Lua de Mel em Arraial d’Ajuda: Torne Esse Momento Inesquecível

Passar a lua de mel em Arraial d’Ajuda é uma excelente alternativa para os casais que também podem aproveitar o destino turístico em ocasiões especiais, como aniversários de casamento, noivado ou namoro, dentre outras.

Os meses de dezembro, novembro, março, fevereiro e janeiro são de alta temporada nas atrações de Arraial d’Ajuda.

Assim, tenha em mente que muitos turistas decidem viajar nessas datas, organizam seus roteiros de férias.

Entre os passeios e atrativos de Arraial d’Ajuda indicados para viagens de lua de mel, destacam-se a Praia dos Pescadores, Praia do Parracho, Praia de Araçaípe e Praia do Mucugê.

Reunimos, em seguida, as melhores dicas e atrações para quem quer sentir o romance no ar enquanto aproveita um dos destinos mais incríveis do nordeste brasileiro.

Esteja você vindo de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais ou de qualquer outro estado, Arraial d’Ajuda vai conquistar você!

Os melhores locais para curtir a Lua de Mel em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro

Praia do Mucugê

Praia Mucugê
Fonte: Kime Aftari (Flickr)

Para que vocês cheguem na Praia do Mucugê, será necessário atravessar o centrinho, em Arraial d’Ajuda. Para tanto, o melhor a fazer é utilizar a balsa que parte diretamente de Porto Seguro.

A travessia leva poucos minutos e não custa caro (os preços são definidos por carro, independentemente, do tamanho ou modelo). Com efeito, é muito rápido e simples.

É importante frisar que a balsa pode ser encontrada nas proximidades do aeroporto na cidade de Porto Seguro.

Semelhantemente, há muitos serviços (sobretudo, de vans) que se encarregam de percorrer esse trajeto. Logo, organize a sua agenda e não perca nem um minuto de sua lua de mel.

Depois que tiverem realizado a travessia na balsa, sigam em direção ao centrinho de Arraial d’Ajuda – fica a menos de quatro quilômetros da balsa. Isto é, o caminho leva cerca de dez minutos para ser percorrido em um automóvel.

Portanto, basta continuar pela rua Mucugê que, rapidamente, vocês chegaram à praia homônima.

Embora seja perto, vocês podem utilizar os serviços de um táxi para voltar ou para ir à Praia do Mucugê.

Similarmente, se estiverem nas praias de Taípe, Parracho ou Pitinga, bastará seguir caminhando (mantendo-se, sempre, à esquerda) para chegar à Praia do Mucugê.

Mesmo assim, se encontrar alguma dificuldade, solicite informações para chegar mais rápido ao centrinho.

Acessibilidade e estrutura

Costa do Descobrimento
Fonte: Priscila Rocha (Flickr)

Tida como uma das atrações mais belas de todo o país, a mundialmente conhecida Praia do Mucugê é, também, bastante acessível.

Com efeito, o local se notabilizou como uma das chamadas “joias da Costa do Descobrimento”.

Por mais estonteante que sejam as belezas naturais da Praia do Mucugê, a sua viagem de lua de mel não precisa se restringir a ela, pois nos arredores é possível encontrar destinos belíssimos, como a Rua do Mucugê, a Praia do Parracho e a Praia da Pitinga.

Os turistas que priorizam uma boa estrutura, ficarão satisfeitos com a profusão de pequenas barracas na orla da Praia do Mucugê e a possibilidade de usufruir um dia agradável conhecendo melhor Arraial d’Ajuda.

Sobretudo, os moradores são simpáticos e demonstram, em sua plenitude, todo o calor e carinho da Bahia.

Além disso, os amantes das belas artes poderão se maravilhar com a arquitetura clássica e colonial das pequenas casas encontradas em Arraial d’Ajuda.

Praia de Araçaípe

Praia de Araçaípe
Fonte: clau19712002 (Flickr)

Esta praia acompanha uma boa parte da orla que fica, de certo modo, “escondida” pelas pousadas e propriedades particulares, de modo que quase não é possível ver a Praia de Araçaípe ao olhar da rodovia que conduz os visitantes à balsa.

De fato, existem poucos acessos à orla.

A Praia do Araçaípe tem início logo depois da chamada “Praia do Apaga-Fogo”, estendendo até a menos frequentada Praia dos Pescadores.

Ela tem um mar calmo – porém, inexistem piscinas naturais – ar de ambiente selvagem e vegetação na areia.

Para chegar na Praia do Araçaípe vocês encontrarão acessos por poucas servidões na areia (quase imperceptíveis). Muitos visitantes entram por um desses caminhos logo depois de passarem pelo Bella Vista Village.

Principalmente, após caminhar por quase três quilômetros (saindo da Praia do Mucugê), assim que vocês avistarem as barracas Corujão, Estela del Mare e Sting, já estarão em plena Praia de Araçaípe.

Vale lembrar que algumas pousadas e barracas de praia – com bares que ficam abertos ao público – conferem, também, acesso à Praia de Araçaípe. Esse local, com certeza, é um dos mais tranquilos e belos.

Contando com um mar calmo – devido à existência dos recifes de corais – a Praia de Araçaípe tem como uma de suas características mais marcantes a grande quantidade de conchas nas suas areias, bem como a ocorrência de várias piscinas naturais que aparecem durante os períodos de maré baixa.

Excelente infraestrutura para casais que buscam descanso

Praia do Apaga Fogo
Fonte: alvaro ricardino (Flickr)

Localizada a cerca de 2 km (em direção norte) de Arraial, a Praia de Araçaípe fica entre a Praia do Apaga-Fogo e a dos Pescadores, oferecendo boa infraestrutura de turismo, mediante diversos restaurantes, barracas de praia, pousadas e hotéis.

Por ser tranquila e pouco frequentada, a Praia de Araçaípe não recebe muitos vendedores ambulantes.

Quanto às opções gastronômicas, é altamente recomendável a casais que procuram por comidas vegetarianas, petiscos fritos e/ou omeletes.

Sempre que a maré se encontra em períodos de cheia, a força das ondas faz com que os banhos de mar se tornem complicados.

Como citado, o mar é calmo e esverdeado em decorrência da presença dos recifes que aturam como uma barreira natural contra as ondas.

Não há músicas tocadas em sons altos e, além disso, a menor quantidade de vendedores são fatores que asseguram momentos mais relaxantes para a sua viagem de lua de mel.

No lado esquerdo, vocês encontrarão o famoso estabelecimento Sting Sport Bar, que aluga equipamentos para stand up paddle, snorkel e kitesurf (indicados para quem aproveitará o passeio para conhecer mais de perto a vida subaquática), além de promover shows aos finais de semana.

Tenha cuidado, principalmente, para não entrar em contato direto com as incontáveis algas que permanecem flutuando à beira mar.

Primeiramente, lembre-se de que a vegetação da Praia de Araçaípe é bem preservada e exuberante.

Outro cuidado a ser tomado é com as várias conchas existentes nas areias lisas da Praia de Araçaípe.

No lado direito, contudo, vocês usufruirão de mais espaço e menos movimento, ao lado de uma área preservada de restinga.

Primordialmente, a Praia de Araçaípe é ótima como destino para casais em lua de mel, pois há restaurantes, quiosques, barracas, pousadas rústicas e um clima bucólico ao cair da tarde na praia.

Praia do Parracho

Praia do Parracho
Fonte: Felipe Dorneles (Flickr)

Você já considerou a possibilidade de visitar um local maravilhoso, com muito agito, gente bonita e festas?

Esse lugar é, sem dúvidas, a famosa Praia do Parracho, localizada em Arraial d’Ajuda.

Tenha em mente que a Praia do Parracho é uma das melhores. Milhares de turistas, todos os dias, visitam essa praia. São diversas pessoas procurando diversão e ambientes de primeira qualidade.

Além de sua beleza, a Praia do Parracho fica bem peto de outro destino notável: a Praia do Mucugê. Dessa maneira, vocês terão, durante a viagem de lua de mel, um roteiro perfeito pelas praias mais lindas.

Enquanto o ambiente da Praia do Parracho é bastante jovial, oportunidades de lazer e diversão a dois não faltam por lá.

Como se não bastasse, tudo isso é complementado pela inigualável beleza natural, com um imperdível cenário paradisíaco formado pelo mar azul e a areia fina.

Entre as opções de diversão, a Praia do Parracho se notabilizou, em grande medida, devido às suas barracas – sempre bastante animadas e com um clima alto astral.

Então, você e sua esposa ou esposo usufruirão de uma excelente estrutura que garante as mais variadas opções para os turistas.

Eventualmente, vocês podem querer dançar axé ou, por outro lado, apenas se deitarem em cadeiras de praia para relaxar. Felizmente, na Praia do Parracho, você encontrará exatamente o que deseja.

Dito de outra forma, as melhores escolhas em sua viagem de Lua de Mel em Arraial d’Ajuda, ao visitar a Praia do Parracho, dependerão dos atrativos escolhidos para cada dia.

Confira, a seguir, algumas das principais atividades do local e comece a planejar tudo o que vocês farão antes mesmo de chegarem nesse paraíso tropical!

Uiki Parracho

Uiki Parracho
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

O Uiki Parracho é um dos centros de lazer mais renomados de Arraial d’Ajuda.

Trata-se de um complexo de entretenimento que, com o passar do tempo, se tornou um dos pontos de encontro mais importantes para os jovens da região. E não faltam motivos para essa preferência.

Um espaço enorme na praia é ocupado pelo Uiki Parracho, com as mais diversas alternativas de diversão.

No estabelecimento, vocês encontrarão, músicas de qualidade o dia todo, alta gastronomia, espreguiçadeiras, atividades esportivas e bares. Isto é, a diversão do casal já estará assegurada.

Vocês poderão, no Uiki Parracho, dançar, acompanhar a moda na praia e – o mais interessante – degustar drinks sofisticados e pratos deliciosos.

Ao longo do verão, o Uiki Parracho proporciona uma agenda bastante variada e ampla, incluindo apresentações de DJs e shows ao vivo.

Em todos os meses do ano, grandes festas repletas de muita gente jovem e animação ocorrem nas dependências do Uiki Parracho.

O local recebe alguns dos mais famosos festivais do Brasil. Logo, se vocês gostam de festas, certamente gostarão de conhecer esse estabelecimento.

Eventos para todos os perfis

O Réveillon – um dos eventos mais badalados de Arraial d’Ajuda – ocorre, exatamente, junto à Praia do Parracho. Por exemplo, o “Sundance Festival”, congrega vários DJs internacionais e brasileiros em uma festa inesquecível.

Na Praia do Parracho, vocês podem aproveitar tanto a virada de ano quanto a lua de mel em grande estilo, cercados por música boa e muita gente bonita. Após passar esses momentos no local, desejarão voltar para novas visitas o mais breve possível.

Outra festa maravilhosa que acontece na Praia do Parracho é o tradicional carnaval em Arraial d’Ajuda.

As celebrações no Uiki Parracho comemoram o amor, a paz e a natureza, de modo que são capazes de agradar a todos os perfis.

Ao lado dos festivais de música que contam com diversos convidados especiais, o Uiki Parracho, cumpre ressaltar, preza pela diversidade cultural e culinária à beira mar.

Depois desse período com o seu amado ou amada, vocês regressarão ao lar com as suas energias renovadas.

Feirinha Arraial Gastrô

A sua Lua de Mel em Arraial d’Ajuda não estará completa até vocês conhecerem a célebre Feirinha Arraial Gastrô.

Esse evento gastronômico é altamente recomendável para degustar os melhores preparos da culinária baiana.

Adicionalmente, vocês poderão aprender muito, nesse festival, a respeito da cultura da região. Aliás, a Feirinha Arraial Gastrô propicia shows divertidos e emocionantes com os artistas locais.

Analogamente, o evento conta com a participação de chefs renomados, atrações artísticas, espaço kids e feiras de moda.

Assim, tudo ocorre em um cenário natural e rústico – típico das praias de Arraial d’Ajuda.

Para quem visita o local no mês de janeiro, a parada na Feirinha Arraial Gastrô é, praticamente, obrigatória!

Luau na Praia

Luau na praia
Fonte: seLusava photographer Carioca Copacabana (Flicker)

Caso deseje vivenciar uma experiência mágica durante a sua passagem, não perca o célebre “Luau na Praia”.

Existem, na Praia do Parracho, diversas opções de barracas que propiciam, sobretudo aos casais, luaus muito animados.

Em meio a um cenário paradisíaco, vocês se sentirão dentre de um filme!

Apreciar o mar, as estrelas e a música durante a noite, certamente, será inesquecível. Tal comunhão com a natureza é única.

Conforme mencionado, um dos mais famosos luaus ocorre na Uiki Parracho. Todavia, vocês podem encontrar outras opções bastante interessantes ao longo de toda a Praia do Parracho.

Cabana Grande

Cabana Grande
Fonte: Inalva S (Flickr)

Entre as opções de lazer da Praia do Parracho, a barraca Cabana Grande é uma das mais badaladas. Assim, vocês poderão degustar cervejas bem geladas enquanto apreciam a beleza da praia.

Ademais, sempre há, na Cabana Grande, música ao vivo e os mais variados artistas da região.

Nessa Barraca, você e seu esposo ou esposa terão dias muito agradáveis. Além do frescor marítimo e muito axé, o local oferece pratos deliciosos.

Há distintas opções servidas por garçons profissionais e muito bem treinados. O cardápio variado consiste em um dos benefícios da Cabana Grande, em comparação com outras barracas na Praia do Parracho.

Portanto, se você busca um local agradável e tranquilo para vivenciar esse momento tão importante, a Cabana Grande, definitivamente, é a escolha certa.

Afinal, quem a visita uma vez sempre regressa.

Esportes náuticos

Surf em Fernando de Noronha
Fonte: Bruno Fontes (Flickr)

Os casais que priorizam usufruir o banho de mar encontrar o local ideal na Praia do Parracho.

No entanto, as possibilidades oferecidas vão muito além do banho, uma vez que a localidade é indicada para a prática de esportes náuticos, principalmente, aqueles que são considerados “radicais”.

Se essa for a preferência de vocês, certamente ficarão maravilhados com a brisa marítima experienciada pelos praticantes de windsurf.

Embora nem todos os casais gostem de aventuras radicais, é difícil encontrar quem não se delicia com os passeios de caiaques.

Seja como for, essas atividades podem ser realizadas tanto por quem possui experiência quanto pelos iniciantes.

A Praia do Parracho é, também, um dos melhores pontos de mergulho no estado da Bahia.

Nessa atividade, vocês conhecerão – bem de pertinho – toda a riqueza da flora e da fauna marítima. São peixes, corais e vegetações encantadoras.

Se você ainda não experimentou mergulhar, saiba que vale muito a pena tentar na Praia do Parracho.

Enfim, as águas da Praia do Parracho são tranquilas, convertendo o local em um destino excelente para os mergulhadores iniciantes.

Todavia, essas belezas naturais surpreenderão, até mesmo, os praticantes mais experientes.

Esportes na areia

Na Praia do Parracho vocês não encontrarão apenas os esportes aquáticos.

Ela tem, também, diversos pontos para os turistas que gostam de praticar esportes na areia, a partir de várias quadras esportivas de acesso livre.

Certamente, praticar esportes tendo as belezas naturais incríveis da Praia do Parracho como pano de fundo será uma experiência inigualável.

Dentre os esportes mais populares do local, destaca-se o futevôlei: há muitas quadras específicas para esse esporte.

Vocês ficarão encantados com a possibilidade de aproveitar os dias da lua de mel para ficar em forma, aproveitando a brisa inigualável do mar na Praia do Parracho, cujo clima tranquilo e aconchegante, é perfeito para viagens de casais.

Decerto, a excelente estrutura da Praia do Parracho deixará vocês impressionados, à medida que encontrarão tudo o que precisarem para ficarem bem confortáveis no local.

Recifes de corais

Recife de Corais
Fonte: harrison bispo (Flickr)

Boa parte dos turistas considera que esses recifes representam a beleza inerente ao estado da Bahia. De fato, todas as pessoas que os visitam ficam simplesmente maravilhados com o impressionante visual.

Essas formações rochosas compõem barreiras delicadas e posicionadas em paralelo às praias. Com efeito, trata-se de algo incrível.

De tal sorte, (pelo menos entre aqueles que apreciam a natureza) é praticamente impossível não se encantar com a Praia do Parracho. Por tudo isso, é uma das mais frequentadas.

Praia dos Pescadores

Praia dos Pescadores
Fonte: Daniel Silva (Flickr)

A Praia dos Pescadores está situada, em Arraial d’Ajuda, na região norte, contando com pouca infraestrutura para receber turistas.

Ela fica entre a Praia do Mucugê e a badalada Praia do Araçaípe, alternativas mais requisitadas pelos viajantes.

Mesmo assim, ela é conhecida, também, como “Praia do Delegado” e “Praia do Arraial”.

Dessa forma, a Praia dos Pescadores é mais tranquila do que as suas vizinhas, sendo mais frequentada pelos moradores e, evidentemente, por pescadores profissionais.

A faixa de areia (bastante clara) é muito extensa, acompanhada por coqueiros e vegetação nativa.

A vista do mar, na Praia dos Pescadores, permite a visualização de inúmeros pequenos barcos, ou seja, é impossível não se cativar por esse cenário.

Igualmente, a Praia dos Pescadores, por ser mais tranquila e menos visitada, oferece condições inferiores de infraestrutura de turismo, recomendada para quem busca locais mais sossegados em sua viagem de Lua de Mel em Arraial d’Ajuda.

Quando a maré se encontra baixa, as águas calmas e claras da Praia dos Pescadores formam uma gigantesca piscina natural – represada apenas pelas pedras.

Portanto, esse local é ideal para descansar e, por esse motivo, a incluímos em nossa lista.

Dadas as características elencadas, você encontrará, na Praia dos Pescadores, poucas barracas com cadeiras e mesas na areia. A especialidade culinária é o peixe frito: é uma delícia e vale a pena provar.

Outras atividades que recomendamos na Praia dos Pescadores são os esportes de areia, tais como futevôlei, vôlei, futebol, dentre outros.

Contudo, não é o melhor local para praticar esportes aquáticos, uma vez que há muitos barcos de pequeno porte no local.

Hospedagem e acesso

Legian Villa
Fonte: Eduardo Marcelo G (TripAdvisor)

Na Praia dos Pescadores vocês encontrarão algumas opções interessantes de hospedagem, caso queiram experimentar um pouco mais a região.

Inegavelmente, as melhores opção são o “Pé na Areia Residence” – estabelecimento que disponibiliza apartamentos de até três quartos – e o “Legian Villa Hotel”, situado a cem metros da praia.

Devido ao fato de estar próxima ao centro comercial, vocês não terão dificuldades para acessar essa praia.

Assim, poderão chegar diretamente à Praia dos Pescadores atravessando tanto a Praia do Mucugê quanto a Praia de Araçaípe.

Mas, vocês podem acessar essas praias, caso prefiram, de van (transporte bastante comum no local), carro, táxi ou ônibus.

Os preços das viagens de van tendem a variar, segundo o seu destino. Nessas situações, o mais conveniente é considerar qual será a melhor relação entre custo e benefício para você e sua esposa ou esposo.

Outrossim, não há estacionamentos na Praia dos Pescadores, de modo que, se vocês estiverem de automóvel, deverão estacionar em algum lugar próximo e completar o trajeto a pé.

Pois, se vocês gostam de tirar muitas fotos em suas viagens, deverão explorar os cantinhos na Praia dos Pescadores.

Lembre-se de priorizar visitas durante a maré baixa porque, assim, aproveitarão a piscina natural e terão melhores oportunidades para fazer belos registros fotográficos.

Portanto, não deixe de levar protetor solar e água ao visitar a Praia dos Pescadores. Caso desejarem explorar melhor a praia, uma boa dica é utilizar um ponto inicial pela Praia do Mucugê, para conhecer melhor a região.

Destinos e ideias extras para incluir na sua viagem

Tem mais ou menos tempo e precisa de algumas ideias adicionais para a sua Lua de Mel em Arraial d’Ajuda? Aqui vai:

  • Tomar um café da manhã romântico no aconchego da pousada ou hotel escolhido;
  • Mergulhar em Barra Grande;
  • Visitar a Ilha dos Aquários (entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda), que tem a área verde dos sonhos para tirar fotos incríveis;
  • Pegar um carro e ir até Itacaré (Itacaré fica a cerca de 6h de Arraial d Ajuda);
  • Visitar a Praia do Forte;
  • Visitar a Praia dos Coqueiros.

Gostou desse artigo sobre como curtir a Lua de Mel em Arraial d’Ajuda? Então, conheça mais sobre o maior site de turismo do Brasil e se mantenha sempre atualizado!