Píer da Marina Badauê

Roteiro de 5 Dias em Natal: Veja Como Aproveitar Muito

Um roteiro de 5 dias em Natal pode ser muito bem aproveitado se você souber os melhores locais para ir e souber como agrupar atrações de forma inteligente a cada dia.

Neste artigo, nós trazemos até você um conjunto de orientações em que as melhores atrações turísticas estão otimizadas ao longo de 5 dias completos de viagem.

Dessa forma, você aproveita o melhor que Natal e arredores têm a oferecer, mesmo com poucos dias de viagem.

Vamos lá?

Quer saber o que fazer em um roteiro de 5 dias em Natal? Confira as nossas dicas!

Em nossos artigos com roteiros de viagem, sempre apontamos que a quantidade de dias do roteiro corresponde à programação para um dia inteiro.

Isso significa que apresentaremos ideias para você curtir Natal de manhã, à tarde e à noite. Por essa razão, o ideal é que você chegue em Natal no dia anterior ao primeiro dia e vá embora no dia posterior ao último dia de roteiro.

Dito isso, vamos ao primeiro dia!

Dia 1: Conhecendo os principais pontos turísticos urbanos de Natal

Manhã

natal em abril - praia de ponta negra
Créditos de Imagem: Grace Abelha (TripAdvisor)
Praia de Ponta Negra

Nossa sugestão é que você comece a aproveitar a cidade de Natal pelo seu bairro mais bem estruturado: Ponta Negra.

Boa parte das pousadas e hotéis da cidade se concentram na região, bem como bons restaurantes, mercados e estabelecimentos comerciais.

Ponta Negra recebe esse prestígio por se localizar perto da Praia de Ponta Negra, que é muito bonita e tem vista para um cartão-postal da cidade: o Morro do Careca.

Sabendo que no primeiro dia de viagem geralmente os turistas estão começando a se ambientar ao ritmo do local, preparamos uma programação leve, sem muitos deslocamentos.

Após o café da manhã, se dirija à Praia de Ponta Negra e aproveite a manhã para tomar banho de mar, praticar esportes aquáticos e tomar banho de sol sem se expor à radiação ultravioleta.

Tarde

aproveitar a praia é o que fazer na praia de ponta negra
Créditos de imagem: Grace Abelha(TripAdvisor)
Almoço em Ponta Negra

Como já explicamos, Ponta Negra é um bairro extremamente bem estruturado em termos de restaurantes.

Por essa razão, por lá você encontra casas especializadas na culinária típica tanto da região quanto de outros países.

São exemplos disso os muitos estabelecimentos que servem rodízios de massas, de churrasco, de frutos do mar e de comida japonesa.

Se você quiser se aventurar e experimentar as iguarias locais, encontrará estabelecimentos excelentes. Porém, se desejar comer algo familiar, com certeza você encontrará lugares que servem os pratos de que você gosta.

Passeio de Jangalancha pelo Morro do Careca

Depois de almoçar e descansar, volte para a praia e, quando o sol estiver menos quente, faça o famoso passeio de jangalancha que começa na Praia de Ponta Negra, perpassa o Morro do Careca e termina na Praia de Alagamar.

Como o Morro do Careca está fechado para atividades desde os anos 90, contorná-lo é uma maneira interessante de admirar a vegetação nativa e ver o que tem atrás dele, que é a Praia de Alagamar.

Nessa praia, animais marinhos muito especiais alegram o passeio dos turistas: tartarugas e golfinhos podem ser vistos a olho nu!

Noite

Rastapé
Fonte: Ricardo Santos (TripAdvisor)
Noitada em Ponta Negra na Casa Rastapé

Para aproveitar a noite potiguar, você não precisa sair de Ponta Negra. Na realidade, por lá você terá uma boa introdução a esse aspecto da cultura do Rio Grande do Norte.

Sugerimos que o primeiro contato se dê na Casa Rastapé, em que é possível curtir um forró pé de serra ao vivo.

Essa é uma ótima oportunidade para se soltar e dançar bastante mesmo se nunca tiver dançado forró na vida.

O povo potiguar é animado e receptivo aos turistas, o que significa que ao se jogar em uma festa comandada por essa galera, a diversão é garantida!

Além disso, o espaço serve drinks e quitutes a preços acessíveis, o que torna a ideia de encerrar a noite lá muito mais atrativa.

Dia 2: Uma pausa para conhecer as principais praias da região

Manhã

Roteiro de 7 dias em Natal - Praia de Genipabu
Créditos de Imagem: Nailton Barbosa (Flickr)
Praia de Genipabu

No segundo dia do nosso roteiro de 5 dias em Natal, tome um café da manhã reforçado, pois você e seus acompanhantes farão o primeiro deslocamento da viagem para fora de Natal.

Na realidade, esse deslocamento não é expressivo se você estiver com um carro alugado. O percurso de Natal a Extremoz tem uma distância de aproximadamente 20 km, o que corresponde a meia hora de viagem.

Entendemos, no entanto, que no caso de turistas que dependem de ônibus ou do serviço de motoristas de aplicativo, sair de Natal precisa de mais planejamento e custa mais caro também.

Levando isso em consideração, planejamos atividades para você em Extremoz o dia inteiro, sem que você precise se deslocar de um lugar para o outro de carro. Entretanto, se prepare para andar bastante, está bem?

Dito isso, chegando em Extremoz, aproveite a manhã para curtir a Praia de Genipabu sem se preocupar com o sol.

Ela é considerada por muitos a melhor praia da região de Natal e existem vários motivos para isso.

Em primeiro lugar, ao olhar para a configuração da praia, você verá que ela tem ares de oásis no meio do deserto.

Ela fica entre as dunas mais altas de todo o Brasil e, na orla, possui uma série de coqueiros e outros exemplares de vegetação nativa que tornam a praia muito bonita.

Além disso, precisamos falar das águas muito azuis, cristalinas e de temperatura agradável, chamativas para turistas de todas as idades.

Em termos de infraestrutura, a Praia de Genipabu também dá um show de qualidade. Os quiosques e barracas espalhados por sua extensão servem bons quitutes e pratos típicos da região.

Dunas de Genipabu

Já falamos brevemente sobre as Dunas de Genipabu para ressaltar que são as mais altas do Brasil.

No entanto, é importante mencionar que elas fazem parte do Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu.

Além das dunas, ele reúne uma lagoa e uma área de preservação ambiental extensa à qual é possível conhecer fazendo um passeio de buggy pelas dunas.

Para fazer o passeio, é importante contratar os serviços de um bugueiro profissional, o que pode custar até 300 reais para 4 pessoas.

Neste passeio, você pode escolher se quer uma direção com ou sem emoção, o que reflete diretamente na velocidade e no tipo de percurso que o bugueiro fará.

Além disso, na região, também é possível fazer atividades diferentes como o passeio de dromedário, o aerobunda e o esquibunda.

Tarde

Aquário de Natal
Fonte: Paulo Cesar da Rosa (Flickr)
Almoço em Genipabu

À tarde, aproveite a infraestrutura da Praia de Genipabu para almoçar em um bom restaurante.

Já mencionamos que a especialidade dos estabelecimentos da região são os frutos do mar e pratos típicos potiguares.

É ideal que, em uma viagem, você consiga mergulhar o máximo possível nos elementos culturais do lugar que está visitando. Logo, a indicação é aproveitar as iguarias provando pratos variados.

No entanto, você pode almoçar pratos comuns a todas as regiões do Brasil em boa parte dos estabelecimentos também.

Aquário Natal

Enquanto o sol está quente demais para fazer atividades na praia, recomendamos que você conheça o Aquário Natal, que fica muito perto da praia.

Lá há cerca de 200 exemplares de pelo menos 60 espécies de animais marinhos e a exposição desses animais tem um objetivo: conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da fauna marítima.

O passeio é interessante para adultos, mas é especialmente bacana para as crianças. Sendo assim, se tiver filhos pequenos, esse é um programa que eles vão aproveitar bastante!

Noite

Praia da Redinha
Fonte: HENRIQUE CESAR (Flickr)
Pôr do sol na praia da Redinha, com vista para a Ponte Newton Navarro

Todos os pontos turísticos que comentamos mais acima ficam muito próximos à Praia da Redinha. Ela, por sua vez, fica em Natal.

Nossa recomendação é que, ao final do dia, na hora de voltar para a sua hospedagem, você passe por lá para ver um dos pontos turísticos mais famosos da capital: a Ponte Newton Navarro.

No horário em que o sol se põe, a visão da ponte se harmoniza com as cores do céu. Enquanto anoitece, o espetáculo continua, pois é possível ver as luzes que foram pensadas com o objetivo de dar um efeito cinematográfico à ponte.

Como a Praia da Redinha é estruturada para receber turistas, você também encontrará restaurantes e bares para jantar fora por lá, se assim desejar.

Dia 3: Mergulhe na vida boêmia e rica em cultura da capital potiguar

Manhã

praia do forte
Créditos de Imagem: Nailton Barbosa (Flickr)
Banho de mar e nas piscinas naturais da Praia do Forte

No terceiro dia de viagem, você passará algum tempo conhecendo a cultura potiguar mais a fundo e de várias maneiras diferentes.

O roteiro começa na Praia do Forte, onde você poderá curtir tanto um banho de mar quanto um banho nas piscinas naturais que se formam por lá.

Falando nessas piscinas naturais, elas são uma ótima opção para levar crianças pequenas para tomar banho de mar!

A praia também é muito gostosa para fazer caminhadas e tem uma vista muito bonita, principalmente pelo Forte dos Reis Magos, sobre o qual falaremos a seguir.

Forte dos Reis Magos

Ainda pela manhã, conheça o Forte dos Reis Magos, uma edificação militar histórica com formato de uma estrela de cinco pontas. Ela conta um pouco da história de Natal.

Sua construção começou no ano de 1598, no dia 6 de janeiro. No calendário católico, esta data corresponde ao Dia de Reis e, por esse motivo, o forte recebeu o nome que tem hoje.

Por 3 reais, você e seus acompanhantes podem participar de uma visita guiada no interior do forte.

Se você optar por este passeio, ainda terá acesso a uma visão privilegiada da praia e do Rio Potengi que só é possível acessar pelo lado de dentro do forte, em suas extremidades.

Tarde

praia dos artistas em natal
Créditos de imagem: Natal + Pipa (Flickr)
Almoço na Praia dos Artistas

Para almoçar, recomendamos que você caminhe por alguns minutos até chegar na praia vizinha: a Praia dos Artistas.

Ela recebeu esse nome porque, por muito tempo, foi um local de encontro importante para pessoas ligadas ao cenário musical, teatral e artístico de Natal.

Atualmente, a praia continua um destino badalado da capital. Um resultado disso é a excelente infraestrutura em termos de quiosques e restaurantes.

Por essa razão, recomendamos que você almoce por lá.

Centro de Artesanato da Praia dos Artistas

Uma outra razão para recomendarmos que você se desloque até a Praia dos Artistas é o Centro de Artesanato que fica localizado lá.

Em toda viagem, é interessante conhecer um lugar que venda lembrancinhas. Os turistas gostam desses espaços porque podem levar presentes para familiares, amigos e até itens decorativos para seus lares.

No entanto, não esqueça de que centros de artesanato são lugares ideais para mergulhar mais a fundo na produção cultural de um destino turístico.

Ao visitar o Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, você verá que cada tipo de artesanato conta a história do Rio Grande do Norte de uma forma específica.

Essa é uma razão importante para visitar esse tipo de lugar. Por isso, reserve alguns momentos para se demorar na feira, conversar com os artesãos e entender como cada obra contribui com a cultura local.

Noite

serviço de praia na praia dos artistas
Créditos de Imagem: Ednda (TripAdvisor)
Jantar na Praia dos Artistas

Por fim, para encerrar o dia, que tal aproveitar a infraestrutura da Praia dos Artistas para jantar à beira-mar?

Essa praia é extremamente convidativa para quem gosta de uma boa noitada, com boa comida, boa bebida e música animada.

Não precisa se preocupar com segurança à noite, pois essa praia é destaque nesse quesito.

Dia 4: Momentos que você não vai esquecer nas lagoas de Natal

Manhã

Lagoa de Nísia Floresta
Fonte: Sergio Falcetti (Flickr)
Roteiro das Águas

O quarto dia em nosso roteiro de 5 dias em Natal será inteiramente dedicado às lagoas da cidade de Nísia Floresta.

Além de praias e dunas, a região de Natal possui uma grande variedade de lagoas com águas calmas, cristalinas, boas para banho e para a prática de esportes aquáticos também.

As mais famosas ficam em Nísia Floresta, município que fica a 40 km de Natal, em um percurso que dura aproximadamente meia hora.

O roteiro que compreende as lagoas mais famosas é chamado de Roteiro das Águas. Ao fazê-lo, você conhecerá pelo menos as seguintes lagoas:

  • Redonda;
  • Arituba;
  • Alcaçuz;
  • Boágua;
  • Ferreira Grande;
  • Carcará;
  • Urubu.

O passeio deve ser feito na companhia de um guia profissional e, de preferência, que pilote um veículo adequado para transitar entre as dunas, como um buggy, um quadriciclo ou um veículo esportivo.

Vale lembrar que o passeio dura praticamente um dia inteiro. Durante a manhã, você conhecerá no máximo uma ou duas lagoas.

Tarde

Lagoa de Arituba
Fonte: Hilmário (Flickr)
Almoço na Lagoa de Arituba

Nossa recomendação é que você se programe para almoçar na Lagoa de Arituba, dada a excelente infraestrutura do local no que diz respeito a restaurantes e quiosques.

Com certeza, você terá uma refeição saborosa e marcante.

Além disso, o ponto turístico é agradável por si só e você pode tomar banho de mar, de sol e praticar esportes como o stand up paddle, por exemplo.

Noite

Lagoa do Carcará
Fonte: Jailton Costa (Flickr)
Pôr do sol na Lagoa do Carcará

Para dar o dia por encerrado, não deixe de conferir o pôr do sol na Lagoa do Carcará, conhecida por ter uma visão em que o sol parece descer às águas.

Para voltar à Natal, você terá de fazer o percurso do retorno de buggy, então é importante voltar antes que escureça.

Dia 5: Atrações típicas do Rio Grande do Norte

Manhã

Maior Cajueiro do Mundo
Fonte: Flavio (Flickr)
Maior Cajueiro do Mundo

No último dia do nosso roteiro de 5 dias em Natal, você conhecerá alguns outros pontos turísticos de relevância para o Rio Grande do Norte.

Para conhecê-los, você terá que fazer uma última viagem curta para fora da capital. O destino agora é Parnamirim, município em que fica a Praia de Pirangi do Norte.

Para chegar lá, você se deslocará apenas 20 km para fora da capital, em um percurso que durará mais ou menos 20 minutos.

A primeira atração do dia é o maior cajueiro do mundo (ou Cajueiro de Pirangi), uma parada imperdível para quem visita Natal.

O local é encantador e rende belíssimas fotos! Aproveite para registrar essa lembrança especial.

Tarde

Praia de Pirangi
Fonte: Eduardo Taylor (Flickr)
Almoço na Praia de Pirangi do Norte

No horário do almoço, você pode buscar um restaurante ou quiosque na Praia de Pirangi do Norte.

A infraestrutura local é boa e você pode aproveitá-la para descansar na praia ao longo da tarde, desfrutando de quitutes e drinks saborosos.

Noite

Píer da Marina Badauê
Fonte: Rebeca (TripAdvisor)
Pôr do sol na Marina Badauê

Para encerrar o roteiro de 5 dias em Natal, assista o sol se pôr no píer da Marina Badauê, que fica na Praia de Pirangi do Norte.

A visão é muito bonita e diferente de todas que sugerimos até aqui, pois o píer avança muitos metros adentro do mar e a visão é a de quem está no oceano.

Gostou do nosso roteiro de 5 dias em Natal?

Se você gostou deste nosso roteiro de 5 dias em Natal, não deixe de conferir outros conteúdos do Viagem Club.

Temos dicas para viagens nacionais e internacionais, além de muitas outras avaliações sobre a cidade de Natal.

Não deixe de fazer outras leituras, como nossas recomendações de restaurantes e de pontos turísticos!