Praia de Taípe, em Arraial d’Ajuda: Vale a Pena? Tudo Sobre o Local

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

A Praia de Taípe é uma das praias mais belas, não só de Arraial d’Ajuda, mas de toda a área da Costa do Descobrimento.

Anúncios

Situada em Arraial d’Ajuda, na região sul da Bahia, a praia é o local ideal para aqueles que buscam um local paradisíaco de extrema tranquilidade.

Sua beleza exuberante só pode ser comparada com a paz e a harmonia presentes no ambiente.

Mas será que essas características realmente fazem da Praia do Taípe um ponto turístico realmente único? Isso é o que descobriremos agora.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Localização

Onde fica?

A Praia de Taípe faz parte de Arraial d’Ajuda. Mas, na verdade, ela também fica bem próxima a Trancoso.

Lugares próximos

Acesso à Praia do Taípe, Arraial d’Ajuda

É possível chegar à praia mais deserta de Arraial d Ajuda por alguns trajetos distintos.

O primeiro trajeto pode ser feito de carro através da Estrada velha de Trancoso/Arraial. Já o segundo trajeto pode ser feito a pé através da Praia Pitinga, situada a poucos metros da Praia de Taípe.

Outro método bastante utilizado para se chegar à praia é através de balsas, que podem ser pegas no centro de Porto Seguro, cobrando cerca de R$ 15,00 a passagem.

Praia de Taipe e sua beleza natural

Praia de Taípe
Fonte: Nailton Barbosa (Flickr)

A vegetação bem preservada e as areias brancas ajudam a dar um ar paradisíaco ao local, principalmente ao ver seu mar de águas cristalinas de um tom azul-esverdeado.

O local é ideal para se observar as tartarugas marinhas, já que as águas espelhadas possibilitam também a observação da espécie em seu habitat.

E não parando por aí, a praia conta com falésias incríveis que ajudam a compor a beleza local, intensificando ainda mais a exuberância da praia.

A tranquilidade da Praia de Taípe

Considerado um dos lugares mais tranquilos de todo o município de Porto Seguro, a Praia de Taípe oferece um ambiente bastante calmo. Por isso, não esperem encontrar sons altos ou qualquer tipo de barulho.

O local também oferece uma boa variedade de quiosques, que contam com comidas e bebidas diversas, oferecendo ainda mais conforto aos turistas que decidem visitar o local.

Principais passeios na Praia de Taípe

Praia de Taípe
Fonte: Aline Ruviaro (Flickr)

A Praia de Taípe pode ser aproveitada de forma mais ativa também, já que o local conta com diversas coisas interessantes a se fazer.

Sendo assim, vamos listar algumas das melhores atividades para se fazer na Praia de Taípe.

Caminhar pela Praia de Taípe

Um dos passatempos mais prazerosos de se fazer na região é fazer uma caminhada por toda a extensão da praia, apreciando o panorama oferecido.

A caminhada, além de ser um deleite para os olhos, é uma prática bastante agradável, afinal, o clima da região e o ambiente tranquilo potencializam ainda mais a experiência.

Panorama praieiro visto das falésias

Sem dúvida, um dos maiores atrativos do local são as suas falésias.

Essas belas elevações à beira-mar apresentam um conjunto muito interessantes em suas rochas, como o branco, o vermelho, o marrom-claro e o laranja, gerando uma mescla de tons bastante atrativa.

Do alto desses morros que medem cerca de 45 metros de altura, a mata verdejante se faz presente, compondo boa parte do território.

Mas é a vista para o mar que torna o panorama da natureza local ainda mais incrível.

É possível encontrar algumas trilhas no topo das falésias, fazendo com que as pessoas tenham mais acesso à natureza da região.

Sobrevoe a Praia de Taípe de ultraleve

Ultraleves são ideais para voos mais casuais, principalmente quando o local é um dos pontos turísticos mais belos de todo o país.

Sobrevoar a Praia de Taípe é uma experiência única. O panorama da praia e suas falésias pelo passeio é algo simplesmente espetacular.

O visual é maravilhoso.

O encontro das cores vibrantes da área, o verde intenso das matas, as falésias de diversos tons terrosos, a areia branca e o azul cristalino do mar causam um maravilhamento singular a qualquer pessoa que decida visitar o local.

Passeios de quadriciclo

A Praia de Taípe possui uma área bastante extensa. Com o auxílio do sol intenso, é bem provável que você se canse antes mesmo de cruzar todo o lugar.

Porém, caso isso realmente aconteça ou você simplesmente prefira conhecer toda a extensão da praia de forma motorizada, o local também conta com quadriciclos.

Eles são disponibilizados aos visitantes que desejam ter uma experiência mais radical do passeio.

Utilizar os quadriciclos para se deslocar para pontos mais distantes da praia lhe dará um aumento considerável em sua margem de tempo, possibilitando fazer ainda mais coisas enquanto estiver em Arraial d’Ajuda.

Áreas de naturismo

A prática do naturismo, ou nudismo, como é popularmente conhecido, também é permitida na Praia de Taípe.

Apesar de causar certo estranhamento por parte de alguns, a escolha dos naturistas em aproveitar o local da forma que lhe convém deve ser respeitada pelos demais visitantes que, simplesmente, não são adeptos à prática.

Praia de Taípe: o paraíso de Arraial d’Ajuda vale a pena?

Praia de Taípe
Fonte: Nailton Barbosa (Flickr)

A praia oferece um ambiente belíssimo, composto pela união de cores vibrantes e tons vívidos, além de ser um local bastante tranquilo.

Ademais, a praia também oferece diversas barracas próximas, proporcionando ainda mais conforto e comodidade para os visitantes.

Os conteúdos presentes neste verdadeiro paraíso do sul da Bahia são incontáveis, oferecendo diversos passeios que adicionam uma perspectiva única sobre o lugar.

Enquanto isso, os quadriciclos oferecem uma experiência mais dinâmica ao simples passeio na praia, que por si só já é espetacular.

Ao mesmo tempo, o panorama aéreo da região é algo de encher os olhos, capaz de surpreender a todos que decidirem experimentar o sobrevoo da praia por um ultraleve.

Portanto, fica claro que a praia deve, sim, ser visitada por todos aqueles que queiram viajar para um local extremamente calmo, mas ao mesmo tempo encantador.

Para falar a verdade, a frase anterior consegue definir muito bem a Praia de Taípe. Ou seja, um local calmo de belezas incontáveis.

Para saber um pouco mais sobre as belezas presentes em Arraial d’Ajuda e outros lugares incríveis do nosso Brasil, não deixe de acompanhar outros artigos aqui do Viagem Club.

Boa viagem!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Arraial d’Ajuda