Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata Vale a Pena em 2024?
Flutuação no Rio da Prata

Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata Vale a Pena? Tudo o que você Precisa Saber sobre a Atração de Bonito!

O Recanto Ecológico Rio da Prata fica localizado a 50 km da cidade de Bonito (MS), e 36 km de Jardim (MS).  Lá você pode fazer um dos passeios mais bonitos e famosos da região: a flutuação.

A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata acontece nos rios Olho D’água e da Prata, no Mato Grande do Sul.

Além da caminhada em meio a mata ciliar, o passeio inclui 2,3 km de descida pela correnteza suave para observar o mundo subaquático de Bonito.

Segundo o Guia Quatro Rodas Brasil, a flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país.

Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021.

Então, se você está planejando viajar para Bonito, será que vale a pena incluir a flutuação Rio da Prata no seu roteiro? Confira a seguir todos os detalhes sobre o passeio.

Localização

Onde fica?

Rodovia BR 267, km 512 – Jardim, Mato Grosso do Sul.

Lugares próximos

  • Lagoa Misteriosa (0 km de distância ou 1 minuto a pé);
  • Buraco das Araras (10,5 km de distância ou 15 minutos de carro);
  • Balneário Jardim Ecopark (14,5 km de distância ou 18 minutos de carro);
  • Praia das Figueiras (39 km de distância ou 55 minutos de carro);
  • Aquário Natural (48 km de distância ou 40 minutos de carro);
  • Rio Sucuri (65 km de distância ou 45 minutos de carro).

Como funciona o passeio de flutuação no Recanto Ecológico Rio Prata, Bonito?

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: Josue Limeira da Silva Junior (Flickr)

As flutuações em Bonito (MS) são os passeios mais tradicionais da região. Atualmente, um dos melhores locais para aproveitar o “novo mundo subaquático” é o Recanto Ecológico Rio da Prata, ao lado da Lagoa Misteriosa.

Lá você vai encontrar águas cristalinas, diversos tipos de peixes, aves, mamíferos e répteis. Todos os passeios são guiados por monitores experientes. Além disso, a correnteza é bem leve e os rios têm pouca profundidade.

O passeio inicia com o monitor apresentando o passeio e as instruções de segurança. Em seguida, você vai receber os equipamentos que deve usar durante a flutuação (roupa de Neoprene, snorkel e máscara).

Antes de iniciar o passeio em si, todos devem preencher um formulário sobre sua saúde física, os dados do seguro de saúde e os contatos de emergência.

Depois disso, basta esperar o seu grupo ser chamado para começar a trilha e a flutuação Rio Prata, em Bonito.

Trilha

O passeio do Recanto Rio da Prata começa com uma trilha. Primeiro, um veículo de transporte tipo Pau de Arara leva os grupos da recepção da fazenda até o começo da trilha.

Em seguida, inicia-se uma caminhada curta, de aproximadamente 600 metros (20 minutos).

Durante a trilha o guia de turismo responsável, fala um pouco sobre a fazenda e a Reserva Particular do Patrimônio Natural. Antes mesmo de iniciar a flutuação, você já consegue observar vários animais.

Segundo a empresa, o Recanto Ecológico possui cerca de 38 tipos de mamíferos e 234 de aves.

Flutuação no Rio Olho D’água

Depois da trilha, o grupo faz uma parada breve no deck da Nascente do Rio Olho D’água. Lá o guia entrega o snorkel, a máscara e o colete salva-vidas. Caso você nunca tenha usado esses equipamentos, você receberá um treinamento básico de como utilizá-los.

Então, finalmente a flutuação realmente começa. Nesse ponto os visitantes podem ver a nascente do Rio Olho D’água embaixo da água. A vista é incrível!

As águas desse rio são cristalinas, com excelente visibilidade e repleta de plantas aquáticas e peixes originais do Pantanal. Alguns peixes que você vai poder ver durante essa parte da flutuação são os piraputangas, os dourados e os matogrossinhos.

A descida no Rio Olho D’água tem cerca de 1,7 km e é bem tranquila. Por ter a água um pouco mais quente, esse trecho possui muitos cardumes.

Geralmente, o monitor faz várias paradas para que os grupos observem a natureza típica de Bonito e tirem fotos na piscina natural.

Flutuação Rio da Prata

Em seguida, a flutuação segue por mais 600 metros pelo Rio da Prata. Embora a água desse trecho seja um pouco mais fria e menos cristalina (pois é mais profunda que o anterior), ele ainda possui vários peixes.

Nesse ponto, quem estiver muito cansado pode optar por finalizar o passeio com o barco de apoio. Então, no final o veículo de transporte leva de volta os grupos para a sede da do recanto.

O tempo total de flutuação Rio da Prata é de 2h30. Na verdade, entre os passeios disponíveis em Bonito, esse é o que tem o percurso maior.

Almoço

Por último, o passeio de flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata (Bonito – MS) termina com um almoço delicioso típico do Mato Grosso do Sul, que já está incluso no valor da atração.

Tanto a comida como a sobremesa são muito saborosas. Entretanto, o ponto alto do almoço é o doce de leite que é produzido na fazenda. Ele é considerado o melhor do Brasil. Então, se você é fã de doce de leite, leve um dinheiro a mais para comprar um pote. Você não vai se arrepender!

Orientações

Apesar da flutuação no Rio da Prata ser um passeio tranquilo, é preciso seguir as orientações do monitor para que o passeio seja seguro e agradável para todo o grupo e para a natureza.

Como o passeio é realizado dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, há um limite de visitantes permitidos por dia. Por isso, o passeio é bem controlado e os grupos são de no máximo 10 pessoas.

Outra regra do passeio é que ninguém pode colocar o pé no fundo dos rios durante a flutuação. Caso isso aconteça, além de danificar a vida aquática e a nascente do rio, a areia vai levantar e deixar a água turva.

Antes da trilha e da flutuação não é permitido usar repelente ou protetor solar, pois esses produtos prejudicam a fauna e a flora subaquática. Caso você queira se proteger durante a trilha, a recomendação é usar uma calça leve e uma blusa de manga comprida.

Durante a flutuação ninguém pode usar nadadeiras, óculos para natação, lastros de mergulho e facas, bem como comer, fumar e ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, é proibido usar equipamentos fotográficos profissionais sem prévia autorização.

Como medida de segurança, apenas crianças maiores de 6 anos de idade podem fazer a flutuação. Mesmo assim, crianças menores podem aproveitar as dependências da fazenda e recebem almoço como cortesia.

Acessórios necessários para flutuação

Por fim, estes são os acessórios necessários para a flutuação:

  • Roupa e botas de Neoprene;
  • Máscara;
  • Snorkel;
  • Colete salva vidas (opcional).

A empresa oferece todos os equipamentos necessários em bom estado. Porém, se preferir, você também pode levar o seus próprios acessórios.

Preços e horário de funcionamento

A flutuação do Recanto Ecológico no Rio da Prata acontece todos os dias, das 07h30 às 17h00, incluindo feriados. Durante a alta temporada o passeio custa R$ 266,00 por pessoa. Já durante a alta temporada o preço sobe para R$ 350,00.

Ao todo, as flutuações do Rio da Prata, em Bonito, duram 4 horas.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

Outros passeios do Recanto Ecológico Rio da Prata (Bonito – MS)

Mergulho no Rio da Prata
Fonte: Alex Baba (Flickr)

No Recanto Ecológico, além da flutuação no Rio da Prata também é possível realizar outros três passeios em Bonito (MS):

  1. Observação de aves e passarinhada;
  2. Mergulho com cilindro;
  3. Passeio a cavalo.

Confira os detalhes a seguir!

Observação de aves e passarinhada

O Recanto Ecológico do Rio da Prata (Bonito) fica dentro do Bioma Cerrado, uma região de grande variedade ambiental.

Segundo a empresa, no local onde a fazenda está instalada há 234 espécies de aves registradas. As mais avistadas durantes os passeios são: periquito da serra, biguatinga, udu de coroa azul e o socó boi.

O roteiro Observação das Aves é mais longo e técnico. Nesse passeio os grupos são acompanhados por um guia especialista. O seu objetivo é aproximar o ser humano da natureza por exercitar a paciência e capacidade de concentração, ao mesmo tempo que desperta um espírito aventureiro.

Por outro lado, a Passarinhada é mais indicada para iniciantes nas atividades de observação de aves e para quem gosta de observar ou fotografar a vida silvestre.

Nesse passeio os grupos observam as aves no receptivo da fazenda, nas estradas internas, nos campos e nos açudes.

Essas são ótimas atrações para combinar com a flutuação Rio da Prata durante a viagem para Bonito!

Mergulho com cilindro

O Recanto Ecológico também oferece mergulhos com cilindro. Para esse passeio não é preciso ter certificação.

O mergulho com o cilindro também é realizado no Rio da Prata a uma profundidade de 5 a 7 metros.

O passeio dura cerca de 40 minutos e também é acompanhado por um instrutor (mesmo para quem tem certificação de mergulho autônomo).

Assim como acontece na flutuação Rio da Prata, a empresa oferece todo o equipamento necessário e um breve treinamento de como usá-los. A grande diferença entre o mergulho com o cilindro e a flutuação é a liberdade de movimentos.

Além disso, é possível observar o mundo subaquático de uma forma totalmente diferente do que na superfície. Com certeza vale a pena conhecer!

Passeio a cavalo

Passeio a Cavalo
Fonte: Jared Yeh (Flickr)

Outra atração excelente para observar a natureza do Recanto Ecológico Rio da Prata (Bonito) é o passeio com cavalo. Durante a atividade, o grupo tem a oportunidade de conhecer mais sobre a vida no campo, cavalgar e ver alguns bezerros.

Geralmente, o passeio é realizado no pôr do sol, o que deixa a vista ainda mais impressionante.

Durante o trajeto é possível ver vários animais silvestres, como tatus, tamanduás, seriemas, emas, veados, tucanos, papagaios, araras, garças, entre outros. Além disso, o percurso conta com uma vista privilegiada do cerrado e dos campos da região.

Assim como todos os outros passeios oferecidos pela empresa, esse passeio é acompanhado por um guia especializado.

Se você vai fazer uma viagem curta, uma boa dica para aproveitar melhor o dia é fazer a flutuação Rio da Prata e Rio Olho D’água junto com outro passeio.

Assim, você pode ficar o dia todo no Recanto Ecológico e aproveitar ao máximo sua estrutura.

Quais são os prós e contras da flutuação Rio da Prata?

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: silas luiz ferreira (Flickr)

Sem dúvida, a flutuação no Rio Olho D’água e no Rio da Prata é uma das melhores de Bonito (MS). Contudo, é importante avaliar os prós e contras antes de agendar o programa.

Afinal de contas, pode ser que algumas pessoas se sintam incomodadas com algumas restrições médicas.

Confira a seguir!

Prós

No geral, toda a experiência da flutuação Rio da Prata é ótima. Segundo a empresa, às dependências do recanto possuem 64 tipos de peixes, 38 de mamíferos, 234 de aves e 65 de herpetofauna.

Apesar do preço ser elevado, a empresa oferece algumas vantagens interessantes, como almoço, materiais para mergulho, um guia profissional e seguro contra acidentes e morte acidental. Além disso, a flutuação Rio da Prata, em Bonito, pode ser feita mesmo por quem não sabe nadar.

O almoço oferecido pelo Recanto Ecológico é um dos melhores dos passeios de Bonito. Essa parte da atração é perfeita para conhecer melhor a gastronomia tipicamente sul-mato-grossense. Ademais, a fazenda possui o melhor doce de leite do Brasil.

Outro ponto positivo da flutuação no Rio da Prata é que o preço do passeio é tabelado. Ou seja, independente de qual agência escolher comprar o ingresso, o preço será o mesmo.

Contras

Embora a flutuação no Rio da Prata seja bem tranquila, a empresa classifica a atividade com médio grau de dificuldade. Isso acontece porque o passeio inclui uma caminhada de mais ou menos de 20 minutos e em seguida mais um percurso de 2h30 dentro da água, o que exige um pouco de condicionamento físico.

Para alguns, a temperatura da água pode ser um ponto negativo. Geralmente, a temperatura é de cerca de 24ºC no Rio Olho D’água, e 22ºC no Rio da Prata, ou seja, a água é um pouco fria. Contudo, para a maioria das pessoas a roupa de neoprene já é o suficiente para evitar o frio.

A flutuação no Rio da Prata é permitida para crianças menores de 6 anos de idade. Além disso, o valor cobrado para crianças e para adultos é o mesmo. Então, esse pode não ser o melhor passeio para quem viaja com os pequenos.

Outras restrições para flutuação no Rio da Prata

  • Mulheres grávidas com até 24 semanas;
  • Cardíacos ou pessoas com histórico de infarto;
  • Pessoas com histórico de AVC e choque anafilático;
  • Portadores de marca passo cardíaco;
  • Pessoas com epilepsia.

Em contrapartida, a empresa também não recomenda que pessoas com mais de 120 kg façam a flutuação no Rio da Prata.

Contudo, se desejarem realizar o passeio, elas vão precisar levar sua própria roupa de neoprene, pois as que a recepção oferece podem não servir.

Da mesma forma, a empresa também não disponibiliza máscaras próprias para mergulho com grau. Por isso, recomenda-se que quem precisa de óculos use lentes de contato nos olhos durante o passeio.

Outro ponto negativo da flutuação no Rio da Prata é que a trilha possui muitos insetos e não é permitido usar repelente nem protetor solar. Entretanto, é possível se proteger usando roupas longas e tomando um banho no chuveiro da fazenda logo antes da trilha.

Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata vale a pena?

Rio da Prata
Fonte: Silvia Leticia Carrelo (Flickr)

Sem dúvida, a flutuação Rio da Prata é uma das melhores flutuações em Bonito. Atualmente, o passeio custa entre R$ 266,00 e R$ 350,00 e dura 4 horas.

Durante todo o trajeto é possível observar a nascente do rio e mais de 400 tipos de animais, entre peixes, aves, mamíferos e répteis. Além disso, há vários tipos de árvores e outras plantas típicas do Bioma Cerrado.

De fato, a flutuação em si já é uma experiência incrível. Entretanto, se você for fazer uma viagem curta, é possível aproveitar o dia e agendar outras atividades no Recanto Ecológico do Rio da Prata, na cidade de Bonito.

Se preferir você também pode aproveitar para visitar outros pontos turísticos próximos, como a lagoa misteriosa e o buraco das araras.

Quer continuar recebendo dicas de viagem de Bonito? Então, continue acompanhando o Viagem Club e fique por dentro de todas as novidades!

Perguntas e respostas

O que fazer no Rio da Prata?

O melhor passeio no Rio da Prata, na cidade de Bonito (MS), é a flutuação e o mergulho do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Qual o melhor passeio de flutuação em Bonito?

Os melhores passeios de flutuação de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, são: Rio da Prata, Aquário Natural, Nascente do Rio Sucuri e Nascente Azul.