Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Curitiba em Agosto: 5 Atrações Para Aproveitar Bastante em 2024
Bosque do Papa

Curitiba em Agosto: 5 Atrações Para Aproveitar o Mês

O clima de Curitiba em agosto dá aquela sensação de que o frio de julho já está indo embora, mas ainda não foi totalmente.

Então, se você tentou viajar nas férias escolares de julho, mas não conseguiu, o mês de agosto em Curitiba também é convidativo.

Ainda mais por não ser um mês que atrai tantos turistas, já que a maioria gosta mesmo é de viajar entre março e maio, ou no final do ano, para as festividades natalinas.

Por outro lado, o que fazer em Curitiba em agosto, durante os dias frios?

Bem, selecionamos alguns passeios para lá de especiais que não podem ficar de fora do seu roteiro. Confira com a gente!

Como aproveitar Curitiba em agosto da melhor forma possível?

Para os viajantes acostumados com praia, sol, calor e passeios de barco, certamente, essa é uma pergunta difícil. Afinal, é possível aproveitar Curitiba em agosto?

A resposta é sim! Por isso, dedicamos este post inteiramente aos principais passeios para essa época do ano. Vamos lá!

1. Parques de Curitiba, perfeitos para agosto

Jardim Botânico de Curitiba
Fonte: Régis Cardoso (Flickr)

Em primeiro lugar, a melhor época do ano para fazer os passeios gratuitos ao ar livre em Curitiba é, sem dúvida, nos meses sem chuva.

Até porque, a chuva atrapalha os planos de quem quer fazer um piquenique, por exemplo.

Mas, em agosto, com o clima ameno e alguns pingos de chuva, a visita a parques de Curitiba se torna muito interessante.

Veja alguns deles:

  • Parque Jardim Botânico – Esse é um dos cartões-postais mais visitados da capital paranaense. O local possui uma estufa feita de vidro, cuja influência veio de Londres. O jardim chama bastante atenção, e o turista pode tirar fotos, inclusive, das Araucárias, árvores símbolo do Paraná;
  • Parque Barigui – Barigui é um dos parques mais bem frequentados por turistas e nativos. Não à toa, são mais de 1 milhão de m² de uma área verde, repleta de atividades de lazer e de animais diversos, como gambás e jacarés. Aliás, é lá que você fica cara a cara com as famosas capivaras, mascote curitibano;
  • Parque Tingui – Às margens do Rio Barigui está o Parque Tingui, responsável por abrigar o Memorial Ucraniano, uma homenagem ao povo que ajudou a construir o estado paranaense. Além do belo jardim e do gramado espetacular, os turistas ainda ganham cultura ao conhecer um pouco da história do povo ucraniano no Memorial.

2. Bosques curitibanos, um mais lindo que o outro

Bosque do Alemão
Fonte: Enilton Kirchhof (Flickr)

O que os bosques lembram para você? Lugares encantadores e mágicos, saídos dos contos de fadas, certo?

É assim que você vai se sentir ao visitar os bosques de Curitiba no friozinho de agosto.

Separamos dois que merecem sua atenção:

  • Bosque Alemão – Uma coisa que você, turista de primeira viagem ao Paraná, vai perceber, é que os curitibanos amam homenagear os povos que ajudaram a moldar a cultura da cidade. O Bosque Alemão, por exemplo, homenageia o povo alemão, com belas construções históricas. Aproveite o mês de agosto para levar as crianças para a biblioteca Casa da Bruxa ou para fazer a famosa trilha de João e Maria;
  • Bosque do Papa – Outra homenagem de Curitiba e que merece sua visita em agosto. O Bosque do Papa não recebe esse nome à toa: é homenagem aos imigrantes poloneses, mas também à visita do Papa João Paulo II em 1980. Vale a pena fazer as trilhas e conferir de perto a riqueza da fauna e flora local.

3. Museus, memoriais e teatros de Curitiba

Museu de Arte Contemporânea
Fonte: Tiê Passos (Flickr)

A melhor forma de aproveitar uma viagem à Curitiba em agosto é absorver a arte e a cultura local. E isso você faz visitando museus, memoriais e teatros na cidade.

A seguir, elencamos alguns points culturais e históricos para enriquecer sua bagagem:

  • Museu de Arte Contemporânea – O famoso MAC é uma excelente dica para conhecer as obras de grandes artistas contemporâneos, como Burle Marx, Alfredo Volpi e Helena Hong. Atualmente, ele está funcionando no Museu do Olho, nas salas 8 e 9, na Rua Marechal Hermes, nº 999;
  • Museu Oscar Niemeyer (MON) – Também conhecido como Museu do Olho, o MON é mais um museu de obra arte em Curitiba para visitar em agosto. Além da exposição de autores, como Tarsila do Amaral e do próprio Oscar Niemeyer, há também um passeio futurístico pelo corredor subterrâneo. Vale a pena;
  • Museu do Holocausto – Museus são as melhores maneiras de se conhecer o passado, para não repeti-los no presente. O Museu do Holocausto é um deles, com grande acervo histórico de quem viveu a Segunda Guerra Mundial;
  • Memorial Ucraniano – Assim como o Museu do Holocausto, o Memorial Ucraniano também é uma forma de relembrar o Holodomor, o genocídio que dizimou milhões na Ucrânia;
  • Teatro Paiol – O Teatro do Paiol, inaugurado no lugar de um depósito de pólvora, é um marco na cultura curitibana. O local, com espaço para mais de 200 pessoas, já recebeu Elza Soares e Nana Caymmi.

4. Rotas gastronômicas

Cidadão do Mundo Burger & Arts
Fonte: Cidadão do Mundo Burger & Arts (TripAdvisor)

Fala a verdade: a melhor parte de qualquer viagem é comer, não é? Pois Curitiba tem as melhores rotas gastronômicas da cidade.

Você pode escolher entre restaurantes baratos, românticos, e até refinados. Tem para todos os gostos!

Mas, antes de ir, saiba que os pratos típicos de Curitiba e que valem a pena experimentar nos dias frios de agosto é a carne de onça (na verdade, leva carne bovina), e que já virou Patrimônio Cultural da Capital.

Há também o pão com bolinho, comida italiana, e claro, o velho e bom pinhão de Curitiba.

5. Bônus: Linha Turismo

O orçamento está apertado e o seu roteiro é de apenas 1 ou 2 dias? Hmm, chato isso, hein? Mas ainda bem que existe o ônibus da Linha Turismo.

Isso porque o ônibus faz mais de 20 paradas em diversos pontos turísticos, como a Praça Tiradentes, o Jardim Botânico e a charmosa Rua das Flores.

Passeio imperdível que você paga R$ 50 para desfrutar 24 horas de puro lazer.

Como é o clima de Curitiba em agosto?

Agosto é um mês menos frio do que julho, mas ainda beirando os 19 °C a 20 °C. Além disso, há risco de nebulosidade (o que atrapalha a visão em mirantes) e alguma chuva, mas pouca.

Sendo assim, as melhores atrações de Curitiba em agosto são essas 5 opções que indicamos para você: parques, museus, bosques e restaurantes. Aproveite e continue conosco para mais dicas de viagem!

Agosto é um mês especial para quem visita Curitiba. Com suas atrações culturais, gastronômicas e de lazer, a cidade oferece muitas opções para quem deseja aproveitar o mês. Seja para conhecer o Parque Barigui, experimentar a culinária local, visitar o Museu Oscar Niemeyer ou curtir o Festival de Inverno, Curitiba tem tudo para proporcionar uma experiência única e inesquecível. Aproveite o mês de agosto para conhecer a cidade e se encantar com suas belezas naturais e culturais.