As 7 Melhores Praias de Arraial d’Ajuda

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

As melhores praias de Arraial d’Ajuda (um distrito verde do município de Porto Seguro, na Bahia) caíram nas graças dos turistas nacionais e internacionais, sobretudo, pela sua beleza e exuberância natural.

Anúncios

Com efeito, as melhores praias de Arraial d’Ajuda estão localizadas em um ambiente de cidade pequena – dotada de ruas de pedra e do charmoso “centrinho” chamado “Mucugê”.

Como não podia deixar de ser, as praias de Arraial d’Ajuda chamam a atenção pela beleza natural de sua orla litorânea.

Isto é, as praias de Arraial d’Ajuda ficam repletas de visitantes na alta temporada, com barracas lotadas de espreguiçadeiras e muita música – tocada ao vivo, animando o dia dos turistas.

Por tudo isso, não faltam bons motivos para curtir as praias de Arraial d’Ajuda.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, uma breve lista com  algumas das melhores opções para a sua viagem em Arraial d’Ajuda. Boa leitura!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Quais são as melhores praias de Arraial d’Ajuda?

Vamos ver quais são as 7 melhores praias de Arraial d’Ajuda, com tudo o que você precisa saber sobre cada uma delas. Confira!

1. Praia do Mucugê: a melhor de Porto Seguro

Praia de Mucugê
Crédito: Julye Marley (Flickr)

Conforme mencionado, Arraial d’Ajuda é um distrito da cidade de Porto Seguro. Desse modo, é natural que muitos turistas identifiquem as praias de Arraial d’Ajuda como se pertencessem à municipalidade de Porto Seguro.

Um bom exemplo disso ocorre em relação à denominação da praia do Mucugê como a mais bela de Porto Seguro. Na realidade, ela fica em frente ao bairro e à rua Mucugê.

De fato, essa localidade é tão famosa e que não pode deixar de ser visitada em sua viagem. Ali, concentram-se a maioria das opções de gastronomia e hospedagem.

Em resumo, a maré baixa – frequente por ali – favorece o deslocamento a partir do centrinho ou das pousadas da região. Basta descer pela via principal e você chegará facilmente a este paraíso natural.

Tanto a estrutura das pousadas quanto a visita às praias oferecem boas condições para passear com crianças, levando-as a conhecer esta joia do Oceano Atlântico.

Igualmente, é natural que as crianças se impressionem com a paisagem e a beleza da natureza exuberante da praia do Mucugê.

Desse modo, a faixa recoberta por areia é similar àquelas de Trancoso.

Trancoso é outro distrito de Porto Seguro com boas pousadas e excelente para tomar sol e passear com crianças.

Ali, de fato, você vai encontrar muitas barracas e quiosques nas cercanias das águas da praia.

2. Praia do Apaga Fogo

Praia do Apaga Fogo
Crédito: Cleidson Santos (Flickr)

A praia do Apaga Fogo é a primeira que pode ser avistada por quem vem de Porto Seguro, ficando perto da estação da balsa. O grande rio Buranhém se encontra com o mar em suas proximidades.

Além da balsa, o local conta com barracas que asseguram a estrutura adequada aos banhistas nas praias de Arraial d’Ajuda.

Assim como em outras praias, na do Apaga Fogo o mar é bem claro.

De fato, segundo os especialistas, a tonalidade é efeito direto do encontro do mar com o rio Buranhém.

Assim, completando o cenário com muitos coqueiros e pouca gente, não obstante, há algo que a difere de outras praias: o famoso Arraial d’Ajuda Eco Resort.

3. Praia do Parracho

Praia do Parracho
Crédito: ADRIANA SA (Flickr)

O destaque da praia do Parracho, entre tantas lindas praias deste litoral, encontra-se no fato de que ela pode ser descrita como uma espécie de “faixa de areia” entre a praia da Pitinga e a praia do Mucugê.

Se você está acostumado a frequentar as praias de Arraial d Ajuda ou Trancoso, já sabe que, para chegar à praia do Parracho poderá caminhar desde o “centrinho”: em pouco tempo você chegará na praia do Parracho.

Seu nome, aliás, origina-se em uma barraca que se tornou célebre pelos grandes eventos promovidos na alta temporada, atraindo os turistas que visitam as praias em datas comemorativas, principalmente, no Carnaval e no Ano Novo.

No entanto, de modo geral, ela não é tão cheia quanto outras praias vizinhas – tanto que, na baixa temporada, muitos a consideram um local ideal para ser a praia dos pescadores.

Durante o verão, com o sol a pino, contudo, ela deixa de ser a praia dos pescadores para se converter em uma das praias mais agitadas da região, com beach clubs e barracas bem estruturadas que garantem o agito.

4. Praia da Pitinga

Praia de Pitinga
Crédito: Julye Marley (Flickr)

Tida como uma das melhores praias de Arraial d’Ajuda, a praia da Pitinga fica a cerca de dois quilômetros do Mucugê que, como mencionado, é o centro da região, tendo nas falésias o seu maior destaque.

Não é difícil reconhecer a praia da Pitinga, ainda que seja um visitante de primeira viagem: assim que chegar, você se deparará com uma linda vista das falésias, piscinas naturais e diversos restaurantes na areia – especializados no atendimento às demandas geradas pelo intenso turismo.

Caso deseje ir diretamente à praia ou às piscinas naturais, fique tranquilo: assim como na praia do espelho, há um excelente estacionamento, além das vans que transportam sempre  os turistas ao local.

Quanto às barracas, sua oferta se assemelha à da praia do Taípe, com preços convidativos. Contudo, há quem considere que sua infraestrutura não possa ser comparada à da praia do Taípe.

Apesar de integrar a histórica “costa do descobrimento” (junto a Caraíva, Trancoso, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Santo André, Santo Antônio e Belmonte), sua faixa de areia não é longa.

De fato, em um largo trecho – tomado por espreguiçadeiras, cadeiras e mesas dos quiosques – fica mais complicado encontrar um espaço para estender sua canga.

5. Praia de Araçaípe

Praia de Araçaípe
Crédito: clau19712002 (Flickr)

Localizada entre as praias do Mucugê e do Apaga Fogo, a praia do Araçaípe é altamente recomendável a quem almeja encontrar uma saída próxima do tumulto das localidades que ficam mais cheias durante a alta temporada.

Ou seja, é um dos recantos mais intocados de Arraial, quase deserto em muitas ocasiões, propiciando o benefício da formação de lindas piscinas naturais junto aos recifes.

No Arraial, essas piscinas naturais se formam quando a maré está baixa.

Assim, os moradores de Arraial, à medida que estão habituados ao fenômeno, sempre aguardam a próxima ocasião para se dedicarem à prática do snorkel.

Dessa forma, aproveitam a tranquilidade do mar para a prática do mergulho e da observação do fundo do oceano.

6. Praia de Taípe

Praia de Taípe
Crédito: Nailton Barbosa (Flickr)

Fazendo parte da nossa lista de melhores praias de Arraial d’Ajuda, a praia de Taípe é indicada para os turistas que desejam, no verão, “fugir” da agitação, sobretudo, nas proximidades da Rua do Mucugê.

Portanto, as águas da praia de Taípe ficam ao sul de Arraial, perto de Trancoso. Assim, estão a quinze quilômetros do centro e podem ser atingidas em cerca de 30 minutos, de van ou de carro.

Se você prefere caminhar até a praia, prepara-se para mais de 1 hora andando pela areia de uma das melhores praias da região.

Em seguida, além de apreciar a vista à beira-mar, a largura da faixa de areia nesta praia é extremamente convidativa para relaxar e, assim, encontrar um ambiente mais reservado.

Ademais, seguindo, em sua viagem pela Bahia, a partir da praia da Lagoa Azul, você notará o surgimento de altas falésias e uma enorme extensão de areia.

Esportes náuticos e Club Med

Por causa disso, a sua viagem à Bahia ficará mais interessante, a despeito de ter que passar por um trecho deserto – com acesso ao famoso resort “Club Med Trancoso”.

Surpreendentemente para muitos visitantes, há uma estrutura – a Cabana Taípe – que serve de apoio aos grupos de esportes náuticos (assim como no Rio da Barra, por exemplo).

Portanto, a tendência é que o local fique mais cheio e perca um pouco de sua tranquilidade. Uma das melhores dicas, ao frequentá-la, é aproveitar a inexistência de cobrança por consumação mínima.

Se você já conhece a praia do Rio da Barra, é provável que não estranhe, por um lado, as falésias que compõem toda a paisagem. Mas, por outro lado, a existência de poucas barracas destinadas ao atendimento ao público.

Por certo, o melhor é aproveitar as nossas dicas e usufruir das boas pousadas e, também, de um mar bastante calmo, de uma tonalidade azul profunda e perfeito para o mergulho.

Similarmente ao mar, o clima, todo, é de conexão íntima com a natureza, de tal forma que, segundo as dicas de muitos visitantes, a praia do Taípe é a mais agradável de Arraial D’Ajuda.

7. Praia da Lagoa Azul

Praia da Lagoa Azul
Crédito: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

Para conhecer a praia da Lagoa Azul uma das dicas mais úteis consiste em “acompanhar” a sequência de barracas dispostas a partir da praia da Pitinga. O pequeno trecho de areia ao qual nos referimos é uma continuação das falésias.

Neste lugar se formava, antigamente, uma bela lagoa próxima ao mar. Nesse sentido, muita gente a frequentava, à medida que se localizava antes da chegada à Praia do Taípe e ao atual parque aquático.

Decerto, o lugar era uma parada quase que obrigatória para os turistas que se interessavam por esse destino. Infelizmente, hoje em dia, não é mais possível avistar, nenhuma parte da água que formava a antiga lagoa.

Com o fim de tirar lindas fotos e registrar o seu passeio, neste trecho o mar é bem calmo e favorável às fotos.

Mesmo se você estiver em uma barraca, será possível vislumbrar uma intensa beleza natural (permitindo fotos esteticamente impressionantes). Mas, o conjunto de água não apresente grandes dimensões.

Primeiramente, a estrutura existente nos arredores da praia é beneficiada pela constante maré baixa. Isso significa que as pessoas aproveitam a maré baixa para usufruírem de um local totalmente selvagem.

De tal forma que, a maioria dos turistas que procuram por tranquilidade e sossego consideram esta praia como um verdadeiro paraíso proporcionado, em grande medida, pelos efeitos da maré baixa.

Perguntas e Respostas

Qual é a melhor praia de Arraial d'Ajuda?

Entre as melhores praias de Arraial d'Ajuda, a praia do Mucugê, certamente, se destaca. É a que fica mais perto do centro u2013 basta seguir em frente na Rua do Mucugê (célebre por seus restaurantes e bares) para encontra-la.

Devido a essa proximidade, a praia do Mucugê fica sempre cheia na alta temporada, de modo que a oferta de sua rede hoteleira é, consequentemente, grande.

Qual praia ficar em Arraial d'Ajuda?

Nossa recomendação, entre as melhores praias de Arraial d'Ajuda, é a Praia do Parracho.

Ela fica bem perto da Praia do Mucugê, porém, é mais vazia, frequentada predominantemente pelo público mais jovem. Em Arraial d'Ajuda, a praia do Parracho, em si, oferece um clima mais tranquilo para ficar por longos períodos.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Arraial d’Ajuda