cada ano. Em edições anteriores, o festival teve o tema de conto de fadas e folclore.

3. Festival de Pão com Bolinho

Festival de Pão com Bolinho
Fonte: Festival de Curitiba – Oficial (Flickr)

O Festival de Pão com Bolinho também faz parte do Festival de Teatro de Curitiba.

Ao todo, mais de 60 bares, restaurantes e pubs participam do evento, criando suas próprias versões do tradicional prato curitibano pão com bolinho de carne.

Por exemplo, a receita do Porks inclui um bolinho de carne suína coberta com queijo canastra e finalizado com maionese de cebolinha.

Por outro lado, o Falaf tem uma versão vegana, com olho artesanal, bolinho de falafel e salada.

Nos dias do Festival de Pão com Bolinho, todos os estabelecimentos participantes vendem o sanduíche por um preço fixo de vinte reais. Então, não deixe de experimentar!

4. Festival do Torresmo

Festival Nacional do Torresmo
Fonte: Tudo Viagem

O Festival do Torresmo é um dos eventos mais aguardados do Bar Quermesse. Durante os seis dias, o bar oferece um cardápio diferenciado, com pratos que custam entre dez e vinte reais.

As receitas mais famosas do festival são o torresmo em tiras, o torresmo pururuca, o torresmo em rolo e o torresmo tradicional.

Além disso, o bar também  possui uma cartela enorme de rótulos de cervejas internacionais e nacionais, além de caipirinhas, cachaças artesanais e drinks autorais.

Esse é o evento perfeito para curtir Curitiba em março com os amigos no happy hour.

5. BBQ Bastards

Se você gosta de cortes defumados, chopes artesanais e música ao vivo, uma boa opção do que fazer em Curitiba em março é o BBQ Bastards, um evento promovido pelo bar da fábrica da Bastards Brewery.

O cardápio é exclusivo para o evento.

Os principais pratos são o Brisket (defumado na lenha de pessegueiro e temperado com dry rub) e o Sanduíche Pulled Pork (defumado até desmanchar e temperado com dry rub, acompanhado com pão brioche, molho barbecue e salada de repolho – coleslaw).

Além disso, o BBQ Bastards possui quinze torneiras de chope artesanal, como a Hector 5 Round, a Piná a Vivá e a Willie The Bitter.

Os pratos e as bebidas custam cerca de trinta reais. O estacionamento e a entrada são gratuitos.

6. St. Patrick’s Day

St. Patrick's Day
Fonte: Lima In The Sky with Diamonds (Flickr)

No dia dezessete de março é comemorado o dia de São Patrício, ou St. Patrick’s Day. Nesse dia, o Porks promove um evento em todas as suas vinte e três unidades do Brasil, vendendo o famoso Pilsen Verde por cinco reais.

Além disso, o St. Patrick’s Day também conta com shows ao vivo, com bandas de blues e rock. Ao todo, o evento recebe mais de quarenta shows e vende mais de cem mil litros de chope.

Além da bebida, o Porks também tem um cardápio de lanches e petiscos bem variado. Vale a pena conhecer!

7. Festival de Ceviche

Festival de Ceviche
Fonte: Emi Hoshi (Flickr)

Por fim, em Curitiba em março acontece o Festival do Ceviche, promovido pelo restaurante de frutos do mar Fish*Me. O evento dura cerca de uma semana e conta com quatro opções de pratos especiais, vendidos pelo preço fixo de vinte e cinco reais.

Para harmonizar com as receitas, o estabelecimento trabalha com vinhos, chopes, caipirinhas, clericot e drinks à base de Gin – sem contar a maravilhosa vista para o Parque Barigui.

Se você é fã de frutos do mar, não vai se arrepender de participar do festival.

Considerações finais

Gostou das nossas dicas do que fazer em Curitiba em março?

Sem dúvidas, há muitas atividades bacanas para você curtir a capital do Paraná em qualquer época do ano.

Continue acompanhando o Viagem Club e receba o melhor conteúdo de turismo!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Curitiba