A Praia do Apaga Fogo é uma das melhores praias para quem deseja curtir um lugar sossegado com a família.
Localizada em Arraial d’Ajuda, pertinho de Porto Seguro (Bahia), a Praia do Apaga Fogo está às margens do Rio Buranhém, promovendo assim um encontro do rio com o mar.
O local tem belíssimas piscinas naturais quando o nível da água está mais baixo, mas é muito mais fácil de ser admirada por hóspedes do Arraial d’Ajuda Eco Resort.
Isso porque, além de ser uma área de chegada da balsa, a água bate nos muros de contenção, impedindo a caminhada à beira rio.
Por isso, nem todo mundo conhece essa praia, sendo uma praia isolada para muitos turistas.
Contudo, é possível aproveitar as belezas naturais dessa região “escondida” de Porto Seguro, sendo hóspede ou não.
Acompanhe nosso roteiro de viagem!
Localização
🚗 Onde fica?
A Praia do Apaga Fogo fica na Estrada da Balsa, Arraial d’Ajuda.
📍Lugares próximos
- Praia de Araçaípe (1,3 km);
- Ilha dos Aquários (1,4 km);
- Passarela do Álcool (1,8 km / com balsa).
Sobre a Praia do Apaga Fogo, Arraial d’Ajuda, às margens do Rio Buranhém
Há uma lenda que explica o nome curioso dessa praia. Os pescadores sempre deixavam uma lamparina acesa na ponta da areia antes de sair para pescar.
Assim que eles retornavam, apagavam a lamparina como forma de sinalizar às famílias e amigos que eles estavam de volta são e salvo.
Caso ainda estivessem acesas, era sinal de que os pescadores estariam em alto mar, talvez, precisando de socorro.
Dessa forma, surgiu o nome de Apaga Fogo para essa área banhada pelo rio Buranhém.
A maré baixa ajuda a contemplar as piscinas naturais que se formam, o encontro do rio com o mar e a Passarela do Descobrimento e seu casario colonial no centro de Porto Seguro.
As águas escuras da Ponta do Apaga Fogo que se misturam com o verde e o azul do mar, deixam a Praia do Apaga Fogo ainda mais fascinante e propícia para banho.
Para ver essa divisão entre rio e mar que se formam na areia (uma língua de terra), os turistas que não se hospedam no resort podem fazer o trajeto da Praia do Mucugê a uma distância de 4,5 km.
O que se sabe é que as águas do Atlântico se tornam um verdadeiro espetáculo da terra sob a lua cheia para os amantes da natureza.
Já durante o dia, quem pratica esportes náuticos dá conta de aproveitar a beleza natural para navegar com as suas velas e pranchas.
Conheça o hotel Arraial d’Ajuda Eco Resort
Como mencionado no início deste post, a melhor forma de garantir uma belíssima vista desse lugar é se hospedando no Eco Resort Arraial d’Ajuda.
Esse hotel de lazer fica exatamente entre o encontro do rio com o mar, além de fornecer a travessia de balsa para o centro de Porto Seguro e um transfer para a vila.
Isso faz com que Apaga Fogo tenha a fama de praia exclusiva para hóspedes – o que não deixa de ser uma verdade, mesmo que não hóspedes também possam aproveitar o local.
No entanto, quem gosta de se sentir exclusivo mesmo, saiba que essa hospedagem oferece praia e píeres privativos na Ponta do Apaga Fogo, cinema, parque aquático, salão de jogos e acomodações luxuosas.
Sim, não parece uma hospedagem econômica, mas é!
O local é conhecido pelo seu bom custo e benefício e pelas excelentes avaliações no Booking, principalmente por casais.
O que fazer na Praia do Apaga Fogo?
Se você está em busca de sossego e belas paisagens, já pode cogitar esse lugar como o seu próximo roteiro de viagem.
Nesta cidade de Porto Seguro, você poderá curtir:
- A biodiversidade marinha;
- Esportes náuticos, como mergulho de snorkel, barco à vela e passeio de caiaque;
- Centro histórico e suas casinhas coloridas;
- A Passarela do Descobrimento, seus restaurantes e bares;
- Praias próximas, como Mucugê, Parracho, Taipe e Araçaípe;
- A natureza exuberante com seus coqueiros e falésias.
Curtir a Passarela do Descobrimento, um dos cartões-postais próximos ao Arraial d’Ajuda
Quem vai para a Praia do Apaga Fogo não tem como ignorar o colorido do casario colonial, erguido no século XVII, e que hoje se tornou o cartão-postal da cidade: a Passarela do Descobrimento, também conhecida como a Passarela do Álcool.
O local não é famoso à toa.
Situado em frente ao Rio Buranhém e seu encontro com as águas que levam ao Apaga Fogo, os turistas aproveitam para comer bem em estabelecimentos, como restaurantes e bares em casinhas coloridas, onde já foram armazéns e casas de pescadores.
No local, também acontecem grandes atrações populares com o apoio da Prefeitura Municipal, como o Carnaval, São João Elétrico e o Réveillon.
Para quem gosta da culinária baiana e de uma boa degustação, a Passarela do Álcool é um ponto de partida para outros eventos da cidade.
Outras praias próximas do Apaga Fogo
Você não vai passar o dia todo na areia dessa praia, certo?
Arraial d’Ajuda é um convite para conhecer as melhores praias da região, uma pertinho da outra.
E, para você que quer montar um roteiro de viagem e saber quais as atrações próximas da Praia do Apaga, selecionamos outras praias na mesma região para você conhecer.
Confira em seguida.
Araçaípe
Entre o nosso atual destino e a Praia dos Pescadores, está Araçaípe, um local com visual deslumbrante e águas perfeitas para a prática de windsurf, kitesurf e outros esportes aquáticos.
Também é um bom lugar para apreciar a boa comida, seja em restaurantes, bares, barracas ou quiosques. Como é uma praia nas proximidades das outras, dá para fazer um bate-volta a pé.
Parracho
A Praia do Parracho é mais tímida, mas revela-se um lugar bem badalado durante as festas de fim de ano e Carnaval.
O evento fica por conta do Uíki Parracho (saiba mais aqui), que organiza festas e shows, deixando o cenário mais animado.
Praia do Mucugê
Durante a alta temporada, os turistas garantem presença na descida da rua do Mucugê para encontrar uma das principais praias de Arraial que tem o mesmo nome.
A vizinha de Parracho oferece aos seus visitantes um parque aquático Eco Parque e as barracas em estilo beachclub, com boa oferta de drinks.
Mucugê é boa também em oferecer ótimas opções de hotéis para se hospedar perto de seu destino.
Taípe e da Lagoa Azul
As duas (Taípe e praia da Lagoa Azul) ficam bem próximas e são ideais para quem realmente quer apenas sossego, já que não há muita estrutura por ali.
Contudo, é uma ótima oportunidade para conhecer as falésias, caminhar pelas trilhas até o topo delas e admirar a vista do mar.
Prós e contras
Pontos positivos – Contato com a natureza e os recifes de corais, um belo hotel de lazer para todas as famílias e atrações próximas para fazer um bate-volta.
Pontos negativos – Nem sempre dá para curtir o local por conta da maré alta, além de que somente os hóspedes do resort conseguem aproveitar tudo, incluindo a travessia de balsa.
Vale a pena conhecer a Praia do Apaga Fogo no Arraial?
Se você montar seu roteiro para conhecer várias praias no entorno de Porto Seguro, então, sim, vale a pena dar uma passadinha na Praia do Apaga Fogo.
Agora, se você deseja ter mais opções de viagens, nós, do Viagem Club, temos muito mais alternativas para você. Confira em nosso site!