Praia de Garapuá, em Morro de São Paulo: Veja Como Curtir o Local

Se você pretende ir à Bahia, não deixe de conhecer a Praia de Garapuá.

Anúncios

Considerada por muitos como uma das mais belas praias de Morro de São Paulo, com piscinas naturais e um cenário de tirar o fôlego, Garapuá é uma alternativa de passeio mais calmo e reservado.

Anúncios

Por isso, pode ser a atração turística perfeita para quem deseja descansar, enquanto aprecia a natureza da praia de Garapuá.

O aspecto bucólico dessa praia no Morro de São Paulo, típico de cidade do interior, é perfeito para aqueles que fogem do movimento das grandes cidades.

Esse aspecto fica ainda mais evidente em janeiro, quando a Capela de São Francisco de Assis é decorada em homenagem ao santo padroeiro da vila dos pescadores.

Quer conhecer mais? Acompanhe este conteúdo sobre a praia de Garapuá e suas famosas piscinas naturais e saiba se vale a pena ou não.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Primeira Praia
  • Famosa por ser a "praia dos surfistas", e também pelos esportes radicais
  • Local mais próximo ao centro, perto dos barzinhos e restaurantes
Ver Passeio →
Segunda Praia
  • Águas mais calmas e banhos em piscinas naturais
  • Grande quantidade de bares, restaurantes e pratos variados
Ver Passeio →
Terceira Praia
  • Permite o passeio de caiaque pelas ilhas da região
  • É a maior dentre as praias do Morro de São Paulo
Ver Passeio →
Quarta Praia
  • Água calma, com lindas piscinas naturais
  • Maior faixa de área entre todas as praias do Morro de Sâo Paulo
Ver Passeio →
Quinta Praia
  • Também conhecida como "Praia do Encanto", devido a sua grande beleza
  • Integra uma área da Mata Atlântica com proteção ambiental
Ver Passeio →
Mergulho em Morro de São Paulo
  • Águas cristalinas super receptivas ao mergulho
  • É possível encontrar diversas empresas especializadas em práticas de mergulho
Ver Passeio →



Localização

Onde fica?

Garapuá está localizada no arquipélago de Tinharé, na Bahia, em uma região que pertence ao município de Cairu.

Encontra-se a leste, após a quinta praia de Morro de São Paulo, conhecida como Praia do Encanto, sendo as duas separadas por um manguezal.

Lugares Próximos

  • Pousada de Garapuá (1,5 km);
  • Porto do Costa (1,7 km);
  • Pratigi (6,3 km);
  • Pousada Ilha de Boipeba (7,4 km);
  • Praia do Encanto (8,6 km).

Como chegar à praia de Garapuá, no Morro de São Paulo?

Praia de Garapuá
Fonte: ian duffield (Flickr)

Para chegar nessa maravilha no Morro de São Paulo, você precisa ter um pouco de paciência, pois o trajeto é longo: leva aproximadamente de 1h a 1h30min.

O trajeto por carro 4×4 é o mais comum e a saída de embarque, no Receptivo, segue pelo Morro de São Paulo e passa pela quarta praia até Garapuá.

Para quem quer economizar, pode fazer o passeio “Volta à ilha”, que contempla apenas as piscinas naturais de Garapuá, não a praia.

De qualquer maneira, há três opções de passeio até a praia de Garapuá:

  • Veículo 4×4 – O veículo sai do Morro de São Paulo e demora por volta de 1h30min para chegar ao destino;
  • Trajeto de barco – É o meio de transporte mais rápido de todos, tendo uma duração de apenas 1h (aproximadamente) para a travessia. Mas é bom verificar as marés para poder realizar o passeio para Garapuá aproveitando melhor a viagem, por isso a orientação é se programar para conhecer o local na maré baixa, principalmente por causa de suas piscinas naturais;
  • Trilha – Para aqueles que gostam de aventura, é possível fazer trilhas com ajuda de guias que conhecem a região e, dependendo do ponto de partida, são de 12 a 16 km de pura aventura.

O trajeto de carro vai desde estradas asfaltadas até trechos com lama e poças d’água. Independente de como você chegar, vale conferir neste post cada passeio para Garapuá que você precisa fazer.

O que fazer em Garapuá? Principais informações sobre o passeio no Morro de São Paulo

Praia de Garapua
Fonte: Ian Duffield (Flickr)

Primeiramente, sempre que viajamos para algum lugar de nome curioso, é natural querer conhecer a origem do nome.

Pois Garapuá tem relação com a ave Guará, uma garça de penas avermelhadas, nativa da região.

Sobre a região, o povoado de Garapuá no Morro de São Paulo é hospitaleiro e formado por pescadores nativos da vila.

O ar bucólico típico de um vilarejo atrai a atenção dos turistas, que buscam exatamente um cenário tranquilo para descansar ou se aventurar em algum passeio.

Ainda que não esteja tão longe do vilarejo, a praia de Garapuá não é um lugar concorrido e muitas vezes encontra-se deserta, dependendo da temporada.

Assim, trata-se de uma excelente alternativa para quem quer apenas paz e sossego em um cenário paradisíaco.

A praia de Garapuá conta com 2 km de faixa de areia branca, rodeada por coqueiros e alguns trechos ainda preservados da Mata Atlântica.

O mar é calmo e de águas cristalinas, com areia no fundo – ao contrário das outras praias próximas, que possuem o fundo do mar coberto por corais.

Em épocas de maré baixa é possível notar as piscinas naturais de Garapuá que se formam no local, o que atrai muitos turistas para a prática de mergulho com snorkel.

Inclusive, aqui vai uma dica: você pode pedir o snorkel emprestado ou levar o seu equipamento, como forma de manter a higiene.

A propósito, em época de pandemia e necessidade de mostrar a caderneta de vacinação contra COVID-19, o ideal é sempre ter em mãos o seu comprovante.

Por isso, imprima, tire print e mantenha uma cópia do seu certificado de vacinação em seu celular de forma offline.

Sabendo disso, conheça a seguir algumas dicas de passeios para Garapuá.

Curta a beleza das piscinas naturais de Garapuá

Uma das coisas mais lindas de se ver na praia de Garapuá é a sua piscina natural, mas por ficar longe da costa, é preciso pegar um barco para chegar até ela.

Como não há píer para o embarque, os turistas vão pelo mar até o barco, com água que vai até a cintura, o que não impede nem um pouco de levar consigo câmeras fotográficas e bolsas.

O trajeto até as piscinas naturais de Garapuá leva cerca de 15 minutos. Mas elas são visíveis apenas se a maré estiver baixa.

Há a possibilidade de contar com um ponto de apoio no meio do mar, que é o restaurante flutuante com algumas mesas e cadeiras.

É possível comprar ração para atrair os peixes na hora de mergulhar, ótima ideia para fazer aquela foto bonita entre os cardumes.

Mas, fique atento ao horário de voltar, pois a maré pode encher e prejudicar o retorno à praia de Garapuá.

Faça uma caminhada

Férias não é motivo para deixar a saúde para depois, certo?

E a melhor maneira de cuidar do seu bem-estar sem precisar fazer muito esforço é caminhar pelo povoado, pelas piscinas naturais de Garapuá ou pela praia.

Portanto, coloque seu tênis, vista roupas confortáveis, e não esqueça a garrafa d’água e protetor solar. Com tudo pronto, aproveite o amanhecer ou o fim da tarde para explorar a vila de Garapuá.

Visite os manguezais

Durante o passeio para Garapuá, no Morro de São Paulo, não são apenas as piscinas naturais que merecem a sua visita: os manguezais também.

Ao norte de Garapuá, o turista encontra as águas transparentes dos manguezais, uma bela paisagem, tão bonita quanto as piscinas naturais da praia de Garapuá.

Um passeio até lá dura mais ou menos duas horas e, além de visitar esse cenário deslumbrante, você ainda terá a experiência de conhecer a rotina dos nativos dessa região.

Pratique esporte aquáticos

Já falei aqui das piscinas naturais e percebo o quão repetitivo estou sendo, mas é que as piscinas naturais são realmente belíssimas.

Além de belas, proporcionam uma chance dos visitantes de mergulhar em suas águas e chegar pertinho dos peixinhos coloridos.

Além disso, você pode praticar caiaque, snorkel, stand up paddle ou outro esporte aquático, o importante é que o mar esteja tranquilo para essa prática.

É bom saber que algumas agências oferecem serviços, como passeio para Garapuá e prática de esportes.

A dica é: não volte para casa sem curtir tudo o que a viagem ao Morro de São Paulo pode proporcionar.

Conheça a lagoa de Garapuá

Existe o outro lado do paraíso chamado Garapuá: uma lagoa de água doce e escura, a 500 metros da praia e com 3km de extensão.

O cenário paisagístico contrasta com a outra parte da praia de Garapuá, com a sua fauna exótica, que torna o povoado ainda mais fascinante.

Vale a pena fazer um passeio na lagoa e conferir suas belezas naturais e diferentes.

Pare na charmosa praia do Encanto, a Quinta Praia do Morro de São Paulo

Se você tiver tempo, faça uma parada na Quinta Praia do Morro de São Paulo, como é conhecida a praia do Encanto.

Por lá, assim como ocorre na praia de Garapuá, a maré baixa traz à tona as imensas e rasas piscinas naturais, tão belas que chega a ser impossível não deitar sobre as águas quentinhas da praia.

A nível de conhecimento, o lugar já foi uma praia de nudismo, mas desde a instalação do hotel Praia do Encanto, os naturistas não apareceram por lá.

De todo modo, é uma praia isolada, sendo um atrativo à parte para quem curte uma sensação de paz. Não é um lugar para diversão, mas para descanso.

Saboreie o cardápio de Garapuá

Não importa quantos passeios você faça, em todos os lugares você vai querer contar com bons restaurantes, certo?

Pois o passeio para Garapuá conta com um restaurante flutuante para quem vai fazer uma paradinha entre um banho de mar e outro para beliscar um aperitivo e tomar uma cerveja gelada.

A propósito, os restaurantes, em geral, contam com a culinária baiana, com variados frutos do mar, incluindo moqueca de camarão.

Porém, se você tem alguma alergia ou simplesmente não curte esse tipo de culinária, não se preocupe, pois você também vai encontrar opções com carne vermelha e frango.

Ou seja, tem para todos os gostos!

Vale destacar também que o lugar não tem muita estrutura para turismo, como variedade de pousadas e hotéis, mas as barracas conseguem dar conta do recado na hora de fornecer uma boa refeição.

Essas foram as dicas de passeio para Garapuá, mas será que há pontos negativos dessa viagem?

Prós e contras do passeio para Praia de Garapuá

Praia de Garapua
Fonte: Ian Duffield (Flickr)

Ainda que haja atrativos no passeio para Garapuá, toda viagem tem seus prós e contras, logo, não seria muito diferente nesse pequeno paraíso da ilha de Tinharé.

Reunimos, portanto, o lado bom e ruim da viagem para a praia de Garapuá. Veja a seguir.

Pontos positivos do passeio para Garapuá

Posso dizer que a tranquilidade e o sossego da região é um atrativo para quem procura fugir da agitação das cidades.

Além do lugar proporcionar uma vista incrível do mar e de suas belezas naturais, garantindo um contato direto com a natureza, há a hospitalidade da população local, elogiada por muitos turistas.

É possível caminhar pela praia, apreciar as piscinas naturais durante a maré baixa, fazer um passeio de barco e praticar algum esporte.

Pontos negativos do passeio para Garapuá

A distância pode ser algo que não vai agradar à primeira vista quem nunca visitou essa região.

Isso porque, além de o trajeto ser longo e um pouco conturbado (com alguns solavancos pelo caminho), não é muito bonito em si, a não ser pelas piscinas naturais.

O valor (varia de R$95 a R$120 por pessoa) também pode ser um fator negativo para quem está curioso em conhecer a praia de Garapuá, mas, ao mesmo tempo, receoso se vai valer a pena ou não visitar essa área do Morro de São Paulo.

Praia de Garapuá, no Morro de São Paulo: vale a pena ou não?

Praia de Garapua
Fonte: ian duffield (Flickr)

E aí? Ficou curioso para saber se vale ou não a pena conhecer a Praia de Garapuá, no Morro de São Paulo?

Bom… eu acho que os prós compensam mais que os contras.

Fora que é uma ótima opção para aquelas pessoas que, assim como eu, gostam de praia, mas não curtem quando estão muito lotadas, sabe? Tem dia que a gente gosta de algo mais exclusivo.

E, uma coisa é certa: um mar calmo e uma natureza exuberante fazem dessa localidade um recanto de paz e harmonia, bem relaxante para quem quer fugir da agitação da vida cotidiana.

A praia de Garapuá parece ser um daqueles locais em que as pessoas podem ir para aproveitar as belezas naturais.

Pouco explorada pelas massas, torna-se uma espécie de refúgio para curtir de forma sossegada.

Gostou dessa resenha sobre a praia de Garapuá, no Morro de São Paulo, e já está pensando em explorar outras atrações turísticas?

O Viagem Club te ajuda a conhecer diversos lugares incríveis na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados brasileiros.

Então, não faça check-in sem antes ler as nossas dicas!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Morro de São Paulo