Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Salvador em Março: 5 Dicas de Atrações para Curtir (2024)
Ilha do Bom Jesus dos Passos

Salvador em Março: 5 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Há quem diga que o ano só começa de verdade depois do Carnaval. Contudo, na Bahia essa é a época em que as cidades finalmente começam a ficar mais tranquilas. Por isso, quem viaja para Salvador em março pode aproveitar as praias e pontos turísticos com mais tranquilidade.

Na verdade, esse é o melhor mês para quem quer conhecer o litoral baiano, mas não se interessa pelo Carnaval. Confira a seguir algumas dicas de passeios para aproveitar sua viagem!

Como aproveitar Salvador em março da melhor maneira possível?

O mês de março em Salvador é a transição para a estação de chuvas, mas ainda chove pouco.

Segundo a média histórica, chove cerca de 9 dias e a precipitação média é de 114 mm. Ou seja, pode ser que você pegue algumas pancadas de chuva, mas elas são passageiras.

Além disso, faz bastante calor em Salvador em março. Geralmente, as temperaturas variam entre 25°C e 31°C.

É normal que o dia amanheça nublado, mas depois de algumas horas o céu fica azul e o sol começa a brilhar.

Então, não se preocupe, o mês de março tem um clima ótimo para visitar os famosos pontos turísticos de Salvador.

Veja algumas opções!

1. Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia

Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia
Fonte: Governo do Estado da Bahia (Flickr)

Desde 2002, o Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia é realizado com o apoio do Governo do Estado.

Como o próprio nome sugere, o evento é realizado nas ruas de Salvador e conta com a participação de artistas nacionais e internacionais.

Durante o festival, apresentações de teatro, música, dança, poesia, acrobacias, entre outros, acontecem em várias partes da cidade, desde o Centro Histórico até algumas praias.

O evento é gratuito, mas você pode agradecer os artistas na “passagem do chapéu”.

Apesar de ser um show de rua, os artistas que se inscrevem no festival precisam apresentar performances de alta qualidade e com muito profissionalismo. Por isso, as apresentações são fantásticas!

Então, durante a sua viagem para Salvador em março, não deixe de conferir a programação do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia e prestigiar os artistas!

2. Palacete das Artes

Palacete das Artes
Fonte: Barraca Chaves (Flickr)

Embora a probabilidade de chuva não seja tão alta em Salvador em março, você ainda pode pegar um dia ou outro de chuva mais intensa.

Se isso acontecer, uma boa opção de passeio é visitar o Palacete das Artes, também conhecido como Museu Rodin Bahia.

O museu está localizado na Rua da Graça, em uma mansão que pertenceu a Bernardo Martins Catharino, um comendador português. Atualmente, o casarão é tombado pelo IPACA (Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia).

Afinal de contas, o Palacete das Artes possui dois pavimentos com decoração e arquiteturas preservadas, além de um elevador francês da época em que a mansão foi construída, por volta do ano 1900.

Na sala contemporânea do museu ficam as exposições temporárias de artistas plásticos baianos, brasileiros e estrangeiros, e exibição de filmes.

No térreo há uma loja de catálogos, livros, roupas, gravuras, postais etc. A/

lém disso, o Palacete das Artes tem um café bar chamado Solar Café onde você pode experimentar várias receitas da gastronomia contemporânea.

No jardim do Palacete das Artes há quatro esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. No geral, todo o museu é muito bem conservado e a área externa é linda.

Vale a pena conhecer!

3. Mercado Modelo

Mercado Modelo
Fonte: Raoni Coriolano (Flickr)

Sem dúvida, um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador é o Mercado Modelo. Estima-se que 80% dos turistas visitem o local. Ou seja, ele é sempre bastante movimentado.

O Mercado Modelo está localizado na cidade baixa. Ele ocupa um prédio de estilo neoclássico de dois pisos tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Ao todo, o mercado possui mais de 260 lojas, além de restaurantes e minibares, onde você encontra de tudo um pouco. Porém, o que mais faz sucesso por lá são as lojas de artesanatos e lembrancinhas.

Além das lojas, o Mercado Modelo também é um espaço artístico e cultural. É comum encontrar rodas de capoeira, baianas com roupas típicas recepcionando os visitantes e apresentações de música ao vivo.

Quando estiver visitando o Mercado Modelo, aproveite para conhecer também o Elevador Lacerda, que fica logo em frente, a 120 metros de distância.

Lá você terá uma vista incrível do principal cartão postal de Salvador, a Baía de Todos os Santos.

Quer faça chuva ou sol, o Mercado Modelo é um ótimo lugar para visitar em Salvador em março.

4. Praia de Itapuã

Praia de Itapuã
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

A Praia de Itapuã fica ao norte de Salvador, fora da Baía de Todos os Santos.

Essa praia se tornou famosa por causa da música de Vinicius de Moraes (site) e do Toquinho. Por isso, até hoje ela é um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador.

O mar da Praia de Itapuã é calmo e de cor esmeralda.

Nas partes em que há pedras, quando a maré baixa, várias piscinas naturais de água quente se formam, tornando o banho de mar ainda mais relaxante. Além disso, é possível ver alguns crustáceos e peixinhos coloridos.

A orla da Praia de Itapuã também é ótima para relaxar e se divertir.

Além de tomar um banho de sol, você pode levar as crianças no playground, andar de bicicleta na ciclofaixa e observar a praia no Farol de Itapuã.

A vantagem de visitar essa praia de Salvador em março é que ela vai estar mais vazia no que nos demais meses de verão.

5. Ilha do Bom Jesus dos Passos

Ilha do Bom Jesus dos Passos
Fonte: Fernando Sergio (Flickr)

A Ilha do Bom Jesus dos Passos é uma das menores da Baía de Todos os Santos. Por não ter uma faixa de areia larga, o grande atrativo dessa ilha não são as praias, mas o clima tranquilo e agradável da região.

A paisagem da Ilha do Bom Jesus dos Passos é formada por manguezais e uma floresta densa.

Além disso, as poucas pessoas que moram ali vivem de agricultura familiar ou vão trabalhar nas cidades vizinhas. Por isso, a região é quase sempre vazia.

Caso você queira tomar um banho de mar, a Ilha do Bom Jesus dos Passos possui duas boas opções de praias, a Pontinha e a Ponta do Padre.

Além de mergulhar, essas praias são boas para pescar e praticar esportes aquáticos, pois o mar é calmo.

Gostou das nossas dicas do que fazer em Salvador em março? Então, conheça também os 8 melhores restaurantes da capital baiana!